31/01/2012

BAR XIQUE-XIQUE DO AMIGO PEREIRA & LINDACY SERÁ INAUGURADO DIA 18 DE FEVEREIRO EM SAMPA .

Bar do Pereira (Agora Bar Xique-Xique), faz confraternização no aniserário de Ney Cabeção .

Agora é oficial, será reinaugurado no dia 18 de fevereiro de 2012 apartir das 18 hs o Bar do Pereira, só que agora com o nome de Bar Xique-Xique, e de quebra ainda será o aniversário do popular Ney Cabeção. Nada mais justo o Pereira colocar o nome do seu Bar em homenagem a nossa cidade, no Bar do Pereira é uma espécie de REXX (Em alusão a residência dos filhos de Xique-Xique em Salvador), afirmo isso porque é um ambiente lotado ou muito frequentado por 95% Xiquexiquenses .

O Bar Xique-Xique dos nossos amigos Pereira e sua esposa Lindacy fica Localizado no Bairro de São Miguel Paulista em São Paulo é o maior Ponto de Encontro de Conterrâneos Xiquexiquenses em Sampa. Além de Organizar o XIQUE-CHOPP, que este ano completará em Setembro sua 13º edição, nosso conterrâneo Pereira organiza também jogos entre conterrâneos, uma forma de reunir amigos pra matar a saúdade da boa terra, ouvir uma boa música, rever e conchecer amigos Xiquexiquenses .

SERVIÇOS : BAR XIQUE-XIQUE .
ORGANIZAÇÃO : PEREIRA & LINDACY .
CONTATOS : 11 2956-4285/9550-0723 .
RUA CUMARU N° 108, PX. A IKEZAQUI, ALTURA DO N° 1300 DA AV. MARECHAL TITO EM SÃO MIGUEL PAULISTA .

FONTE: XIQUESAMPA .

POR ONDE ANDA: XIQUESAMPA TENTA LOCALIZAR XIQUEXIQUENSES PELO MUNDO .

POR ONDE ANDA: O Blog XiqueSampa tenta localizar Xiquexiquenses, parêntes ou amigos de conterrâneos pelo mundo .

Devido a grande procura por pessoas que nasceram em nossa cidade criamos então a coluna coluna "POR ONDE ANDA", nela vamos tentar ajudar quem procura um Xiquexiquense ou um parente deste pelo mundo a fora, temos alguns aqui pra divulgar .

O primeiro é o caso de Simone que mora em Goiânia, ela tenta ajudar a amiga Catiana Oliveira dos Santos que está a procura do seu pai, ele se chama Inácio Loiola dos Santos, ele é filho de João Salustiano dos Santos e Maria da Conceição .


"Bom dia Adriano sou a Simone moro em Goiânia, adicionei você por que uma amiga minha que chama Catiana Oliveira dos Santos está a procura do pai dela, ele se chama Inácio Loiola dos Santos, ele é filho de João Salustiano dos Santos e Maria da Conceição. Ela foi registrada no cartório Edmundo Dante em Bom fim do sub distrito de Santo Antônio comarca de Salvador. Ela disse que o pai mora em Xique -Xique, como não conheço bem, gostaria muito, se possível que alguém nos ajudassem. Ou, se possivel peço você para me passar alguma informação neste sentido .

Aguardo sua resposta, muito obrigada Adriano sou fã do blog! Você está de parabéns, é excelente" .

Peço a ajuda das nossa Emissoras de Rádios que nos ajudem nesta luta! Se alguém ai souber de algo, ou informações que nos levem a este conterrãneo, por favor entre em contato conosco pelo e-mail: adrianoxiquesampa@yahoo.com.br .

FONTE: XIQUESAMPA .

PROJETO "NOSSA PRAÇA,NOSSO CANTO" É LANÇADO COM SUCESSO EM IRECÊ (BA) .

Com muita alegria e descontração foi lançado na última sexta-feira, 27, na Praça da Prefeitura, o “Projeto Nossa Praça, Nosso Canto”, uma iniciativa da Prefeitura de Irecê através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O público, formado por adolescentes e adultos, prestigiou as apresentações dos artistas Inácio Loiola e Maurício Queiroz, além de vários outros artistas que incrementaram o evento com recitais e poesias. O projeto segue durante todo o ano e as apresentações sempre na última sexta-feira de cada mês. A intenção é manter viva as raízes da nossa identidade cultural .

FONTE: ASCOM PM IRECÊ BA .

29/01/2012

COMERCIAL VENCE CLÁSSICO COMEFOGO:SIDNY JOGA COM A CAMISA ESCRITA "AMO XIQUE-XIQUE" .

Sidny entra no Clássico ComeFogo com camisa por baixo escrita "Amo Xique-Xique" .

Ontém (Sábado, 28/01/2012) quase 10.000 torcedores lotaram o Estádio Santa Cruz em Ribeirão Preto para o clássico entre Comercial e Botafogo (Come-Fogo), um dos maiores clássicos do Brasil, disputado com muita rivalidade. Nosso conterrâneo Sidny entreo em campo titularissímo, jogou muito, lembrou o craque dos tempos de quando ajudou o Náutico (PE) a volta da elite do Brasileirão em 2007.

Jogando no Estádio do maior rival o Comercial SP encontrou dificuldades nos primeiros minutos, mas logo a equipe se ajustou, se defendia e saía rápido nos contra ataques, mas foi num descuido do Comercial que o meia Alex do Botafogo SP abriu o placar num bonito gol. Foi ai que brilhou a estrela dos Comercialinos Sidny, Elionar Bombinha e o Goleiro Alex. Numa bonita triangulação o Comercial empatou aos 38" do primeiro tempo, Sidny cruzou na cabeça de Elionar Bombinha. Aos 26" do Segundo tempo muita emoção Fabão (Ex-São Paulo) deu um tranco em André Dias, o árbitro marcou pênalti. Os jogadores do Comercial reclamaram muito. Na cobrança, Paulinho bateu no canto, mas Alex fez grande defesa e evitou o gol Botafoguense. O Comercial se animou e conseguiu a virada. Aos 36 minutos, Jailton tocou para Elionar Bombinha. O atacante bateu rasteiro, dando a primeira vitória do Bafo em sua volta à elite .do Paulistão .

O Árbitro ainda deu 4 minutos de acréscimo mas a partida terminou 2x1 para o Comercial, muito emocionados todos os jogadores foram agradecer o apoio torcida do Bafo (Como é conchecido o Comercial), os jogadores jogaram suas camisas para a torcida. Sidny estava com uma camisa preta escrita "Amo Xique-Xique", as câmeras focavam nosso conterrâneo a todos tempo, o ex-jogador Muller e comentárista elogiou e muito a ayuação do craque Xiquexiquense .

FONTE: XIQUESAMPA // ADRIANO BRITTO .

CONHEÇA XIQUE-XIQUE (BA)! A CIDADE MAIS CHIC DO BRASIL .


















Xique-Xique (BA) tem  aproximadamente 50.000 habitantes.

Xique-Xique (BA) está situado à margem direita do Rio São Francisco que abriga um porto de grande importância para economia da região,O conselho provincial da Bahia achou por bem criar o município em 06 de julho de 1832, desmembrando-o de Jacobina com o nome do Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique, em 23 de outubro de 1837. Chique-Chique ganhou o título de cidade em 12 de junho de 1928, o conselheiro Luís Viana foi promotor de justiça da Comarca de Chique-Chique, entre 1872 e 1878, e um dos proprietários tri-centenária fazenda Carnaúba, localizada a sudeste da sede municipal. A partir da proclamação da república, em 1889, e da constituição republicana em fevereiro de 1891, é instituída a figura do intendente que em passa a ser chamado de prefeito. O primeiro intendente municipal de Chique-Chique foi o coronel Gustavo Magalhães Costa. Antes de 1928 ( quando a vila foi elevada a cidade), foram intendentes: João Martins Santiago, Ciro Medeiros Borges, José Adolfo de Campo Magalhães, Manoel Teixeira de Carvalho, e outros .

Em Xique-Xique a principal atração turística é o Parque Aquático Ponta das Pedras (PAPP) que fica situado próximo ao Hospital Julieta Viana. Toda a população da região, frequenta este parque durante os domingos, que é o dia em que o Parque funciona. Nele há piscinas infantis com alguns brinquedos e também piscinas para adultos. Logo atrás do parque é possível ver o Rio São Francisco. Durante a Festa da Cidade atrações locais e de fora realizam a festa.Há a presença de trio elétrico que percorre a Avenida Principal chamada Avenida J.J. Seabra localizada no Centro da cidade. Os turistas contam com a presença de hotéis para hospedagem,e um desses hotéis possui duas piscinas para seus hóspedes. Nesse hotel também acontece shows de grandes bandas. Grandes atrações já tocaram como: Raça Negra, a cantora Diana,Reginaldo Rossi, Psirico entre outros. No centro da cidades há sorveterias que funcionam há bastante tempo. Dentre elas estão a Sorveteria Chalana, Sorveteria do Quinca (considerado o melhor sorvete da região noroeste da Bahia) e também a Ki-Delicia, todas localizadas próximo a Prefeitura.

O município de Xique-Xique conta com diversas escolas públicas e privadas, ambos com educação do maternal ao ensino médio. O maior colégio de Xique-Xique chama-se Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, mais conhecido como "Modelo". Nele há um belíssimo auditório, uma biblioteca com um grande acervo de livros e também uma quadra esportiva onde os alunos realizam atividades. Possui dois Hospitais e ainda Educação de Ensino Superior como UNEB, UNOPAR e outros Instituições que oferecem Cursos Profissionalizantes, alem da construção de um IF-Baiano (O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano). Na Ilha do Miradouro (Construída entre os séculos XVI e XVII um dos templos mais antigos da Bahia) onde primeiro núcleo populacional de Xique-Xique foi formado por garimpeiros e pescadores bem como o desenvolvimento e a formação da comunidade e como foi construído a secular igreja de Nossa Senhora de Sant’Ana patrimônio do estado e que esta send restaurada. O Baixio de Xique-Xique (Batizado de Baixio de Irecê onde não tem nada haver esse nome) é um dos maiores projetos de irrigação da América do Sul, ainda possui um belíssimo Parque Aquático, a cidade ainda conta com uma ampla opção de hotéis, restaurantes e barzinhos. Turismo ecológico, dunas do Rio São Francisco a maior de água doce da américa do sul e patrimônio do estado, a lagoa de itaparica também é a maior do estado e patrimônio do estado, esportes radicais, artistas locais e três estações de rádios, a Fm Xique-Xique, rádio tribuna do vale do são francisco Am e rádio cactus Fm .

Por Adriano Brito .

FOTOS: JOÃO MACHADO, ÉDSON NOGUEIRA, DU & ROSY, CINCINAO OLIVEIRA, POLY PINHEIRO E ADRIANO BRITTO .

FONTE: XIQUESAMPA E GOOGLE .

XIQUEXIQUENSE JARBAS MEIRA ENCONTROU-SE COM RONALDO FENÔMENO .


Ronaldo Fenômeno e Xiquexiquense Jarbas Meira! Fenômeno, você ainda poderia jogar uns 3 anos mais, disse Jarbas Meira. Ronaldo foi logo respondendo "Sentia muitas dores no corpo, estava difícil para continuar jogando”.

Ronaldo Fenômeno, que preside o Conselho de Administração do Comitê Organizador da Copa 2014, chegou à Bahia juntamente com o Secretário Geral da FIFA, Jerome Valcke e o Ministro dos Esportes Aldo Rebelo. Os membros da FIFA, o Ministro e Ronaldo deram início as viagens de visitas e observações no andamento das obras para a copa 2014. O ex-jogador Ronaldo, foi sempre o causador de euforia e olhares de admiração. Em Salvador, a comitiva visitou as obras da Arena Fonte Nova, que está com obras aceleradas. Os representantes fizeram uma vistoria das obras da Arena em um rápido sobrevoo de helicóptero. Em seguida, foram por terra em carro oficial, até a obra, recepcionado pelo o Governador Jaques Wagner e o prefeito em exercício Dr. Edvaldo Brito. O Governador luta incansavelmente para colocar o nosso Estado como sede da Copa das Confederações. , em 2013, aguardando apenas avaliação final da FIFA, que terá o seu desfecho final em junho de 2012. O representante da FIFA, Jerôme Valke, poderar dar avaliação positiva e antecipar mesmo extraoficialmente a participação da Cidade do salvador para sediar o evento. A Capital do nosso Estado ganhou muitos pontos na avaliação do Sr. Valker. “ Fiquei bem impressionado com o andamento das obras. O local da arena é fantástico”" .

O Governo do Estado apresentou o andamento das obras, estimando alcançar 51% ainda no mês de janeiro. Também apresentou os eventos já agendados para a Capital da Bahia nos próximos anos, entre eles a Copa América de 2015 e o Mundial de Judô ainda esse ano. Segundo Ronaldo Fenômeno, está sendo uma recarga de energia fazer essas visitas. Ver o entusiasmo desse povo trabalhando é maravilhoso. Estou contente e otimista. Salvador está fazendo um bom trabalho, um trabalho rápido. Não temos mais que duvidar da realização da Copa do Mundo aqui .

Por Jarbas Meira .
 
FONTE: XIQUESAMPA .

27/01/2012

SÉRGIO MANOEL, SIDNY, LUCIANO E FILIPE: JOGADORES XIQUEXIQUENSES BRILHAM PELO BRASIL .

Sérgio Manoel marca um golaço pelo Mirassol, Sidny estréia pelo Comercial .


Sérgio Manoel marcou aos 9 minutos do primeiro tempo para sua equipe o Mirassol no empate contra a Catanduvense. Jogando em casa o Mirassol apenas empatou com um golaço do Xiquexiquense Sérgio Manoel. Por outro lado o conterrâneo Sidny fez a sua estréia pelo Comercial de Ribeirão Preto na derrota por 3x0 para o Paulista de Jundiai fora de casa. Sidny entrou no segundo tempo da partida, o Comercial melhorou mas não foi o suficiente para a ajudar a sua equipe que ainda não pontou no Paulistão 2012. No Seirãoábado o Comercial entrenta o Botafogo tambem de Rebeirão Preto pelo famoso COMEFOGO no grande clássico regional  da rodada .




















Vamos acompanhar tambem os Xiquexiquens Luciano goleiro do Salgueiro de Pernambuco e Filipe goleiro reserva do Bahia de Feira de Santana. O Bahia de Feira de Santana, atual Campeão Baiano, tem em seu elenco profissional desde de 2011, o goleiro Filipe Barbosa dos Santos que nasceu dia 16/01/1992 em Xique-Xique, tem 1,86 m e foi revelado pelo mesmo Bahia de Feira. Tremendão como é conchecido o Bahia de Feira disputará o Campeonato Brasileiro da Série D e a Copa do Brasil deste ano, alem da comquista inédida do Campeonato Baiano de 2011. Só lembrando que O Salgueiro de Pernambuco tem em seu elenco desde de 2005 o Goleiro Xiquexiquense Luciano . 

FONTE: XIQUESAMPA .

SENHOR DO BONFIM NA PRAÇA D.MÁXIMO E A BENÇÃO DE D. LUIZ CÁPPIO NO DIA DO PADROEIRO.

No dia 1º de Janeiro deste ano de 2012, um elemento a mais passou a fazer parte do cenário, na Praça D. Máximo entre a Igreja e a Prefeitura, representando a fé que a comunidade católica tem em seu padroeiro, Nosso Senhor do Bonfim. No Seu dia, uma imagem do Cristo Crucificado, de 9 metros de altura, inaugurou um lugar definitivo no panorama xique-xiquense, e recebeu a bênção do bispo da paróquia, D. Luiz Flávio Cappio, numa cerimônia que fez parte das homenagens e ritos celebrados em torno do padroeiro de Xique-Xique .

Esta imagem do Senhor do Bonfim é uma criação do artista plástico xique-xiquense Roldão, tem a altura total de 9 metros, sendo que o Cristo ocupa 5,60m, feita inteiramente em fibra de vidro. A cruz é feita de madeira e ferro revestida de fibra. Ficou pronta em 24 dias de trabalho, sendo a obra mais rápida de todas as que o artista Roldão se dedicou a fazer. Ele é o autor do monumento à Bíblia, na Praça do mesmo nome, da estátua do Pescador, no jardim central do contorno à entrada da cidade, e de inúmeras e grandiosas obras que se destacam em várias cidades da região .

FONTE:ASCOM PM XIQUE-XIQUE BA .

IBOTIRAMA: PREFEITO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA .

O Prefeito de Ibotirama decretou “Situação de Emergência” em decorrência da enchente do rio São Francisco .

A enchente, que já ultrapassou a cota de alarme, provocou a inundação nas Localidades de Ilha do Saco, Ilha do Gado Bravo, Ilha da Gaivota, Ilha Grande, Ilha Pequena, Ilha do Militão, Ilha da Galinha, Ilha da Fome, Fazenda Andorinhas, Fazenda Nova, Cariri e Malhada de Areia. Além dos danos humanos, materiais e ambientais há também os prejuízos econômicos e sociais. As medidas emergenciais foram adotadas em decorrência das fortes chuvas ocorridas em Minas Gerais e da grande vazão do reservatório de Três Marias, após o início das chuvas no Norte de Minas Gerais .

De acordo com a prefeitura, a situação é agravada pelo crescimento das áreas assoreadas nas margens do rio ocasionando o avanço das encostas nas localidades onde diversas famílias estão em áreas de risco e desabrigadas. A tendência é de que o nível das águas continue a subir nos próximos dias o que deve aumentar o surto de diversas doenças. A Situação de Emergência é válida para a zona rural do município, nas áreas afetadas pelos desastres e irá vigorar por 90 (noventa) dias, podendo ser prorrogada por mais 90. Neste período, as Secretarias Municipais prestarão atendimento às famílias afetadas.

Por Oeste Baiano .

FONTE: DIÁRIA DA BAHIA .

25/01/2012

PARABÉNS SÃO PAULO, TERRA DE TODOS OS BRAZILIS .


Neste dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo comemora seu aniversário de 458 anos.

Como o feriado cai no meio da semana, fica difícil para os paulistanos se aventurarem a viajar, nos feriados prolongados. Mas quem ficar por aqui não precisa se preocupar. Os mais diversos eventos acontecem para agradar todos os tipos e gostos. Vários Shows agitam a cidade, quem curte música vai ter um prato cheio com apresentações de grandes bandas na cidade. O público paulistano poderá ver a apresentação de Ney Matrogosso, na Praça da República, dos Paralamas do Sucesso, no Parque da Juventude, e do cantor Lobão, no SESC Interlagos. Outro grande destaque do dia são os shows de aniversário de São Paulo que a prefeitura organiza no Vale do Anhangabaú. Além de grandes nomes do pagode como o Katinguelê e Sampa Crew, o local vai ser palco de grandes nomes do sertanejo como Eduardo Costa, a dupla João Bosco & Viníciuse o jovem cantor Gusttavo Lima, que conquistou o sucesso com o hit “Balada Boa”.

O Mercadão de São Paulo organiza uma festa para comemorar o seu 79º aniversário e os 458 anos da cidade. A programação inclui queima de fogos na meia noite de terça para quarta, e o grupo Demônios da Garôa homenageando a cidade com canções de Adoniran Barbosa. No dia 25, é a vez de Neguinho da Beija-Flor tocar clássicos de São Paulo. Um passeio de trólebus percorre alguns dos principais pontos turísticos da aniversariante. O percurso gratuito visita o Edifício Itália, Theatro Municipal, Edifício Martinelli, Banespa e Catedral da Sé. Outra dica para quer perambular pela cidade neste feriado é o passeio Circuito Nostalgia Paulistana. O Museu de Arte de São Paulo - MASP, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, não poderia ficar de fora das comemorações e homanegeia a capital com a exposição gratuita Luz e Movimento com Arte e Moda Brasileiras, uma videoarte que utiliza técnicas de projeção monumental .

FONTE: XIQUESAMPA .

EDILSON ROCHA: O MAL DOS POLÍTICOS IMPORTADOS .

Edilson Rocha - Sérvidor público e Cinegrafista.
É colaborador do Página Revista.
Contato: edilsonrochasantos@hotmail.com  


É claro que a campanha eleitoral ainda está distante, mas nem por isso o povo xique-xiquense fica esperando o período oficial para discutir política, que, sem nenhuma dúvida, faz parte do seu cotidiano.O Ano de 2012 chegou e, aos poucos, o povo xique-xiquense começa a levantar saudáveis discussões em torno dos possíveis nomes dos candidatos a prefeito e a vereadores do Município, visando ao pleito de outubro deste ano. Alguns nomes já andaram surgindo como pré-candidatos, destacando-se em maior ênfase os sonhadores com a vaga de prefeito – principal cargo público do Município e que, historicamente, causa disputas bem acirradas durante suas campanhas. É claro que a campanha eleitoral ainda está distante, mas nem por isso o povo xique-xiquense fica esperando o período oficial para discutir política, que, sem nenhuma dúvida, faz parte do seu cotidiano .

É importante salientar que, em meio aos ares da política de Xique-Xique, existem os políticos importados, que são aqueles oriundos de outros municípios e eleitos com a contribuição de votos xique-xiquenses, mas que nada conhecem sobre as características, as peculiaridades, enfim, do Município e muito menos sobre as obras e serviços realizados pela atual administração local. Para que não se pairem dúvidas, um desses políticos importados em questão é o deputado estadual Cacá Leão, do PP, que, recentemente (não sei se antes ou depois) em convenção do partido para a apresentação de um nome à pré-candidatura a prefeito de Xique-Xique, concedeu entrevista à rádio comunitária da cidade. Na oportunidade, o deputado do PP chegou à insensatez de atacar justamente alguns dos pontos mais fortes e elogiados da gestão do prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Filho: a limpeza pública e a educação. Segundo o deputado, ambos setores estavam relegados na atual administração Municipal .

Num outro momento, demonstrando o quanto não conhece nosso município, afirmou com muita contundência que, durante a campanha eleitoral, irá ajudar seu pré-candidato, supostamente mais adiante como seu esperado candidato oficial da oposição, a “descer e subir ladeira”. Isso mesmo, “descer e subir ladeira”, o que, inevitavelmente, causou uma pergunta não pelo repórter da tal entrevista, mas de vários ouvintes em conversas de rua: “Por acaso Xique-Xique tem ladeira?” Grande parte de alguns políticos importados que dizem ser representantes de Xique-Xique precisa conhecer este município, suas obras e seu povo. Precisa se informar melhor sobre o que é Xique-Xique e o que ele, como município, representa nos cenários político e econômico da Bahia. Precisa pesquisar suas administrações passadas e conhecer a atual. Precisa certificar-se do crescimento e progresso ou não da nossa cidade. Isso o ajudaria a evitar discorrer assuntos que não domina.

Edilson Rocha - edilsonrochasantos@hotmail.com
Dezembro de 2011 para o Jornal Pagina Revista .

FONTE: PAGINA REVISTA .

PALMEIRAS TENTA A CONTRATAÇÃO DO LATERAL-DIREITO ARTUR QUE É BAIANO DE IBITITÁ .

Palmeiras negocia com Artur, o Baiano de Ibititá é lateral-direito do São Caetano. José Artur Barbosa de Oliveira nasceu no dia 22/10/1984 na cidade de Ibititá-BA,tem 1,83 m e Pesa 78 kg. Clubes Anteriores: Mirassol, Central-PE e Vitória da Conquista, alem de atuar em Seleções Regionais do Interior da Bahia. O lateral-direito deve fazer sua despedida do Azulão nesta qaurta-feiraSão Paulo, SP, 24 (AFI) - O Campeonato Paulista começou, mas a diretoria do Palmeiras segue buscando por reforços, principalmente para as laterais.

Após a negociação envolvendo Jonas, do Coritiba, melar, um nome que entrou em pauta nesta semana foi o de Artur, que está defendendo o São Caetano. As conversas já foram iniciadas e a negociação deve ser concluída ainda essa semana. O presidente Arnaldo Tirone confirmou que a contratação do lateral está bastante avançada, mas ainda não existe nada fechado .

Artur chegaria para ser reserva de Cicinho, titular absoluto no esquema tático de Luiz Felipe Scolari. Quem também confirmou o interesse do Palmeiras no lateral foi o diretor de futebol do São Caetano, Genivaldo Leal. De acordo com ele, o assunto voltará a ser discutido na quinta-feira, já que nesta quarta-feira o Azulão enfrentará Linense, no Gilberto Siqueira Lopes, em Lins, pela segunda rodada do Paulistão. A partida desta quarta-feira deve marcar a despedida de Artur com a camisa do São Caetano na temporada. Aos 27 anos, o lateral acumula passagens por Mirassol, Cnetral-PE e Vitória da Conquista-BA. Ele seria o quinto reforço do Palmeiras, que já anunciou Juninho, Román, Daniel Carvalho e Barcos .

Informações: Agência Futebol Interior .
Acesse: http://www.futebolinterior.com.br/

FONTE : XIQUESAMPA .

MORADOR DENÚNCIA PREFEITO DE RIACHÃO DAS NEVES (BA) .

O prefeito de Riachão das Neves Marcos Vinicius, o Marquinhos, abasteceu carros e motos por conta da prefeitura, neste sábado (21), para fazer volume em carreata de apresentação de cinco veículos novos comprados para o município.

Foram também utilizados indevidamente, veículos padronizados do bolsa família, SAMU e três ônibus escolares. Até trio elétrico marcou presença no evento. O abastecimento estava acontecendo para quem quisesse no posto São Paulo, nas imediações da BR-135. O proprietário do posto o senhor Delmar, confirmou que o abastecimento com álcool ou gasolina estava autorizado pelo prefeito. Os veículos novos foram adquiridos com dinheiro proveniente de um leilão de carros usados. Mas serão pagos em parcelas, o que significa mais endividamento para os próximos anos. Mais dívida para a gestão futura e para o povo Riachoense.

Os habitantes também reclamam a forma obscura como realizaram o leilão e perguntam por que carros novos foram leiloados? São atitudes que ferem a moralidade e que devem ser investigadas pelas autoridades do município .


FONTE : BLOG DO SIGI VILARES .

23/01/2012

SELEÇÃO DE XIQUE-XIQUE É CAMPEÃ DA COPA DO SERTÃO SUB 17 .



A seleção de Xique-Xique jogou 10 vezes, tendo: 05 vitórias, 04 empates e 01 derrota .

Pela 4ª Edição da Copa do Sertão de futebol Sub 17 a Seleção de Xique-Xique conquistou no último sábado (21-01-2012) o título de campeã jogando na cidade de Morro de Chapéu com a seleção local. A Competição é organizada pela ARESI – Associação Regional de Esportes da Micro Região de Irecê e apoiada pela Federação Baiana de Futebol e contou, nesta edição, com as agremiações de: Xiquexique, Morro do Chapéu, Barra do Mendes, Irecê, Central, João Dourado, Presidente Dutra, São Gabriel, Itaguaçu da Bahia, Barro Alto, Lapão e Ibititá. A seleção de Xique-Xique jogou 10 vezes, tendo: 05 vitórias, 04 empates e 01 derrota.

Nos jogos finais a Seleção de Xique-Xique realizou o 1° jogo com a Seleção de Morro do Chapéu dentro dos seus domínios e venceu por 3 a 1. No jogo de volta, em Morro de Chapéu a Seleção de Xique-Xique, beneficiada pelo Regulamento, precisava apenas de um empate ou perder por um placar de 1 gol de diferença, saiu na frente do marcador mas acabou perdendo por o placar de 2 a 1, resultado que corou a Seleção ribeirinha com o título maior .

Presidente da Liga Xique-Xiquense de Despostos: Dadá
Técnico: Ninho
Comissão Técnica: Adel, Juliano e Tarciso Meira
Prefeito Municipal: Reinaldo Filho
Reportagem: Jorge Meira

Informações : Jorge Meira .

FONTE: XIQUESAMPA .

CAMPOS DE FUTEBOL DA ZONRA RURAL DE XIQUE-XIQUE SÃO REFORMADOS .

Campinhos de Utinga, Capão do Saco, Paulista, Ilha do Encalhe, Ass. Bom Viver, Capão do Martim, Ass. das Telhas, Ass. do Gado Bravo e Cabeça do Surubim ganharam terraplanagem e traves.

Comunidades da zona rural vêm recebendo melhorias em seus campos de futebol, com a Prefeitura realizando terraplenagem e colocando traves de metal, através do trabalho das equipes da Secretaria de Obras e Serviços. Os espaços utilizados pelos moradores das associações e povoados para a prática do esporte mais popular do Brasil, geralmente carecem de melhores condições de uso, e é isso que a Prefeitura está fazendo, ao tornar a área mais plana, e substituir as velhas e pesadas traves de madeira .

Na Associação do Gado Bravo a presidente, Erenilda Costa Silva, diz que o serviço agradou em cheio à rapaziada que quase todo fim de tarde e aos sábados e domingos se revezam em partidas que em geral são a única forma de lazer encontrada no perímetro da associação. “Agora só falta a rede e uma bola melhor do que a que temos aqui”, arrisca, num tímido pedido. O trabalho da Prefeitura começou há menos de três meses, e até agora foram melhorados os campinhos de futebol das localidades de Utinga, Capão do Saco, Paulista, Ilha do Encalhe, Associação Bom Viver, Capão do Martim, Associação das Telhas, Associação do Gado Bravo e Cabeça do Surubim .

FONTE: ASCOM PM XIQUE-XIQUE BA .

22/01/2012

SÉRGIO MANOEL DO MIRASSOL,MAIS UM JOGADOR XIQUEXIQUENSE ESTRÉIA NO CAMPEONATO PAULISTA.

Sergio Manoel nasceu em Xique-Xique, desde de criança veio morar em São Paulo .

Depois de Sidny que ainda não estreiou pelo Comercial de Ribeirão Preto pelo Campeonato Paulista, mais um jogador Xiquexiquense debutar no maior Campeonato Estadual do Brasil o Campeonato Paulista. Foi Jorge Meira que nos informou e segundo Elton Melo o Sérgio Manoel  é filho de Nego Gilson que fazia linha pra Barra, ele tem esse nome em homenagem ao outro tio dele que se chama Sérgio Manoel "manelzinho", o craque Xiquexiquense já atuou por vários times do interior Paulista, foi revelado pelo Nacional da Capital Paulista. Já jogou por diversas vezes o campeonato paulista das divisões inferiores, ano passado atuou pelo Nacional na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Sérgio Manoel atua pelo Mirassol, time da cidade que leva o mesmo nome, em 2010 a equipe comandada pelo técnico Pintado ficou em sétimo lugar no Paulistão. Sergio Manoel é volante e joga com a camisa numero 5, fez sua estreia ontem contra a equipe do Corinthians no Pacaembu, o Mirassol saiu na frente, mas o atual Campeão Brasileiro venceu a partida por 2x1. Visite o site da equipe www.mirassolfc.com.br .

Serginho começou no Nacional-SP, depois Araçatuba-SP, Batatais-SP e por último no Rio Preto-SP, foi contratado em junho de 2011 a pedido do Técnico Ivan Baitello do Mirassol-SP. Alem de atuar pela Copa São Paulo, jogou tambem a Série A2 e A3 do Paulista e atuou a Série D do Brasileirão. Boa sorte conterrâneo, assisti o jogo e observei às qualidades do nosso Xiquexiquense, segundo a Rádio de Mirassol Sergio Manoel foi o melhor jogador da equipe em Campo. Parabéns .

FONTE : XIQUESAMPA .

21/01/2012

PROJETO "BARCA ANDA" DE ARTISTAS RIBEIRINHOS LUTAVAM PELA SOBREVIVÊNCIA DO VELHO CHICO.


Ivinho Lopes, Márcio Levy, Inácio Loyola, Paulinho Siqueira, juniô, Aderaldo Adones e DJ Peninha criaram em 1992 o Projeto "Barca Anda", nativistas e artistas ribeirinhos navegavam o Velho Chico lutando pela concientização e luta pela sobrevivencia do Rio São Francisco .

Em 1992 um grupo de nativistas e artistas de Gentio do Ouro, Xique-Xique e Pirapora desbravaram o Velho Chico procurando aliados e fazendo um trabalho de conscientização e informações sobre seus direitos, deveres. O Grupo Gameleira do Assuruá desenvolve o Projeto "Sertão Esperança" que foi criado no município de Gentio do Ouro-BA, um projeto cultural que envolve Agricultura Alternativa, Organização Popular e Educação Popular, seus ideais tinham tambem lutar contra a Marginalização dos Artistas do Rio São Francisco .

O Projeto foi espelhado no do autor Pascoal Carlos Magno chamado Barca da Cultura, so que na versão com todos os artistas do Rio São Francisco fazendo o própio projeto que virou documentário e que foi premiado na Europa. No documentário alem das participações de Artistas, Ribeirinhos, Nativistas, Professores e Estudiosos tem ainda a participação do Reportér Global José Raimundo e nos últimos 29 minutos os artistas cantam a música de Pedro Sampaio intitulada Agrariajá. "Vale  pena conferir fiquei encantado com o movimento cultural desses anjos do Velho Chico, Adriano Britto" .

FONTE: BLOG XIQUESAMPA .

MERCADO DE FRUTAS; OBRAS CUSTARÁ QUASE MEIO MILHÃO DE REAIS AOS COFRES PÚBLICOS .

A Reconstrução do Mercado de Frutas custará R$ 450.000,00 de reais aos cofres públicos e será 100% paga pela Prefeitura de Xique-Xique .

Em recente entrevista ao Pagina Revista, o prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho afirmou que está pleiteando junto a Codevasf 1,4 milhão de reais a fim de investir na instalação de hidrômetros, trocas de tubulações e melhoria da qualidade da água fornecida pelo Saae. Ainda no quesito obras, quase meio milhão de reais será investido na reconstrução e modernização do Mercado de Frutas, obra que será – segundo informou o prefeito – 100% paga com recursos do Município. “Segundo Zico, engenheiro responsável, até Julho de 2012 Xique-Xique terá o seu novo Mercado de Frutas. Vamos aguardar o prazo estabelecido pela empresa”, disse o prefeito .

Confira esses e outros assuntos na entrevista que o Prefeito de Xique-Xique Reinaldo Filho concedeu ao Jornal Pagina Revista (http://www.paginarevista.com.br/) .

FONTE: PAGINA REVISTA .

ENCONTRO ESTADUAL DO BOLSA FAMÍLIA REÚNE MAIS DE 1,7 MIL GESTORES EM SALVADOR .

Representantes de Morpará (BA) participam de evento do Bolsa Família .

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, mais de 1,75 milhão de famílias recebem o Bolsa Família na Bahia, o que representou uma movimentação, em 2011, de mais de R$ 2,2 bilhões. "A gente espera que este encontro possa envolver ainda mais os gestores municipais, sobretudo aqueles que ainda não perceberam a magnitude deste programa, o que ele traz de benefícios para as famílias e para os municípios", destacou.“

O II Encontro Estadual do Programa Bolsa Família realizado entre terça-feira (18) e esta quarta-feira (19), reúne mais de 1,7 mil gestores no Fiesta Convention Center, em Salvador. O evento discute as perspectivas e desafios do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e as ações do programa alinhadas ao Plano Brasil Sem Miséria. A abertura contou com as presenças do governador Jaques Wagner e da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. "O Plano Brasil Sem Miséria precisa de todo o apoio no estabelecimento de parcerias fundamentais na construção de um país sem pobreza”, disse a ministra Tereza Campello aos prefeitos, secretários e gestores das áreas de saúde, educação e assistência social dos 417 municípios baianos presentes no encontro. Na ocasião, ela apresentou os detalhes do Plano e disse que a Bahia é um dos estados estratégicos e importantes para o Bolsa Família. “Continuamos trabalhando juntos para que a Bahia possa continuar sendo pioneira no conjunto de programas, e em nossa parceria na superação da extrema pobreza no Brasil”, citou. A ministra ainda alertou os gestores para a importância da consolidação do Cadastro Único como um banco de dados completo, que consiga subsidiar as estratégias .

O governador Jaques Wagner manteve discurso afinado com o da ministra Tereza Campello. “Não estamos falando de questões políticas e ideológicas. Estamos aqui para relembrar a importância do trabalho de todos os parceiros e da construção de uma rede do bem. Só conseguiremos erradicar a extrema pobreza no estado se caminharmos juntos rumo ao mesmo objetivo”, afirmou. O município de Morpará participou do evento com representantes das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

Informações Gervásio Lima, jornalista e  Colaborador do Blog XiqueSampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

20/01/2012

NA CONTRAMÃO DA VONTADE E NECESSIDADE DO POVO,EXECUTIVO TEIMA EM NÃO PELEJAR .

Muitas são as perguntas; poucas, muito poucas, são as respostas para uma infinita lista de necessidades de Jacobina.

Enquanto outros municípios se destacam por investir em ações que ampliam suas ofertas em áreas essenciais e de extrema importância para o desenvolvimento humano, o jacobinense presencia birras de caráter pessoal quando se refere à saúde e clara falta de interesse em buscar, discutir e valorizar a área educacional, em todas as esferas. Falta de políticas públicas cercearam a visibilidade do município. O status de principal cidade do norte da Bahia, com exceção de Juazeiro, de sede regional e de melhor posição geográfica, já não são mais justificativas para a chegada, ou criação, de equipamentos que mudem a realidade da cidade que um dia já foi ‘um ouro’. Metida num verdadeiro imbróglio, a timoneira municipal chega em seu último ano sem ter conseguido lograr a oportunidade de resgatar a auto-estima da vigésima maior povoação do estado da Bahia, em número de habitantes.

Reformas e construções de praças públicas, calçamentos e quadras esportivas, limpeza urbana e melhoramento de estadas vicinais, são algumas das diversas obrigações, e não um mérito, das administrações municipais, não importando o tamanho do município. Jacobina vive em uma incongruência administrativa, com um governo sem identidade, que prefere abdicar ao invés de pelejar. Falta de indústrias, universidades, hospital de atendimento público de verdade e de qualidade, investimentos no turismo e em outras atividades peculiares, são alguns dos fatores que rebaixam o nível de importância de qualquer cidade-pólo, independente da região a qual pertence. Já se foram 15 anos de administrações desastrosas, agindo paradigmaticamente, sem novidades, sem crescimento, sem desenvolvimento, de inércia. O resultado de um Governo que trabalha, que é empreendedor, que não tem medo de buscar recursos para o benefício de seu povo, é o reconhecimento e a garantia de renovação da confiança depositada. Acorda Jacobina! Forte é o povo .

O governador Jaques Wagner manteve discurso afinado com o da ministra Tereza Campello. “Não estamos falando de questões políticas e ideológicas. Estamos aqui para relembrar a importância do trabalho de todos os parceiros e da construção de uma rede do bem. Só conseguiremos erradicar a extrema pobreza no estado se caminharmos juntos rumo ao mesmo objetivo”, afirmou. O município de Morpará participou do evento com representantes das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social .

Informações Gervásio Lima, Jornalista e Colaborador do Blog XiqueSampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

19/01/2012

CHUVAS: BOM JESUS DA LAPA NO OESTE BAIANO DECRETA ESTADO DE ALERTA .

50 famílias já foram remanejadas, segundo uma das líderes da comunidade, Wanda P. Poeira .

Moradores ribeirinhos do Médio São Francisco, na região de Bom Jesus da Lapa (a 796 km da capital), começam a sentir o reflexo das chuvas que caem, desde o início do ano, em Minas Gerais. Na região baiana, a consequência do mau tempo já provocou um aumento de seis metros no nível do rio e tirou de casa famílias estabelecidas em ilhas e áreas que alagam com mais facilidade. De acordo com a presidente da Comissão de Defesa Civil de Bom Jesus da Lapa, Regina Tanajura, o município decretou estado de alerta e já retirou as primeiras famílias das áreas de risco. Elas ficarão abrigadas em casas de parentes e em imóveis alugados, até que o rio volte ao normal .

O município tem 136 quilômetros de margem do Rio São Francisco. A primeira área invadida pela água foi a Ilha da Mariquinha, de onde as cerca de 50 famílias já foram remanejadas, segundo uma das líderes da comunidade, Wanda P. Poeira. Equipamentos - Duas lanchas foram alugadas pela Defesa Civil do município para ajudar a retirar os pertences dos ribeirinhos das áreas inundadas. O coordenador da Câmara Regional do Comitê Gestor da Bacia do São Francisco, Cláudio Pereira, foi alertado pela Agência Nacional das Águas (ANA) desde a semana passada sobre a situação. A ANA emitiu comunicado para orientar sobre as providências necessárias, no intuito de minimizar os efeitos da enchente. De acordo com o aviso, a situação pode tomar maiores proporções se as chuvas persistirem .

Informações colhidas pelo site Oeste Baiano (www.oestebaiano.com.br) .

TEXTO: MIRIAN HERMES .
FOTO: MIRIAN HERMES .
FONTE: ATARDE ON LINE .

18/01/2012

RECORDAR É VIVER:ESTRADA BARRA A PILÃO ARCADO SERÁ UMA REALIDADE OU NÃO?

Obras de infraestrutura beneficiam moradores do Oeste,mais de 245 quilômetros de rodovias estão sendo implantados entre o Oeste e o Norte da Bahia .

Com autorização em 2010 do governador Jaques Wagner e do secretário estadual de Infraestrutura João Leão, foram iniciados serviços na rodovia BA-161, trecho que vai ligar Barra do Rio Grande (680 km de Salvador) a Pilão Arcado. Além disso as obras rodoviárias são executadas pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e vão reduzir em aproximadamente 600 Km o percurso entre as regiões Norte e Oeste da Bahia e também entre o Centro-Oeste e o Sul do Brasil. Com um investimento de R$ 4,2 milhões, 643 residências vão receber as ligações do Progama Luz Para Todos, que irá atender mais de 3,12 mil habitantes da Região. A estrada vai facilitar o escoamento da produção agrícola e pecuária e atender a uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes. “O governo do Estado está de parabéns. Nunca vi nenhum trabalho como esse aqui em nossa região”,declarou o morador de Pilão Arcado, José Félix da Cunha.

Os municípios de Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Barra, Buritirama, Xique-Xique, Ibotirama e Muquém do São Francisco serão diretamente beneficiados, além de outros, como Juazeiro, Petrolina e Barreiras. Essas obras, segundo o secretário de Infraestrutura, são uma antiga reivindicação dos moradores da região. A rodovia vai receber o serviço em revestimento primário. “Na região Norte, mais duas rodovias serão restauradas: o trecho da BA-161 Pilão Arcado–Entroncamento com a BR-235, com 64 de extensão, e a BR-235 (Remanso – Lajedo) com 91 Km. O processo de licitação está em andamento”, afirma João Leão. Essa Matéria foi publicada pela ASCOM BA em 15/10/2009 .

-Em contato com o BLOG XIQUESAMPA no dia 03/05/2010 Admilton Nascimento que é nasceu em Pilão Arcado e que reside em Brasília nos disse : " Oi Adriano! Ainda não passei na rodovia depois do início das obras, um amigo meu que é vereador me falou que o projeto é Ligar o Oeste da Bahia a ao Norte do Brasil! Com duas equipes trabalhando uma em Barra a outra em Pilão Arcado chegando até o Brejo do Urubu que fica no municipio de Pilão Arcado ja perto do limite com Barra. Sobre as normalidades da Rodovia as noticias que tenho é que o serviço é muito bom, quero ir lá no fim do ano ai te falo as condições da estrada. Más te digo que é uma grande obra com certeza, pois lá so anda Caminhonetes, sem falar nos beneficios que com certeza trará para aquela região tão sofrida, seca e a falta de estradas prejudicam a nossa região. Um grande abraço e parabéns por este excelente Blog" , disse Asmilton Nascimento. ADMILTON NASCIMENTO MORADOR DE BRASÍLIA A 8 ANOS, E-mail admiltonnascimento_@hotmail.com .

-Um outro morador da cidade da Barra que não se idêntificou disse no dia 26/05/2010 : "Em conversa com o Prefeito de Barra (Artur), fui informado que a estrada não será asfaltada. Será uma estrada de chão. Na minha concepção, é só mais um golpe nos cofres públicos. É preciso que fiquemos de olho e vejamos se o projeto é asfaltar a estrada e acompanhar. Convoco a todos para fazer a sua parte. Precisamos cobrar e não permitir que roubem as nossas custas" , disse o anonimo .

-Ja um morador da cidade de Pilão Arcado chamado de Zino comentou no dia 17 de Agosto de 2011" Comeram o dinheiro e o cascalho ficou pela metade. Essa Estrada de Barra a Pilão Arcado num vai sair é nunca, estou indignado, é uma vergonha nacional, só queria saber quem foi que fez aquela porcaria de Borra chamado de asfalto de Lagoa do Padre a Pilão Arcado, passei por lá e comprovei a porcaria que fizeram, esbravejou Zino" .

Essa estrada sairá do papel, alguem aqui tem alguma novidade?

FONTE: XIQUESAMPA .

17/01/2012

JAQUES WAGNER ANUNCIA MAIS 12 BASES COMUNITÁRIAS DE SEGURANÇA NA BAHIA .

A ampliação das ações de segurança na Bahia e a inauguração da Base Comunitária de Segurança no bairro da Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário Salvador - a quinta da capital -, são destaques do programa de rádio desta terça-feira (17) com o governador Jaques Wagner. “Ao longo do ano, nós pretendemos inaugurar, na verdade, um total de 12 bases, sendo seis aqui na capital e seis em cidades do interior do Estado”, revela o governador ao ressaltar a importância da atuação do programa Pacto Pela Vida no enfrentamento à criminalidade no Estado. Na mesma edição, também são destacadas outras ações na área da segurança, a exemplo do lançamento, na semana passada, do programa Viver sem Drogas e da redução no ano passado do número de homicídios na Bahia.

Wagner cita também as ações do Programa Saúde em Movimento e a instituição do Conselho Estadual de Comunicação, primeiro do gênero criado no Brasil. O governador lembra da recente passagem de equipes do Saúde em Movimento por municípios das microrregiões de Uibaí, Campo Formoso e Euclides da Cunha, onde realizou gratuitamente milhares de consultas e cirurgias de catarata . Ele acrescenta que, em todo o Estado, o programa já possibilitou a realização de mais de 60 mil cirurgias de catarata, além de cerca de 20 mil intervenções cirúrgicas diferenciadas na mesma área. “Isso tem sido revelador de como a gente pode fazer mais e melhor para quem mais precisa”.

Por Edmuno Filho, Coordenador de Rádio da Agecom e Colaborador do Blog XiqueSampa.

FONTE: XIQUESAMPA .
FOTO: MANU DIAS (AGECOM) .

IRECÊ TERÁ CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA .

Início das obras está previsto para abril deste ano, com financiamento do Governo Federal e contrapartida do Governo da Bahia e Prefeitura .

Com a proposta de desafogar as carceragens das delegacias da região, será construído em Irecê o Centro de Detenção Provisória (CDP), com financiamento do Governo Federal e contrapartida do Governo da Bahia e Prefeitura. As obras devem começar em abril deste ano com prazo para término de oito meses. Técnicos da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização estiveram no município e informaram que a unidade terá capacidade para 286 presos. Mas a Prefeitura está em articulação para conseguir mudar o número de vagas para 400, visto que a demanda poderá ser grande. O CDP será construído em uma área de 10 hectares, localizada a 10Km da cidade. A estrutura inclui celas individuais e coletivas, sistema de segurança moderno, além de realização de atividades socioeducativas para reintegração social dos detentos. 

FONTE: IREPORTER .
FOTO ILUSTRATIVA .

15/01/2012

MISSA DOS BAIANOS COM BISPO DOM LUIZ CÁPPIO ATRAÍ MILHARES DE PESSOAS.



 

 

 
 Bispo D. Luiz Cáppio Celebra Missa para Milhares de Baianos que contou com vários Xiquexiquenses e a presença do Prefeito de Barra BA .

O Clima não tava muito bom pois estava nublado com chuvas oscilando, mas mesmo assim milhares de pessoas compareceram a tradicional missa dos Baianos realizada neste domingo às 15:00 hs na Igreja de São Judas no bairro do mesmo nome, zona Sul de São Paulo. A celebração é realizada sempre no 3° domingo de Janeiro. Este ano muitos Xiquexiquenses, Barrenses, Gentioourenses, Ireceenses, Ipupiarenses, Morparaenses, Calmonenses, Brotenses e Itaguaçuenses foram a maioria dos Baianos presentes a celebração comandada pelo Bispo Dom Luiz Cáppio que contou tambem com as presenças do Padre Paulo de Gentio do Ouro e do Prefeito da cidade de Barra BA .

FONTE : XIQUESAMPA .
FOTOS: DÚ & ROSY .