05/11/2012

TURÍSMO: XIQUE-XIQUE, MINHA TERRA, MINHA VIDA! LAGOA DE ITAPARICA .

A cidade de Xique-Xique-BA, possui uma Área de Proteção Ambiental (APA), chamada de Lagoa de Itaparica, localizada nas escarpas e fraldas da grande Chapada Diamantina, entre Xique-Xique e Gentio do Ouro, com 78.550 ha. A Lagoa de Itaparica é conhecida por suas belezas naturais, pela sua biodiversidade e pela presença constante dos carnaubais e plantas aquáticas como a vitória- régia. Além do belo visual oferecido em grande parte do ano, a lagoa de Itaparica atrai pescadores profissionais e amadores, pois ali se refugiam os maiores exemplares de peixes como surubim e dourado, desejados por todos .

"É um lugar que poderia ser muito bem explorado turisticamente, dentro de todas as normas de preservação. Os principais problemas da APA da Lagoa de Itaparica são a retirada sem licença de pedras, areia, cristais, ouro e diamantes. A pesca predatória, caça, desmatamento e queimadas. E como ela abrange uma área de 78.550 ha, é difícil fiscalizá-la. A lagoa é a maior e mais importante das margens do Rio São Francisco. Funciona como berçário natural, reprodução de organismos aquáticos. É fundamental para reposição do estoque pesqueiro do rio. Por isto a pesca é terminantemente proibida por todo o ano, e não somente na época do Defeso. Conscientizar e educar o povo são tarefas que pela minha experiência nos barrancos é coisa para um futuro muito longínquo", disse a Blogueira, Bióloga e Ativista Luiza Lupfal em visita a Lagoa de Itaparica em Xique-Xique no dia 23 de Outubro de 2009 .

"Luiza Lupfal, fiquei muito feliz quando mencionou em seu Blog ( Viagem no São Francisco ) que Xique-Xique foi a cidade mais linda que você visitou pelo Rio São Francisco, quando desbravou todos os Estatos e as princípais cidades banhadas pelo Velho Chico, manteremos contato, prazer trocar experiências como Blogueiro com essa profissional conceituada. Abraços fraternos". Adriano Britto .

FONTE: XIQUESAMPA .

Um comentário:

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.