27/11/2012

ATUAL PREFEITO DE XIQUE-XIQUE REINALDO BRAGA FILHO PODE ASSUMIR A DIRETORIA GERAL DA AGERSA .

Reinaldo Braga Filho deve ser confirmado como primeiro diretor-geral da recém-criada Agersa (Agência de Regulação de Água e Saneamento), contrariando alguns petistas que queriam controlar a agência .

São fortes os rumores de que a diretoria-geral da Agersa será ocupada pelo prefeito de Xiquexique, Reinaldo Braga Filho (PMDB), por indicação, é claro, do deputado Reinaldo Braga (PR), que é uma das expressões do partido na Bahia e muito próximo do presidente regional, César Borges. Reinaldinho, como é conhecido, está chegando ao fim do segundo mandato e não conseguiu eleger seu candidato à sucessão, que foi o tio Renan Braga. A filiação a um partido de oposição não importa no caso. Poderá até sair do PMDB, mas tem até outubro de 2013 para pensar em outra legenda .

Desde que decidiu integrar a base do governador Jaques Wagner, César Borges vinha mantendo entendimentos com a cúpula do governo sobre a participação do PR na gestão estadual. Borges já emplacou José Lúcio, ex-presidente da Embasa, na presidência da Conder,empresa responsável pelos projetos da Via Expressa e do Metrô de Salvador. Inicialmente, Borges cogitou indicar para a direção-geral da Agersa o engenheiro José Luiz Oliveira, que foi o primeiro diretor-executivo da Agerba e que conseguiu projetar nacionalmente a agência de transportes da Bahia, quando Borges era governador. Mas a hipótese foi descartada porque José Luiz alegou que não queria voltar agora para Salvador – atualmente ele é diretor da Agência de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). Com isso, ficou aberto o caminho para Reinaldinho ser o escolhido para a Agersa. O PT queria ficar com a diretoria-geral mas o máximo que pode conseguir é uma das duas outras diretorias da Agersa. Mesmo assim, nada definido ainda . 

FONTE: JORNAL DA MÍDIA .

A VOZ ONLINE: AVANTE XIQUE-XIQUE AO ANO PROMISSOR .

                          2013: Avante Xique-Xique ao ano promissor !

Mais um fim de ano se aproxima, e com ele, cresce a expectativa dos Xiquexiquenses, diante do novo governo municipal que assumirá em 2013. Uma nova historia começará a ser escrita nessa cidade lidada, que muito tem e pouco produz. Um aspecto relevante quanto a essa nova etapa, é além de tudo, a esperança explícita do cidadão, que almeja novos projetos, novas perspectivas, realmente um progresso promissor tende a chegar. Essa certeza, não está apenas nos novos nomes que estarão à frente, mas, na coragem que a sociedade mostrou em querer essa mudança . 

Não cabe aqui, desmerecer governos passados, todos tiveram sua parcela no desenvolvimento que se percebeu até aqui, a ideia, é que se venha apostar no novo, sem criticar quem ainda não teve oportunidade de tentar fazer algo diferente. Obviamente, o crescimento que se teve deverá ser mantido e sequenciando novos, essa é a visão de quem quer progresso para o município. Xiquexique passa hoje por um processo de mudança, e dentre elas, a mais importante, é a que se percebeu no povo. As pessoas estão mais ativas, participam, reivindicam, estão buscando seus direitos, e isso é ímpar para o desenvolvimento, tanto social, como municipal, pois quando se tem cobrança, as coisas certamente tendem a fluir. Desse modo, vale ressaltar que o ano de 2012, ficará marcado, como o ano do impulso positivo, dentro da sociedade de Xique-Xique, estava na hora dessa cidade começar a andar com suas próprias pernas e não apenas, observar a caminhada dos municípios vizinhos .

FONTE: JORNAL A VOZ .

CANTOR DUBIRAN FARÁ SHOWS EM ITAGUAÇU DA BAHIA, IRECÊ, LAPÃO, BARRA, BRASÍLIA-DF E SÃO PAULO .

Depois de apresentar na cidade de Mulungu do Morro no dia 24 deste mês, o cantor Centralense Dubiran se prepara para uma maratona de shows . 

No dia 29 de Novembro o artista se aprentará na cidade de Itaguaçu da Bahia, o grande show será por volta das 16:00 hs. No mesmo dia Dubiran & Banda se apresentará em Irecê, cidade onde o cantor reside atualmente, a apresentação será na abertura do Show do forrozeiro Waldonys do Acordeon. No dia 1° de Dezembro Dubiran estará na cidade de Lapão, dia 22 de Dezembro na cidade de Barra-BA. No dia 31 se Dezembro, Dubiran & Banda fará o Reveillon no colégio Cometa em Irecê-Ba, apartir das 22:00 hs. O natal da Banda poderá ser em Brasília, na capital do Distrito Federal, isso porque o contrato ainda não foi assinado, faltando apenas algumas definições. Em Março de 2013 Dubiran fará uma Turnê em São Paulo. Aguradem maiores informações aqui no Blog Xiquesampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

A CIDADE DE BARRA (BA) TERÁ PRAÇA COM ACADEMIA DA SAÚDE E RECEBE DA CODEVASF 1.300 CISTERNAS .

Falta pouco para a conclusão da obra da Academia da Saúde em construção na Praça João Oscar. A cidade recebeu 1.300 cisternas de 16 mil litros cada, para oferecer água de qualidade aos Barrenses . 
 
Parte da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a Academia é integrada ao Sustema Único de Saúde(SUS), e tem como principal objetivo aprimorar as ações de atenção primária à saúde, vigilância em saúde, promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos não transmissíveis. De acordo com o Ministério da Saúde  estão instituídas três modalidades de pólos - a básica, a intermediária e a ampliada. Esta última que é a mais completa, é a que em breve funcionará na Barra. Haverá uma estrutura de apoio composta por cinco ambientes internos: sala de vivências, sala de acolhimento, depósito, sanitários e área de circulação; e mais um espaço externo com área livre para a prática de esportes, incluindo a instalação de equipamentos como barras para flexão horizontal e vertical, barras fixas para apoio a exercícios, pranchas para a prática de abdominais, entre outros . 

O prefeito Artur Silva tem amplo apoio dos Governos Estadual e Federal na implantação de importantes projetos para o desenvolvimento do município da Barra. A Academia de Saúde será o primeiro ponto público disponível à população em especial aos jovens da melhor idade, composto por requisitos essenciais à manutenção da saúde através da prática de exercícios físicos de baixo impacto direcionados ao controle de doenças como a hipertensão, o diabetes, o colesterol entre outras. Investir em uma obra como essa, que visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas e consequentemente a diminuição da  necessidade de internações hospitalares e do uso de medicamentos, é uma tendência dos centros urbanos contemplados com uma administração moderna, livre de vícios e apontada para o futuro .

 
                   * Barra começa a receber as Cisternas do Programa Água para Todos:

A água é vida e sem água nós não somos nada! A Prefeitura de Barra, em parceria com a CODEVASF, através do programa Água para todos, está recebendo mais de 1300 cisternas de 16 mil litros cada,  para oferecer água de qualidade aos cidadões da zona rural de nosso município. O Programa Água para Todos, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, foi concebido pelo Governo Federal a partir da necessidade de se universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso. O programa tem como objetivo garantir o amplo acesso à água para as populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais, possibilitando a geração de excedentes comercializáveis para a ampliação da renda familiar dos produtores rurais . 

POR ASCOM PREFEITURA MUNICÍPAL DE BARRA-BA .

FONTE: XIQUESAMPA .

25/11/2012

CHACINA EM JUSSÍAPE-BA: PREFEITO ELEITO, 1° DAMA, GERENTE DA EMBASA, POLÍCIAL E ATIRADOR MORTOS .

O prefeito de Jussiape, na Chapada Diamantina, foi assassinado na manhã deste sábado (24) dentro de casa. A primeira-dama e um gerente da Embasa também foram assassinados. O atirador, que era dono de um quiosque na praça onde ocorreram os assassinatos, foi morto em confronto com policiais. O crime chocou a cidade de 11 mil habitantes. Segundo informações da delegacia do município, o atirador entrou no prédio e abriu fogo, atingindo o prefeito Procópio Alencar na cabeça. De acordo com testemunhas, a primeira-dama Jandira Alencar chegava da feira livre, realizada aos sábados na cidade, quando foi atingida. Ela e o marido morreram na hora.
O gerente da Embasa, Oderlange Pereira, foi atingido pelos disparos. Ele chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Após o atentado, o homem foi em direção à feira livre, mas foi localizado por uma equipe de policiais da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin)  que chegaram ao município para dar início às buscas junto com agentes da da Polícia Civil de Brumado e de Livramento, além de policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O homem, identificado como Coló do Quiosque, reagiu e atirou contra os policiais. Um deles foi atingido na perna. Segundo informações preliminares, um outro policial foi baleado e morreu. O autor do atentado, que era proprietário de um quiosque no município, foi morto na troca de tiros. Ainda não foi divulgada a causa do atentado, nem se houve a participação de outros envolvidos. 
O secretário de Segurança Pública (SSP-BA) Maurício Barbosa, o delegado-geral da Polícia Civil Hélio Jorge, e o comandante da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, viajaram ao município na tarde de hoje para acompanhar as investigações. Dr. Procópio Alencar havia sido reeleito no cargo, com 58% dos votos. Segundo a delegacia do município, os dois seriam riviais políticos nas últimas eleições. 
POR Correio, Foto: Will Assunção/Jussi Up Press .
 FONTE: XIQUESAMPA .

24/11/2012

CARTA DO OESTE BAIANO É ELABORADA POR PREFEITOS ELEITOS DA REGIÃO .

A Carta do Oeste foi elaborada no dia 08/11, durante o I Fórum dos Prefeitos Eleitos do Oeste da Bahia, no auditório do hotel Saint Louis, em Luís Eduardo Magalhães. O documento, assinado pelos 11 prefeitos presentes, relata as principais necessidades dos municípios da região e será enviada na próxima semana para os governos federal e estadual .

CARTA DOS MUNICÍPIOS DO OESTE BAIANO:


Nós, prefeitas e prefeitos eleitos e reeleitos do oeste da Bahia, tornamos pública esta carta resultante dos debates realizados no 1° Fórum dos Prefeitos Eleitos da Bahia, realizado em Luís Eduardo Magalhães nos dias 8 e 9 de novembro de 2012. Entendemos e de maneira conjunta continuaremos defendendo que o papel atribuído aos municípios pela Constituição Federal precisa ser efetivamente resgatado, como ente federado dotado de integral autonomia político-administrativa.

Os demais entes da federação precisam reconhecer o protagonismo dos municípios como entes capazes de executar as políticas públicas no cotidiano de convivência das pessoas, dando ao gestor municipal seu papel de destaque nas discussões e grandes decisões que interfiram na vida dos munícipes. No plano regional, os municípios que compõem o território do “oeste da Bahia”, de forma conjunta irão mobilizar todas as suas forças políticas nos três níveis da federação, com vistas a buscar as principais soluções para as questões que seguem:

* CONSTRUÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO SÃO FRANCISCO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE BARRA E XIQUE-XIQUE;

* AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DA REDE ELÉTRICA REGIONAL;

* INSTALAÇÃO DE CABO DE FIBRA ÓPTICA PARA ATENDER À DEMANDA REGIONAL DE BANDA LARGA;

* CONCLUSÃO DA FERROVIA OESTE-LESTE;

* CONSTRUÇÃO DA CENTRAL REGIONAL DE DESCARTE DE RESÍDUOS HOSPITALARES;

* RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DA BACIA DO RIO GRANDE;

* CONSTRUÇÃO DO PRESÍDIO REGIONAL;

* IMPLANTAR UMA CENTRAL REGIONAL DE ATENDIMENTO CARDIOVASCULAR;

* CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA UNIDADE HOSPITALAR COM CARÁTER DE ATENDIMENTO REGIONAL;

* ASFALTAMENTO DA RODOVIA BA 351, QUE LIGA OS MUNICÍPIOS DE SANTA RITA DE CÁSSIA, MANSIDÃO, BURITIRAMA E BARRA;

* IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE ONCOLOGIA NO HOSPITAL DO OESTE, EM BARREIRAS;

* CONSTRUÇÃO DE UM HOSPITAL REGIONAL PEDIÁTRICO EM BARREIRAS;

* TÉRMINO DA RODOVIA BA 161, QUE LIGA OS MUNICÍPIOS DE BARRA A PILÃO ARCADO;

* INSTALAÇÃO DOS CAMPI DA UFOB ( UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA );

Os gestores eleitos e reeleitos no pleito de 2012, sabedores das dificuldades de arrecadação no plano próprio e os recursos oriundos das transferências voluntárias, estarão permanentemente mobilizados para alcançar mudanças pragmáticas e fundamentais orientadas para contribuir no processo de melhoria do cenário de arrecadação e administração, nos termos da transparência e impessoalidade que a Lei estabelece, entre as quais destacamos:

1 . Excluir as despesas com folha de pagamento do Sistema Local de Saúde (SUS) dos índices estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal;

2 . Reduzir os índices de aplicação previdenciária sobre a folha de pagamento a título patronal que hoje alcança 20% para percentual com mais equilíbrio e justiça social em torno de 10% .

POR ASCOM PM DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES-BA . 

FONTE: XIQUESAMPA .

21/11/2012

DEPOIS DE MINAS GERAIS, CANTOR PEDRO SAMPAIO AINDA SE APRESENTARÁ EM BRASÍLIA E EM SÃO PAULO .

 
Cantor Xiquexiquense Pedro Sampaio faz sucesso em Minas Gerais . 
 
Pedro Sampaio desbrava as terras "Mineiras" até o dia 25 deste mês com seu belo show. No 16/11 o cantor Gravou uma entrevista para o Canal 20 de Montes Claros-MG . Nosso conterrâneo se apresentará em Brasília nos dias 30 de Novembro e 01 de Dezembro. Retorna pra Salvador dia 03 de Dezembro. Pedro Sampaio ainda fará uma Turnê em São Paulo de 27/02/13 até dia o dia 18/03/13. Parabéns conterrâneo, levando o nome de nossa terra pelo Brasil à fora .
 
FONTE: XIQUESAMPA .

20/11/2012

GOVERNO ENTREGA KITS DE IRRIGAÇÃO A PRODUTORES RURAIS DE XIQUE-XIQUE .

Produtores rurais da região de Xique-Xique, por intermédio da Associação de Reforma Agrária, localizada em Lagoa de Itaparica, receberam nesta segunda-feira (19), do secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri), Eduardo Salles, termo de cessão de uso de kits de irrigação, que poderão irrigar até 2 hectares de terra. Com a seca que atinge o nordeste e muitos municípios baianos, o Governo do Estado, por meio da Seagri, vem investindo em soluções para a convivência com a estiagem. Além dos kits de irrigação, , entre outras ações, existe o projeto para a construção de 1,3 mil barragens subterrâneas em 53 municípios de cinco territórios identidade baianos .

Para a presidente da associação, Laíde Alves de Oliveira, cerca de 50 famílias serão beneficiadas com os kits. “Essa ajuda chegou na hora certa, agora os produtores terão como plantar e conseguir o seu sustento”, afirmou. Para o secretário Eduardo Salles, “os kits vão estimular os agricultores a buscarem tecnologia, adquirindo novos equipamentos, por meio do programa Mais Alimentos”. Segundo o superintendente de Irrigação da Seagri Marcelo Nunes, o objetivo das ações do governo estadual é disseminar tecnologias de irrigação eficientes do ponto de vista hídrico, que ajudem os agricultores a manterem a produção .

O encontro com o secretário estadual Eduardo Salles aconteceu no gabinete da Seagri, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, com a presença do superintendente de Irrigação do órgão, Marcelo Nunes, do vice-prefeito eleito de Xique-Xique, Luiz André, dos deputados João Leão, federal, Cacá Leão, estadual, e representantes dos produtores .


FONTE: ASCOM BA .

19/11/2012

XIQUE-XIQUE, MINHA TERRA, MINHA VIDA! TURÍSMO, O ESPETÁCULO DAS DUNAS EM NOSSA CIDADE .

Xique-Xique possui área de Proteção Ambiental das Dunas e Veredas do Baixo e Médio São Francisco, criada em 1997, com 1.085.000 hectares, sendo a maior do Estado .
A pitoresca cidade de Xique-Xique, de belezas naturais e povo hospitaleiro, está às margens do Rio São Francisco, o que propicia belíssimos passeios de barcas a todos que por aqui passam, além de belíssimos visuais presenteados pela natureza, quais sejam: Dentre suas belezas naturais, conta com uma área de Proteção Ambiental das Dunas e Veredas do Baixo e Médio São Francisco, criada em 1997, com 1.085.000 hectares, sendo a maior do Estado. Essa área protege as grandes elevações de areia e as centenas de veredas que existem no local, abrangendo além de Xique-Xique , os municípios de Barra e Pilão Arcado .

O turismo permanente oferece a festa da beleza das Dunas, atração única formada pelos bancos de areia alvíssima de água doce em toda a América, localizada na margem esquerda do Rio São Francisco. As dunas são avistadas de mais de trinta quilômetros de distância, por quem vem pela a BA–052 .

FONTE: BLOG XIQUESAMPA E ASCOM PM XIQUE-XIQUE BA .

RECORDAR É VIVER: ÓTIMOS CRAQUES DA SELEÇÃO DE XIQUE-XIQUE, ANOS 80 .

                              Seleção de Xique-Xique no final dos anos 80 inicio dos anos 90 . 

Em pé, Tim, Paulo Sérgio, Maneca, Pedro Nelho, Adalmir, Everaldo Esquerdinha, Gaguinho e Gerson. Agachados, Zé Rodrigues, Quinquinha, Paulo Neres, Valdo, Maniho Carnicinha, João Bodinho, Tenente, Lee. Esses craques junto com outros como Gênio, Niguinho The- Flash, Dill, Dinho da Barra, Tonho de Bella, Jojó, Oberdam, Dadá, Chico Anízio, Santo Carí, Sidny, Luciano, Foguete, Pequeno, Gilberto, Ricardo, Burrego, João de Samuel, Arnaldo (Meu Pai), João Petu, Pinheirinho, Nal, Rochinha, Gilson Trator e muitos bons craques de Xique-Xique fizeram história no Estádio Munícipal Dr. Hélcio Bessa. Nos anos anos com essa formação da foto (Acíma) tivemos um dos melhores selecionaveis de nossa cidade, fizemos ótimo papel no Campeonato Intermunicipal e na antiga Copa do Feijão (Hoje Copa do Sertão) .

O Estádio Municipal Dr. Hélcio Bessa foi inaugurado em 21 de setembro de 1967 com uma partida de futebol Amistosa entre a Seleção de Chique-Chique e o Caiano Futebol Clube da Cidade de Petrolina (PE), o resultado foi  Caiano Futebol Clube 2 x 1 Seleção de Chique-Chique ( Era assim que se Escrevia ) .


FONTE: XIQUESAMPA .
FOTO: JORNAL AVOZ .

16/11/2012

RECORDAR É VIVER: FLÁVIO CASTRO, O "GARROTÃO", O GENIOSO E GENIAL DA CARNAÚBA .

Umas das formações da Seleção da Carnaúba : Em Pé estão Everaldo Churé, Bindão, Tabaco, Mizinha, Cristóvão, Angêlo. Agachados : Homão, Bicudo, Flavinho, Flavio Neto e Zé Carlos de Silú, o Técnico era Vitão.  Esse time foi umas das formações da Seleção da carnaúba,comandada pelo saúdoso Flávinho (Meu padrinho). Im memoria .

O ano é 1984 o time da Carnaúba disputava o campeonato interdistrital organizado por Jorge Meira e incentivado pelo então Prefeito Carlos Santos. Durante o treino apronto, o time ensaiava algumas jogadas e fundamentos do futebol, após errar o enésimo cruzamento, que deveria ser alçado à área para o cabeceio do matador,  o lateral Sagui (Filho de Cícero Perninha), foi substituído e teve uma discussão áspera com FLAVINHO que na hora da raiva o expulsou do campo, do time e da fazenda.
Com o fim do treino os jogadores que moravam em Xique-Xique se preparavam para embarcar na Caçamba do ZÉLINO, quando para surpresa do triste e cabisbaixo SAGÜI,  o saúdoso FLAVINHO o abraçou e o convidou para tomar uma antárctica bem gelada e ainda pediu para que ele esquecesse o entrevero e voltasse ao treino do dia seguinte. Naquele dia SAGÜI não aprendeu a cruzar bola com precisão, mas conheceu o carisma e a capacidade de perdoar do artilheiro FLAVINHO. Esteja em paz goleador sentimos muita falta da sua genialidade e geniosidade !
Texto original do enviado pelo meu irmão Arnaldo Nunes de Brito Júnior (Juninho) e publicado originalmente na comunidade "Para Sempre Flávinho" no Orkut. Uma homenagém a uma das pessoas mais marcantes da hístoria de Xique-Xique, Flávio Castro, o popular Garrotão. Saúdades .
 
FONTE: XIQUESAMPA .

LULA, VICE PREFEITO ELEITO DE XIQUE-XIQUE VISITA O CROBA EM SALVADOR E BUSCA PARCERIAS .

O Vice Prefeito eleito do Município de Xique-Xique, Dr. Lula Teixeira visitou no inicio desde mês de Novembro em Salvador o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA). O objetivo da visita do Vice-Prefeito eleito de nossa cidade ao CROBA foi a busca de parcerias de interesses efetivos da Classe .

O Conselho Regional de Odontologia da Bahia – CROBA e o Conselho Federal de Odontologia – CFO formam, em seu conjunto, uma Autarquia Federal instituídas pela Lei 4.324 de 14 de abril de 1964. Com personalidade jurídica de Direito Público, autonomia administrativa e financeira,a jurisdição do CROBA abrange todo o Estado da Bahia e sua sede própria é na capital Salvador, atualmente à Rua Basílio da Gama, No. 3, Bairro do Canela. Sua primeira Sede foi na Av. Sete de Setembro, Edifício Alta Bahia e a segunda foi instalada à Rua João das Botas, Edf. João das Botas, 185, salas 601 e 606, também no bairro do Canela. Dentre as suas finalidades destacamos, principalmente, a supervisão da ética profissional com abrangência em todo estado da Bahia, cabendo-lhe zelar pelo prestígio e bom conceito da profissão do Cirurgião- Dentista e demais categorias auxiliares . 

FONTE: XIQUESAMPA .

14/11/2012

MORRE EM JAÚ, INTERIOR DE SÃO PAULO, O EX- ATACANTE BAIANO ALEX ALVES .

O Ex-atacante Alex Alves do Vitória, Palmeiras, Cruzeiro, Vasco, Hertha Berlin (ALE), Atlético-MG e outros clubes morreu nesta quarta-feira, em Jaú, no interior de São Paulo aos 37 anos .

Segundo a Fundação Amaral Carvalho - Hospital do Câncer, ele estava internado há alguns meses para o tratamento de leucemia. O hospital não confirma se a doença na medula foi a causa da morte do jogador. A família havia proibido a divulgação de qualquer informação sobre seu estado de saúde. A equipe médica que cuidava do ex-atleta conversarão com os familiares para divulgarem ou não o que aconteceu com Alex Alves. O ex-atacante Alex Alves, que morreu na manhã desta quarta-feira, marcou seu nome no futebol brasileiro por dois motivos bem diferentes. Atleta de velocidade, o jogador chamava atenção quando comemorava seus gols com golpes de capoeira. Mas a mesma atenção que atraia em campo, o jogador conquistava fora dos gramados graças a polêmicas envolvendo seu nome .

Baiano de Campo Formoso, Alex Alves começou a carreira pelo Vitória em 1992. O atacante despontou para o cenário nacional no Campeonato Brasileiro de 1993, quando teve boas atuações e levou o Rubro Negro baiano ao vice-campeonato. De lá seguiu para Palmeiras, onde teve relação de amor e ódio com a torcida. Quando jogava bem era aplaudido ao extremo. Do contrário, ouvia a música da arquibancada: "Ai que bom seria, se o Alex Alves voltasse pra Bahia". Tratou a brincadeira da torcida com bom humor. Só me resta trabalhar para que eles cantem: "Ai que bom seria, se o Alex Alves jogasse todo dia" - disse na época. Desde 2010 afastado do futebol, Alex Alves lutava contra a doença e o fim da carreira. O ex-jogador tinha problemas de peso e financeiros há cinco anos. Em outubro deste ano,deu entrevista falando sobre todos os seus problemas . O último clube em que passou foi o União Rondonópolis em 2010. Antes ele passou por outros clubes do Brasil, entre eles, o Palmeiras, Portuguesa, Vasco e Cruzeiro. No entanto, foi no Vitória que Alex Alves conquistou notoriedade no futebol nacional e na sua passagem pela Raposa ficou marcado por ótimas atuações .

FICHA TÉCNICA :

Nome: Alexandro Alves do Nascimento (Alex Alves)
Local de nascimento: Campo Formoso, Bahia - 30/12/1974
Clubes: Vitória, Palmeiras, Juventude, Portuguesa, Cruzeiro, Hertha Berlin (ALE), Atlético-MG, Vasco, Boavista-RJ, Fortaleza, Kavala (GRE) e União Rondonópolis-MT .

FONTE: YAHOO BRASIL .

13/11/2012

OLAVO GRAVARÁ SEU 1° DVD EM JANEIRO DE 2013 NO GUARAPIRÃO DANÇAS EM SÃO PAULO .

Depois de uma breve Turnê  em São Paulo, o cantor Olavo Arrasta Povão gravará seu primeiro DVD ao vivo na maior Casa de Shows de Forró de São Paulo . 

De Icatú-Barra pra o mundo! Olavo nasceu em Icatú, munícipio de Barra, mas veio muito pequeno pra Xique-Xique onde ja considera a muito tempo filho de nossa terra, já tocou em quase todos lugares de Xique-Xique e da zona rural, como tambem em várias outras cidades. No início da carreira viajava vários km de bicicletaou até mesmo a pé com a sanfona nas costas. Fã da Banda Real Som da cidade de Remanso, Olavo é um forrozeiro de mão cheio, o sucesso veio com a música "Gamadinha", "Nuvilha", "Aviãozinho", "Lobo Mau" e "Molim Molim". A gravação do primeiro Dvd de Olavo será em Janeiro de 2013, no Guarapirão Danças no Bairro de Santo Amaro, zona Sul de São Paulo. O Guarapirão Danças possui vários ambientes, destaque para duas pista de dança, salão para karaokê, sertanejo e vários outros ritímos. Ouça Olavo Arrasta Povão ao vivo no Palco Mp3: http://palcomp3.com/olavoarrastapovao/ .

GUARAPIRÃO DANÇAS: Inaugurada em 15/08/1996 e situada na zona sul de São Paulo, em Santo Amaro, com capacidade para 800 pessoas. Foi um sucesso imediato, graças a capacidade de seus proprietários que já no primeiro mês de atividade trouxeram as melhores e mais procuradas atrações de São Paulo, como Frank Aguiar, João Mineiro e Marciano.Ao fim de um ano de existência, os recordes de público se repetiam e sucesso da casa foi tão estrondoso que as instalações tiveram de ser ampliadas, aumentando a capacidade de público para 2000 pessoas, além da criação de um ambiente exclusivo para karaokê. Com a ampliação da casa tornou-se possível a presença dos mais renomados artistas e nomes da música brasileira, como Amado Batista, Alexandre Frota, Latino, Robério e seus Teclados, Cristiano Neves, Beto Barbosa, Calcinha preta, Calypso , Washington Brasileiro, Forró Saborear, Lecy Brandão, Pixote, Boca Loca, Sampa Crew entre outros.Em novembro de 2004, o Guarapirão Dance se tornou a maior casa de espetáculos da Zona Sul, com nova ampliação de suas instalações e com aumento de capacidade para 6000 pessoas e contando com mais um ambiente, o sertanejo .

O Guarapirão Danças é de propiedade de um Xiquexiquense da Marreca Nova. Assim, hoje a casa conta com capacidade para 6000 pessoas e 4 ambientes distribuídos da seguinte forma:

* 1º piso – Forró
* 2º piso – Sertanejo
* 3º piso – Axé
* 4º piso – Mezanino com Karaokê

A maior casa de espetáculos da Zona Sul apresenta semanalmente as melhores atrações musicais que se revelam no palco para animar as noites da cidade .

ESTRUTURA
*Capacidade para 6000 pessoas
*4 ambientes distintos
*Mesas espalhadas em todos os ambientes
*8 bares independentes que garantem agilidade no atendimento
*Segurança: Casa com maior segurança da Zona Sul
*Estacionamento com seguro e manobrista na porta
*Ar condicionado e sistema de exaustão
*Cozinha completa
*Equipe completa: Engenheiro de áudio e vídeo , garçons, recepcionistas, cozinheiros, bartenders
arrowAceitamos todos os cartões .

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Domingo e Quarta: das 20:00 as 05:00
Sexta e sábado: 21:00 as 06:00

Telefones: 0800 7709 409 / 5514-5490

Fax : 5893-3780 .

FONTE: XIQUESAMPA .

12/11/2012

MORADORES DE GUANAMBI, ELMO VAZ E DILMA DESTACAM IMPORTÂNCIA DA ADUTORA DO ALGODÃO .



Adutora em Malhada-Ba levará àguas do São Francisco para regiões que sofrem com a seca . 

A importância da obra da Adutora do Algodão para a região de Guanambi, no Oeste baiano, foi o foco de matéria da TV NBR – que entrevistou moradores da região, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, e transmitiu trecho do discurso da presidenta Dilma Rousseff em Malhada frisando a relevância da ação e anunciando, para amanhã (13)  o lançamento do Mais Irrigação, importante programa formatado e coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, que pretende implantar e atuar em mais de 500 mil hectares de perímetros irrigados em todo o país, gerando milhares de empregos diretos e indiretos no campo. O programa deverá dobrar os perímetros irrigados sob a responsabilidade da Codevasf .

Dilma Rousseff participou, nesta sexta-feira (09), da cerimônia de inauguração da primeira etapa do sistema adutor da região de Guanambi -- Adutora do Algodão, em Malhada (BA). A primeira etapa da obra conta com investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Serão construídos 265 quilômetros de adutoras, uma estação de tratamento de água, uma estação de tratamento de lodo, seis elevatórias e seis reservatórios, gerando uma vazão de 480 litros por segundo, quando em sua plena capacidade .

Mais informações: www.codevasf.gov.br
Contato: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf
Fone: (61) 2028 - 4860/4627/4769

FONTE: XIQUESAMPA .

09/11/2012

RECORDAR É VIVER: BANDA PERNAMBUCANA "TREPIDANT´S" NO CARI EM XIQUE-XIQUE .


A Banda de Recife "Os Trepidant´s lotou "O Cari" em Xique-Xique nos anos 80 . 

O Cari de Zé Cavalcante e familia foi sem dúvidas uma das melhores Casas de Shows, no quesito Show Baile de nossa cidade nos anos 80, bandas como The-Jet-Sons, Fabilú, Oliveira, Lordão, Klebér-Som-Five, Cristal Graffit, Faces, Extra, Preces, Zé Molhado, Terremoto, Joédson e muitas outras bandas que marcaram época e deixaram muitas saúdades. Os sábados em O Cari depois das 22:00 hs, eram os mais esperados e agitados de nossa cidade, muita gente faziam fila pra entrar na Boate, aos domingos existiam as "Tardes Dançantes" após as 17:00 hs. Uma Banda me chamou a atenção não só por sua estrutura, mas tambem como se apresentavam, cantavam músicas em inglês, e pela primeira vês cantando na cidade de Xique-Xique. A Banda Trepidant´s, inicialmente foramada em Afogados da Ingazeira (PE) e radicada em Recife (PE) deixou nossos conterrâneos e turístas de cidades visinhas abismados e estáticos com sua qualidade, cantavam músicas da jovem guarda e várias canções própias em inglês, foi um sucesso enorme. Nos anos 90 a Banda Trepidant´s se apresentou no Palco da Festa da cidade. Tempos bons, saúdades .

Trepidant's, Banda Pernambucana formada por sete integrantes cujo lider é o Vicente Jr., autor e intérprete da maioria das canções, com estilo voltado ao Pop-Dance-Rock, faz parte da geração "The Beatles" e chegaram ao estrelato tocando e cantando músicas somente em inglês. Seu Mega-Hit, conhecido internacionalmente é a música "Remember Me", do álbum "Trepidant's". Gravado em 1976 com selo Top Tape, esse disco vendeu horrores, considerando-se os padrões de vendagem de discos da época. Um verdadeiro fenômeno. Trepidant's sempre levou legiões de fãs ao delírio em shows superlotados nos clubes recifense-olidense, em Pernambuco, e fora do Estado. Fez inúmeros shows, inclusive, fora do Brasil, encantando os europeus que lotavam as casas de shows por onde a Banda passava. Trepidant's, por ser uma banda estritamente local, regional, foi pioneira ao destrinchar as fronteiras aquém do seu tempo, abrindo caminho para inúmeras bandas que procuraram copiar seu estilo de sucesso na época. Muitos até apelidaram a Banda, chamando-os de os "Creedence Clearwater Revival, Brasileiro", por terem origens bem Parecidas. A Banda Trepidant´s tem 42 anos de estrada, formada por irmãos e outros músicos .

Por: Aleyster Crowley Bernardo de Andrade .

FONTE: XIQUESAMPA .

XIQUE-XIQUE: MAGAZINE LUIZA REALIZA MIGRAÇÃO DA MARCA EM NOSSA CIDADE E EM TODA BAHIA .

Uma das maiores lojas do varejo, o Magazine Luiza de Xique-Xique, filial 866, realizou a migração da Lojas Maia, animada pelo Locutor Gilson Júnior e contou com a presença de clientes e autoridades .

Salvador - Depois de iniciar a migração da marca Lojas Maia em Pernambuco, Alagoas e Ceará, no ano passado, o Magazine Luiza dá continuidade a este processo, e 17 lojas da Bahia, localizadas em Salvador, Simões Filho, Candeias, Lauro de Freitas, Santo Amaro, Catu, Ribeira do Pombal, Euclides da Cunha, Xique-Xique e Camaçari, ganharam neste mês outubro, novos layout e mobiliários, instalações modernas, ar condicionado, maior mix de produtos e uma rádio interna com programação exclusiva da rede. Neste mesmo dia, a rede inaugura duas novas lojas em Salvador e Camaçari .

Estas 17 unidades baianas passarão a ter apenas o nome do Magazine Luiza, e para comemorar a virada da marca, houve uma série de manifestações culturais em cada uma destas unidades, além de diversas atrações e muitas ofertas para o público. Gradativamente, as demais unidades da Lojas Maia no Estado passarm por este processo. Para marcar sua chegada definitiva no Estado, a varejista lançou a campanha A felicidade Contagia. O Magazine Luiza chegou de vez na Bahia, que traz o cantor Magary Lord interpretando uma versão de seu grande sucesso “Inventando Moda”, especialmente adaptada para o Magazine Luiza. Algumas filiais serão “embrulhadas” como se fossem um presente para a população e, para ficar ainda mais com a cara baiana, foram utilizados laços com a temática das típicas fitas do Senhor do Bonfim. “A experiência de atuar no Nordeste tem sido espetacular. A região está vivenciando uma evolução de mercado que nos dá ainda mais orgulho de sermos brasileiros. Mantivemos toda a equipe que veio da Maia e ainda aumentamos o quadro de colaboradores. Isso demonstra o respeito que temos pelas companhias adquiridas”, afirma Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza .

Este respeito pôde ser percebido logo que a rede, sediada em São Paulo, comprou a Lojas Maia, levando a todos os funcionários os mesmos benefícios oferecidos aos colaboradores do Magazine Luiza, tais como plano de carreira, cheque-mãe, cheque educação especial, auxílio aos estudantes, reembolso de farmácia, entre outros. “Antes de tudo, para estimular o engajamento dos colaboradores com a empresa, é importante investir em seu bem-estar e crescimento pessoal e profissional, oferecendo oportunidades internas de ascensão”, justifica Luiza Helena . " Segundo o Ranking da revista Exame, ano passado a empresa ficou em 7° lugar como uma das melhores empresas pra se trabalhar no Brasil. O Magazine Luiza está localizado em Xique-Xique na Rua Gustavo Costa, 40, em frente a Praça Dom Máximo, antiga sorveteria de Pacheco, Tel: 74 3661-3352 . Não é toda cidade que possui uma loja desse porte, uma das empresas lider de mercado, no inicio de janeiro de cada ano é realizado a Liquidação Fantástica, onde são vendidos produtos semi-novos e do mostruário, muitos clientes dormem na fila para aproveitarem a queima de preços baixos. A dois anos trabalho na maior Loja da Empresa, onde são gravados a maioria dos comerciais e projetos pilotos de estratégias e campanhas de vendas do Magazine Luiza", Adriano Britto . 

FONTE: BLOG XIQUESAMPA E JORNAL DA MIDIA .

08/11/2012

LUTO: MORRE EM IPUPIARA "SEU ZUZINHA", PAI DO ATUAL PREFEITO DAVID RIBEIRO PRIMO .

É com muito pesar que comunicamos o falecimento do SR.JOSÉ RIBEIRO DOS SANTOS, mais conchecido com "SEU ZUZINHA" ( Pai do prefeito David ), grande homem e grande cidadão Ipupiarense. A Prefeitura Municipal de Ipupiara se solidariza com o Prefeito David Ribeiro Primo com os seus irmãos João, Nestor, Carlito Ribeiro Dos Santos, Nilton, Josedith, com Dona Judite esposa do Sr José Ribeiro e todos os parentes e amigos. Que toda à familia de "SEU ZUZINHA" Recebam o abraço e os sentimentos de toda equipe da Prefeitura Municipal de Ipupiara-Ba .

Por Equipe da Prefeitura de Ipupiara-BA, via Facebook .

FONTE: XIQUESAMPA .

06/11/2012

EMBASA IMPLANTA COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO EM IBOTIRAMA-BA .











Cerca de 1,3 mil imóveis já foram contemplados com o serviço de coleta e tratamento de esgotos domésticos.


O rio São Francisco, no perímetro urbano de Ibotirama, no oeste da Bahia, começa a escapar de uma triste realidade: a poluição que atinge as suas águas por causa de esgotos despejados sem tratamento. Esse cenário começa a mudar a partir deste ano com o início da operação, pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento, do sistema que coleta e trata esgotos domésticos. Cerca de 1,3 mil imóveis dos bairros Alto do Cruzeiro, Centro, São Francisco e Veredinha foram atendidos até o momento. A previsão é estender o atendimento até o total de 5,4 mil imóveis, uma população de aproximadamente 20 mil pessoas.

A professora Ednéia Rodrigues de Queiroz, do bairro São Francisco, se orgulha de ter os esgotos da sua residência destinados da maneira correta. “A minha casa já está interligada. Tenho certeza de que isto ajudará o crescimento da nossa cidade, que não precisará ver mais esgoto na porta das casas e caindo no São Francisco”. Para sensibilizar a população acerca da operacionalização do sistema de esgoto, a Embasa promoveu uma série de encontros com professores, agentes de saúde e associações de moradores para ensinar como utilizar a infraestrutura recém-implantada.

Estrutura:   Após a entrega da obra executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Paranaíba e do São Francisco (Codevasf), com recursos de R$ 8,725 milhões do Programa de Revitalização do Rio São Francisco, a Embasa fez ajustes no sistema para colocá-lo em funcionamento, como lavagem na rede coletora e energização das estações de bombeamento para conduzir o esgoto coletado até a estação de tratamento, que terá capacidade para tratar 34 litros de efluente por segundo. 

Assessoria de Comunicação da Embasa : 
Hebert Regis, Assessoria de Comunicação da Embasa para o Blog Xiquesampa .
Unidade Regional de Barreiras (UNB)
(77) 3612- 9366 .


FONTE: XIQUESAMPA .

05/11/2012

TURÍSMO: XIQUE-XIQUE, MINHA TERRA, MINHA VIDA! LAGOA DE ITAPARICA .

A cidade de Xique-Xique-BA, possui uma Área de Proteção Ambiental (APA), chamada de Lagoa de Itaparica, localizada nas escarpas e fraldas da grande Chapada Diamantina, entre Xique-Xique e Gentio do Ouro, com 78.550 ha. A Lagoa de Itaparica é conhecida por suas belezas naturais, pela sua biodiversidade e pela presença constante dos carnaubais e plantas aquáticas como a vitória- régia. Além do belo visual oferecido em grande parte do ano, a lagoa de Itaparica atrai pescadores profissionais e amadores, pois ali se refugiam os maiores exemplares de peixes como surubim e dourado, desejados por todos .

"É um lugar que poderia ser muito bem explorado turisticamente, dentro de todas as normas de preservação. Os principais problemas da APA da Lagoa de Itaparica são a retirada sem licença de pedras, areia, cristais, ouro e diamantes. A pesca predatória, caça, desmatamento e queimadas. E como ela abrange uma área de 78.550 ha, é difícil fiscalizá-la. A lagoa é a maior e mais importante das margens do Rio São Francisco. Funciona como berçário natural, reprodução de organismos aquáticos. É fundamental para reposição do estoque pesqueiro do rio. Por isto a pesca é terminantemente proibida por todo o ano, e não somente na época do Defeso. Conscientizar e educar o povo são tarefas que pela minha experiência nos barrancos é coisa para um futuro muito longínquo", disse a Blogueira, Bióloga e Ativista Luiza Lupfal em visita a Lagoa de Itaparica em Xique-Xique no dia 23 de Outubro de 2009 .

"Luiza Lupfal, fiquei muito feliz quando mencionou em seu Blog ( Viagem no São Francisco ) que Xique-Xique foi a cidade mais linda que você visitou pelo Rio São Francisco, quando desbravou todos os Estatos e as princípais cidades banhadas pelo Velho Chico, manteremos contato, prazer trocar experiências como Blogueiro com essa profissional conceituada. Abraços fraternos". Adriano Britto .

FONTE: XIQUESAMPA .

XIQUEXIQUENSE JARBAS MEIRA PARTICIPA DO X SIMPÓSIO DE SEGURANÇA DE NAVEGADOR AMADOR .

O Velejador Lars Grael, o Xiquexiquense Jarbas Meira, o Governador da Bahia Jaques Wagner e o Superintendente Regional da Infraero José Cassiano .

O lançamento do X Simpósio de Segurança de Navegador Amador, aconteceu a bordo do Navio Veleiro “ Cisne Branco” da Marinha do Brasil, atracado no Porto de Salvador, com um coquetel de abertura promovido pelo Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Fernando Monteiro Dias. O coquetel de abertura foi muito prestigiado por diversas autoridades civis e militares. Aliás, não poderia ter acontecido em melhor local do que o grande Veleiro “Cisne Branco”, uma maravilha de embarcação. O Barco tem 76 metros de comprimento, 10,50 metros de largura, 46,40 metros de altura do mastro grande, 17,5 nós (32 km/hora na velocidade máxima a vela, 11 nós (20km/hora) na velocidade máxima a motor .

A tripulação é constituída de um Comandante Capitão de Mar e Guerra, nove oficiais, quarenta e uma guarnições e trinta e um tripulantes em treinamentos. O “Cisne Branco” é empregado em missões de representação nacional e internacional, é também conhecido como “embaixada flutuante”, o navio representa a Marinha e o Brasil em vários eventos náuticos que acontecem em vários países, tremulando a Bandeira do Brasil mundo afora. Esse veleiro é considerado de grande porte, construído em Amsterdã, Holanda, beijou o mar e batizado em 4 de agosto de 1999, quando foi entregue a Marinha do Brasil em fevereiro de 2000. Sua primeira viagem foi realizando o mesmo caminho de Pedro Álvares Cabral, na travessia ao Atlântico na comemoração dos 500 anos de Descobrimento do Brasil . 
 
Divulgar experiências e discutir a NORMAR 03/DPM (Normas da Marinha do Brasil específicas para navegação amadora). Nas diversas atividades, além de ações no mar em navios da Marinha do Brasil para noções de treinamento em situações de perigo no mar, teve ainda palestras ministradas pelo o velejador e campeão olímpico Lars Grael e do empresário, navegador e escritor Aleixo Belov, que já realizou viagens ao redor do mundo com o seu veleiro particular. Participaram iniciantes em navegação e muitos estudantes do Curso de Engenharia de universidades da Bahia . 

Por Jarbas Meira: Comunicólogo, político e funcionário da Infraero .

FOTO: ELINALDO TRINDADE .
FONTE: XIQUESAMPA .

FASE DE TESTES DA ADUTORA DO SÃO FRANCISCO INICIA NO FINAL DE NOVEMBRO .

Em Irecê, o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiroe, percorreu frentes de serviço da obra da Adutora do São Francisco na região de Irecê, as águas são capitadas em Xique-Xique .

Em visita à cidade de Irecê, no centro norte do Estado, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, percorreu frentes de serviço da obra da Adutora do São Francisco, que está sendo executada pelo Governo do Estado, através da Embasa, para abastecimento da microrregião ireceense. Após a vistoria técnica, o secretário foi entrevistado pelas emissoras de rádio da cidade, e anunciou que a operação em fase de testes do novo sistema será iniciada no final deste mês. "Nossa expectativa é que seja cumprido o prazo determinado, que é o final de novembro. Como é uma obra de extensão muito grande, temos ainda um período de testes, de ajustes do sistema, até que ele funcione dentro da normalidade para começar a abastecer toda a microrregião”, informou Cícero. Monteiro também comentou do esforço da Embasa e do Governo do Estado para concluir a obra dentro do prazo previsto. “É um empreendimento muito complexo, do ponto de vista da engenharia, mas o empenho de todos os envolvidos está sendo determinante para o cumprimento do nosso cronograma. Esperamos que, em meados de dezembro, a obra seja inaugurada pelo governador e toda a sua equipe”, disse .

Cafarnaum – Na manhã de hoje, a água tratada vinda de Mirorós chegou à Cafarnaum. O sistema estava em fase de testes desde a primeira semana de outubro. Com a obra, orçada em R$ 26,4 milhões, foram implantados 63 quilômetros de adutora entre a Estação de Tratamento de Água de Ibititá e a sede do município. Antes, a população de Cafarnaum só contava com água salobra oriunda de poços tubulares, sendo que o abastecimento era realizado de forma insuficiente. Mais 16 locais, situados na área do município, ainda serão contempladas com a água da Barragem de Mirorós .

FONTE: LÍDER NOTÍCIAS . 

SALVADOR SEDIA III FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR, ECONOMIA SOLIDÁRIA E IDENTIDADE TERRITORIAL .

Promovida pela UNICAFES-BA, a III Febafes irá reunir 110 empreendimentos, sendo 80 da agricultura familiar e 30 da economia solidária .

O Estado que possui o maior número de agricultores e agricultoras familiares, cerca de 650 mil famílias, segue viabilizando incentivos ao fortalecimento da atuação em rede e ao processo de comercialização dos produtos oriundos de Empreendimentos Econômicos Solidários (ESS) da agricultura familiar e da economia solidária. Grãos, doces, frutas, artesanatos, as melhores cachaças e outros produtos dos empreendimentos da agricultura familiar e da economia solidária dos Territórios de Identidade da Bahia poderão ser encontrados e comercializados na III edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Identidade Territorial (Febafes). O evento, que reúne toda a diversidade e riqueza produtiva e cultural dos territórios baianos, acontecerá entre os dias 24 de novembro e 02 de dezembro, no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador.

Promovida pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (UNICAFES-BA), a III Febafes irá reunir 110 empreendimentos, sendo 80 da agricultura familiar e 30 da economia solidária, que terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos. Além do apoio a comercialização, a III Febafes possibilita o fortalecimento da atuação em rede por meio da articulação que promove com potenciais mercados compradores destes produtos. A Febafes vem, ao longo dos últimos anos, se consolidando com um espaço de articulação entre os empreendimentos e as grandes redes de supermercados, hotéis, restaurantes e outros parceiros institucionais. Durante os nove dias de feira serão realizadas diversas atividades de capacitação dos empreendimentos e articulação entre as redes de comercialização. Também está prevista uma programação cultural, com atrações que traduzem toda a riqueza do universo da agricultura familiar e da economia solidária dos Territórios de Identidade da Bahia.
  
Sugestão de fontes para entrevistas: 

* Superintendente da Agricultura Familiar, Wilson Dias. (71) 3115-2839 
* Presidente da Unicafes-BA, Urbano Carvalho. (75) 3225-5155 . 

 Por Gervásio Lima, 

Jornalista, 

Históriador 

Colaborador do Blog Xiquesampa . 


FONTE: XIQUESAMPA .