04/03/2012

ZÉVALDO: A RELAÇÃO ENTRE XIQUE-XIQUE E PETROLINA NO FUTEBOL .

Zévaldo é de Petrolina (PE), em 1999 foi aprovado no concurso da Poli­cia Civil da Bahia, e a primeira cidade que trabalhou foi justamente Xique-Xique em 2000. Revelou Luciano, Sidny e Ricardo (Kadu) para o Futebol Nacional . 

No Brasil, o esporte mais popular é, sem dúvida alguma, o futebol, pois é praticado por indivíduos de todas as classes sociais. Além de atuar como uma opção de lazer ele pode servir como elemento socializador, provocando sentimento de superação, de ousadia, as vitórias elevam a moral e a auto-estima, a festa proporcionada após a conquista de um título é fenomenal, exemplos de batalhas no esporte tornam-se memoráveis e durante anos alimentam o ego do povo .

Não foi diferente em Xique Xique – BA, nem tão pouco em Petrolina-PE, quero aqui só citar os laços no futebol entre estas duas cidades, em 21 de setembro de 1967, que também é o aniversário de Petrolina, começa o laço do futebol entre as duas cidades, onde o Caiano Social Clube, time na época da elite Petrolinense e tinha sobre o seu comando a família Coelho que na verdade representava a empresa Industrias Coelho S/A, foi convidado para fazer inauguração do estádio Hélcio Bessa, em Xique Xique – BA, onde venceu a Seleção local pelo o placar de 2 x 1. Sou torcedor do amador Caiano Social Clube, que tem as cores verdes, vermelhas e branca e não imaginava que o dia trabalharia na bela cidade de Xique Xique – BA, e revelaria para o cenário nacional o goleiro Luciano, o lateral Sidny e o volante Ricardo, saindo justamente do futebol xiquexiquense para o Petrolinense e para o mundo. Também não poderia deixar de citar o nome do grande craque Onaldo, que aqui jogou justamente pelo glorioso tricolor Caiano. São muitas as coincidências entre as duas cidades .

Xique Xique-BA, ficou marcada na minha vida, até por que me sensibilizei com aquela gente, principalmente os mais humildes, sem uma perspectiva de vida, muita gente envolvida na marginalização, principalmente com o uso de entorpecentes, falo isto porque eu estava ali­ para combater isso e de forma indireta convivia com essas pessoas na delegacia e percebia a necessidade de se fazer um trabalho social, para tirar as pessoas do mal convivio. A cidade é muita rica, toda margiada pelo rio São Francisco. É preciso existir pessoas como você Adriano pra digulgar e mostra as Belesas dessa cidade encantora, sinto muitas saúdades, um dia retornarei ai com maior prazer .

Abraço a todos! Zévaldo .

FONTE: XIQUESAMPA .

3 comentários:

  1. Muito bem Zevaldo, não lhe conheço mas sou xiquexiquense e mora fora há 37 anos. Que lindo papel vc fez como sociopolicial. Que lindo papel social. Que Deus lhe recompense.

    ResponderExcluir
  2. Fernando, Palmas-TO .04/03/2012, 22:44

    Parabéns Zévaldo, alem de ser um descoridor de talentos de nossa terra é um policial que se preocupa com a sociedade .

    ResponderExcluir
  3. Márcinho de Lecy08/03/2012, 13:59

    Parabéns,Zévaldo com tudo isso que vc tem feito por nossa cidade, eu tive a satisfação de conhecer e conviver com amigo Zévaldo na época e via inclusive a preocupação dele com a cidade... na época ficávamos resenhando EU, ELE, O AMIGO MÁRCIO DE REMANSO POLICIAL NA ÉPOCA TBMM... para finalizar minhas palavras quero agradecer de coração a essas pessoas que se preocupa com Xique-Xique... Obrigado de Coraçãooo, e ainda quero lhe ver um dia... um abraçãoooo meu Brotherrr !!!!

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.