05/11/2012

XIQUEXIQUENSE JARBAS MEIRA PARTICIPA DO X SIMPÓSIO DE SEGURANÇA DE NAVEGADOR AMADOR .

O Velejador Lars Grael, o Xiquexiquense Jarbas Meira, o Governador da Bahia Jaques Wagner e o Superintendente Regional da Infraero José Cassiano .

O lançamento do X Simpósio de Segurança de Navegador Amador, aconteceu a bordo do Navio Veleiro “ Cisne Branco” da Marinha do Brasil, atracado no Porto de Salvador, com um coquetel de abertura promovido pelo Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Fernando Monteiro Dias. O coquetel de abertura foi muito prestigiado por diversas autoridades civis e militares. Aliás, não poderia ter acontecido em melhor local do que o grande Veleiro “Cisne Branco”, uma maravilha de embarcação. O Barco tem 76 metros de comprimento, 10,50 metros de largura, 46,40 metros de altura do mastro grande, 17,5 nós (32 km/hora na velocidade máxima a vela, 11 nós (20km/hora) na velocidade máxima a motor .

A tripulação é constituída de um Comandante Capitão de Mar e Guerra, nove oficiais, quarenta e uma guarnições e trinta e um tripulantes em treinamentos. O “Cisne Branco” é empregado em missões de representação nacional e internacional, é também conhecido como “embaixada flutuante”, o navio representa a Marinha e o Brasil em vários eventos náuticos que acontecem em vários países, tremulando a Bandeira do Brasil mundo afora. Esse veleiro é considerado de grande porte, construído em Amsterdã, Holanda, beijou o mar e batizado em 4 de agosto de 1999, quando foi entregue a Marinha do Brasil em fevereiro de 2000. Sua primeira viagem foi realizando o mesmo caminho de Pedro Álvares Cabral, na travessia ao Atlântico na comemoração dos 500 anos de Descobrimento do Brasil . 
 
Divulgar experiências e discutir a NORMAR 03/DPM (Normas da Marinha do Brasil específicas para navegação amadora). Nas diversas atividades, além de ações no mar em navios da Marinha do Brasil para noções de treinamento em situações de perigo no mar, teve ainda palestras ministradas pelo o velejador e campeão olímpico Lars Grael e do empresário, navegador e escritor Aleixo Belov, que já realizou viagens ao redor do mundo com o seu veleiro particular. Participaram iniciantes em navegação e muitos estudantes do Curso de Engenharia de universidades da Bahia . 

Por Jarbas Meira: Comunicólogo, político e funcionário da Infraero .

FOTO: ELINALDO TRINDADE .
FONTE: XIQUESAMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.