27/11/2012

A CIDADE DE BARRA (BA) TERÁ PRAÇA COM ACADEMIA DA SAÚDE E RECEBE DA CODEVASF 1.300 CISTERNAS .

Falta pouco para a conclusão da obra da Academia da Saúde em construção na Praça João Oscar. A cidade recebeu 1.300 cisternas de 16 mil litros cada, para oferecer água de qualidade aos Barrenses . 
 
Parte da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a Academia é integrada ao Sustema Único de Saúde(SUS), e tem como principal objetivo aprimorar as ações de atenção primária à saúde, vigilância em saúde, promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos não transmissíveis. De acordo com o Ministério da Saúde  estão instituídas três modalidades de pólos - a básica, a intermediária e a ampliada. Esta última que é a mais completa, é a que em breve funcionará na Barra. Haverá uma estrutura de apoio composta por cinco ambientes internos: sala de vivências, sala de acolhimento, depósito, sanitários e área de circulação; e mais um espaço externo com área livre para a prática de esportes, incluindo a instalação de equipamentos como barras para flexão horizontal e vertical, barras fixas para apoio a exercícios, pranchas para a prática de abdominais, entre outros . 

O prefeito Artur Silva tem amplo apoio dos Governos Estadual e Federal na implantação de importantes projetos para o desenvolvimento do município da Barra. A Academia de Saúde será o primeiro ponto público disponível à população em especial aos jovens da melhor idade, composto por requisitos essenciais à manutenção da saúde através da prática de exercícios físicos de baixo impacto direcionados ao controle de doenças como a hipertensão, o diabetes, o colesterol entre outras. Investir em uma obra como essa, que visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas e consequentemente a diminuição da  necessidade de internações hospitalares e do uso de medicamentos, é uma tendência dos centros urbanos contemplados com uma administração moderna, livre de vícios e apontada para o futuro .

 
                   * Barra começa a receber as Cisternas do Programa Água para Todos:

A água é vida e sem água nós não somos nada! A Prefeitura de Barra, em parceria com a CODEVASF, através do programa Água para todos, está recebendo mais de 1300 cisternas de 16 mil litros cada,  para oferecer água de qualidade aos cidadões da zona rural de nosso município. O Programa Água para Todos, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, foi concebido pelo Governo Federal a partir da necessidade de se universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso. O programa tem como objetivo garantir o amplo acesso à água para as populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais, possibilitando a geração de excedentes comercializáveis para a ampliação da renda familiar dos produtores rurais . 

POR ASCOM PREFEITURA MUNICÍPAL DE BARRA-BA .

FONTE: XIQUESAMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.