[NEWS][6]

r
v
xique-xique

WAGNER TENTA EM BRASÍLIA ACELERAR OBRAS PARA EVITAR FALTA DE ÁGUA EM IRECÊ .

 
São 350 mil pessoas, de 14 municípios, que podem ficar sem água, em razão da falta de chuvas na região de Irecê. A Barragem de Mirorós no munícipio de Ibipeba está secando, embora tenha capacidade para 176 milhões de metros cúbicos de água, reúne hoje menos de 31 milhões .

A situação crítica de 14 municípios na região de Irecê, atingidos pela seca prolongada e pelo consequente nível baixo das águas na Barragem de Mirorós, foi o tema da reunião entre o governador Jaques Wagner e o presidente do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler, ontem (29), em Brasília. O governador alertou ao TCU sobre a necessidade de que a terceira etapa da obra de construção da adutora seja iniciada o quanto antes e, para isso, é necessário que haja dispensa de licitação. “O caráter emergencial justifica a dispensa”, explicou o governador. Ele lembrou que “são 350 mil pessoas, de 14 municípios, que podem ficar sem água, em razão da falta de chuvas na região de Irecê” .

Zymler disse que o TCU é sensível à situação e propôs que seja feita uma reunião emergencial entre o Tribunal, a Agência Nacional de Águas, a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e da Embasa para tratar da questão. O nível de Mirorós chegou a 8,62% de sua capacidade. São 14,4 milhões de metros cúbicos de água significando apenas três meses de reserva, principalmente pela manutenção das altas temperaturas na região que aceleram a evaporação .

FONTE: XIQUESAMPA E POLÍTICA HOJE .

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Tenha responsabilidade em seus comentários, não nos responsabilizamos por conteúdos impróprios .

Start typing and press Enter to search