30/05/2012

CONCHEÇA XIQUE-XIQUE, A CIDADE FAZ 84 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA DIA 13 DE JUNHO DE 2012 .







 


A cidade de Xique-Xique, fica no Vale do São Francisco, fazendo limites com os municípios de Gentio do Ouro, Ipupiara, Pilão Arcado, Itaguaçu da Bahia, Barra e Ibotirama .

Xique-Xique possui uma população de aproximadamente 50 mil habitantes, estando a 590 km distante da capital Salvador, através da BA-052, estrada do feijão. Em 1714 Dom Sebastião Monteiro da Vide, arcebispo da Bahia, assinou um ato que elevava a capela de Chique-Chique (assim era escrito), à categoria de freguesia. Em pouco tempo a comunidade era um arraial em franco crescimento e foi elevada a categoria de Vila, em 06 de julho de 1832, passando a ser cidade no dia 13 de junho de 1928. A história do surgimento é contada assim: um tropeiro, passando por aquele lugar, sentiu uma forte dor de cabeça, fez uma parada pra descansar e pediu pro Sr. do Bonfim, que lhe livrasse daquela enorme agonia, em troca faria ali uma igreja. Ao acordar, não sentia mais a dor e cumpriu a promessa, edificando uma capela que deu início à Vila de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique. O nome é por causa da farta abundancia de cactus na região .

As terras de Xique-Xique distinguiram no passado pela fama de suas riquezas em ouro e diamantes bem como pela fertilidade do solo. Situada a cerca de 179 léguas abaixo de Pirapora e apenas 67 léguas de Juazeiro, a cidade desfruta de uma posição especial no médio São Francisco, a ponto de em 1867 levar o explorador Richard Burton, que então percorria o vale do Rio a considera-la como a capital ideal para a então projetada Provincia do São Francisco, cuja fundação se cogitava novamente naquelas épocas. O território do município é constituido de extensas planícies com ligeiras ondulações, cortadas a sudeste e sudoeste pela serra do Assuruá, e ao norte e nordeste, pela serra do Rumo e serrotes de Boa Vista e Pedras. Depois de 1934, teve seu primeiro prefeito eleito, o comerciante Aurelio Gomes Miranda. O clima, como toda cidade ribeirinha, de dia, muito calor, esfria durante a madrugada. Temos nosso Senhor do Bonfim como padroeiro da cidade e o velho e maravilhoso Rio São Francisco, (também chamado pelos indígenas como Opará) como uma fonte de riqueza do nosso povo. Viva Xique-Xique, nossa cidade .

Em Xique-Xique a principal atração turística é o Parque Aquático Ponta das Pedras (PAPP) que fica situado próximo ao Hospital Julieta Viana. Toda a população da região, frequenta este parque durante os domingos, que é o dia em que o Parque funciona. Nele há piscinas infantis com alguns brinquedos e também piscinas para adultos. Logo atrás do parque é possivel ver o Rio São Francisco. Durante a Festa da Cidade atrações locais e de fora realizam a festa. Há a presença de trios elétricos que percorre a Avenida Principal chamada J.J. Seabra localizada no Centro da cidade. Os turistas contam com a presença de uma rede hoteleira com ótimas estruturas, dois hoteis 3 estrelas, um deles possui 2 piscinas para seus hóspedes, quartos com suites, apartamentos amplos e confortaveis. Para 2012 Calcinha Preta, Édson Gomes, Psirico, Saydd Bamba, Black Stylle, Silvanno Salles, Chicabana, Amor de Cinema e as Bandas Locais Dubiran, Patricia Molhada, Swingueira, Flor do Ketu e Shake City animarão o maior evento da cidade e um dos maiores da Bahia .

FONTE: XIQUESAMPA .

JAQUES WAGNER PEDE O FIM DA GREVE E APELA PARA O BOM SENSO DOS PROFESSOSRES .

A greve dos professores da rede estadual de ensino voltou a ser tema de destaque no programa de rádio Conversa com o Governador de terça-feira (29).

Em tom conciliatório, Jaques Wagner diz que continua esperando o bom senso da categoria e faz um chamamento à retomada das aulas para não comprometer o ano letivo dos estudantes. “Faço mais esse apelo aos professores, para que voltem às aulas e programem a compensação dos dias parados e a gente possa pagar aquilo que foi descontado”. O governador fala também de financiamento para o agronegócio nos municípios de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, de convênios assinados na semana passada em Atlanta, nos Estados Unidos, de novas ações para combater os efeitos da seca e se solidariza com a população do semiárido baiano, que continua sofrendo com os efeitos da longa estiagem. Wagner mostra que o governo do Estado, sem fazer muita discussão, já concedeu reajuste mínimo de 6,5% para todos os servidores estaduais, inclusive, aos professores, que, em algumas faixas, atingiram 11,5%.

Avanço do Agronegócio - Jaques Wagner esteve nesta terça-feira (29/05/2012) nos municípios de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, no Oeste do Estado, ao lado do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciarou mais financiamentos para o agronegócio, e também falou sobre a construção de estradas e de outras obras, inclusive de abastecimento de água, para a região. Ele ainda informou sobre a preparação de uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura, e os produtores para atender a necessidade de estradas na região. O programa Conversa com o Governador é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia e veiculado pela Rádio Educadora FM 107,5 Mhz. O conteúdo também pode ser reproduzido por outros veículos de comunicação, além de estar disponível pelo 0800-071-7328 e também no endereço eletrônico www.comunicacao.ba.gov.br/conversa .

Por Edmundo Filho, Jornalista, Coordenador de Rádio da Agecom e Colaborador do Blog Xiquesampa .

FONTE: XIQUESAMPA .
FOTO: MANÚ DIAS, AGECOM-BA .

29/05/2012

INAUGURADA AGÊNCIA DA CAIXA ECONOMICA FEDERAL EM BARRA (BA) .

A Caixa Economica Federal em Barra (Ba) atenderá mais de 80 mil clientes da região .

A Cidade de Barra (BA) inaugurou na última sexta-feira (25/05/2012), às 10h, uma agência da Caixa Economica Federal, a nova unidade atenderá cerca de 80 mil habitantes da região. A inauguração contou com a presença presença do superintendente regional da CAIXA, Walter Luiz Siqueira da Silva, do Gerente Geral da nova unidade, Cesar Belas Pereira, do Prefeito Municipal, diversas autoridades politicas e do presidente da CDL Xique-Xique Cléssio R. Soares .

A nova agência, batizada com o nome da cidade, funcionará na Rua Plínio Mariani Guerreiro s/n, no Rosário, e contará com cinco funcionários preparados para atender à população do município. A nova unidade atenderá cerca de 80 mil habitantes da região. Nos 44 municípios do Oeste da Bahia, a CAIXA está presente com 10 agências, 1 Posto de Atendimento Bancário (PAB), Postos de Atendimento Eletrônico (PAE), 1 sala de Auto-Atendimento não contígua, 54 unidades lotéricas, além de diversos correspondentes bancários negociais CAIXA Aqui .

FONTE: XIQUESAMPA .

26/05/2012

PREFEITURA DE IRECÊ CELEBRA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA COM VASTA PROGAMAÇÃO .

A Prefeitura de Irecê organizou uma série de atividades para comemorar o aniversário de 79 anos de emancipação política da cidade, no próximo dia 31 de maio .

Na programação, constam atividades esportivas, educativas, apresentações culturais e shows musicais. O grupo de axé Babado Novo, com a vocalista Mariella Antunes, será a atração principal da festa, que promete reunir um grande público na Praça Clériston Andrade. A programação será aberta às 8h, com um passeio de motociclistas, saindo do Projeto Quixabeira, na Avenida Tertuliano Cambuí, em direção à Clériston Andrade. Na praça, às 9h, haverá um “aulão” do projeto Academia na Praça, seguido de apresentações culturais com os grupos do Projeto A Arte do Bem Viver e do Projeto Social AABB Comunidade. Ao meio-dia, será celebrada uma Missa em Ação de Graças na Catedral Bom Pastor .

A comemoração continuará às 15h, na Praça Clériston Andrade, com apresentação da Banda Marcial da Escola Joel Americano Lopes, Grupo ProJovem Adolescente, apresentação de capoeira e o músico Nilsinho. Às 19h, haverá show gospel com a cantora Laudicéia Fagundes e Marcos Nunes. Às 21h, apresentação da Orquestra Filarmônica XXII de Agosto e pronunciamento do prefeito José das Virgens. A festa continuará com os shows das bandas D’Gandaya e Babado Novo. Também parte das comemorações, acontecerá a 4ª Copa Irecê de Futebol de Base, no Estado Municipal, com a participação de equipes do Bahia e do Vitória. A Copa vai até o dia 03 de junho. E a movimentação festiva continuará com a realização do 1º Moto ForRock de Irecê, na Praça Clériston Andrade, com apoio especial da Prefeitura .

FONTE: ASCOM PM IRECÊ BA .

XIQUEXIQUENSE SÉRGIO MANOEL DEMONSTRA CONFIANÇA APÓS BOA ATUAÇÃO PELO CORITIBA .


O técnico Marcelo Oliveira fez questão de elogiar o jogador, que chegou no decorrer da temporada e foi fundamental na marcação do meio-campo .

O técnico Marcelo Oliveira ganha mais uma importante peça entre os volantes do Coritiba e acirra a disputa por vagas no time titular .

Com a aposentadoria de Tcheco, o volante Sérgio Manoel surge como uma boa opção e, para isso, conta com o apoio da comissão técnica. No triunfo sobre o Vitória, os dois volantes titulares tiveram uma atuação destacada e foram fundamentais na contenção do meio-campo. Tanto Júnior Urso, como Sergio Manoel, cumpriram as orientações do treinador alviverde, que queria ver desarmes curtos e contra-ataques rápidos. No primeiro tempo, Sergio Manoel até arriscou alguns chutes de longa distância, mas mostrou ser mais útil na ligação rápida dos contragolpes. O terceiro gol coxa-branca é uma prova disso, quando a jogada iniciou em uma roubada de bola dele. Acho que ele fez uma belíssima partida. Mostrou ser um jogador de boa marcação, encurta muito o adversário. Como o Vitória tinha jogadores rápidos, ele fez muito bem isso. Ainda assim saiu com a bola, arrancou de trás - avalia Oliveira .

Em entrevista ao Globo Esporte Paraná, o volante diz que está contente com o resultado e a boa atuação. Além disso, destaca a liberdade que teve para marcar e sair mais ao ataque também.- Acredito que tive uma certa liberdade pelo lado esquerdo e que poderia fazer uma dupla boa com o Lucas Mendes e fui feliz nas jogadas. O próximo alvo do Coxa é o Botafogo, adversário de domingo no Campeonato Brasileiro. Segundo Sérgio Manoel, o time alviverde não vai priorizar competições e ressalta que tem elenco para ir com força máxima. - Jamais. O Coritiba é uma grande equipe, tem um planejamento enorme e não vai priorizar nada. Tenho certeza que faremos um bom jogo contra o Botafogo e depois vamos nos preparar para enfrentar o São Paulo .

FONTE: GLOBOESPORTE.COM

25/05/2012

PROGAMAÇÃO DO 8° SÃO JOÃO DO BAIRRO DA PONTA DA ILHA EM XIQUE-XIQUE BA .

 



O Arráia do Bairro da Ponta da Ilha será nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2012 .

O Arraía da Ponta da Ilha atraíu em 2011 mais de nove mil pessoas por dia. A Praça do Bairro da Ponta da Ilha fica lotada todos os dias. As atrações incluem brincadeiras para a criançada, adultas, apresentação e" quadrilhas juninas". O João da Ponta da Ilha ja é tradicional, proporciona o aquecimento da economia do bairro, superando todas as expectativas de movimento. Em média 20 barracas, 40 ambulantes, 5 capeteiros, 6 barracas de lanches, 5 bancas de espetinhos e churrascos e mais bares servindo como praça de alimentação vizinhos ao circuito. O esquema de segurança funciona com o posto de segurança, e mais a presença da Polícia Militar .

Há ainda apresentação de Bandas locais, de outras cidades e de outros estados como tambem a apresentação da "Quadrilha Junina" Estilista Forrozeiros do São Francisco, pertencente ao Grupo de Jovens - Ministério do Teatro da Paróquia Senhor do Bonfim. As brincadeiras adultas com Os Beirosos do Bairro sob o comando de João Amarracouro, tradicional Corrida de Argolinha sobre o comando de Reinaldo Povão. Breve a progamação do São Pedro da Praça Luiz Viana .

PROGAMAÇÃO :

Dia 22 - Sexta

Das 19:00 hs às 20:00 hs- Brincadeiras Com Crianças
Das 20:00 hs às 22:00 hs- R. Branco/R. Negro e Leandro
Das 22:00 hs às 00:00 hs- Show com Agnaldo Feitosa
Das 00:00 hs às 02:00 hs- Show com Swingueira
Das 02:00 hs às 04:00 hs- Show com Olavo Arrasta Povão e Banda

Dia 23 - Sábado

Das 18:00 hs às 20:00 hs- Brincadeiras Com Crianças
Das 20:00 hs às 22:00 hs- Show de Pagode com Banda do Bairro
Das 22:00 hs às 00:00 hs- Show com Calcinha Suada
Das 00:00 hs às 02:00 hs- Show com Élson dos Teclados
Das 02:00 hs às 04:00 hs- Show com Olavo Arrasta Povão e Banda

Dia 24 - Domingo

Das 14:00 hs às 17:00 hs- Festa de Argolinha
Das 18:00 hs às 20:00 hs- Brincadeiras Com Crianças
Das 20:00 hs às 22:00 hs- Quadrilha Junina
Das 22:00 hs às 00:00 hs- Show com Flor do Ketu
Das 00:00 hs às 02:00 hs- Show com Amor de Menina diretamente de São Paulo
Das 02:00 hs às 04:00 hs- Show de encerramento com Patrícia Molhada

Realização: Prefeitura Municipal de Xique-Xique
Por Jorge Meira, colaborador do Blog XiqueSampa .

FONTE: XIQUESAMPA .
ADAPTAÇÃO: ADRIANO BRITTO .

JORNAL FOLHA DA BAHIA DE IRECÊ: XIQUE-XIQUE EM TRANSFORMAÇÃO .



Ronaldo Davi Responsavel pelo Jornal Folha da Bahia de Irecê entra em Contato com o Blog XiqueSampa e nos envia esse Texto .
"Estivemos observando nos últimos anos, que a cidade de Xique-Xique vem mudando a cada momento, isso vem comprovando que os administradores da cidade esta com um pensamento voltado para o bem estar do povo Xiquexiquense, vem trazendo benéficios e mais benéficios para a cidade. Vocês Xiquexiquenses que estão fora da nossa cidade poderá se supreender, por isso nos da Folha da Bahia estamos atento a tudo o que acontece nesta linda cidade para que os nossos amigos internautas fiquem informados de tudo que vem acontecendo com a querida Xique-Xique, um exemplo e Avenida Antônio Carlos Magalhães na BA 052, totalmente reformada com acadêmia ao ar livre", Ronaldo Davi (Jornal Folha da Bahia de Irecê-BA .

"Obrigado Ronaldo Davi por nos visitar sempre, estamos ae na parceria Blog XiqueSampa e Jornal Folha da Bahia para levar para todo o mundo noticias de nossas cidades e toda nossa região, contem conosco sempre. Grande abraço, Adriano Britto/Blog XiqueSampa" .Visitem o Jornal Folha da Bahia de Irecê, acessem http://www.folhadabahia.com.br/ .

FONTE: XIQUESAMPA .

24/05/2012

CORITIBA ELIMINA O VITÓRIA COM GRANDE ATUAÇÃO DO XIQUEXIQUENSE SÉRGIO MANOEL .


O Coritiba venceu o Vitória por 4×1 e garantiu, mais uma vez, um lugar entre os melhores do país, na semifinal da Copa do Brasil com bela atuação do Xiquexiquense Sérgio Manoel .

O Coritiba venceu o Vitória ontem (23/05/2012) por 4x1 de virada, com gols de Everton Costa, Everton Ribeiro, Roberto e mais um de Everton Costa, é a quarta vez que o Coxa chega a esta fase nos últimos quatro anos. O técnico iniciou a partida com Vanderlei, Ayrton, Demerson, Emerson, Lucas Mendes, Junior Urso, Sérgio Manoel, Renan Oliveira, Everton Ribeiro, Roberto e Everton Costa, os destaques do Coritiba foram Everton Ribeiro, Sérgio Manoel e Ayrton. Nos lances do Xiquexiquense Sérgio Manoel que no primeiro tempo fez um excelente lançamento para Everton Ribeiro, que foi derrubado por Rodrigo, dentro da área , pênalti convertido pelo própio Everto Ribeiro e mais uma vez Sérgio Manoel tentou jogada individual, quase marcando um golaço, mas ele acabou parado pela zaga do Vitória na entrada da área. No terceiro gol do Coritiba num bate-rebate da área do Coritiba Sérgio Manoel lançou Lincon que tabelou com Roberto e marcou para o Coxa .

Sérgio Manoel foi titular pela segunda vez e concertesa será dificil o nosso conterrâneo sair da equipe, na partida Serginho foi o Rei dos desarmes, lançamentos de longa distância, passes curtos e dribles maravilhosos. A torcida do Coxa aplaudio nosso Xiquexiquense a todo instante com suas arrancadas e entrega a equipe, não é a toa que Sérgio Manoel foi umas das grandes revelações do Campeonato Paulista 2012 atundo pelo Mirassol. "Parabéns Serginho, torço pelo Vitória, mais ontem torci muita mais ainda pra você, grande abraço, Adriano Britto". Atual finalista da competição, o Coxa segue perseguindo o título inédito do torneio e agora terá pela frente o São Paulo, que nesta noite eliminou o Goiás .

FONTE: XIQUESAMPA .

23/05/2012

A VERDADEIRA IDENTIDADE DA ORLA DE XIQUE-XIQUE .

Xique-Xique, cidade contemplada por muitas riquezas naturais, sendo uma delas, a beleza do Rio São Francisco, que encanta os ribeirinhos além de atrair muitos turistas .

É comum nos fins de tarde encontrar muitas pessoas admirando o pôr-do-sol, que por sinal, é uma das mais belas paisagens dessa cidade pitoresca.Um passeio pela orla de Xiquexique é deslumbrante, admirar como o rio no entardecer é recoberto de brilho, perceber o sol beijando o rio da forma mais linda e sentir a leveza da água bailando sobre os pequenos barcos na encosta é simplesmente perfeito. Esse cenário faz parte da vida de cada xiquexiquense, onde agradecem por essa dádiva, enquanto se percebe a escassez em várias partes da região. No entanto, por trás de tanta beleza, que é vista pelo paredão do cais, está à verdadeira identidade, ou melhor, a triste realidade da orla, esse palco de beleza também é cenário de abandono e degradação. A margem do Rio São Francisco, está servindo de local para escoamento de esgotos, acúmulo de lixo, além de perceber a proliferação de barracos. Pessoas estão vivendo com suas famílias em condições precárias, por falta de opção, expostas a sujeira e desconforto .

Essa triste realidade, já foi denunciada pelos meios de comunicações locais, é de conhecimento do órgão responsável/secretaria do meio ambiente, e até agora nada foi feito para sanar essa situação. O descaso começa pelo cais, que é deteriorado, necessitando de uma reforma, além do mau cheiro, pois muitos entendem ali como banheiro público.Contudo, espera-se que o órgão responsável, use o seu poder a fim de zelar da nossa orla, que revitalize, mobilize o caminhão do lixo para passar na beira do rio e que a população colabore .

A Prefeitura de Xique-Xique já discutiiu com o Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Integração Nacional, vários órgãos Federais, Estaduais e Municipais o conceito de implantação de Parques Fluviais pra nossa cidade. Parque Fluvial é extremamente abrangente e vai desde obras de infra-estrutura e serviços as margens do rio até ações relacionadas a resíduos sólidos (Os famosos lixões), por exemplo. Não se pode neste momento afirmar com exatidão sobre o que será feito em Xique-Xique em relação ao projeto Parques Fluviais, pois a decisão final sairá depois do Ministério do Meio Ambiente ouvir a Prefeitura ea comunidade. Os Parques Fluviais visam incentivar o povo ribeirinho a ver o rio como um ponto de integração, lazer e de preservação ambiental. Os Parques Fluviais do Governo Federal deverão ser implantados em dez Municípios da bacia do rio São Francisco, os Municípios baianos serão: Xique-Xique, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Juazeiro .

FONTE: AVOZ .

PREFEITURA INAUGURA CALÇAMENTO NO POVOADO DE MARRECA VELHA COM FESTA .








Embelezada, a avenida que margeia o rio transformou-se no orgulho dos moradores de Marreca Velha, que agora só se referem ao local como “Orla do Povoado” .

A inauguração da obra de calçamento de ruas no povoado de Marreca Velha, dia 19.05, pelo prefeito Reinaldinho, foi uma das maiores festas que a localidade já viu. O evento contou com a presença maciça da população do lugar que estava recebendo a obra, moradores das localidades vizinhas, a comitiva do prefeito com quem estava também a primeira-dama, Marilan Barreto Braga, e um grande número de residentes na sede do Município. Foi uma tarde e uma noite de intensa alegria, compartilhada por tantos que lotaram as casas e ruas do povoado, para festejar a obra que deu cara nova à localidade .

Com o calçamento da Marreca Nova, o prefeito Reinaldinho realiza um sonho antigo, valoriza o lugar e leva às alturas a auto-estima dos residentes e de quem costuma procurar a localidade para o lazer ou a compra de pescado. O projeto do prefeito, de dotar os maiores povoados de Xique-Xique de obras de infraestrutura, entre elas o calçamento, como já aconteceu em Boa Vista, Marreca Nova e está em andamento em Copixaba. Após a inauguração, o som de Olavo Arrasta-povão animou a comemoração até a madrugada . 

FONTE: ASCOM PM DE XIQUE-XIQUE BA .

SUCESSÃO EM IBITITÁ: O POVO QUER APOSTAR EM NOVAS POSSIBILIDADES .

O povo de Ibititá quer apostar em novas possibilidades para promover o desenvolvimento .

Estudos realizados no município de Ibititá apontam que há um sentimento no seio da maioria dos seus habitantes, tanto na sede como na zona rural, no sentido de buscar um novo projeto político para o município. De acordo com pesquisa realizada pela C&R Pesquisas, do estudioso sobre assuntos do território de Irecê, João Gonçalves, a população de Ibititá, segundo a amostragem utilizada nos estudos, aponta ao menos três fatores que podem nortear as eleições municipais deste ano: as pessoas estão cansadas do poder nas mãos do mesmo grupo político, há um desejo pelo novo, uma nova liderança de perfil empreendedor e o outro aspecto que é dos investimentos em políticas que promovam o desenvolvimento do município .

Segundo informou o pesquisador, os entrevistados compreendem que o município parou no tempo, não se desenvolveu nos últimos 20 anos e se apresenta com um grande déficit social, econômico e ambiental, frentando dificudlades nas atividades agrícolas e pecuária, com ausência de infraestrtura adeqauda em diversos setores de interesse das comunidades, principalmente no que se refere à geração de emprego e saúde. Ainda segundo João Gonçalves, as possibilidades de eleição do construtor Cafu Barreto é muito consistente, tendo em vista que ele se apresenta com o perfil do jovem bem sucedido em seus empreendimentos, é uma nova liderança e inspira o sentimento de desenvolvimento sustentável, envolvendo preocupações com as questões sociais, ambientais e econômicas do município .

FONTE: FOLHA DA BAHIA .

POPULAÇÃO LOTA A CÂMARA DE MORPARÁ PARA PEDIR APROVAÇÃO DAS CONTAS DO EXECUTIVO MUNICIPAL .


População lota a câmara de vereadores em Morpará: As contas da Prefeitura de Morpará, referentes aos anos de 2009 e 2010 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) .

Mesmo o gestor tendo respeitado todos os índices constitucionais, principalmente nas áreas da Educação, Saúde, Fundeb e de Pessoal, a bancada de oposição da Câmara de Vereadores Municipal ainda não se manifestou sobre a aprovação do parecer do órgão controlador. Durante sessão realizada no dia 11 de maio, a presidente do Legislativo de Morpará, a vereadora Edinalva Pereira de Almeida (Nalva) – PR, apresentou as contas do Executivo para apreciação dos vereadores. No encontro seguinte, no último dia 18, após rumores circular pela cidade de que uma possível armação política desconsideraria a decisão do TCM, diversos moradores da cidade se dirigiram para a sede da Câmara de Vereadores, onde lotaram o plenário e a parte externa da Casa, para acompanhar o julgamento dos edis. Incomodada com a pressão popular, a presidente da Câmara, vereadora Nalva, alegou ausência de parecer da Comissão de Finanças, Orçamentos e Contas e não colocou as contas em votação, encerrando a sessão em seguida. Indignados com a atitude da presidente, após o término da sessão, como forma pacífica de protesto, cantou o hino nacional e o do município.

O prefeito de Morpará, o Petista Sirley Novaes Barreto (Leley), considera a atitude da presidência do Legislativo Municipal como manobra política, denominando de ‘golpe à democracia’ caso suas contas forem reprovadas. Conforme o alcaide do município, antes de chegar ao Legislativo as contas da Prefeitura foram analisadas pelo TCM, órgão de controle externo responsável pela avaliação técnica e emissão de pareceres, por tanto não justifica a desaprovação. “Se porventura reprovarem nossas contas será um golpe à democracia. Relembrará os anos ditatoriais”, indignou-se. Opinião idêntica tem uma das lideranças políticas do município, o peemedebista João Neto Pereira de Souza, que mesmo aliado da vereadora Nalva e oposição ao governo municipal. Segundo ele “o confronto deverá ser nas urnas, não há motivos para rejeitar as contas do Prefeito, se isso acontecer será uma verdadeira manobra política”. O prefeito Lelei, pré-candidato à reeleição pelo PT, precisará articular a aprovação de suas contas em consonância ao parecer do TCM, pois com a perca de 3 (três) vereadores de sua base, a oposição passou a ter 6 (seis) vereadores, ou seja, 2/3 (dois terços) dos membros da casa, votos suficientes para rejeitar as contas.

Até recentemente o prefeito contava em sua base governista, com os vereadores Dizinho do Assissi (PMDB) e Nalva, ex PT. Demonstrando tranquilidade, o prefeito disse que acredita que os vereadores irão aprovar suas contas, ao votar com consciência e responsabilidade. Já a base governista acredita que a articulação para rejeitar as contas da atual administração é uma estratégia do ex-prefeito de Morpará, Felisberto Almeida Filho (Betinho de Betão), do DEM, que devido se encontrar na relação dos fichas sujas divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral, quer lançar a vereadora Nalva, ex-petista e ex-aliada do governo, para ser a candidata da oposição na eleição municipal deste ano, compondo com o também ex-aliado, o vereador Dezinho do Assissi. A votação da contas devem acontecer na sessão desta sexta-feira, dia 25 .

Por Gervásio Lima, Jornalista, Historiador e Colaborador do Blog XiqueSampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

20/05/2012

BANDA XIQUEXIQUENSE SABOR DE CANA VIAJA E SE APRESENTA EM VÁRIAS CIDADES BAIANAS .


Banda Xiquexiquense Sabor de Cana faz turnê de dois meses pelo Nordeste .

A Banda Sabor de Cana tem mais de 15 anos de estrada, começou em Xique-Xique, mas o propietário Dinei resolveu vir pra São Paulo onde permaneceu por mais de 10 anos, em 2006 retornou pra Xique-Xique onde apresentou em várias festas na cidade e na zona rural, como tambem em Barra, Pilão Arcado, Sento Sé e em outros Estados como Goiás, Pernambuco e Piauí. No final de 2011 a Banda Sabor de Cana retornou pra São Paulo e com uma formação que inclui Teclados, Guitarra, Baixo, Percurssão, Acordeon (Sanfona). Dinei e seus músicos na maioria Xiquexiquenses pretendem gravar seu 1° Cd e Dvd em Xiquexique sua terra natal. A Banda contratou o guitarrísta Wellington ex- Banda Amor de Novela, o Sanfoneiro "Batata" ex-Cristiano Neves, a Cantora de Barra (BA) Simone, ex-Regaço do Forró e Banda Kirus e mais quatro dançarinas, duas Paulistas e duas Baianas .

Confira a agenda de Shows do Forrozão Sabor de Cana .

* 25, 26 e 27 de Maio: Vaquejada de Mairinque-SP
* 09 de Junho, Serra do Ramalho-BA
* 10 de Junho, Bom Jesus da Lapa-BA
* 16 de Junho, Gentio do Ouro-BA
* 22 de Junho, São João da Ponta da Ilha em Xique-Xique-BA
* 23 de Junho, Ponta Dàgua em Sento Sé-BA
* 27 de Junho, Barro Alto-BA
* 28 de Junho, Formosa-BA
* 29 de Junho, São Pedro em Xique-Xique-BA
* 30 de Junho em Rio Verde (Clube Galpão) em Itaguaçu da Bahia .

* Contatos pra Shows: Falar com Diney .
11 4618-0093, 11 6537-7441 (Oi) e 11 8063-0057 (Tim) .

* Pullo do Gato Produções & Eventos: Falar com Adriano Britto .
E-mail: adrianoxiquesampa@yahoo.com.br .

FONTE: XIQUESAMPA .

XIQUEXIQUENSE SIDNY "CONTA OS DIAS" PARA FAZER SUA ESTRÉIA PELO ASA DE ARAPIRACA NA SÉRIE B .


Confira aqui os melhores momentos do jogador Xiquexiquense Sidny quando o mesmo atuava pelo Comercial de Ribeirão Preto-SP .

Em Tempo o experiente craque Xiquexique se apresentou no dia 10 de maio ao time do Asa de Arapiraca de Alagoas, Sidny disputará a Série B pelo "Gigante do Agreste". O craque chegou ao clube com status de contração de peso, o jogador tem feito trabalhos fisicos, colocando seu corpo em forma, e dentro de poucos dias o atleta estará disponivel para estreiar pela equipe Alagoana .

Sidny ficou mais conhecido por jogar no clube Náutico no Campeonato Brasileiro de 2006, ano em que o time garantiu acesso à Série A. Em 2007, continuou no Náutico, e apesar do começo ruim, garantiu a permanência do clube na primeira divisão. No fim da temporada, foi contratado pela Livorno. No dia 18 de julho de 2008, foi contratado pelo Sport Recife e em 2009 retornou para o Náutico. No início de 2010 , após reformulação do elenco, Sidny foi dispensado pelo Náutico. A pedido do técnico Roberto Fernandes o Brasiliense contratou Sidny, que já trabalhou com Roberto no Náutico. Em 2011 foi contratado pelo Paysandu onde ganhou o trofeu camisa 13 de melhor Lateral-direito do Campeonato Paraense de Futebol pela TV RBA, afiliada da Rede Bandeirantes no Pará .

No inicio de 2012 o atleta foi contratado pelo Comercial para a disputa do Paulistão 2012 e no final de Abril deste ano o craque foi contratado pelo Asa de Arapicara-AL, onde disputará a Série B do Campeonato Brasileiro .

FONTE: XIQUESAMPA .

18/05/2012

XIQUEXIQUENSE NIZALDO COSTA TEM MÚSICA GRAVADA POR MARIENE DE CASTRO .

Depois de ter sido gravado por Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil ─ nosso conterrâneo Nizaldo Costa tem a canção "Marujo", feita em parceria com o Santoamarense Roberto Mendes, gravada por Mariene de Castro .

A cantora Mariene de Castro uma das grandes revelações da música da Bahia e do Brasil promete agitar o meio musical com seu novo CD, intitulado Tabaroinha, lançado pela gravadora Universal Music e posto no mercado no mês de abril. Mariene põe na sua roda um samba carioca de Arlindo Cruz, Jr. Dom e Babi - A Pureza da Flor, gravado pelo Grupo Revelação no álbum Velocidade da Luz (2006), um samba romântico da lavra do compositor baiano Nelson Rufino, Amuleto da Sorte, à altura dos sucessos de Zeca Pagodinho no gênero, além de Roberto Mendes e Nizaldo Costa com a canção Marujo. Também enriquecem o CD canções de Martinho da Vila, Roque Ferreira, Dorival Caymmi e Luiz Gonzaga, além do 1º samba gravado no Brasil, "Isto é bom" de Xisto Bahia .

Sem dúvida, trata-se da grande revelação da MPB. Apadrinhada por Beth Carvalho e bem conceituada pela crítica, Mariene de Castro se confirma como um dos nomes do samba brasileiro atual. Prova disso é a sua indicação para o Prêmio da Música Brasileira 2011 como Melhor Cantora. Samba Anfitriã e realizadora do projeto ´Santo de Casa´, Mariene é patrocinada pela Natura. Abaixo, trecho da resenha do jornalista carioca Roque Ferreira no Blog Notas Musicais (www.blognotasmusicais.blogspot.com.br):

Referência máxima da música baiana, Dorival Caymmi (1914 - 2008) está (bem) representado em Tabaroinha pela lembrança de Tia Anastácia (Cantiga pro Sinhozinho), faixa de espírito lúdico que vem a ser a adaptação infantil (feita nos anos 70) de História pro Sinhozinho, tema lançado em 1945 nas vozes do Trio de Ouro. Há ecos de Caymmi também no universo praieiro de Marujo (Roberto Mendes e Nizaldo Costa), faixa levada somente pelo violão de Mendes e pelas palmas da cantora e do compositor. É neste mar baianíssimo que a preta retratada em Orixá de Frente (Roque Ferreira) vai botar presente para a rainha das águas. Vale lembrar que Nizaldo Costa teve também a música Festança gravada pela sambista Juliana Ribeiro .

FONTE: XIQUESAMPA E BLOG NOTAS MUSICAIS .

17/05/2012

SÉRIE POR ONDE ANDA: ITAMAR ARAÚJO (CABEÇÃO) DA AUTO PEÇAS ARAÚJO .

Devido a grande procura por pessoas que nasceram em nossa cidade, criamos então a coluna "POR ONDE ANDA", nela vamos tentar ajudar quem procura um Xiquexiquense, um parente deste pelo mundo a fora, ou conchecer a terra de seus descendentes. Envie sua história, relado ou recado pra nós, temos o maior prazer em divulgar aqui .

"Caros conterrâneos, sou Itamar Araújo, filho do saúdoso Waldemar Araújo e Rita da Auto Peças Araújo, irmão do saúdoso Neto Araújo, moro hoje em Maragogipe-BA .




Tenho mais de 10 anos sem ir neste paraíso que é Xique-Xique. Aguardo contatos: itamarchaveiro@gmail.com dos meus amigos, Pessoal da 8ª Maravilha! Preciso com urgência manter contato com meu irmão (parte de pai) JEFERSON sobrinho de LIBANIO que hoje mora em São Paulo, provavelmente em Diadema. Grande abraço em todos meus amigos e conterrâneos, me adicione no facebook neste mesmo e-mail, um dia visitarei a minha terrinha. Grato, Itamar Araújo".

"Pucha grande Itamar, saúdades de você meu amigo, obrigado por visitar nosso Blog XiqueSampa, ja estamos adicionados ao facebbook, parabéns pela linda familia constituída, um dia vamos na terrinha, matar a saúdades da nossa infância, fica com Deus, abraço. Adriano Britto" .

FONTE: XIQUESAMPA .

BEM VINDO LUCA´S LOPES, NOSSO NOVO SEGUIDOR .

O Blog XiqueSampa da boas vindas ao nosso mais novo seguidor! Bem vindo Luca´s Lopes. Muito obrigado por nos seguir, nos adicione tambem no Orkut (Perfil II, pois o perfil I esta Lotado) Pelo E-mail: blogxiquesampa@msn.com ou no Facebook pelo E-mail: adrianoepathy@yahoo.com.br, breve lançamento do Twitter do Blog XiqueSampa. Faça o Login você tambem e nos siga aqui .

Grato, Adriano Britto .

ACIDENTE NA LINHA 3-VERMELHA DO METRÔ DEIXA 47 FERIDOS EM SÃO PAULO .

"São Paulo tem transporte Público de péssima qualidade, a colisão entre os trens aconteceu na região da estação Carrão."

Dois trens da linha 3-Vermelha do Metrô colidiram por volta das 09:50 hs desta quarta-feira, 16, na região da estação Carrão, na zona leste de São Paulo. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, 47 vítimas foram atendidas e a colisão não causou nenhuma vítima grave ou com risco de morte. A circulação dos trens da Linha 3-Vermelha funcionou apenas entre as estações Palmeiras/Barra Funda e Tatuapé .

De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa do Metrô, as causas do acidente ainda estão sendo investigadas. Os passageiros seguiram a pé nos dois sentidos da linha, para a Estação Carrão e para a Estação Tatuapé. O Corpo de Bombeiros e as viaturas do Samu, realizaram atendimento no local, ocupando uma faixa da Radial Leste. Equipes dos Bombeiros organizaram um sistema de triagem dos feridos para identificar as vítimas que precisam ser levadas para algum hospital da região. Em nota, a SPTrans, informou que todas as linhas de ônibus que circulavam na Radial Leste seguian direto até a estação Tatuapé do Metrô, deixando de atender as estações Itaquera, Arthur Alvim, Patriarca, Guilhermina Esperança, Vila Matilde, Penha, e Carrão .

O serviço do PAESE foi acionado, manténdo a  integração gratuita com a CPTM nas estações Tatuapé e Corinthians/Itaquera. A lentidão desde a Praça Divinolândia até a estação do metrô Carrão, são 5,5 km de filas. As causas do acidente estão sendo apuradas pela Companhia do Metrô .

FONTE: AGÊNCIA ESTADO .

MORADORES DE XIQUE-XIQUE RECLAMAM DO DESCASO EM QUE SE ENCONTRA A AVENIDA RAUL BRAGA .

Moradores reclamam do descaso na Avenida Raul Braga, também conhecida como “Rua 6”, por ter uma estrutura de má qualidade, mesmo sendo uma das principais avenidas do município .

Essa Avenida, já foi vitima de muitas promessas, mais que há vários anos, não passa por uma reforma de qualidade, e nessa espera, os moradores têm convivido com ruas esburacadas, bueiros abertos, acúmulo de lixo, poeira, além do perigo para quem trafega. Há poucos dias, os moradores solicitaram uma reunião com o prefeito, a fim de encontrar solução para sanar o caos instalado na avenida. Como sempre o prefeito jogou a responsabilidade para o governo do estado, privando a prefeitura de qualquer culpa .

Como se sabe, a BA-052 termina no contorno, e a outra estrada BA-160 começa depois do Hospital Julieta Viana, sentido a Barra, sendo a Avenida Raul Braga (Rua 6) de total responsabilidade do município. Enquanto acontece esse jogo de responsabilidade, o povo está sendo prejudicado, pois além do incômodo de conviver com a sujeira dentro de suas casas, os moradores reclamam do aumento de pessoas doentes por conta da poeira. È preciso que providências venham ser tomadas, pois a população não pode pagar por brigas políticas, e nem ficar na expectativa de novas promessas, só por está em ano de eleição .

Segundo o Jornal A Voz, Foi verificado pela redação que contas de energias de algumas residências desta avenida, não consta um nome fixo para tal, e vale salientar que nenhum dos nomes, fazem referência a rodovia BA-052 .

FONTE : JORNAL A VOZ .

PREFEITURA DE XIQUE-XIQUE INAUGURA O NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMILIA .

 



O Governo Federal, presta um grande incentivo à criação dos NASFs nos municípios, na cidade de Xique-Xique, população passa a ter atendimento gratuito em especialidades médicas .

A inauguração do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF atraiu cerca de três mil pessoas à Avenida J. J. Seabra, no sábado, dia 12 de maio, num dos maiores eventos de entrega de obra à população dos últimos meses. O prefeito Reinaldinho, acompanhado da primeira-dama, Marilan Braga, secretários municipais, vereadores, e do deputado Reinaldo Braga, falou para o público que lotou grande parte da avenida, sobre a importância do equipamento que estava sendo inaugurado, compondo a estrutura de atendimento à saúde básica da população. “O NASF é um modelo de apoio à saúde da família porque muitas vezes as pessoas procuram um PSF ou mesmo um hospital por um problema como hipertensão, por exemplo, mas a doença de base dessa pessoa é a questão da obesidade, é estar muito acima do peso; antes essa pessoa não tinha a quem recorrer; ia ao médico, buscava medicação e, por conta própria, tentava levar adiante um processo de emagrecimento .

O NASF vem a ser mais um aliado nessas lutas, pois para um caso como esse, contará com o atendimento de nutricionista” explicou o prefeito Reinaldinho. Nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e enfermeiras compõem o quadro de 14 profissionais de nível superior que darão o atendimento no Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Vão atender de segunda a sexta-feira, em dois turnos, nos horários de 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30. Para que a população pudesse dispor dos serviços do NASF, a Prefeitura alugou um imóvel na Avenida J. J. Seabra, fez uma reforma total para adequá-lo, mobiliou e equipou conforme as necessidades de cada especialidade médica. Sob a coordenação das enfermeiras Eseir Rocha e Leile Cristina Barbosa, trabalharão Michel Oliveira e Taís Rabelo como fonoaudiólogos; Euclélia Almeida, Juliano Alves e Joana Amélia Pinheiro como fisioterapeutas; Fabiana Pereira e Djemes Lobo como assistentes sociais; Camila Galvão e Andreia Barbosa como psicólogas; Reinaldo Júnior e Anderson Assunção como nutricionistas e Juliano Alves como educador físico .

O Governo Federal, que presta um grande incentivo à criação dos NASFs nos municípios, estabelece todo um planejamento para que essa unidade de apoio atinja seu objetivo. Em Xique-Xique os profissionais participaram de um plano de capacitação específica para esse atendimento de apoio a que se propõe o NASFque, nos próximos dias, estará sendo conectado à rede de Postos de Saúde da Família, através de atividades com os profissionais de cada unidade. Após isso será aberto ao atendimento .

FONTE: ASCOM PM XIQUE-XIQUE BA .