[NEWS][6]

r
v
xique-xique

CONCHEÇA XIQUE-XIQUE, A CIDADE FAZ 84 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA DIA 13 DE JUNHO DE 2012 .







 


A cidade de Xique-Xique, fica no Vale do São Francisco, fazendo limites com os municípios de Gentio do Ouro, Ipupiara, Pilão Arcado, Itaguaçu da Bahia, Barra e Ibotirama .

Xique-Xique possui uma população de aproximadamente 50 mil habitantes, estando a 590 km distante da capital Salvador, através da BA-052, estrada do feijão. Em 1714 Dom Sebastião Monteiro da Vide, arcebispo da Bahia, assinou um ato que elevava a capela de Chique-Chique (assim era escrito), à categoria de freguesia. Em pouco tempo a comunidade era um arraial em franco crescimento e foi elevada a categoria de Vila, em 06 de julho de 1832, passando a ser cidade no dia 13 de junho de 1928. A história do surgimento é contada assim: um tropeiro, passando por aquele lugar, sentiu uma forte dor de cabeça, fez uma parada pra descansar e pediu pro Sr. do Bonfim, que lhe livrasse daquela enorme agonia, em troca faria ali uma igreja. Ao acordar, não sentia mais a dor e cumpriu a promessa, edificando uma capela que deu início à Vila de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique. O nome é por causa da farta abundancia de cactus na região .

As terras de Xique-Xique distinguiram no passado pela fama de suas riquezas em ouro e diamantes bem como pela fertilidade do solo. Situada a cerca de 179 léguas abaixo de Pirapora e apenas 67 léguas de Juazeiro, a cidade desfruta de uma posição especial no médio São Francisco, a ponto de em 1867 levar o explorador Richard Burton, que então percorria o vale do Rio a considera-la como a capital ideal para a então projetada Provincia do São Francisco, cuja fundação se cogitava novamente naquelas épocas. O território do município é constituido de extensas planícies com ligeiras ondulações, cortadas a sudeste e sudoeste pela serra do Assuruá, e ao norte e nordeste, pela serra do Rumo e serrotes de Boa Vista e Pedras. Depois de 1934, teve seu primeiro prefeito eleito, o comerciante Aurelio Gomes Miranda. O clima, como toda cidade ribeirinha, de dia, muito calor, esfria durante a madrugada. Temos nosso Senhor do Bonfim como padroeiro da cidade e o velho e maravilhoso Rio São Francisco, (também chamado pelos indígenas como Opará) como uma fonte de riqueza do nosso povo. Viva Xique-Xique, nossa cidade .

Em Xique-Xique a principal atração turística é o Parque Aquático Ponta das Pedras (PAPP) que fica situado próximo ao Hospital Julieta Viana. Toda a população da região, frequenta este parque durante os domingos, que é o dia em que o Parque funciona. Nele há piscinas infantis com alguns brinquedos e também piscinas para adultos. Logo atrás do parque é possivel ver o Rio São Francisco. Durante a Festa da Cidade atrações locais e de fora realizam a festa. Há a presença de trios elétricos que percorre a Avenida Principal chamada J.J. Seabra localizada no Centro da cidade. Os turistas contam com a presença de uma rede hoteleira com ótimas estruturas, dois hoteis 3 estrelas, um deles possui 2 piscinas para seus hóspedes, quartos com suites, apartamentos amplos e confortaveis. Para 2012 Calcinha Preta, Édson Gomes, Psirico, Saydd Bamba, Black Stylle, Silvanno Salles, Chicabana, Amor de Cinema e as Bandas Locais Dubiran, Patricia Molhada, Swingueira, Flor do Ketu e Shake City animarão o maior evento da cidade e um dos maiores da Bahia .

FONTE: XIQUESAMPA .

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Tenha responsabilidade em seus comentários, não nos responsabilizamos por conteúdos impróprios .

Start typing and press Enter to search