26/07/2012

XIQUE-XIQUE: PARANAENSES PODEM CONSTRUIR UM GRANDE PARQUE INDUSTRIAL AGRÍCOLA EM 2013 .


Geração de Empregos: Paranaenses visitam empreendimentos agrícolas no Vale do São Francisco .

Um grupo de 35 membros da Cooperativa Agrária Agroindustrial (Agrária), do Paraná, está visitando as regiões Norte e Centro Oeste da Bahia com o objetivo de conhecer as potencialidades agrícolas do Estado. A comitiva é formada por diretores, membros do Conselho Administrativo e Fiscal e 25 cooperados. Segundo o diretor financeiro da cooperativa, Arnaldo Stock, “o interesse da instituição pelo vale do São Francisco nasceu da necessidade de ampliação do nosso parque industrial, e soubemos que aqui na região do São Francisco a fruticultura é bem desenvolvida, então, atendendo um pedido dos nossos cooperados, viemos conhecer a Bahia, e fazer um estudo sobre essa possibilidade de expansão.” A programação começou na segunda-feira (23) quando os visitantes conheceram o Centro de Pesquisas do Trópico Semiárido (CPTSA) e a estação experimental de Bebedouro, ambos mantidos pela Embrapa na cidade de Petrolina (PE). Em seguida técnicos da 3ª superintendência regional da Codevasf coordenaram uma visita ao Projeto Pontal, implantado pela Companhia naquela cidade .

Na manhã da terça-feira (24), o grupo foi levado até o canteiro de obras do Perímetro Irrigado Salitre, em Juazeiro (BA). Na oportunidade o assistente da Superintendência, João Santana Tosta, coordenou uma apresentação audiovisual detalhando o funcionamento e as perspectivas desse empreendimento mantido pelo governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional e da Codevasf. No campo, os visitantes paranaenses tiveram a oportunidade de conversar com um pequeno produtor e fizeram muitos questionamentos sobre a experiência dele dentro do perímetro. Depois de conhecer uma estação de bombeamento de água do Salitre, os visitantes seguiram até o Perímetro Irrigado Tourão onde foram recepcionados pela diretoria da Usina Agrovale (Agroindústrias do Vale do São Francisco S.A), empresa âncora que produz açúcar, etanol e bioenergia .

Arnaldo Stock observou que “as nossas expectativa foram atendidas, e agradecemos a hospitalidade e o empenho das pessoas que nos acompanharam nessa visita, e acho que novas possibilidades surgiram. Nós contamos aqui, nessa visita, com o apoio da Codevasf, e do governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura. Agradecemos esse apoio, e esperamos que, em breve, possamos voltar aqui com boas notícias para todos nós”. Nesta quarta-feira (25), os produtores paranaenses visitam o projeto Baixio de Irecê, localizado entre os municípios de Xique-Xique, Itaguaçú da Bahia e Sento Sé, na região territorial de Irecê .

Cooperativa Agrária Agroindustrial :

A Agrária possui cerca de 550 agricultores cooperados e 1.200 funcionários e conta com quatro indústrias, sendo que três estão situadas na Unidade Vitória, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR) - Maltaria Agromalte, Fábrica de Rações e Moinho de Trigo – e uma localiza-se na Unidade Guarapuava - Indústria de Óleo e Farelo de Soja. É uma das maiores produtoras e beneficiadoras de grãos do país, com destaque para as farinhas integrais como centeio, cevada descascada e linhaça beneficiada, fornecendo farinhas da linha industrial para empresas do setor de fast-food. Além disso, possui uma fábrica de rações, que no ano passado alcançou uma produção recorde, em torno de 165 mil toneladas. A indústria de óleo e farelo de soja também presta serviços de esmagamento de soja para outras empresas do estado. O processamento de milho é um dos mais recentes investimentos da cooperativa. O portfólio de produtos inclui grits, flakes, germe, fubá e creme de milho. O início das operações da nova fábrica está previsto para o ano que vem.

Mais informações: www.codevasf.gov.br
Contato: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf
Fone: (61) 2028 - 4860/4627/4769
E-mail: imprensa@codevasf.gov.br

Por Assessoria de Comunicação e Promoção da Codevasf para o Blog XiqueSampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.