01/10/2012

RECORDAR É VIVER: BRASINHA, UMA MÁQUINA DE CRAQUES XIQUEXIQUENSES .

Brasinha, anos 80, não segue a ordem: Carlos Santos, Gilberto, Zé Rodrigues, Carlinhos, Pedro 500, Tim, Zico, Gênio, Rôxo, Silvino, Bira, Dill, Valdo, Rochinha, Léo, Osvaldo (Irecê) e Adalmir .

Olha esse time: Adalmir, Zé Rodrigues, Carlinhos, Tim e Léo de Valmizão, Pedro 500, Rochinha, Valdo, Dill, Tenente e Gênio (Rio Negro), uma timaço! Por esse time ainda jogaram Tenente e Gaguinho, esse foi um dos melhores times de Xique-Xique. Outras boas equipes de nossa cidade foram Ginásio, Bahia, Flamengo de Pacheco, Botafogo e Operária. A cidade de Xique-Xique, interior da Bahia, localizada no Baixo-Médio São Francisco, é sem dúvidas um terra de craques do passado e presente. Não só pelo fato de termos hoje na ativa craques como Sérgio Manoel (Coritiba), Sidny (Lateral-Direita, atualmente sem Clube), Luciano (Goleiro do Salgueiro), Filipe (Goleiro do Bahia de Feira de Santana), Nêgo (Atacante do São Francisco do Conde), Kadu (Lateral e Meia-Esquerda do Espigão do Oeste de Rôndonia), outros craques Xiquexiquenses representam o nome da nossa cidade por ai à fora .

No passado, idos dos anos 60, o Esporte Clube Brasinha, possuía umas das equipes mais fortes e competitívas da Bahia. Seu mascote é uma tentação, trata-se de um Diabinho, alusão a equipe que infernizava e aterrorizava seus adversários. Seus primeiros fundadores foram Umbelino, Carlos Gomes e Reinaldo (Barão). Reinaldo reside hoje em dia na cidade de Feira de Santana, e foi um dos mais importantes fundadores da equipe. A Primeira equipe do Brasinha foi Escalado com: Almerindo, João Didi, Ivaldo Magalhães, Miguel de Lozinha, Onilton Porto, José Carlos, Galêgo Fotógrafo, João de Preta, Carlos Gomes, Osvaldo Barbosa e Arnaldo do Saae (Meu Pai), o Técnico era Barão. Esse era um dos melhores times do interior baiano, o Esquadrão Vermelho .

Colaboração : Arnaldo Brito ( Arnaldo do Saae, meu Pai ) .

FONTE: XIQUESAMPA .

6 comentários:

  1. Xique-Xique sempre teve ótimos jogadores de futebol, quem não se lembra dos chutes potentes de Valdo rsrs, e ainda hoje nós temos varios jogadores de talanto, um deles é Sergio Manoel que não foi mencionado ai, enfim, Xique-Xique é uma ótima reveladora de talentos.

    ResponderExcluir
  2. Ops, ja citei Sérgio Manoel filho do taxista Nego Gilson, alem de Tarcisio Tarrão que jogou no Serv Hortolândia em 2010 na Série B1, equivalente a 4° Divisão do Campeonato Paulista ( Bem melhor que a Série B do Campeonato Baiano), Paulo Nunes que jogou no Fluminense de Feira e Madre de Deus sendo artilheiro do time. Thiaguinho jogou no Júnior do Fluminense de Feira e disputou a Copa São Paulo em 2009/2010. Sillas (Irmão de Sidny) Jogou no Fluminense de Feira e São Domingos de Sergipe. Alem do craque Pinheirinho o primeiro jogador profisional Xiquexiquense, foi Campeão Baiano pelo Fluminense de Feira em 1969, Vice-Campeão pelo Bahia e artilheiro do Campeonato Baiano em 1967. Onaldo Pata Cega, jogou no Petrolina, Carranca, Caiano e Seleção de Petrolina. Geraldo Marcelino jogou no Caiano e outros craque que não me recordo agora, são muitos craques mesmo .

    ResponderExcluir
  3. Alberto, Taguatinga-DF .02/10/2012, 02:58

    Que memoria em Adriano? Parabéns por grande acervo histórico do futebol da nossa cidade .

    ResponderExcluir
  4. ESQUECERAM DOS IRMÃOS AILTON E BATISTA MARÇAL QUE QUASE VÃO JOGAR NO BOTAFOGO DO RIO. ESQUECERAM DO MAIOR CRAQUE E ARTILHEIRO DE TODOS OS TEMPOS DA SELEÇÃO DE XIQUE-XIQUE, FÁBIO DE FEIRA DE SANTANA QUE MOROU EM XIQUE XIQUE POR MUITOS ANOS. PERGUNTE AOS MAIS VELHOS. QUEM NÃO SE LEMBRA DO MELHOR GOLEIRO DE XIQUE-XIQUE, VICENTE.

    ResponderExcluir
  5. MEMÓRIA NÃO É DE ADRIANO E SIM DESTE QUE COMENTOU DIA 05 DE OUTUBRO. POIS ISTO ACONTECEU NA DÉCADA DE 60. E BATISTA MARÇAL FOI JOGADOR FUNDADOR DO BRASINHA E AILTON MARÇAL JOGOU DO GINÁSIO. FÁBIO JOGOU NO FLUMINENSE DE FEIRA E EM XIQUE-XIQUE JOGOU NA SELEÇÃO CONTRA O VITORIA DE SALVADOR E DEU EMPATE DE 0 X 0. JOGARAM VARIAS VEZES CONTRA OS TIMES DE FEIRA EM XIQUE-XIQUE E NÃO TEVE UMA DERROTA.

    ResponderExcluir
  6. Meu tio também jogou neste time, o nome dele é Gerson vulgo SÔBA

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.