15/08/2012

RECORDAR É VIVER: LÊMBRANÇAS DA SUPER BANDA XIQUEXIQUENSES PRECES .

Festa no Junco- Gordo ( Em memoria) no baixo, Pedro Sampaio (Bateria), Carimbó (Guitarra), Manoel ( Cantor) Bibi Sampaio (Orgão). Na Foto ao Lado, o Início do Conjunto Preces, antes e por pouco tempo fomos Conjunto Os Bravos. Festa na Sociedade Beneficiente de Operarios - Xique-Xique-Ba - 1974, Componentes: Renilton (In memoriam) (Bateria) Pedro Sampaio ( Bateria) Paulo de Rosa (In Memoriam), João Carlos (Cantor), Carlinhos Gomes (In memoriam na guitarrra base), Tales (dava uma de empresário), Bibi (Guitarra solo) e João da Praia (In memoriam no Conta-Baixo) .

Aqui com outra formação tocando no Othon Palace em Salvador e Dezinho dando uma de baterista, Bibi querendo voltar o tempo na guitarra, Paulo nos vocais, Coruja descansando no orgão e Pedro Sampaio no baixo .

Em destaque: Dezinho cantando, esse blazer ele ganhou do Bartô Galeno, Pedro Sampaio no baixo e Coruja na guitarra/ Festa no Pontal - Zé Olimpio na bateria, Pedro Sampaio no baixo e Coruja na guitarra .

Zé Olimpio na Bateria, Carimbó na guitarra, Coruja no baixo, Dezinho nos vocais e eu dando uma canja, nessa época tinha saido pra servir a a Marinha em Salvador e voltando mais tarde como contrabaixista e depois baterista me desligando totalmente em 1981 onde vim trabalhar no Banerj. Comecei minha nova historia pelos festivais e logo nas casas noturnas empunhando dessa vez o violão onde permaneço até hoje/ Pedro Sampaio dando uma canja na bateria, Carimbó, Coruja, Dezinho e Paulo Sampaio .

A Banda Preces de Bibi Sampaio foi sucesso em nossa região e em outros Estados Brasileiros, teve seu início em Xique-Xique, mas teve tambem seu sucesso residindo em Feira de Santana. A Banda Preces, Conjunto do Baile, teve inicio entre 1973 e 1974 na cidade de Xique-Xique, tendo Bibi Sampaio como o lider, transferindo-se mais tarde pra Irecê e depois Feira de Santana, na Bahia, existindo por quase 30 anos. Quantos dançaram coladinhos e amaram ao som desse Conjunto, cidades como Xique-Xique, Irece, Central, Lapão, Canarana, Utinga, Barra, Pilão Arcado, Ibipeba, Gentio do Ouro, São Gabriel, Uibai, Presidente Dutra, Jussara e mais tarde Salvador, cidades de Sergipe, Tocantins, Goias e tantas outras comemoravam suas datas festivas ao nosso som .

Quando vinham cantores do sul pra região eramos solicitados pra acompanha-los nos seus shows, entre eles, Fernando Mendes, José Augusto, Sérgio Reis, Reginaldo Rossi, José Roberto, Paulo Sérgio e tantos outros. Bons tempos, tenho muitas saudades e tenho certeza que muitos sentirão tambem muitas saudades desses velhos e bons tempos que não voltam mais .

Por Pedro Sampaio .
FONTE: XIQUESAMPA .

9 comentários:

  1. Angêlica Maria, Brasília DF .15/08/2012, 16:25

    Curti muitas festas no Cari com a Banda Preces, tempos bons! Saúdades .

    ResponderExcluir
  2. Gostei, relembrei meu passado. Mto bom parabens Pedro.

    ResponderExcluir
  3. Quando a Banda Preces fazia sucesso eu era adolescente, morava em Souto Soares/Ba minha terra natal; sempre ouvia comentários sobre shows da Banda Preces em Seabra/Ba, então me contentava em ouvir as velhas fitas K7 que eram gravadas ao vivo em shows da banda e vendidas nas feiras livres da região. O tempo passou hoje estou em Salvador/Ba, como sou saudosista,em algumas buscas por bandas e artistas daquela época via internet, encontrei este site e uma música linda chamada "Brilho do Egito" como sendo da Banda Preces, perguntas :
    - A música em referência é realmente desta Banda Preces?
    - Se a primeira resposta for positivo, tem como postar o restante das faixas deste disco?
    - Em que ano foi gravado este disco?
    - E de quem é esta belíssima voz meiga feminina no vocal?
    LINK DA MÚSICA "BRILHO DO EGIRO "

    http://plasamusic.mobi/detail/1/UkRnTlotSFI/banda-preces-brilho-egito.html

    obs: AS RESPOSTAS PODEM SER POSTADAS AQUÍ MESMO, ESTAREI SEMPRE DANDO UMA PASSADINHA AQUÍ PARA VER AS NOVIDADES, ABRAÇO.
    SAMPAIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, vc deveria se idêntificar, mas tudo bem! Esta música é cantada pela ex-vocalista e cantora da Banda Preces Tânia Vieira, é tambem de sua própia autoria .

      Excluir
    2. Olá amigo, obrigado pela atenção dispensada a minha pessoa!
      Que a Tânia tem uma bela voz é óbvio! sendo ela a compositora do "Brilho do Egito" denota que é uma artista completa.O "Brilho do Egito" dá uma verdadeira aula a respeito da História do Egito Antigo; transmite informações que muitos dos nossos pseudos professores graduados em História não conseguem.
      Creio que música baiana começou a entrar em declínio por volta dos anos 93/94 com o "Gera Samba", passando pelo "É o Tchan", fazendo com que bandas que expressavam cultura, como por exemplo a "Reflexu's", "Olodum" e tantas outras, lamentavelmente sucumbissem ou que ainda sobrevivam quase na marginalidade. A música baiana agoniza com o "New Hit" e cia!
      Se você tiver mais fotos dos componentes da Preces, músicas gravadas em discos, shows ao vivo em K7 daquela época coloca o link em MP3 para serem baixadas.
      Um abraço.
      Att. Sampaio.

      Excluir
  4. Nossa, que legal! A Banda Preces também esteve aqui em Gilbués-PI nos anos 90!

    ResponderExcluir
  5. É com muito orgulho e carinho ,que gravei o contra baixo na música brilho Egito e que fiz parte desta história como baixista desta maravilhosa Banda.

    ResponderExcluir
  6. É com muito orgulho e carinho ,que gravei o contra baixo na música brilho Egito e que fiz parte desta história como baixista desta maravilhosa Banda.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.