12/06/2012

FESTA DA CIDADE, QUEM CHEGAVA PRIMEIRO: CIRCO, PARQUE OU A BARRACA DOIS IRMÃOS?



Crônicas Xiquesampenses de Adriano Britto: Minhas histórias vivenciadas em Xique-Xique (BA) .

Sempre em época de festa da cidade em Xique-Xique viviamos uma espectativa quanto qual atração de diversão chegaria em nossa cidade, eles chegam de 10 a 15 dias antes da Festa, lembro que ficavámos ansiosos pra nos divertirmos no Parque Iguatemi, Circo Guanabara ou na Barraca Dois Irmãos, nessas diversões há brinquedos para todas as idades, também para adolescentes e adultos. Na maioria das veses sempre chegava o Parque Iguatemi. As canções de Roupa Nova, The-Fivers, Fagner, Placa Iluminosa, Yahoo, José Augusto, Beto Barbosa, Sandro Becker, Clemilda, Zé Duarte, Raul Seixas, Paralamas do Sucesso e outros grupos musicais embalavam as canções dessas atrações. Os Parques e Circos ficavam na Rua Aurora, esquina com a Av. JJ Seabra, já a Barraca Dois Irmãos do meu amigo Afonso ficana na Av. JJ Seabra, entre as Ruas Aurora e Quintino Bocaíuva. Os Parques e Circos de diversão, são itinerantes, percorrem o Norte/Nordeste, tem várias brinquedos como atrações classificados na categoria infantil e adulto . 

A pipoca do saúdoso Vitorino, o acarajé de dona Nina e os espetos de carne do velho Chico eram sempre distudadas pra compra, bem como os bingos da barraca Dois Irmãos, as cartelas viviam cheias de apostadores, na barraca so se ouvia forró, de Mastruz com Leitte a Jorge de Altino. A minha última Festa da Cidade foi em 1993, tinha 19 anos, nessa época a saúdade bate mais forte, a vontade de esta em Xique-Xique aumenta ainda mais, mas concertesa mesmo distante é como se estivesse ali, no meio da folia, vivenciando essa maravilhosa Festa na boa terra. A cidade esta igual a vinho, ta ficando mais velha, mas cada ves melhor! Xique-Xique, parabéns pelos seus 84 anos, feliz aniversário. Adriano Britto .

FONTE: XIQUESAMPA .

7 comentários:

  1. elber ( DÙ )12/06/2012, 21:51

    Adriano quem chegava primeiro era a barraca dois irmãos,ganhei muitos bingos e queria um litro de cortezano,tava aprendendo a tomar umas,kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Era assim mesmo!!!! Como era bom.

    ResponderExcluir
  3. MARCOS JÚNIOR, AMERICANA-SÃO PAULO .13/06/2012, 10:42

    Verdade, eu ganhei cortezano, 3 fazenda, são joão da barra, discos, camisa...kkk tempos bons, quanta saúdade! Obrigado Adriano por nos agraciar com essa grata lêmbrança .

    ResponderExcluir
  4. Tempos bons, saúdades!!

    ResponderExcluir
  5. Uêlda Santana, Xique-Xique (BA) .13/06/2012, 16:55

    Saudade da Barraquinha dois irmãos!Afonso era o nome de um dos donos!Estava lembrando outro dia aqui. Inclusive lembrei ate da musica: Xique-Xique vc esta de parabens com esse lindo cais que a cidade agora tem....Composta por Afonso .

    ResponderExcluir
  6. Fique sabendo que tudo isso e muito mais, os Bragas conseguiram acabar nesses 8 anos de administração. Lembra, Adriano, daquela iluminação na avenida, de um poste ao outro, em zigue-zague? Não tem mais! Decoração? Também não! Tema da festa? Também não! Miss Xique-Xique? Também não! Ficou uma festa em que quase tudo já teve...

    ResponderExcluir
  7. So lembrando quê o nome do parque ,de diversões .chamava parque União ..

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.