31/03/2012

JAQUES WAGNER FALA DE OBRAS DE COMBATE À SECA E CELEBRA PROGAMA DE RÁDIO DE NÚMERO 200 .

ESPECIAL: Programa de Rádio Conversa com Governador do dia 27/03/2012. O Canal de diálogo semanal com a comunidade baiana - chega ao número 200 e é destacado pelo governador Jaques Wagner .

Na mesma edição, Wagner agradece o apoio das emissoras e dos profissionais que retransmitem o programa. A comemoração foi terça-feira (26/03/2012), no Hotel Fiesta, em Salvador, quando foi homenageado o Radialista Manoel Canário. O evento teve a participação de 250 jornalistas, especialmente da área do Rádio, da capital e interior do estado. Wagner diz que lembra do primeiro programa gravado em outubro de 2007, na sede do Irdeb, “e agora a gente faz essa gravação diretamente do gabinete do governador. Tenho certeza de que nós, em 200 edições, passamos boas informações”. No programa, o governador destacou ainda as medidas emergênciais do Estado para o enfrentamento aos efeitos da seca no interior da Bahia e parabeniza a cidade de Salvador  .

Convênios: Jaques Wagner comenta sobre os efeitos da longa estiagem no semiárido baiano e cita o apoio do governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, inclusive a assinatura de convênios com o ministro Fernando Bezerra destinando quase R$ 220 milhões para reforçar os projetos contra a seca na região. Ele enfatiza que a estiagem vem se configurando como a mais dura dos últimos 40 anos e tem causado problemas muitos graves. “É preciso esclarecer à população que a seca não é só deste ano e se prorroga por três anos consecutivos”, afirma Wagner, acrescentando que nos últimos anos o governo estadual vem enfrentado o problema com medidas importantes como a construção da Adutora do Algodão, para levar água do Rio São Francisco para a região de Guanambi, e da Adutora do São Francisco, saindo do município de Xique-Xique para Irecê. “Estamos tratando também a Adutora de Pedras Altas, de Ponto Novo, para ampliar o abastecimento mais seguro a diversos municípios, beneficiando várias regiões, inclusive a agricultura familiar, que ainda perdeu plantações devido à seca” .

Obras estruturantes: O governador informa também que está pagando R$ 40 milhões a 67 mil famílias que tiveram a produção frustrada nas duas safras anteriores. Ele diz que o governo não tem descuidado do problema das obras estruturantes como a construção das grandes adutoras. Explica que o ministro Fernando Bezerra garantiu ter empenhado o dinheiro para as obras de construção da barragem do Rio Pardo, “que vai perenizar e tranquilizar o abastecimento de água em Vitória da Conquista”.

Aniversário: Os 463 anos de Salvador também merecem atenção especial de Jaques Wagner. “Meus parabéns verdadeiros para a cidade, nossa querida capital, a primeira do Brasil, e hoje a terceira maior do país, com quase três milhões de habitantes”.Ele afirma que nos últimos cinco anos, não somente no aniversário, o governo do Estado tem dado alguns presentes para Salvador - cidade que merece muito mais - e cita algumas obras como o Hospital do Subúrbio, a saída do Aeroporto, o Estádio de Pituaçu e, em construção, a Arena Fonte Nova. “Podem estar certos que, além de tudo isso que eu citei, estamos preparando mais presentes para essa bela capital”  .

FONTE: ASCOM BA .
FOTO : MANÚ DIAS .

GENTIO DO OURO REÚNE PINTURAS DIVERSIFICADAS ASSOCIADAS À TRADIÇÃO GEOMÉTRICA .

Gentio do Ouro reúne pinturas diversificadas, a região, que já foi repleta de minas de ouro, hoje é explorada por mineradores de cristais .

A Cidade de Gentio do Ouro tem pouco mais de 12 mil habitantes. Depois de seguir pela Estrada do Feijão, até Xique-Xique, é só pegar a BA-160 em direção à cidade. A região, que já foi repleta de minas de ouro, hoje é explorada por mineradores de cristais. Entre as serras e cânions do município, pinturas associadas à Tradição Geométrica chamam a atenção por sua diversidade de cores e pelos longos paredões que estão cobertos com as figuras. Um bom exemplo das pinturas nos paredões de Gentio do Ouro é o sítio de Poções. Na região, as pinturas com traços, ziguezagues e marcações de calendários estendem-se por cerca de 200 a 300 metros entre os cânions. Pinturas de figuras humanas e animais felinos misturam-se a desenhos de cruzes, semelhantes às da Ordem de Cristo, que indica a conservação da prática da pintura por parte dos grupos indígenas que foram colonizados e convertidos ao catolicismo, durante a exploração portuguesa. Ainda em Gentio do Ouro, o Sítio do Caldeirão, no povoado de Água Doce, reúne pinturas feitas em paredões de áreas descobertas, com pequenos desenhos geométricos, representações de calendários, animais e algumas figuras humanas .

As pinturas do Caldeirão são caracterizadas por serem compostas de várias cores, predominando o vermelho, o amarelo e o branco. No Sítio da Cachoeira do Encantado, imagens geométricas, bastonetes, grades, pentes, animais, lanças e cestas são encontrados separados, em ilustrações que datam de cerca de 2.700 anos até 12 mil anos. No local, uma das paredes pintadas sofreu alterações por conta do vandalismo de alguns visitantes e chama a atenção para a necessidade de preservação dos sítios .

FONTE: XIQUESAMPA .

TURÍSMO: CHAPADA DIAMANTINA É INDICADA COMO UMA DAS 20 MARAVILHAS DO MUNDO .


A Chapada Diamantina, na Bahia, foi indicada pelo Portal Terra como uma das 20 grandes maravilhas da natureza em todo o mundo.

A galeria, que compõe a página Vida e Estilo, elenca, além da Chapada, outras quatro localidades brasileiras: Fernando de Noronha (PE); Lençóis Maranhenses (MA); Cataratas do Iguaçu (entre Brasil e Argentina); e o Monte Roraima, localizado entre Brasil e Venezuela. Entre os mais bonitos ambientes naturais do mundo, o portal também cita o Monte Fuji (Japão), os Lagos de Plitvice (Croácia) e as Torres el Paine (Chile). O Parque Nacional da Chapada Diamantina, localizado no coração da Bahia, foi destacado pelo Terra como "um excelente destino turístico para praticar trekking em meio a visuais impressionantes e para praticar esportes radicais como rafting e rapel". Além das belezas, que encantam visitantes vindos de todos os cantos do mundo, a exemplo da Cachoeira da Fumada, Poço Azul e Gruta da Pratinha, a Chapada Diamantina também reserva uma cultura peculiar e uma rica história, com destaque para o ciclo diamantífero que transformou a região nem um verdadeiro garimpo a céu aberto.

Voo deixa região a 55 minutos de Salvador: A região da Chapada Diamantina engloba 40 municípios turísticos, a uma distância de mais de 400 quilômetros, que podem ser percorridos de carro ou de ônibus. Para ter acesso facilitado, o turista pode partir de Salvador em um dos voos oferecidos pela Trip Linhas Aéreas, com saídas da capital baiana às quintas-feiras. O trecho de volta sempre é oferecido aos domingos. O tempo de voo entre os aeroportos de Salvador e de Lençóis é de aproximadamente 55 minutos. Os amantes da natureza encontram na Chapada Diamantina opções de lazer durante todo o ano. Do verão ao inverno, os visitantes podem fazer desde programas leves - pequenas trilhas como a do Projeto Sempre Viva, no município de Mucugê, e visitas às vilas como a do Vale do Capão, no município de Palmeiras, e Igatu, em Andaraí - até atividades mais radicais, mais as trilhas da Cachoeira da Fumaça e do Vale do Pati, em que é preciso acampar e dormir em meio à natureza.

A temperatura na Chapada Diamantina é quase sempre alta durante o dia e aconselha-se que o visitante use roupas leves e claras. Já à noite, o friozinho faz com que todos se agasalhem. Durante o inverno, quando a temperatura cai bastante durante a noite, alguns hotéis e restaurantes servem fondue, acompanhado por bons vinhos, para quebrar o frio. A temperatura média durante a noite é de 15 a 18 graus. Para quem gosta de música, boas pedidas são os festivais de Lençóis e de Jazz do Capão (Palmeiras). Durante os dias de festa, os visitantes costumam aproveitar para curtir as atrações ecoturísticas, mas a noite é de muito agito ao som de músicos brasileiros e estrangeiros. Já passaram pelos festivais nomes como Lenine, Sandra de Sá, Gilberto Gil, Naná Vasconcelos e a Orkestra Rumpilezz .

FONTE: ASCOM BA .

30/03/2012

IRECÊ: PREFEITO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO E URBANIZAÇÃO DO GINÁSIO DE ESPORTES .

O prefeito José das Virgnes assinou a ordem de serviço para o início das obras de urbanização do entorno do Ginásio de Esportes João Durval Carneiro .

O ato aconteceu na noite da última sexta-feira, 23, com a presença do deputado estadual Joacy Dourado e do o Diretor Geral da Sudesb – Superintendência de Desportos da Bahia - Raimundo Nonato Tavares (Bobô), do secretário de Esportes, Pascoal Martis, demais secretários municipais, vereadores e populares. O projeto contempla a construção de uma quadra de futebol de areia, campo de futebol society, pista para caminhada, equipamentos para ginástica, vestiários e banheiros que irão servir a piscina semi-olímpica, já construída .

A previsão é de que em quatro meses a obra esteja concluída, beneficiando diretamente as comunidades dos bairros Ginásio de Esportes, Silva Pereira e adjacências. Em seu discurso, o prefeito Zé das Virgens ressaltou a importância da obra que vem para fortalecer os espaços de esporte e lazer na cidade. O prefeito também fez questão de destacar a parceria e a sensibilidade do Governo do Estado para a concretização deste projeto. O superintendente da Sudesb, Bobô, elogiou a atuação da prefeitura na política esportiva no município, definindo-a como “um exemplo a ser seguido pelos demais municípios, que devem tratar o esporte como instrumento de inclusão social”. Bobô colocou a Sudesb a disposição dos projetos que visem o fortalecimento do esporte em Irecê.


FOTOS: WALDSON ALVES .
FONTE: ASCOM-ANDRÉ LUIZ .

BARRA CONQUISTA VICE-CAMPEONATO NA II TAÇA ANGICAL DE KARATÊ .

A academia de Barra conquistou o vice campeonato com 17 medalhas no total, sendo 9 de ouro, 6 de prata e 2 de bronze .

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Barra, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a Academia Gaviões de Karatê-Do participou da II Taça Angical de Karatê. A competição foi realizada no dia 18 de março, na cidade de Angical, e contou com a participação de 12 academias de todo o Oeste Baiano. A academia de Barra conquistou o vice campeonato com 17 medalhas no total, sendo 9 de ouro, 6 de prata e 2 de bronze. Incentivando o esporte na Barra, estamos contribuíndo com o desenvolvimento de nossa juventude .

FONTE: ASCOM PM BARRA BA .

TONI GARRIDO E BANDA CIDADE NEGRA , EM TOUR 25 ANOS, DIA 27 DE ABRIL EM JUAZEIRO DA BAHIA.

SUCESSO PROMOÇÕES LANÇA MAIS UM SHOW NACIONAL: TONI GARRIDO E BANDA CIDADE NEGRA , EM TOUR 25 ANOS, DIA 27 DE ABRIL NO COUNTRY CLUBE EM JUAZEIRO DA BAHIA .

Valeu apena esperar, todos estavam ansiosos e aguardando o anúncio de mais uma grande produção nacional da Sucesso Promoções. Cidade Negra, banda de Reggae reconhecida nacionalmente, com influências do soul e pop rock, na estrada desde 1986, surgiu na Baixada Fluminense no Rio de Janeiro, traz letras fortes e uma musicalidade ímpar, sendo a mais respeitada no seu estilo, com uma discografia invejável e músicas inesquecíveis como: a sombra da maldade, firmamento, onde você mora, pensamento, querem meu sangue, o erê, girassol e muitos outros sucessos que marcaram gerações. Em meados de novembro de 2010, Toni Garrido se reencontrou com Lazão (Baterista) e Bino Farias (Baixo), conversaram e a reaproximação foi bem espontânea, pois todos estavam com saudade daquela energia boa .

O Cidade Negra está finalizando o álbum de inéditas, sempre com músicas positivas, que falam de amor e também com um toque de consciência política e social, característica da banda. Você já pode curtir em todas as rádios do Brasil a nova música de trabalho: só pra detonar. Em 2012, faremos uma grande turnê nas principais capitais, comemorando os 25 anos de carreira, com um cenário novo e show moderno, com tecnologia de som e iluminação de alto gabarito, e o melhor, no repertório músicas inéditas e como não podem faltar as velhinhas, que marcaram a nossa trajetória , atendendo aos inúmeros pedidos de fãs em todo Brasil. Dia 27 de abril estaremos fazendo o lançamento do show tour 25 anos, na cidade de Juazeiro/Ba, vamos sacudir o Country Clube, fazendo um show temático com a produção especial da Sucesso Promoções. Os ingressos serão limitados, com dois setores: Pista e Área Vip Skol Beats. Então marque na sua agenda, dia 27 de abril tem Toni Garrido e Banda Cidade Negra, num show histórico. Mais um evento com a marca registrada dos grandes shows nacionais: Sucesso Promoções !

FONTE: PANFLETO VIRTUAL .

29/03/2012

CIDADES BAIANAS EM "SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA" POR CAUSA DA SECA .







Prefeitura Caitité na Bahia Cancelou a Micareta por causa da Seca .

A prefeitura da cidade de Caetité, localizada na região sudoeste da Bahia, cancelou a micareta do município por causa da seca. Em nota, a prefeitura informa que a cidade encontra-se em estado de emergência devido a escassez de água. "Diante dessa situação, fomos forçados a suspender a Micaetité; a sua realização seria uma incoerência, diante do atual quadro do município, onde o racionamento já vem criando grandes dificuldades no cotidiano das residências, escolas, creches, hotéis, restauramtes, indústrias, etc", diz o comunicado. A micareta seria realizada de 27 a 29 de abril . 

Na Bahia 158 cidades vive em "situação de emergência", entre elas Caetité, em decorrência da longa seca, conforme decreto publicado pelo governo na sexta-feira (23), no Diário Oficial do Estado. A quantidade é resultado de catalogação feita pela Coordenação de Defesa Civil (Cordec), que indica a ocorrência de "fatores anormais e adversos" nos últimos meses em todas as cidades relacionadas. O estado tem 417 municípios. De acordo com o decreto, a escassez pluviométrica implica em "graves prejuízos" à atividades como agricultura e pecuária e "danos à subsistência e à saúde da população", o que pode gerar "profunda gravidade socioeconômica". Ações de minimização de danos serão adotadas nos próximos 90 dias nas cidades afetadas. Confira a relação de algumas cidades em situação de emergência na Bahia: América Dourada, Barra, Barra do Mendes, Central, Irecê, Lapão, Canarana, Brotas de Macaúbas, Buritirama, ibipeba, Jussara, Ibititá, Ibotirama, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Morpará, Pilão Arcado, Presidente Dutra, Remanso e Uibaí .

FONTE: G1 .

27/03/2012

EX-INTEGRANTE DA LEGIÃO URBANA, RENATO ROCHA MORA NAS RUAS .


Renato Rocha, baixista da banda Legião Urbana entre 1984 e 1989, está vivendo como morador de rua no Rio de Janeiro há cinco anos, mostrou uma reportagem do "Domingo Espetacular" exibida nesse domingo (25), na Record. O músico, que participou dos três primeiros discos da banda, foi encontrado pela equipe de reportagem sentado em frente a uma agência bancária. Ele conta que possuía uma residência fixa na cidade, mas foi perdendo dinheiro, uma vez que a renda provinda de direitos autorais não eram o suficiente. Ele, em seguida, foi morar em um hotel e, finalmente, foi parar nas ruas .

O pai do músico, o advogado e sargento aposentado Sebastião Rocha, que mora em Brasília, afirma que não vê o filho há mais de 10 anos. Ele conta que Renato mudou-se da capital brasileira para o Rio de Janeiro nos anos 90, após ser expulso da Legião. Ele acredita que, após se separar da mulher, o filho entrou em depressão e virou um dependente de drogas. "Ele ficou desgostoso da vida, mesmo dentro da própria família", disse Sebastião. “A gente sempre procurou aconselhar. Ele não é brigado com nenhum dos irmãos e nem comigo também”, acrescentou. O pai do músico acredita que as drogas foram responsáveis por levar Renato às ruas. Ele planeja, agora, encontrar o filho no Rio, para comprar um imóvel para ele .

FONTE: YAHOO BRASIL.

24/03/2012

ALUNA DO PROJETO JUDÔ CRAS 1- BAIRRO GUAXINIM CONQUISTA TÍTULO .

Esta foi a primeira competição de Judô de diversos alunos que praticam Judô no CRAS 1 .

Sobe a supervisão do professor Osmar (Masinho). Elisia dos Santos, aluna do Projeto de Judô do CRAS 1, bairro Guaxinim, conquistou os títulos de campeã da I Etapa do Circuito Baiano de Judô e da Seletiva para o Campeonato Brasileiro Regional III,que acontecerá entre os dias 20 e 21 de abril em Guarapari-ES. Esta foi a primeira competição de Judô de diversos alunos que praticam Judô no CRAS 1 - bairro Guaxinim, sobe a supervisão do professor Osmar (Masinho). Além de Elisia, participaram do evento os judocas Iara (vice-campeã), Mayara (vice-campeã), Roberto (3º lugar), Ricardo (não competiu), Deivid (6º lugar) e João Pedro (5º lugar). Participaram também os alunos Darley (5º lugar - CRAS II) Edvaldo (desclassificado), Diogo (5º lugar) e Edvânia(7º lugar), todos alunos do Professor Djemes no CRAS II - Bairro BNH Novo .

O próximo evento dos judocas será a II Etapa do Circuito Baiano e os Campeonato Baiano Sub-15 e Sub-17, todos na cidade de Salvador. Todos os judocas tiveram suas despesas de inscrição e filiação junto à Federação Baiana de Judô realizadas pela Prefeitura de Xique-Xique, além das despesas de viagem. Os alunos do Projeto de Judo recebem kimonos, faixas e participam de eventos oficiais com todas as despesas pagas pela Prefeitura de Xique-Xique .

FONTE: AJUXX .

BEM VINDA TECAH BORGES, NOSSA MAIS NOVA SEGUIDORA .

O Blog XiqueSampa da boas vindas a nossa mais nova seguidora! Bem vinda Tecah Borges, muito obrigado por nos seguir. Nos adicione tambem no Orkut (Perfil II, pois o perfil I esta Lotado) Pelo E-mail: blogxiquesampa@msn.com ou no Facebook pelo E-mail: adrianoepathy@yahoo.com.br , breve lançamento do Twitter do Blog XiqueSampa. Faça o Login você tambem e nos siga aqui .

Grato, Adriano Britto .

23/03/2012

SENADOR JOÃO DURVAL PEDE MAIS ATENÇÃO DO GOVERNO À ENERGIA SOLAR E FALA DE XIQUE-XIQUE .

O senador João Durval (PDT-BA) citou projeto de implantação de usina solar no município baiano de Xique-Xique, pelo grupo italiano Enel Green Power, e a experiência pioneira do grupo EBX no município cearense de Tauá, em funcionamento desde o final de 2011 .

Em discurso nesta quarta-feira (21), o senador João Durval (PDT-BA) alertou para a necessidade de o governo ampliar a utilização do potencial brasileiro de energia solar. O senador apresentou estudo do Instituto de Termodinâmica do Centro Aeroespacial da Alemanha, de 2006, que concluiu pela necessidade de garantir até 2050 uma participação de 80% na matriz energética para as fontes renováveis, com destaque para as fontes solar, eólica e hídrica. – Agora que fazemos parte do grupo de países emergentes e com novos patamares de crescimento econômico, precisamos aumentar rapidamente a geração de energia e investir com vigor na pesquisa, no financiamento e na produção de energias alternativas, atualizando a nossa matriz energética, para não corrermos o risco de racionamento e de estrangulamento do setor produtivo – sugeriu Durval, ressaltando que o Brasil se tornou recentemente a sexta economia do mundo .

O senador ressaltou que, nesse aspecto, o Brasil apresenta grandes vantagens em comparação com a maioria dos países desenvolvidos ou emergentes. No caso específico da energia solar, o país tem a maior área territorial dos trópicos, recebendo grande quantidade de irradiação solar, lembrou. Citando o pesquisador Ricardo Rüther, da Universidade Federal de Santa Catarina, Durval disse que Florianópolis, “o lugar menos ensolarado do Brasil”, recebe 40% mais energia solar do que o lugar mais ensolarado da Alemanha. – Imaginem o restante do país. O nordeste brasileiro, com uma grande área semiárida, clima quente, baixíssimo índice pluviométrico, pouca incidência de nuvens e elevada incidência de radiação solar, é uma região com características plenamente favoráveis à implantação de usinas de geração solar – observou .

O senador citou projeto de implantação de usina solar no município baiano de Xique-Xique, pelo grupo italiano Enel Green Power, e a experiência pioneira do grupo EBX no município cearense de Tauá, em funcionamento desde o final de 2011. João Durval também mencionou acordos fechados pela empresa brasileira Braxenergy para implantar usinas geradoras de energia termo-solar na África do Sul e no Peru. – A energia elétrica derivada da fonte solar é a maior garantia de um abastecimento perene no futuro; é também a garantia para o tão almejado crescimento sustentável de nossa economia. Especialmente no nordeste brasileiro representa oportunidade única, onde se unirá tanto as condições técnicas ideais para esse tipo de energia como a oportunidade de desenvolver social e economicamente uma área carente de oportunidades que é o sertão do país – disse .

FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO .

22/03/2012

AUMENTA O NÚMERO DE QUEIXAS SOBRE QUALIDADE DA ÁGUA EM XIQUE-XIQUE .

“A qualidade da água do nosso município é ótima, nessa época de calor o corpo da gente fica mais suscetível a esses problemas”, se defende o atual diretor administrativo, Everaldo Nilo .

Pelo menos 15 pessoas deram entrada nos dois Hospitais do Município na primeira semana do mês, e todos com os mesmos sintomas. No início do mês de março a demanda por atendimento médico nos dois Hospitais do município de Xique-Xique teve um aumento considerável. Reclamando de dores de cabeça, ânsia de vômito, diarreia e febre os pacientes queixavam-se da água distribuída pelo Serviço Autônomo de água e Esgoto – SAAE. Alvo de críticas nos últimos meses, a direção do SAAE afirma que a qualidade da água distribuída para a população é confiável, pois está recebendo os tratamentos devidos. “A qualidade da água do nosso município é ótima, nessa época de calor o corpo da gente fica mais suscetível a esses problemas”, se defende o atual diretor administrativo, Everaldo Nilo. “A qualidade da água do nosso município é ótima, nessa época de calor o corpo da gente fica mais suscetível a esses problemas” .

Buscando um trabalho imparcial, o Pagina Revista ouviu as queixas dos enfermos e opiniões de dois médicos. Na opinião da maioria dos enfermos a causa estava na água. “A água está chegando às nossas casas com uma cor alaranjada, como se estivesse sem tratamento nenhum”, disse Maria. Outra entrevistada é categórica, e afirma: “Estamos doentes devido à água que está chegando às casas, vem muito barrenta e está contaminando as pessoas”, desabafa Adriana. Questionado sobre a cor barrenta da água, Everaldo Nilo diz que “nesses últimos dias a ‘turbidez’ da água do rio São Francisco está muito alta, e isso – *a cor da água nas residências - acontece também, porque a água não está tendo tempo de decantar, pois nessa época de calor o consumo de água aumenta. Mas está havendo tratamento da água, sim”, justifica o diretor .

Desconfiança de população aquece mercado de água mineral: Temendo pela saúde muitas famílias que antes não tinham o hábito de comprar água mineral foram obrigadas a economizar a fim de adquirir água de procedência confiável. Em pesquisa realizada no comércio local ficou constatado um aumento nas vendas de água mineral de 149,16% entre os dias dois e oito de março. “Difícil afirmar a porcentagem exata, mas só para se ter uma ideia, não temos água nesse momento, nossos clientes estão sem água. Muita gente que não tinha o hábito de comprar, agora está comprando”, disse um comerciante. Confira a opinião dos profissionais da Saúde:

“Esses pacientes alegavam que o problema era da água; em minha residência ingerimos água mineral, mas tomamos banho, escovamos os dentes com a água pública. Portanto, também estamos expostos aos problemas da água fornecida pelo SAAE”, disse Dr. Ricardo Magalhães .

Mas afinal, o que dizem os médicos sobre os sintomas apresentados em vários pacientes no inicio do mês? Segundo Dr. Ricardo Magalhães, que atende no Hospital Senhor do Bonfim, muita gente foi internada com diarreia, febre, dor de cabeça, ânsia de vômito etc. “Esses pacientes alegavam que o problema era da água; em minha residência ingerimos água mineral, mas tomamos banho, escovamos os dentes com a água pública. Portanto, também estamos expostos aos problemas da água fornecida pelo SAAE”, disse o médico justificando a internação de seu filho, com os mesmos sintomas apresentados pela maioria dos pacientes do Senhor do Bonfim. Segundo o Dr. Ricardo, não se pode afirmar que a causa dos sintomas apresentados pelos enfermos esteja na água que abastece Xique-Xique. Na opinião do médico, “para que possamos afirmar se o problema está realmente na água, ou não, seria preciso realizar exame clínico da mesma”. "...para saber se o problema é da água, é preciso um exame próprio, uma análise da água” .
Dr. Renan Braga disse que para saber se o problema é da água, é preciso um exame próprio, uma análise da água .

Em conversa com a reportagem do Pagina Revista, o diretor do Hospital Julieta Viana, dr. Renan Braga alegou que estava viajando e que por esse motivo não estava inteirado dos fatos, mas confirmou a internação de algumas pessoas se queixando de ânsia de vômito, dor de cabeça, diarreia etc. “Tem um ou dois pacientes com esses sintomas, e outros que você citou, mas sabemos que nessa época o calor aumenta, e pode causar sintomas assim; para saber se o problema é da água, é preciso um exame próprio, uma análise da água” .

*Da redação do Pagina Revista .
*Texto e Fotos: Tâmara Santos – Colaboradora do Pagina Revista .

FONTE: PAGINA REVISTA .

O QUE ACONTECE COM A FM XIQUE-XIQUE? A SUA CONEXÃO TA UM FUÁ .

Com mais de 5 meses com problemas em sua conexão com a internet, a Fm Xique-Xique já contabiliza seu 4° problema, pelo menos desde de quando acompanhamos .

Em Outubro de 2009, a Rádio ficou impossibilitada de ouvir pela internet, o problema foi solucionado em 19 de junho de 2010, foram mais de 8 meses sem conexão e agônia, muitos conterrâneos sentiam e sentem a falta da trânsmissão da Rádio e acesso ao site da emissora, de ouvirem os progamas, alem do mais é um grande canal de aproximação de conterrâneos de outras Cidades, Estados e Paises com Xique-Xique. Temos tambem a Rádio Cactus Fm que é dificil haver problema na conexão virtual, mais especificamente a Fm Xique-Xique que está a mais tempo no ar e pelo grande público que a mesma atinge e agora a Rádio Cactus tambem, mas acho que a direção (Alô minha amiga Gorete) vamos reestabelecer ai a conexão virtual da Rádio, por favor. Recemos vários E-mails de leitores e alguns comentários aqui no nosso Blog, confira: 

**Olá, sou Leidiana, moro em São Paulo, uma pena não ouvir a Fm Xique-Xique!! Mando beijos pra todos da terrinha.

**Oi gente não estou conseguindo visualizar o site da Rádio, o que está acontecendo? Grata, Geliane .

** Como e bom ouvir novamente essa Rádio, mas por que a conexão da com problemas? Meu nome e Daiane, sou Xiquexiquense mais moro em São Paulo!! Bjos, Daiane Michele.

**Olá pessoal sou Lucimara, sou Paulista mas meu amor é de Xique-Xique, conheci a cidade gostei, estou indo morar ai. Pessoal não estou conseguindo conexão com a Rádio Fm Xique-Xique, o que está acontecendo?

** Aqui quem escreve é Watson e Elenilde, e gostaria de mandar um abraço para Adailton, Daitinho, Nildinha de Itabera de Baixo, por favor ler esse recado no ar .

** Olá  Jorge meu nome Jennifer Cristina Meira, sou filha do Claudio de Meira, Neta da Lindaura Meira, ela até ja morou em sua casa. Com tempo mudamos, viajamos e perdemos o contato. Eu ate conversava com minha tia quando era pequena sobre vocês. Venho aqui escrever este E-mail pedindo que o senhor me ajude a poder ter contado com meu avô Zeca de Barreto de Queiros se tiver algum E-mail ou telefone para gente poder entrar em contato fico grata. Ou se não, favor passa nosso telefone pra ele e peça para ele entrar em contato conosco pois queremos muito encontra-lo, me ajude gente. Obrigada, Ass. Jenifer Meira. meu Telefone: 011 2485-4079 ou 011 6976-6410, e-mail: cristinabensabatmeira@gmail.com .

**Caro Adriano, meu nome é João moro em Embu-Guaçu-SP, peço encarecidamente sua ajuda para encontrar a familia de um Senhor de Xique-Xique, pois o mesmo se perdeu da sua familia a mais de 20 anos, o mesmo não tem nem mesmo um documento, gostaria muito de conseguir seus documentos de novo para aposenta-lo, seu nome é Manoel Pereira da Silva, filho de Geralda Pereira da Silva, a familia dele é da região da Pedra Vermelha e Saco dos Bois, pelo menos é o que ele lêmbra. O mesmo tem aproximadamente 65 anos, meu tel é 11 4661-6253, email: geovaholanda@hotmail.com , muito obrigado e que Deus lhe ilumine .

**LÍDICE SANTOS Meu povo, não se esqueção que nem só a Fm Xique-Xique é escutada na net...temos uma Rádio Comunitária pra lá de Efeciente, sem Proseselitísmo e amores, lá tem tudo que vocês precisam, como informação, notícias em tempo real, músicas de qualidade e compromisso com a informação ! Sabe aonde você acha tudo isso? Rádio Cactus Fm, uma onda de Paz .

Entramos em contato com alguns responsáveis da Emissora, e o que foi nos informado é que o defeito é no seu provedor. Técnicos já foram acionados, agora é esperar para ver se o problema desapareçe de uma vês por todas. Ouça as Rádios de Xique-Xique na net, é só clicar http://www.fmxiquexique.com.br/ e http://www.cactusfm.com.br/ e deixe seu recado a amigos e familiares em nossa cidade. Sentimos falta das Rádios Xiquexiquenses na net, fica aqui o espaço aberto para seus responsáveis responderem essa questão, fiquem à vontade .

FONTE : XIQUESAMPA .

21/03/2012

MÍDIA NACIONAL: "REVISTA DINHEIRO RURAL" TRAZ MATÉRIA SOBRE PROJETO PIONEIRO EM XIQUE-XIQUE .

Ao todo, foram investidos R$ 4 milhões na construção da primeira etapa, na compra da fazenda em Xique-Xique, que fica a 587 km de Salvador, e na aquisição de matrizes .

O caderno de Agronegócios da Revista Dinheiro Rural, na sua edição 87, de janeiro de 2012, traz em matéria de capa intitulada “De Olho no Mercado Gourmet” reportagem sobre um projeto de R$ 100 milhões, que começa a ser desenvolvido em Xique-Xique para produção de “Cordeiros com grife”, animais de alta qualidade, cuja carne deverá suprir a crescente demanda do mercado gourmet do sul do país. A reportagem é assinada por Alécia Pontes, e foi realizada em Sarapuí, a 150 km da capital de São Paulo. Um dos trechos da matéria diz: “O primeiro módulo para a criação está sendo construído com infraestrutura, principalmente de irrigação, para receber, daqui a sete anos, 100 mil ovinos, dez vezes o plantel atual. Ao todo, foram investidos R$ 4 milhões na construção da primeira etapa, na compra da fazenda em Xique-Xique, que fica a 587 km de Salvador, e na aquisição de matrizes. Até a conclusão das obras dessa primeira fase, prevista ainda para o início deste ano, o desembolso deve chegar a R$ 10 milhões .

Nos próximos meses, quando finalmente os animais desfrutarão da tão esperada lua de mel, eles serão distribuídos em 70 cabeças por hectare. Segundo Manoel Carlos Gonçalves Neto, veterinário e administrador da RHO Agropecuária, a empresa rural de Osta, a alimentação dos ovinos, na Bahia, será feita em sistema de pasto rotacionado, com engorda em semiconfinamento. Trata-se de um sistema semelhante ao empregado com bovinos, à base de gramínea tífton. Até o fim de 2012, a fazenda de Xique-Xique vai fornecer 250 ovinos ao recém-inaugurado frigorífico Frijoa, do pecuarista baiano Jaime Oliveira do Amor, na vizinha Muquém do São Francisco. Mais otimista, o dono do Frijoa aposta numa produção bem mais robusta. Para ele, a The Royal Sheep Farm of Xique-Xique deve fornecer pelo menos 1,5 mil animais por semana. Equivalente a 18 toneladas de carne, o volume representa um faturamento semanal de R$ 2 milhões, ou R$ 8 milhões por mês.” A matéria completa pode ser acessada através do link:http:www.terra.com.br/revistadinheirorural/edicoes/87/artigo245016-1.htm 

FONTE: ASCOM PM XIQUE-XIQUE BA .      

WAGNER ANUNCIA E ENTREGA TRECHOS DE RODOVIAS NO INTERIOR DA BAHIA .

As obras de melhoramento das rodovias baianas, que têm beneficiado a população de diversas regiões do Estado, voltam a ser destacadas pelo governador Jaques Wagner no programa de rádio desta terça-feira (20) Conversa com o Governador. “Será uma semana como todas as outras, de muita visita ao interior, muita entrega de obras e anúncio de novos projetos em toda a Bahia”. Durante o programa, o governador informa sobre a entrega, no decorrer desta semana, de trechos recuperados em vários municípios do interior e fala também sobre o lançamento, na Bahia, de mais um modelo de carro da JAC Motors e ainda do concerto da Orquestra Sinfônica Juvenil, no Teatro Castro Alves, que comemorou os cinco anos dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) .


Os compromissos do governador Jaques Wagner, no interior do Estado, começam pelo distrito de Maniçoba, no município de Juazeiro, na quinta-feira (22), onde, às 17h30 entrega aos moradores da região a recuperação asfáltica do acesso da BA-210 à sede da localidade. Ele informa que a obra demandou investimentos da ordem de R$ 2,8 milhões e acrescenta que “vai aliviar muito o trafego na área e beneficiar os agricultores irrigantes no escoamento de sua produção”. Ainda em Juazeiro, às 19h do mesmo dia, Wagner entrega aos moradores da cidade, as obras de urbanização e iluminação da avenida que interliga os bairros de Itaberaba e Tabuleiro, na sede do município, onde foram investidos R$ 617,5 mil. Na sexta-feira (23), às 9h, ele estará no município de Baianópolis para inaugurar a pavimentação com capa selante de um trecho da BA-464, ligando o município ao entroncamento da BR-242, com investimentos de R$ 1,6 milhão. Em seguida, se desloca até o município de Brejolândia, onde às 11h, entrega os melhoramentos no trecho do entroncamento da BA-172, onde foram investidos mais R$ 2 milhões .

A agenda do governador prossegue no sábado (24), às 11 horas, no município de Itambé, onde ele inaugura as obras de pavimentação de um trecho de aproximadamente 52 quilômetros da BA-263, ligando o município a Vitória da Conquista. “São obras de alta qualidade, com a melhor tecnologia e recuperação em CEBUQ”. Nessas obras o governo estadual investiu R$ 29,4 milhões. Depois de Itambé o governador Jaques Wagner e comitiva se deslocarão para Barra do Choça, para entrega, às 13h, das obras do trecho recuperado da rodovia até Barra Nova, com mais investimentos de R$ 6,5 milhões. Em seguida inaugura no município a primeira Unidade Modular Frigorífica, obra da Secretaria da Agricultura, com investimento de R$ 318 mil. Às 15h do próximo sábado (24), em Vitória da Conquista, ele visita a Expo-Conquista 2012, exposição agropecuária organizada pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) .

Jaques Wagner destaca também o lançamento na Bahia do novo modelo do sedã da JAC Motors, o J5, e diz que essa decisão confirma a determinação da empresa de investir na Bahia. Segundo ele, será uma planta com investimento da ordem de R$ 1 bilhão, com capacidade de produzir 100 mil veículos por ano e a geração de 3.500 empregos diretos e mais de 10 mil indiretos. “É desse jeito que a gente continua trabalhando para atrair novas empresas, novos investimentos na área de serviços, do turismo, da indústria e da agropecuária, de tal forma que a gente possa garantir emprego decente para a nossa gente”, afirma. Ele ressalta a importância da vinda da empresa a Bahia, acrescentando que a iniciativa fortalecerá o polo automotivo baiano. Informa, inclusive, que o terreno para implantação da unidade industrial já foi escolhido em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador .

Por Edmundo Filho, Jornalista, Coordenador de Rádio Agecom e Colaborador do Blog XiqueSampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

DURANTE ENCONTRO NA UPB, PREFEITO DE MORPARÁ APRESENTA PROPOSIÇÕES PARA AMENIZAR SECA .

Lelei ressalta o pleito apresentado à Embasa, para realização de estudo de viabilidade de construção de adutora no rio São Francisco para abastecer a zona rural de Morpará .

Tendo em vista o problema causado pela estiagem na Bahia e o grande número de municípios que decretaram situação de emergência, a União dos Prefeitos da Bahia (UPB), reuniu na tarde desta terça-feira (20), gestores de diversas regiões do estado, principalmente os das áreas mais afetadas para discutir sobre o assunto. Além dos prefeitos, estiveram presentes o presidente da UPB, Luiz Caetano, o secretário Estadual de Relações Institucionais, César Lisboa, o presidente da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia, Bento Ribeiro, representantes da Casa Civil da Bahia e outros órgãos estaduais .



O prefeito de Morpará, Sirley Novaes Barreto (Lelei), esteve presente no evento. O seu município decretou situação de emergência por conta da falta de água para consumo humano e animal na zona rural. Entre as proposições do prefeito de Morpará durante a reunião, no sentido de minimizar os problemas causados pela seca, estão a discussão de um plano estratégico para convivência com a seca e a liberação de mais recursos para a universalização de cisternas de capacitação de águas da chuva, assim como campanhas educativas para o uso racional da água pelos moradores e intensificação do programa de revitalização do rio São Francisco e seus afluentes, pelos governos estadual e federal .

Ele destacou também a importância de se priorizar a construção de sistemas simplificados de abastecimento de água a partir de poços artesianos perfurados. Dentre as ações já tomadas pelo Executivo Municipal, Lelei ressalta ainda o pleito apresentado à Empresa Baiana de Abastecimento de Água e Saneamento (Embasa), para realização de estudo de viabilidade de construção de adutora no rio São Francisco para abastecer a zona rural de Morpará. A obra beneficiaria também áreas urbanas e rurais dos municípios de Brotas de Macaúbas, Ipupiara e Gentio do Ouro. Como ação emergencial, a Prefeitura de Morpará está contratando, com recursos próprios, empresa para perfuração de quatro poços artesianos nas áreas mais atingidas pela falta de água, as comunidades de Capim de Raiz, Bandarra, Jatobazinho e Lagoa do Ato. Os recursos estimados para os serviços ficarão na ordem dos 35 mil reais .
 
Por Gervásio Lima, Jornalista, Historiador e Colaborador do Blog XiqueSampa .
 
FONTE: XIQUESAMPA .

19/03/2012

JUDÔ: EM ABRIL ACONTECE O PRIMEIRO MÓDULO PARA EXAME DE GRADUAÇÃO EM XIQUE-XIQUE .

É primeira vez que a Federação Baiana de Judô realizará módulos na micro-região de Irecê .

Com a presença do Delegado da IV Região da Febaju, Osmar M. G. Levy, foi acertado que Xique-Xique irá receber o primeiro dos sete módulos para a graduação de DANS da Federação Baiana de Judô em 2012 .

Vale lembrar que esta será a primeira vez que a Federação Baiana de Judô realizará módulos na micro-região de Irecê. A outra grande noticia é a realização do Exame de Graduação de faixas pretas e DANS superiores em nossa região. Será decidido em breve, através de reunião, qual cidade receberá o Exame de Graduação. Outra grande noticia é a realização do Campeonato Baiano de Judô em Xique-Xique. Temos carta branca para realizar o evento. Estamos negociando qual .

FONTE: AJUXX .
ACESSE: www.ajuxx.com

18/03/2012

FOTOS DAS OBRAS NO "ITAQUERÃO" QUE ESTÃO 30% ADIANTADAS, AFIRMA GILMAR TADEU .





 





400 estacas subterrâneas foram fincadas para dar sustentação as colunas externas .

As obras do Itaquerão, como está sendo chamado o Estádio do Corinthians, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo, estão adiantadas em 30% de seus cronograma. Segundo Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, secretário de Articulação da Copa do Mundo em São Paulo, a primeira coluna de sustentação das arquibancadas deve ser instalada em novembro. "A ideia é avançar mais neste período de estiagem para evitar atrasos futuros que possam vir a ocorrer por conta do período de chuvas, por exemplo”, explicou o secretário especial para a Copa. Já colocadas as primeira coluna de sustentação do estádio. Até o final da tarde de hoje (1º), quatro colunas já haviam sido colocadas .

Desde quando os trabalhos começaram, foram fincadas 400 estacas subterrâneas para dar sustentação as colunas externas. A primeira estaca cravada no terreno foi em 15 de julho. “Na sexta-feira passada as obras foram vistoriadas por um representante da Fifa para estádios que ficou bastante impressionado com a obra e com a infraestrutura da cidade”, comentou Gilmar Tadeu .

Da redação do Vermelho em São Paulo .

FONTE: XIQUESAMPA .

17/03/2012

XIQUEXIQUENSES SIDNY E SÉRGIO MANOEL ESTÃO FORA DO JOGO CONTRA CORINTHIANS E GUARANI .

                   PUNIDO, SIDNY ESTÁ FORA DO JOGO CONTRA O CORINTHIANS :

As  TVs aberta Globo e Bandeirantes vão transmitir o jogo entre Comercial X Corinthians neste domingo às 16:00 hs, no Estádio Palma Travassos em Campinas, para está partida o craque Xiquexiquense Sidny não poderar atuar, o jogador levou seu terceiro cartão amarelo, foi na derrota em casa contra o Ituano. Seu substituto ainda não está definido. Marcelo Ferreira é seu substituto imediato, mas ele ainda não conseguiu se firmar e poderá perder lugar para o volante Jordã, que foi improvisado durante o treinamento desta quinta-feira. A única mudança por ordem técnica e tática realizada pelo Geninho deve ser a entrada do volante Marcelo Labarthe no lugar de Élton .

POR 3° CARTÃO AMARELO SÉRGIO MANOEL NÃO ENFRENTARÁ O GUARANI :

O Mirassol também terá alguns desfalques importantes para o duelo contra o Guarani, neste sábado, às 18h30, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa em Campinas. O zagueiro Matheus Ferraz, o volante Xiquexiquense Sérgio Manoel e o meia Xuxa (foto) estão fora cumprindo suspensão automática. O camisa 10 foi responsável pelos dois gols do time no empate com o São Caetano e vinha sendo o principal jogador do elenco no Paulistão. A princípio, o treinador mirassolense tem uma dúvida e é exatamente no meio campo: entre Wendell e Vitor Dourado. Para o lugar de Matheus Ferraz deverá jogar Igor. No posto de Sérgio Manoel entra Acleisson e Gilsinho substitui Xuxa, principal jogador do Leão na temporada .

FONTE: XIQUESAMPA E FUTEBOL INTERIOR .

16/03/2012

MÉDICOS DO HOSPITAL REGIONAL DE IRECÊ EMITEM CARTA E AMEAÇAM PARAR .

                 Irecê: Médicos do Hospital Regional Emitem Carta e Ameaçam Parar .

O Hospital Regional de Irecê atende, por mês, 300 crianças e possui 20 leitos de UTI. "Fizemos o que não tínhamos condições de fazer por isso vim pedir ajuda", afirma o prefeito sobre a municipalização do hospital. "Não temos dinheiro para arcar com a estrutura. Hoje recebemos do Estado R$ 4 milhões. Vim pedir a Solla a necessidade das Unidades de Pronto Atendimento e Samu". O prefeito de Irecê já está em Salvador onde conversa com o Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, e com o Chefe da Casa Civil do Estado, Rui Costa. A equipe do Bocão News tentou falar por duas vezes com a Secretária Estadual de Saúde sobre a situação do Hospital Regional, mas não obteve resposta. Abaixo, segue a carta na íntegra:

Ao povo, à sociedade civil e aos órgãos competentes: Em busca da dignidade humana e profissional, seguindo preceitos éticos e superando as últimas fronteiras da tolerância, os médicos do hospital Regional de Irecê vêm a público através da imprensa e aos órgãos competentes por meio de comunicados formais, demonstrar sua indignação com as atuais condições de funcionamento do Hospital Regional de Irecê; Diretamente recebemos um contingente populacional muito maior que a capacidade instalada e funcionante desta unidade, sobrecarregando a estrutura e os trabalhadores, e acima de tudo, colocando em risco a vida de toda população dependente de nossa assistência. Por maior que seja a boa vontade, a técnica e a capacidade pessoal da nossa equipe profissional, os limites do “humanamente possível” já foram superados e hoje,os dados não são maiores devido aos esforços extraordinários de todos os nossos funcionários de todas as categorias profissionais que aqui atuam. Enquanto dependíamos apenas de nossos esforços pessoais para superarem as dificuldades que as demandas de saúde da população nos apresentavam, nos redobramos no empenho de qualificação e superação, contudo, a situação atual vai muito além da nossa capacidade técnica, necessita de suporte político administrativo e gestão adequada dos poucos recursos financeiros que ainda nos chegam .

Para o prefeito da cidade, Zé das Virgens (PT), o município está fazendo mais do que pode. "O repasse que recebemos é do Estado, mas a gestão é nossa. Atualmente, atendemos cerca de 60 municípios quando a capacidade é para 21", explica. O prefeito confirma que há a necessidade de mais dinheiro e que "já faltou sim medicamentos e instrumentos que fazem parte do trabalho. Mas nunca paramos de funcionar nestes quatro anos de existência do Regional", disse. Zé das Virgens defende a carta e diz que ela tem um papel importante para o serviço público. "É uma forma transparente de se trasmitir à sociedade a questão da saúde pública", apontou .

FONTE: BOCÃO NEWS .

PROFESSORES DE XIQUE-XIQUE PARALISAM POR REIVINDICAÇÕES .

Professores estão exigindo o Plano de Carreira do Magistério do Município .

Começou nesta terça-feira (14/03/2012) em Xique-Xique, e vai até a sexta-feira, a Paralisação Nacional dos Professores. Esse movimento tem o objetivo de cobrar de governadores e prefeitos o pagamento do Piso Nacional Salarial, aprovado pelo MEC, no valor de R$ 1.451 e o pagamento da hora-atividade do professor (mais conhecido como AC).

No âmbito municipal, os professores estão exigindo o Plano de Carreira do Magistério do município, pois alegam que já entregaram o projeto ao prefeito municipal, a cerca de um ano, e até o momento não receberam resposta para diálogo ou aprovação. Em qualquer momento do evento, não foi notada a presença do coordenador municipal do sindicato dos professores (APLB). Os docentes esperam que até o último dia de paralização tenham algum resultado positivo quanto à reinvindicação.

FONTE: BLOG COLÉGIO MODELO .

GESTORES MUNÍCIPAIS DE XIQUE-XIQUE DÃO BOAS VINDAS AOS NOVOS SERVIDORES DAS CRECHES .

Reinaldinho, Primeira-Dama Marilan Braga e o Secretário de Educação e Cultura, Filemon Nery Nepomoceno boas vindas aos 72 novos funcionários que, substituem os antigos contratados que prestavam serviço nas creches .

Depois de uma jornada pedagógica específica, treinamento e capacitação, os servidores aprovados em concurso, que a partir do dia 13 de março darão expediente nas creches municipais, se reuniram numa confraternização na Creche Municipal, para receberem as boas-vindas do prefeito Reinaldinho, da primeira-dama Marilan Braga e do secretário de Educação e Cultura, Filemon Nery Nepomoceno. Estava lá grande parte dos 72 novos funcionários que, a partir deste ano de 2012, substituem os antigos contratados que prestavam serviço nas creches; diretores e pessoal de apoio da diretoria; e aprovados no concurso que vieram de outras cidades trabalhar em Xique-Xique.

As creches municipais de Xique-Xique, desde a pioneira, cujo nome oficial é Creche Municipal, até as duas outras que receberam o nome de Gildete Viana e Antônio Carlos Magalhães, absorvem para o seu trabalho diário 95 profissionais. Com a realização do Concurso Público houve uma grande renovação nos quadros. Por isso a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, deu uma ênfase especial ao treinamento e capacitação dos profissionais, além da participação de todos no planejamento do Ano Letivo 2012. A primeira-dama, Marilan Braga, idealizadora do projeto das creches municipais, e que tem a seu cargo o acompanhamento de todos os detalhes do dia-a-dia do atendimento, disse para os profissionais que, “antes de tudo, o sentimento do afeto deve permear cada ação, cada contato do servidor, seja com os pequeninos cujas mães demonstram a confiança em deixá-los a nosso cuidado, como em todo tipo de trabalho que seja necessário na sua jornada diária, porque o nosso trabalho aqui é de excelência”, explicou.

O secretário Filemon Nery ressaltou que essa excelência “nos traz uma enorme responsabilidade, para dar continuidade a esse nível de trabalho”. O prefeito Reinaldinho falou sobre a natureza do trabalho a ser desenvolvido, e disse que “os profissionais que estão entrando precisarão ter uma dose de paciência, interesse e muita análise, para sentir se é isso exatamente o que eles procuram, se é uma atividade para a qual se sintam em harmonia consigo mesmos e com os outros para levar adiante um trabalho que é tão minucioso e de tanta responsabilidade” ressalta. O prefeito disse ainda que “afinal de contas, o projeto das creches é de altíssimo nível, e até agora contou com o empenho e a dedicação de tantos que o ajudaram a construir”. Ele saudou a todos, agradeceu o trabalho de quem está saindo, e deu as boas-vindas aos que ingressaram, fazendo questão de se referir àqueles de outras cidades que, ao se decidir em vir para Xique-Xique, também demonstram a confiança que têm não só no projeto, mas nas condições de trabalho que a Prefeitura proporciona.

FONTE: ASCOM PM XIQUE-XIQUE BA .

15/03/2012

SEDES CAPACITA PROFISSIONAIS DOS CREAS DA BACIA DO RIO GRANDE E DO VELHO CHICO.

Na semana que vem, profissionais dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) dos territórios da Bacia do Rio Grande e do Velho Chico estarão em Barreiras para três dias de capacitação. O evento, que vai da quarta (21) à sexta-feira (23), é promovido pela Superintendência de Assistência Social (SAS) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) .

O treinamento vai oferecer suporte técnico, abarcando temas do cotidiano das equipes que prestam serviços em situações como violência doméstica, violência contra o idoso, prática diária, dentre outros. Segundo a superintendente de Assistência Social da Sedes, Ângela Gonçalves, a iniciativa está em sintonia com a busca da consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no que concerne ao papel dos estados na promoção do fortalecimento das ações destes equipamentos. Para o encontro foram convidados cinco profissionais de cada um dos CREAS, dos quais oito equipamentos foram oriundos da expansão de cofinanciamento federal de 2010 .

Por Rita Tavares da Cunha, Ascom/Sedes, Colaboradora do Blog XiqueSampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

JAQUES WAGNER ENTREGA ESTRADAS RECUPERADAS E AUTORIZA OBRAS NA REGIÃO DE IRECÊ .

Obras são entregues em Ibititá e Barra do Mendes pelo Governador Baiano .

A recuperação de estradas em diversas regiões do interior do Estado foi um dos dos destaques do programa de Rádio Conversa de terça-feira com o Governador Jaques Wagner que falou de obras entregues no sábado (10/03/2012) em Ibititá e Barra do Mendes e também da entrega de outros trechos recuperados e da assinatura de ordem de serviço para beneficiamento de mais rodovias em diversos municípios. “Já entregamos vários trechos de Irecê até Ibipeba e agora vamos entregar em Barra do Mendes e Ibititá, onde foram investidos mais de R$ 5,2 milhões, beneficiando aproximadamente 275 mil moradores”, afirma Wagner. Ele destaca ainda a realização, em Salvador, do 13º Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé), com o apoio do governo do Estado, e enfatiza que a Bahia é o quarto maior produtor de café do Brasil .

Melhoramento das rodovias - No último sábado, Jaques Wagner esteve no município de Irecê, onde assinou ordem de serviço para recuperação de trechos de rodovias nos distritos de Angical e Itapicuru, sendo recebido com festa pelos moradores, em sinal de gratidão pela autorização do projeto. “Eram obras esperadas e vão melhorar muito o fluxo na região”, afirma. Em Ibititá, também no sábado, além da estrada recuperada, o governador inaugurou uma Unidade de Saúde da Família, o que representou mais um investimento do governo na área de saúde em benefício da população. Ainda no município, ele anunciou que em breve estará inaugurando a melhoria na estrada do feijão, no trecho de Porto Feliz a Xique-Xique, projeto de grande importância para o escoamento da produção regional e da locomoção dos moradores, inclusive dos estudantes .

A agenda do governador voltada para a recuperação de estradas prossegue no decorrer desta semana. Para esta quinta-feira está prevista a ida dele ao município de Andorinha, onde assina ordem de serviço para pavimentação de um trecho da BA-220, ligando a localidade de Igara e Senhor do Bonfim, com investimento de R$19 milhões. Também assina ordem de serviço em Novo Triunfo para recuperar um trecho de 11 quilômetros da BR-110, com gastos de R$ 4,1 milhões. No sábado, Jaques Wagner se desloca até Jaguaripe, onde assina ordem de serviço para recuperar 14,5 quilômetros da BA-001, com investimentos de R$ 5,3 milhões. Depois vai São Miguel das Matas para entregar as obras de pavimentação de nove quilômetros da BA-026, com recursos de R$ 1,9 milhão .

Por Edmundo Filho, Coordenador de Rádio da Agecom e Colaborador do Blog XiqueSampa .

FONTE: ASCOM BA .

OS PECADOS CAPITAIS DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE 1982 .

Trinta anos se passaram e a pergunta ainda não quer calar: por que a Seleção Brasileira perdeu a Copa de 82? Para tentar respondê-la, formularam-se teses, buscaram-se culpados, escreveram-se livros. No fim, concorde-se com elas ou não, essas explicações podem ser adaptadas ao velho e conhecido conceito dos sete pecados capitais .

Primeiro pecado capital, Cobiça :Desejo insaciável, além do necessário. Querer ter sempre mais, não se contentando com o que já se tem. Uma forma de cobiça. Talvez seja essa a principal acusação que se faz ao time de 82. Na partida em que foi eliminado, contra a Itália, o Brasil teve três vezes a seu favor o empate que o classificaria para as semifinais: 0 a 0 (embora apenas nos primeiros cinco minutos de jogo), 1 a 1 (até a metade do primeiro tempo) e 2 a 2 (até os 29 do segundo). Mesmo assim, por querer ter sempre mais, teria se lançado desnecessariamente ao ataque em busca da vitória e sofrido o terceiro gol do mesmo jogador, Paolo Rossi, no mesmo dia, aquela fatídica segunda-feira, 5 de julho, no Estádio Sarriá, em Barcelona .

Até aquele momento, porém, não era só o time, mas todo o País que cometia o pecado da cobiça. Esse sentimento ficou claro nas palavras do locutor Luciano do Valle, a voz oficial daquela Copa transmitida com exclusividade pela TV Globo, logo após o gol de Falcão: “Quem sabe agora o Brasil, se conscientizando cada vez mais, vai partir para uma grande vitória”. Absolva-se naquele momento apenas o técnico Telê Santana. Logo depois dos 2 a 2, ele fez o que podia para segurar o empate, ao trocar imediatamente o inoperante Serginho por Paulo Isidoro e, assim, reforçar o meio-campo. Se mais não fez, foi porque não podia — o volante Batista, agredido por Maradona com um chute na virilha no jogo anterior, contra a Argentina, não tinha condições físicas de entrar em campo, como até hoje cobram alguns críticos de Telê.

Lance da partida entre Brasil e Alemanha Ocidental em 1982 :

Mas o time, talvez por sua própria vocação ofensiva, continuou atacando. Entre o segundo gol de empate brasileiro, marcado por Falcão, e o terceiro de Rossi, que afinal decretou a derrota por 3 a 2, o Brasil só atacou. Naquele curto período de sete minutos, os brasileiros concluírem mais quatro jogadas. Zico, de frente para o gol, chutou por cima do travessão .

Éder perdeu excelente chance ao carimbar o corpo de um adversário em vez de passar a bola para Sócrates, que estava livre (naquele momento, eram os dois brasileiros contra um da defesa italiana). Paulo Isidoro mais uma vez chutou a gol, ainda que sem direção e em uma jogada já paralisada por impedimento. Por fim, o goleiro italiano, Zoff, teve que cortar um perigoso cruzamento na cabeça de Sócrates. Ao contrário do que se poderia imaginar àquela altura, o gol da vitória da Itália não surgiu de um contra-ataque, mas de um escanteio, com todos os 11 jogadores brasileiros postados (embora mal postados) dentro da área. Nos últimos dez minutos, o time seguiu atacando desordenadamente. Chegou até a sofrer um quarto gol, marcado por Antognoni, aos 42, e erroneamente anulado por impedimento pelo árbitro Abraham Klein, de Israel, atendendo à marcação do bandeirinha Cham Tan, de Hong Kong .

Segundo pecado capital, Avareza, Apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro : O Brasil havia embarcado, em 31 de maio de 1982, do Rio de Janeiro para Portugal, onde permaneceu por uma semana no Hotel do Guincho, um luxuoso recanto à beira-mar em Cascais. Lá, passou seis dias treinando. No domingo, 6 de junho, véspera da ida para a Espanha, a CBF definiu o prêmio pela conquista da Copa: 10,3 milhões de cruzeiros para cada jogador, o equivalente a 62 mil dólares da época. O futebol já vivia, então, o início de sua era mercantilista. Em 1981, dos 90 milhões de cruzeiros (cerca de 1 milhão de dólares) que o Flamengo pagava a Zico, 25 saíam dos cofres de um parceiro comercial, a Coca-Cola. No início de 1982, o craque rubro-negro aparecia em comerciais de bancos, remédios, xampus, refrigerantes e artigos esportivos. Sócrates, Falcão, Cerezo, Júnior e até o técnico Telê Santana também fecharam proveitosos contratos publicitários. Se o Brasil voltasse campeão, os salários dos jogadores deveriam saltar a valores estratosféricos .

FONTE: YAHOO BRASIL .