16/03/2012

MÉDICOS DO HOSPITAL REGIONAL DE IRECÊ EMITEM CARTA E AMEAÇAM PARAR .

                 Irecê: Médicos do Hospital Regional Emitem Carta e Ameaçam Parar .

O Hospital Regional de Irecê atende, por mês, 300 crianças e possui 20 leitos de UTI. "Fizemos o que não tínhamos condições de fazer por isso vim pedir ajuda", afirma o prefeito sobre a municipalização do hospital. "Não temos dinheiro para arcar com a estrutura. Hoje recebemos do Estado R$ 4 milhões. Vim pedir a Solla a necessidade das Unidades de Pronto Atendimento e Samu". O prefeito de Irecê já está em Salvador onde conversa com o Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, e com o Chefe da Casa Civil do Estado, Rui Costa. A equipe do Bocão News tentou falar por duas vezes com a Secretária Estadual de Saúde sobre a situação do Hospital Regional, mas não obteve resposta. Abaixo, segue a carta na íntegra:

Ao povo, à sociedade civil e aos órgãos competentes: Em busca da dignidade humana e profissional, seguindo preceitos éticos e superando as últimas fronteiras da tolerância, os médicos do hospital Regional de Irecê vêm a público através da imprensa e aos órgãos competentes por meio de comunicados formais, demonstrar sua indignação com as atuais condições de funcionamento do Hospital Regional de Irecê; Diretamente recebemos um contingente populacional muito maior que a capacidade instalada e funcionante desta unidade, sobrecarregando a estrutura e os trabalhadores, e acima de tudo, colocando em risco a vida de toda população dependente de nossa assistência. Por maior que seja a boa vontade, a técnica e a capacidade pessoal da nossa equipe profissional, os limites do “humanamente possível” já foram superados e hoje,os dados não são maiores devido aos esforços extraordinários de todos os nossos funcionários de todas as categorias profissionais que aqui atuam. Enquanto dependíamos apenas de nossos esforços pessoais para superarem as dificuldades que as demandas de saúde da população nos apresentavam, nos redobramos no empenho de qualificação e superação, contudo, a situação atual vai muito além da nossa capacidade técnica, necessita de suporte político administrativo e gestão adequada dos poucos recursos financeiros que ainda nos chegam .

Para o prefeito da cidade, Zé das Virgens (PT), o município está fazendo mais do que pode. "O repasse que recebemos é do Estado, mas a gestão é nossa. Atualmente, atendemos cerca de 60 municípios quando a capacidade é para 21", explica. O prefeito confirma que há a necessidade de mais dinheiro e que "já faltou sim medicamentos e instrumentos que fazem parte do trabalho. Mas nunca paramos de funcionar nestes quatro anos de existência do Regional", disse. Zé das Virgens defende a carta e diz que ela tem um papel importante para o serviço público. "É uma forma transparente de se trasmitir à sociedade a questão da saúde pública", apontou .

FONTE: BOCÃO NEWS .

Um comentário:

  1. A saude no brasil foi sucateada desde o governo LULA, esta é a prova inconteste que o PT não tem um plano de governo de saude e tambem nas outras areas para o BR. O governo wagner com esta aí demonstra tambem a sua tamanha incompetencia porque saude pessima não é só em irece, é em toda bahia principalmente salvador nos hospitais estaduais.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.