01/06/2012

EMBASA FOMENTA GRUPO DE MOBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM WANDERLEY (BA) .

Evento de encerramento do Peamms marca continuidade das ações socioambientais do município e entrega dos certificados para participantes do projeto .

Em clima de festa e dever cumprido, a solenidade de encerramento do Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (PEAMSS), em Wanderley, no oeste da Bahia, realizado no sábado, dia 26, marcou a continuidade das ações socioambientais pela própria comunidade. Um grupo de 25 pessoas formado pelos próprios participantes continua a desenvolver ações socioambientais no município como as ações de limpeza e recuperação da vegetação às margens do riacho Tijucuçú, atualmente poluído por esgotos domésticos e lixo. Com a presença de aproximadamente 200 pessoas, o encerramento também marcou a entrega dos certificados e apresentação de atividades desenvolvidas pelos integrantes durante o PEAMSS, como a exibição de uma peça sobre preservação da água e distribuição da segunda edição do jornal “A Canabrava” .

Priscila Souza Marinho, 22, acredita que a participação no projeto ajudou a despertar e compreender melhor a realidade socioambiental para uma maior atuação da própria sociedade. “Passamos a conhecer os direitos e deveres e a importância do cidadão para a proposição de projetos e cobrança do poder público”. Além de oficinas de educação ambiental e educomunicação, também foram realizadas capacitações para a produção do Plano Municipal de Saneamento. O documento é importante para que os municípios consigam recursos para execução de obras de saneamento básico. Terezinha Loiola, gerente da área social da Embasa, acredita que o projeto tem a força na mobilização e participação popular. “Os maiores resultados não são tangíveis, que é uma nova forma da população se relacionar com o tema saneamento básico e também com os serviços de água e esgoto oferecidos pela Embasa”, afirma .

Peamms - As ações foram iniciadas no final de 2009 e já contemplaram outros 13 municípios baianos, que fizeram parte da primeira fase do projeto, como Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. Até 2014, a meta é que o Peamss seja levado para mais municípios dentro da área atendida pelos serviços da Embasa, como forma de fomentar a participação popular na formatação de políticas públicas em saneamento básico. Assim como Wanderley, outros 12 municípios foram selecionados por terem até 70 mil habitantes e possuírem obras na área de saneamento em andamento ou em fase de projeto .

Por Assessoria de Comunicação da Embasa, Regional de Barreiras, para o Blog XiqueSampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.