06/11/2012

EMBASA IMPLANTA COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO EM IBOTIRAMA-BA .











Cerca de 1,3 mil imóveis já foram contemplados com o serviço de coleta e tratamento de esgotos domésticos.


O rio São Francisco, no perímetro urbano de Ibotirama, no oeste da Bahia, começa a escapar de uma triste realidade: a poluição que atinge as suas águas por causa de esgotos despejados sem tratamento. Esse cenário começa a mudar a partir deste ano com o início da operação, pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento, do sistema que coleta e trata esgotos domésticos. Cerca de 1,3 mil imóveis dos bairros Alto do Cruzeiro, Centro, São Francisco e Veredinha foram atendidos até o momento. A previsão é estender o atendimento até o total de 5,4 mil imóveis, uma população de aproximadamente 20 mil pessoas.

A professora Ednéia Rodrigues de Queiroz, do bairro São Francisco, se orgulha de ter os esgotos da sua residência destinados da maneira correta. “A minha casa já está interligada. Tenho certeza de que isto ajudará o crescimento da nossa cidade, que não precisará ver mais esgoto na porta das casas e caindo no São Francisco”. Para sensibilizar a população acerca da operacionalização do sistema de esgoto, a Embasa promoveu uma série de encontros com professores, agentes de saúde e associações de moradores para ensinar como utilizar a infraestrutura recém-implantada.

Estrutura:   Após a entrega da obra executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Paranaíba e do São Francisco (Codevasf), com recursos de R$ 8,725 milhões do Programa de Revitalização do Rio São Francisco, a Embasa fez ajustes no sistema para colocá-lo em funcionamento, como lavagem na rede coletora e energização das estações de bombeamento para conduzir o esgoto coletado até a estação de tratamento, que terá capacidade para tratar 34 litros de efluente por segundo. 

Assessoria de Comunicação da Embasa : 
Hebert Regis, Assessoria de Comunicação da Embasa para o Blog Xiquesampa .
Unidade Regional de Barreiras (UNB)
(77) 3612- 9366 .


FONTE: XIQUESAMPA .

2 comentários:

  1. EXCELENTE INCIATIVA, NUNCA E TARDE PARA RECUPERARMOS A NATUREZA, ESPECIALMENTE O RIO SAO FRANCISCO.

    ResponderExcluir
  2. Beto (Xiquexique-BA) .07/11/2012, 23:14

    Boa iniciativa mesmo, por que que o Saae de Xique-Xique não faz o mesmo? Despoluir o Velho Chico .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.