04/03/2012

CARNA-XIQUE 2012 DEIXOU SAÚDADES .



As Bandas Dubiran, Patrícia Molhada, Shake City, Swingueira, Flor do Keto, Madeirada e D`Gandaya animaram o Carna-Xique 2012 .

A multidão que foi à avenida para conferir como seria o primeiro dia de carnaval na sexta-feira, com a animação de um trio elétrico, aprovou a iniciativa do prefeito, e brincou pra valer atrás do trio Brilhaê, que abriu o carnaval 2012 de Xique-Xique sob os acordes da banda de Dubiran, um dos cantores mais populares da cidade e região. A programação em cima do trio no primeiro dos cinco dias de carnaval este ano trouxe, além de Dubiran, a banda Shake City. Diferente de anos anteriores, o sábado, dia em que eram abertos os festejos carnavalescos, desta vez já era o segundo dia de carnaval em Xique-Xique. As atrações, Flor do Ketu, Dubiran e Patrícia Molhado, que se apresentaram a partir das 19 horas, ocupavam o palco na praça da Caldeira, início do circuito. Participantes dos blocos, em grande parte, curtiram suas sedes. Mesmo assim, a afluência de público foi considerada boa na Avenida.

No o domingo blocos que tradicionais sairam às ruas e desfilram no circuito carnavalesco, tais como: Lá Vem Elas, Somos Elas, o Bloco de Dibinha, e vários outros que são criados a cada ano, costumam animar mais ainda o público. Já na terceira noite do Carnaval de Xique-Xique iniciou com uma chuva que serviu para refrescar bem a cidade, contribuindo para dar ainda mais ânimo aos foliões tanto no desfile de seus blocos na avenida, quanto na curtição dentro das sedes. Ao todo são cerca de 35 blocos. Além do bloco da terceira idade, o Lá Vem Elas que completou 25 anos de folia; teve um só de percussão, teve Trakinos, Incutidos, Playsson, Loucura Total, Nos, entre muitos outros. No palco, Patrícia Molhado foi a segunda atração da noite, tocando depois de Swingueira e antes de Dubiran. Flor do Ketu abre a noite de segunda-feira, precedendo a esperada D’Gandaya que vai até a 1:30 da manhã, com Swingueira até as 5:00, fechando a madrugada. A tradição da saída do bloco “Os Borráio” encerrando o ciclo de carnaval de Xique-Xique está completando 20 anos, com mais de 50 integrantes do bloco, todos vestidos de mulher, desde as 5:00 concentrados nas proximidades da Estação Rodoviária, se preparando uma das apresentações mais aguardadas da cidade. O bloco, que sai sempre na quinta-feira da semana do carnaval, “a quinta-feira de cinzas”, segundo o mais antigo componente, o empresário Tonho Kanela, este ano sai com trio elétrico e a banda de Dubiran .

Almartine Nogueira, outro componente histórico, foi quem agrupou as “meninas” que se fantasiavam com trajes femininos, num bloco que, inicialmente, se chamou de “Os Galinhas” e, há 20 anos, ganhou o nome definitivo de “Os Borráio”.A ajuda da Prefeitura Municipal de Xique-Xique, que é dada aos blocos em geral que fazem o carnaval, permitiu que ‘os borráio’ saissem este ano com trio e a banda de um dos artistas mais famosos e queridos do lugar, Dubiran. “Saimos com pompa e circunstância”, alardeia o empresário Almartine, do alto de seus quase dois metros de altura cobertos com o rosa choque de sua fantasia de melindrosa, com echarpe de penas, meias tipo arrastão. No bloco "Os Burráio" os homens se divertem com cada detalhe de roupa, peruca, calçado e maquiagem colocados com ‘extremo cuidado’.

VÍDEO: TV XIQUE-XIQUE .
FONTE: ASCOM PM XIQUE-XIQUE BA .
ACESSE: www.xiquexique.ba.gov.br .

2 comentários:

  1. tem dinheiro pra festa .. mais pra organiza a cidade não esse prefeito é um corupito

    ResponderExcluir
  2. concordo com vc,em algumas partes mas chamar o prefeito de corupto já foi d+ não querendo te julgar pois cada um tem sua opinião e acho que o prefeito deveria investir + na cidade,para que o povo tenha + orgulho da mesma!!!
    XERU

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.