31/12/2012

O MELHOR REVEILLON DE XIQUE-XIQUE É NO "CARI" COM OLAVO ARRASTA POVÃO E BANDA SABOR DE CANA .











Banda Sabor de Cana e Olavo Arrasta Povão vão realizar o melhor Reveillon de Xique-Xique no Clube O Cari às 22:00 hs .

Hoje é o último dia do ano e pra comemorar esse mega reveillon em Xique-Xique, neste dia 31/12/2012 tem grande encontro com as Bandas Sabor de Cana e Olavo Arrasta Povão, no Clube O Cari apartir das 22:00 hs. O Releillon no Cari terá duas Bandas Xiquexiquenses de sucesso, Olavo Arrasta Povão é reverenciado,onde toca atrai uma multidão com os sucessos Lobo Mau, Miudinho, Molim-Molim, Super-Man e muitas outras canções . 

A Banda Xiquexiquense Sabor de Cana, está fazendo uma turnê na Bahia, varias shows em cidades como Serra do Ramalho, Bom Jeus da Lapaa, Itaguaçu da Bahia, Pilão Arcado, Baixa Grande e Xique-Xique. Comandados pela cantora Natália Rocha com sua voz marcante e apaixonante. Recomento a todos nossos conterrâneos e turístas a prestigiarem esse grande evento e valorizarem tambem nossos artístas locais. A Banda Sabor de Cana tem mais de 15 anos de estrada, começou em Xique-Xique, mas radicada em São Paulo a mais de 10 anos . 

Alem dos cantores que botam pressão cantando, a Banda Sabor de Cana do nosso amigo Diney, conta com uma formação que inclui Teclados, Guitarra, Baixo, Percurssão, Acordeon (Sanfona) .

"Desejo à todos conterrâneos, familiares e amigos um feliz ano novo, que em 2013 tenhamos muito mais feliciddaes e saúde do que este ano ! Sucesso à todos nós", Adriano Britto .

FONTE: XIQUESAMPA .

30/12/2012

RADIALISTA E DJ XIQUEXIQUENSE "ED BRASIL" FAZ SUCESSO EM BRASÍLIA E FALA AO BLOG XIQUESAMPA .

O Xiquexiquense Edivânio Santos da Cruz, é conhecido no Brasil como ED BRASIL, nome profissional utilizado no Rádio .



ED BRASIL iniciou sua carreira de Locutor em Xique-Xique na Rádio Cactus FM (87,9), onde tomou gosto pelo Rádio na sua vida, e foi ae que começou a pesquisar e estudar mais sobre a área da Comunicação, Marketing e Propaganda. Logo começou a se destacar na sua cidade e toda região, apos um período na Cactus FM, foi convidado para trabalhar na Rádio FM Xique Xique (99,9), uma  Rádio Comercial, com maior potência, onde aprendeu e aperfeiçuou seu profissionalísmo, mais isso ainda era muito pouco para os sonhos desse menino antenado com o Rádio e assim resolveu em apenas uma noite ir para a cidade de Juazeiro-BA, uma cidade maior onde alcançaria novos horizontes. Em Juazeiro fez testes em várias emissoras de Rádio da região do Vale do São Francisco, até que foi chamado para a Rádio Petrolina FM (98,3), em Petrolina (PE), cidade vizinha  a Juazeiro, uma Rádio onde abriu as portas para que ficasse mais popular na região, onde trabalhou com grandes profissionais experiêntes, que passaram um pouco dos seus conhecimentos a ED BRASIL. Na Petrolina FM trabalhou por mais de três anos, fazendo a sua locução Jovem, Dinâmica e Alegre, conquistou vários ouvintes em toda região do Vale do São Francisco .

ED BRASIL teve passagem pela Rádio Tropical Sat (102,5), antiga Vale FM de Juazeiro-BA, retornou para Petrolina-PE e trabalhou por mais de um ano no sistema Grande Rio de Comunicação com 4 Rádios e uma Emissora de TV (Afiliada da TV Rede Globo), uma emissora de grande crédibilidade em toda região, com ótima programação, com grande alcance, abrangendo várias cidades e promovendo os melhores eventos da região. Atualmente EDD BRASIL reside em Taguatinga-DF, onde trabalha na JK FM (102,7), Rádio do Sistema Paulo Octávio. Na área de Locução Publicitária, este Xiquexiquense grava comerciais para Rádios, Tvs, Carros de Som e enviando seus Spots pela internet para Rádios de São Paulo, Salvador, Fortaleza, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e até fora do País, se tornando um profissional dinâmico, ágil e inteligente. Hoje com sete anos na área do Rádio, Marketing, Publicidade e Produções ED BRASIL vem se destacando em todo Brasil. Também trabalha como DJ onde fez curso na oficina de DJs com a DJ Isabela de Recife (PE). Atua em festas de aniversário, casamentos e festas de todos os estilos, animando o público com o seu som, já tocou em eventos e em capitais como: Salvador, Recife, Natal, Maceio, Aracaju, Teresina e Fortaleza . 

ED BRASIL FALA AO BLOG XIQUESAMPA : 

BLOG XIQUESAMPA: Que conselho você daria aos iniciantes e aqueles que desejam ter sucesso no Rádio e no entretenimento ?

ED BRASIL:  Eu aprendi que para crescer como pessoa é preciso me cercar de gente. Aprendi que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu, sempre devemos correr atraz dos nossos sonhos, ir a fundo, se proficinalizando sempre.

BLOG XIQUESAMPA:  No inicio da carreira você pensou em desistir, qual foi seu maior estimulo de não abandonar a carreira ?

ED BRASIL:  No inicio tive muitas dificuldades, muitas barreiras a serem enfretantas como ate hojé existem, nunca pensei em desistir. O estimolo vem da minha força de vontade, os conselhos falimiliares me fizeram seguir enfrente .

BLOG XIQUESAMPA: Você pretende se apresentar como locutor ou Dj numa Festa da Cidade, ou em alguma festa ou evento em Xique-Xique ?

ED BRASIL:  Tocar na Festa da Cidade, é um sonho, ou em algum evento de nossa cidade como no Parque Aquático ou no Caranca .

BLOG XIQUESAMPA:  Que mensagem você deixa para seus conterrâneos em 2013 ?

ED BRASIL:  Que faça deste final de ano, mais que uma mudança de calendário e muitas festas, mas também reflita sobre sua vida, tenha motivação para fazer as mudanças necessárias e tenha muita saúde, paz, dinheiro e felicidade em 2013, tenha sempre bons amigos e cultive a verdadeira amizade em sua vida. Feliz 2013!

No mês de janeiro de 2013 os Xiquexiquenses podem ouvir Ed Brasil na JK FM das 16:00 às 19:00 hs todos os dias e aos domingos ele  tem um progama que é retransmitido na Cactus Fm .

ACESSEM O SITE DE ED BRASIL: www.edbrasiloficial.com.br

FONTE: XIQUESAMPA .

29/12/2012

IBITIARA-BA: SERVIDORES COM SALÁRIOS ATRASADOS PROTESTAM EM FRENTE À CASA DO PREFEITO .


Revoltados por não receberem o 13º salário, servidores do município de Ibitiara resolveram protestar na frente da casa do prefeito Nilton Menezes, na manhã desta quarta-feira (26). Os manifestantes levaram cartazes e fizeram muito barulho com apitos e panelas. Eles também cobraram o pagamento dos salários atrasados. O prefeito ficou furioso e chamou a polícia. Os protestantes não se intimidaram e seguiram em passeata pelo centro da cidade . 

FONTE: RF NOTÍCIAS .

MAIS UM CAIXA ELETRÔNICO É EXPLODIDO NA REGIÃO DE IRECÊ, AGORA FOI NA CIDADE DE UIBAÍ .

Primeira Mão: Quadrilha explodem caixa eletrônico da agência Banco do Brasil de Uibaí .

Ta virando rotina, depois de Itaguaçu da
Bahia, ontem a cidade de Uibaí teve um caixa eletrônico do Banco do Brasil explodido. Policiais da delegacia de Uibaí e Irecê investigam, para identificar e prender, os envolvidos na explosão dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil. A agência, que fica na área central da sede do município, ficou completamente destruída. A explosão foi por volta das 03: 34h, da madrugada desta sexta-feira (28). A explosão de caixas eletrônicos tem sido recorrente na região de Irecê. Há menos de uma semana duas agências foram alvo da mesma ação de dos bandidos. Ninguém foi preso e a PM não saber precisar a quantia levada . 

FONTE: www.miqueiasnunes.com

28/12/2012

IRECEENSE CONCORRE PELA SEGUNDA VEZ AO TÍTULO DE MELHOR JOGADOR AMADOR DA BAHIA .

Em 2011 o Ireceence Alex Bala de 24 anos, Bicampeão do Campeonato Intermunicipal, atuando pelo  São Francisco do Conde recebeu a homenagem pela primeira vez .

O Ireceense Alex Bala, 24 anos, concorre pela segunda vez o título de ‘Melhor Jogador Amador da Bahia’ concedido pela Sudesb (Superintendência de Desportos da Bahia). Em 2011 ele recebeu a homenagem pela primeira vez. Atuando pelo São Francisco do Conde, após vencer o Coroací, Alex foi bicampeão do Campeonato Intermunicipal, que ocorreu entre os meses de junho e dezembro deste ano, na cidade de São Francisco do Conde. O evento esportivo é promovido pela Federação Baiana de Futebol .

Com o reconhecimento aumentam as oportunidades. Nesta sexta-feira (21), durante participação no Bate Bola 100.7, do Jornal da Caraíbas, o jogador anunciou que poderá ir para os EUA atuar em um time da 2ª divisão na Flórida .

FONTE: CARAÍBAS FM .

ITAGUAÇU DA BAHIA: CAIXA ELETRÔNICO DO BANCO BRADESCO É EXPLODIDO NO MUNICÍPIO .

Um caixa eletrônico do Banco Bradesco foi explodido no município de Itaguaçu da Bahia, a 544 quilômetros de Salvador, na madrugada desta segunda-feira (24) . 

De acordo com informações do soldado Borges, da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (4ª CIPM), que atua na região, o crime aconteceu por volta das 3h30 da manhã, de 24 de Dezembro, quando foram utilizados explosivos para detonar o equipamento. A explosão destruiu não só o caixa eletrônico, como boa parte da sala em que ele estava localizado. O banco ainda não contabilizou a quantia levada pelos bandidos. De acordo com a Polícia Militar, não houve testemunha ocular da ação, mas alguns moradores chegaram a ouvir o barulho dos explosivos. A Polícia Civil já esteve no local, recolheu evidências e está investigando o caso.

FONTE: LÍDER NOTÍCIAS .

26/12/2012

EXCLÚSIVO: DR. RICARDO, PREFEITO ELEITO DE XIQUE-XIQUE FALA AO BLOG XIQUESAMPA .

DR. RICARDO FALA AO BLOG XIQUESAMPA: "XIQUE-XIQUE VAI OFERECER UMA SAÚDE DE QUALIDADE", DISSE O NOVO PREFEITO  .

BLOG XIQUESAMPA: Na Eleição Passada o grupo dos Bragas obteve mais de 5.000 votos de frente de seus opositores, o senhor conseguiu tirar a diferença desses 5.000 votos e ainda conseguiu 1.600 de frente, foram 6.600 votos conquistados em relação à campanha passada! A quem e que se deve a sua ótima vitória, foi ao seu opositor (Renan Braga) ou a confiança da população em mudança acreditando no trabalho de Dr. Ricardo & Dr. Lula?

DR. RICARDO: Em primeiro lugar devemos agradecer a Deus, que permite todas as nossas vitórias. Abaixo de Deus, agradeço a nossa gente, que confia em nosso trabalho e na mudança da nossa cidade. E, pode crer, farei tudo para corresponder a essa confiança!

BLOG XIQUESAMPA: Na questão da Saúde, nossa cidade ja foi referência no Estado, como umas das melhores cidades a oferecer estrutura e atendimento a população, bem como moradores de cidades vizinhas que se deslocavam para Xique-Xique para serem atendidas aqui. Temos os Hospitais Julieta Viana, Senhor do Bonfim, Instituto do Coração (Doação de Irani), a conquista de uma unidade da Samu e quem sabe uma parceria com o Hospital São Rafael. Com o apoio do Governo Estadual você pretende buscar esse posto de cidade referência de Saúde na nossa microrregião?

DR. RICARDO: Com certeza! Eu e Dr. Lula somos da área da Saúde e esta será uma das nossas prioridades. Estamos conversando com a Secretaria Estadual de Saude, afim de implantarmos a UPA 24 horas, já temos o espaço, ainda em janeiro, vamos implantar a SAMU 192. Xiquexique vai oferecer uma saúde de qualidade!

BLOG XIQUESAMPA: Assim como Irecê, o senhor 'estuda" Asfaltar as principais ou algumas ruas de nossa cidade?

DR. RICARDO: Veja bem, o nosso objetivo maior é trazer desenvolvimento para o município e qualidade de vida para nossa gente. Asfalto faz parte da infraestrutura e pretendemos implantá-lo, sim. Mas, é claro, todas as nossas obras irão depender da realidade financeira e das necessidades do município .

BLOG XIQUESAMPA: Sabemos que a água de nossa cidade faltava constantemente, sendo chamada de água de tamarindo. A sua Adm. dará uma atenção especial ao SAAE?

DR. RICARDO: Água não é apenas questão de conforto; é a base de toda a vida. Claro que a questão da água terá toda a nossa atenção, e faremos tudo para resolver este sério problema!

BLOG XIQUESAMPA: Nossa cidade tem ótimas creches, referência na nossa micro-região, na questão do transporte, temos carros velhos e desgastados, o senhor pretende oferecer veiculos novos aos nossos estudantes que necessitam desse meio de transporte?

DR. RICARDO: Como a Saúde, a Educação será uma prioridade da nossa administração. Vamos melhorar, sim, o transporte escolar, e vamos também oferecer melhores condições de trabalho aos nossos professores e de aprendizado aos nossos estudantes .

BLOG XIQUESAMPA: Dr. Ricardo & Lula estuda atrair empresas com a isenção de impostos, doação de terreno...para a nossa cidade, gerando assim emprego e renda a nossa população?

DR. RICARDO: Você se incomoda se eu responder estas duas perguntas de uma vez? Porque a falta de empregos é um de nossos maiores problemas e faremos tudo para saná-lo. Vamos, sim, promover cursos profissionalizantes e adotar diversas outras medidas, inclusive a atração de empreendimentos, para gerar empregos e renda para nossa gente.

BLOG XIQUESAMPA:
No Esporte, Temos os Campeonatos Municipais, Interdistrital, dos Evangélicos, de Malaquías, etc. Nossa Seleção disputou por anos o Campeonato Intermunicipal, bem como todos os anos participa da Copa do Sertão, o senhor pretende investir no esporte em geral como no Futebol onde já exportamos Pinheirinho, Sidny, Sérgio Manoel, Luciano, Kadu, Paulo Nunes, Silas, Filipe, Tiaguinho...no Judô como Mayara Oliveira...e outros esportes onde temos atletas qualificados e preparados a participar de competições Estaduais e Nacionais?

DR. RICARDO: O esporte é essencial para a saúde física e mental, além de complementar a Educação, desenvolvendo valores como o senso de equipe. A nossa administração tem o compromisso de incentivar e esporte em Xiquexique!

BLOG XIQUESAMPA: Nossa cidade é banhada pelo Rio São Francisco, nossa querida Xique-Xique é protegida pelo Caís, que muita gente o chama de "Paredão". Você concorda que o Caís tem que ser destruído, fazer uma reurbanização e reformar nosso centro histórico e construir ali uma Orla com Bares, Praças, Pista de Ciclísmo...?

DR. RICARDO: O Caís é muito importante para nossa cidade e faz parte integrante da nossa história. Temos um projeto especial para o Caís, que vamos discutir com toda a comunidade. Além do projeto que já foi sinalizado pelo DERBA para reestruturação da entrada da cidade .

BLOG XIQUESAMPA: Na questão cultural se for citar algumas aqui como Pedro Sampaio, Val Carvalho, Rick Moreno, Patricia Molhada, Swingueira, Dubiran, Flor do Keto, Olavo, Aguinaldo Feitosa, Calcinha Suada, Cachaça com Limão, Sabor de Cana, Erisvaldo, Nelson do Apollo, Érica & Lukkas Brasil, Quânticos Modernos, Regaço & Cia, Regaço do Forró e muitos outros cantores e Bandas formadas em nossa cidade, bem como artistas e compositores como Nizaldo Costa, Dinho Z...artistas plásticos como Roldão e muitos outros artistas, grupos de Reis e todo tipo de manifestação Cultural de nossa cidade que temos, o senhor pretende investir em Festivais de Cultura e dar mais espaço a aos artistas de nossa terra em eventos como Fetrs ad Cidade, Carnaval, São João São Pedro, Festas Municipais e outros eventos ligados a nossa cidade?

DR. RICARDO: A cultura é a memória e, mais do que isto, a identidade de um povo. Os artistas de Xiquexique terão todas as oportunidades possíveis e todo o nosso apoio .

BLOG XIQUESAMPA: A polêmica entrevista do Vereador Ezermilson Rocha concedida à Rádio Cactus FM: Em entrevista na rádio Cactus FM, o vereador Esermilson Rocha, falou sobre o projeto de lei, que tem o intuito de revogar uma lei que tira do poder executivo, o direito de assinar convênio direto com o Estado e Governo Federal, sendo necessário ser aprovado pela câmara de vereadores. O Senhor acha o que dessa proposta do nobre vereador?

DR. RICARDO: Confesso que ainda não tenho pleno conhecimento deste assunto, mas o que posso garantir a você e toda a população é que pretendo governar em harmonia e entendimento com os nossos ilustres vereadores. Esperamos contar com o importante apoio da Câmara Municipal e iremos apoiá-la em tudo, para o bem do povo de Xiquexique !

BLOG XIQUESAMPA: Pra finalizar deixe sua mensagem de Natal e Boas Festas, e seu recado a população Xiquexiquense e o que podemos esperar de sua Adm. frente ao munícipio de Xique-Xique.

DR. RICARDO: De coração agradeço às cidadãs e aos cidadãos pela confiança, que me deu esta oportunidade de administrar o nosso município. Desejo a todos um Feliz Natal e um excelente Ano Novo, e quero garantir a todos que vamos trabalhar muito, para merecer esta confiança. Juntos, vamos construir uma nova história para Xiquexique !

*PERGUNTA ENVIADA PELO ESCRITOR E COMPOSITOR XIQUEXIQUENSE NIZALDO COSTA:

"DR. RICARDO, parabenizo-o pela importante vitória e aproveito a oportunidade para fazer os votos de que realize uma administração verdadeiramente democrática, voltada para os reais interesses do povo da nossa cidade! Minha pergunta é a seguinte: Xique-Xique é incontestávelmente, dona de uma riqueza cultural extraordinária. Ocorre que embrulhada, lastimavelmente, com o grosso lençol do descaso da ignorância não pode ser vista, admirada e valorizada por um considerável contigente da população, diante disso pergunto:

Sabedor de que a cultura é um dos pilares de sustentação de um povo, o que o Prefeito Ricardo pretende fazer pela cultura da nossa cidade? Desde de já, colocando-me à inteira disposição, deixo aqui algumas sugestões:

1. DESVINCULAR A SECRETARIA DA CULTURA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, DA QUAL TEM-SE TORNADO MERO APÊNDICE;

2. PROCEDER A UM LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DA NOSSA CIDADE E, NESSA TAREFA, SOLICITAR A CONTRIBUIÇÃO DA UNEB;

3. PROMOVER O RESGATE DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS DO NOSSO POVO;

4. INTRODUZIR A MATÉRIA "CULTURA LOCAL" NA GRADE CURRICULAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO;

5. REEDITAR A SEMANA DE ARTE, INCLUINDO AS MAIS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS: MÚSICA, POESIA, TEATRO, DANÇA, PINTURA, ARTESANATO, CULINÁRIA E TANTAS OUTRAS;

6. ADOTAR MEDIDAS PARA TRANSFORMAR O AMBIENTE DA FEIRA LIVRE NUM ESPAÇO DE EXPRESSÃO DAS MANIFESTAÇÕES DE CULTURA E EDUCAÇÃO POPULARES.

NIZALDO COSTA, COMPOSITOR, ESCRITOR E POETA, CONTATO: nizaldocosta@hotmail.com

DR. RICARDO: Amigo Nizaldo, concordo inteiramente com você, sobre a grande riqueza cultural de nossa cidade, e acho que temos obrigação de retirar esse lençol, para que a nossa cultura possa ser vista por toda a nossa gente e, inclusive, além das nossas fronteiras. Asseguro a você que a cultura terá todo nosso apoio e agradeço pelas importantes sugestões, que terão a nossa atenção especial. Obrigado e vamos lutar juntos pela cultura de Xiquexique !


"Quero agradecer a você Adriano Britto pelo espaço aqui no seu conceituado Blog Xiquesampa, conte conosco sempre que precisar! Obrigado, abraço". Ricardo Magalhães (Prefeito Eleito de Xique-Xique-BA) .

FONTE: XIQUESAMPA .

WAGNER APOSTA QUE 2013 SERÁ UM ANO BEM MELHOR.


Ao analisar o desempenho e a capacidade de investimento do Estado ao longo de 2012, o governador Jaques Wagner aposta que a Bahia vai ter um crescimento que deve ser o dobro da média brasileira. Ele traça um cenário otimista para 2013 e define o atual período como "um ano duro, mas graças a Deus a gente conseguiu ultrapassar". A previsão feita no programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (25) finaliza as edições de 2012 e ainda traz uma mensagem de Boas Festas do gestor para todos os baianos: "Muita paz, muita saúde, muita tranquilidade em família e desejar que 2013 chegue carregado de boas notícias, para que a gente possa ter, cada vez mais, uma Bahia de todos nós".

O programa destaca também os investimentos do Estado nas mais diferentes áreas como saúde, segurança, desenvolvimento social e economia. Outro assunto bastante comentado é o efeito do longo período de estiagem, considerado o mais longo e severo dos últimos 50 anos. "Estamos fazendo muitas obras estruturantes. Estão aí a Adutora do Algodão, para Guanambi, a Adutora do São Francisco, que já está em teste, para a região de Irecê, Pedras Altas...", detalha ao afirmar que além das obras importantes existe a pretensão da construção de novas barragens para reservar ainda mais água, bem como reforçar as ações emergenciais que ajudaram a socorrer o sertanejo: carro-pipa, cestas básicas e bolsa estiagem.

Dinheiro Novo :

Para fazer frente aos efeitos da crise da economia internacional em nosso estado, o governador revela a chegada de recursos da ordem R$ 5 bilhões só para investimentos públicos em estradas, hospitais, delegacias e obras estruturantes. "Vou fazer um programa na área de segurança, que é fundamental, de mais de R$ 600 milhões, todo voltado para a melhoria dos equipamentos da segurança pública", frisa ao focar a destinação do dinheiro para o Departamento de Polícia Técnica, as delegacias, inclusive de interior, a renovação mais ainda a frota de veículos e outros investimentos que vão alavancar a economia. Wagner lembra que o orçamento do ano de 2012 da Bahia caiu a menos R$ 900 milhões no caixa do governo, mas que ainda assim foi possível realizar muitas ações. Contudo,  "Imagina esse volume de dinheiro quantas coisas mais que eu poderia ter feito. Mas não reclamo, porque continuamos fazendo estrada, trabalhando nas áreas prioritárias", registra. 

FONTE: AGECOM BA .

23/12/2012

CONHEÇA UM POUCO A HISTÓRICA PRAÇA GETÚLIO VARGAS DE XIQUE-XIQUE BA .


 
 
 
 
 Praça Getúlio Vargas em 1942 e na enchente de 1979.
 
A Praça Getúlio Vargas em Xique-Xique, é a mais antiga de nossa cidade. Foi construída em 1942, pelo Prefeito Municipal Tenente Antônio Justiniano de Souza. A Praça Getúlio Vargas, por estar próxima da beira do rio era a primeira a ser inundada quando aconteciam as enchentes periódicas do Rio São Francisco .
A Praça D. Máximo nos idos da década de 1940, quando ainda não existia o jardim que foi construído pelo Sr. João Rodrigues Soares, 2º Prefeito de Xique Xique (BA) (1951/1955) e a Praça Getúlio Vargas. Em destaque 3 prédios que eram referências na cidade: o "Ponto Chic", primeiro a direita, o Armarinho de D. Tidinha, à direita no meio da Praça Getúlio Vargas e, o prédio que abrigou a Agência do Banco do Estado da Bahia ( BANEB ), quando chegou no ano de 1961 .
Recentemente a Praça Getúlio Vargas foi totalmente reformada, os recursos financeiros do Ministério do Turísmo foram liberados e a Caixa Econômica Federal pagou cerca de 400 Mil Reais a empresa responsavel pela construção. Recentemente, o vereador Esermilson Rocha, teve aprovado na Câmara Municipal de Xique-Xique um projeto de lei alterando a denominação de Praça Presidente Getúlio Vargas para Praça Dr. Rossini Sena de Almeida .
 Foto Blog o Xiquexiquense de Juarez Morais Chaves.
Acessem: http://xiquexiquense.blogspot.com.br/
FONTE: XIQUESAMPA . 

22/12/2012

MORREU EM SÃO PAULO NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA NILTÃO VITIMA DE DOENÇA DE CHAGAS .


                        













Niltão, Sérgio do Baláio, Marcelo de Maria Cabaça e Daiane Rala o Pinto .

Faleceu nesta quinta-feira (20/12/2012) em São Paulo vitima de doença de chagas o amigo de infãncia Niltão,nós que o chamavámos de "O dono da Festa". Quero desejar meus pesâmes a familia enlutada. Niltão que teve os irmão Denilson (Xuxa) e "Meu Fiinho" tambem já falecidos. Vai em Paz Niltão e que Deus proteja a sua alma sempre.

FONTE: XIQUESAMPA .

21/12/2012

JOGADOR XIQUEXIQUENSE SIDNY ACERTA SEU RETORNO PARA O SALGUEIRO DE PERNAMBUCO .

Em Pernambuco, alem de Salgueiro, jogou no Petrolina, Vitória de Santo Antão, Naútico e Sport. O jogador Xiquexiquense, terá uma nova oportunidade, já que vinha parado e estava sem clube .

Depois de um bom tempo, o lateral-direito Xiquexiquense Sidny está de volta ao Salgueiro. Após ter se destacado com a camisa do Carcará, o atleta foi negociado com o Livorno-ITA. Sem ter conseguido uma adaptação ao futebol Europeu, Sidny voltou para o Brasil para vestir a camisa do Náutico. O Salgueiro só contava com Marcos Tamandaré para a posição, já que Romário não ficará e será emprestado. Mesmo que tenha sido rebaixado duas vezes nos últimos dois anos, o Salgueiro iniciará 2013 apostando novamente na missão de alçar voos altos e se firmar, de uma vez por todas, como a quarta força do futebol pernambucano. Apesar da queda para a Série D do Campeonato Brasileiro, o nível de investimento no Carcará não sofrerá nenhuma queda drástica e a espinha dorsal da equipe será mantida na próxima temporada. Do fim da Terceira Divisão para cá, o Carcará não perdeu sequer uma grande peça de seu elenco. O Salgueiro conta com outro jogador Xiquexiquense, o goleiro Luciano está no clube desde de 2005.

Dos dez jogadores que saíram, somente Rodolfo Potiguar e Edmar tinham algum destaque no grupo. “Dispensamos alguns atletas que não estavam jogando para trazer outros que venham para jogar”, ressaltou o diretor Carlos José. Até agora, o Salgueiro já acertou a contratação de quatro jogadores para a temporada 2013: os desconhecidos Rodrigo de Lazzari e Aílton Alemão, ambos vindo do sul do País, se juntam aos já experientes Moreilândia e Sidny. Além destas novidades, a equipe sertaneja ainda conta com o retorno do atacante Fabrício Ceará. A diretoria do Carcará também espera anunciar um zagueiro e um goleiro em breve. Depois da chegada destes dois atletas, o técnico Marcelo Chamusca analisará com calma o grupo e somente vai investir em novos jogadores caso seja necessário. Com a queda para a Série D, era de se esperar que o Salgueiro segurasse um pouco os investimentos na equipe para este ano. Mas o próprio presidente, Clebel Cordeiro, ainda não admite que o Carcará tenha caído da Terceira para a Quarta Divisão . 

Alem dos Clubes de Pernambuco, Sidny jogou tambem no Bahia (Júnior), Brasiliense-DF, Paysandú-PA, Comercial-SP e Asa de Arapiraca-AL .

FONTE: XIQUESAMPA .

PROJETO DO VEREADOR ESERMILSON ROCHA QUE ALTERA NOME DE PRAÇA HISTÓRICA GERA POLÊMICA.

O Vereador Esermilson Rocha teve projeto de lei aprovado na Câmara de Xique-Xique polêmica, que altera o nome da Praça Presidente Getúlio Vargas para  Praça Dr. Rossini Sena de Almeida . 

Recentemente, o vereador Esermilson Rocha de Xique-Xique, teve aprovado na Câmara Municipal de Xique-Xique um projeto de lei alterando a denominação de Praça Presidente Getúlio Vargas para Praça Dr. Rossini Sena de Almeida, o que causou uma grande polêmica em meio aos dois únicos vereadores da oposição e alguns ouvintes da rádio comunitária local, a qual inclusive veiculou enquete sobre o assunto. A grande maioria das pessoas que se declararam contrárias à apresentação e, sobretudo, à aprovação do projeto do vereador Esermilson alegou que, em virtude do que Getúlio Vargas, na condição de presidente, realizou pelo Brasil, jamais a praça de Xique-Xique que leva o seu nome poderia ter sua denominação alterada por um outro, ainda que este seja de um jovem médico, que prestou serviços à comunidade antes de falecer. Muitos ouvintes defenderam a hipótese de o autor do projeto ter escolhido uma outra obra, sem nome, para que pudesse denominá-la de Dr. Rossini Sena de Almeida .

Dentro daquilo que conheço de história, notadamente no que diz respeito à vida pública de Getúlio Vargas, devo admitir que o ex-presidente de fato realizou grandiosos serviços em benefício do povo brasileiro, tendo criado a Justiça do Trabalho, instituído o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT, sem contar os direitos trabalhistas que também são frutos de seu governo, como carteira profissional,  semana de trabalho de 48 horas, férias remuneradas, etc. Eu sei perfeitamente da importância de Getúlio Vargas para o Brasil, mas será que a maior parte do povo xique-xiquense,  principalmente a camada que se manifestou contrária ao projeto do vereador Esermilson Rocha, pela rádio comunitária local, sabe ao menos que o chamado “Pai dos Pobres” se suicidou em 1954? Possivelmente, sua maioria conhece a história de Dr. Rossini, mas não a do ex-presidente da República. Os críticos ao projeto de lei do vereador Esermilson Rocha têm o direito de apresentar seus protestos, porém muitas dessas pessoas são verdadeiras “marias-vão-com-as-outras”, cidadãos que não têm opiniões próprias, preferindo seguir as de terceiros e não tendo nem sequer um mínimo de respeito aos familiares de Dr. Rossini, que morreu precocemente em acidente que envolveu sua motocicleta .

Esses mesmos cidadãos são daqueles que não sabem nem sequer a data da fundação de Xique-Xique, não sabem os nomes dos vereadores que compõem a Câmara Municipal. Ou seja, são cidadãos que só expõem com base única nas informações de oportunistas que se colocam acima da verdade por trás de um instrumento de imprensa de linha parcial, mas que tenta, em vão, passar-se por uma imprensa de linha imparcial, que na verdade não existe em lugar nenhum. "Os críticos ao projeto de lei do vereador Esermilson Rocha têm o direito de apresentar seus protestos, porém muitas dessas pessoas são verdadeiras “marias-vão-com-as-outras”, cidadãos que não têm opiniões próprias, preferindo seguir as de terceiros e não tendo nem sequer um mínimo de respeito aos familiares de Dr. Rossini, que morreu precocemente em acidente que envolveu sua motocicleta", Edilson Rocha .

Edilson Rocha - Servidor Público e Cinegrafista .
É Colaborador do Página Revista . 


"Belo Texto Edilson Rocha, parabéns! Acompanhando nas redes sociais um embate de discussões sobre a ateração do nome da histórica Praça Getúlio Vargas, muitos se comentam que a justa homenagem a Dr. Rossini Sena de Almeida seria mais importante empregarar seu nome em Postos de Saúde, Hospital...em alguma obra da área da saúde. Fica ae um resumo deste embate discusivo". Abraço, Adriano Britto .

FONTE: PAGINA REVISTA .

19/12/2012

JOVEM ESCRITOR BARRENSSE WILGNER MURILLO, ESTUDANTE DA UNEB DE XIQUE-XIQUE FAZ SUCESSO .

"Escolhi ser escritor, não por opção, simplesmente porque gosto do que faço, ou seja, a literatura é a arte de preencher o vazio que há no ser humano, daquele que escreve e daquele que ler" .
Wilgner Murillo Santos tem 19 anos, nasceu em 1993 na cidade de Barra (BA), sempre foi um garoto sonhador, mas não gostava muito de ler. Contudo, uma escoliose lombar, tirou-lhe a liberdade para passear por dois longos anos, e como nada é por acaso, encontrou refúgio no mundo da literatura, e suas criações e invenções imaginárias começou a ganhar vida em folhas de papel.CONTATO Siga o escritor Wilgner Murillo Santos no Twitter E-mail para contatar o autor: wilgnermurillo@gmail.com Alguma dúvida que Wilgner Murillo Santos revenda de hospedagem de sites possa sanar? Então, pergunte no FACEBOOK ou converse com ele no msn: wilgnermurillo@hotmail.com Telefone para contato OI (74)8824-4909
Murillo Santos nasceu em 1993 na cidade da Barra (BA), sempre foi um garoto sonhador, mas que não gostava muito de ler. Contudo, uma escoliose lombar tirou-lhe a liberdade, para passear por dois longos anos. E como nada é por acaso, encontrou refúgio no mundo da literatura, e suas criações e invenções imaginárias começaram a ganhar vida em folhas de papel. Fã de Sidney Sheldon, Dan Brown, Agatha Christie, J. K. Rowling, Wilgner Murillo Santos está graduando em letras, no quinto semestre na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), campus XXIV na cidade de Xique-Xique (BA). O jovem escritor ficou em segundo lugar no prêmio literatura promovido pela Uneb de Irecê. O Barrense alem de ser escritor, é blogueiro, contista, roteirista, româncista, colunista do "Lêmbra Daquela História", alem de atualizar com frequência o Blog do Escritorescritor: www.wms.blogspot.com.br

Em Janeiro de 2013 o escritor Barrense lançará um livro em São Paulo junto com vários outros autores. Wilgner Murillo pretende fazer o curso de Jornalísmo assim que se formar em letras. Suas obras são comercializados e adquiridos na  Livraria da Travessa e a Livraria Cultura disponibilizam seus livros publicados pela Editora Multifoco, o Clube de Autores é uma editora indepentende e tambem disponibiliza no próprio site da editora. "Pra vender um livro, tenho que fazer um mutirão, palestras e palestras, até as pessoas entenderem o que a leitura pode favorecer na vida delas, sempre soube que não iria ser facil. Quero muito agradecer a Adriano Britto e a seu Blog Xiquesampa pelo apoio e reconchecimento, acesse seu blog todos os dias, são poucos que reconhecem meu trabalho. Grande abraço".

Contatos: Twitter por e-mail para wilgnermurillo@gmail.com
                 Facebook:  www.facebook.com/wilgnermurillosantos         
                Msn: wilgnermurillo@hotmail.com 
                Telefone para contato OI (74) 8824-4909 
*Link da Livraria Travessa: http://www.travessa.com.br/Wilgner_Murillo_Santos/autor/C78EF53B-B787-40EB-8300-2CAB8C005B70
*Link Balaio de Livros: http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2012/06/resenha-nunca-esqueca-suas-moedas-e.html

FONTE: XIQUESAMPA . 

NASCIDO EM PRESIDENTE DUTRA (BA), CHEF DE COZINHA ADERVAL MACHADO FAZ SUCESSO E INAUGURA MAIS UM RESTAURANTE EM SÃO PAULO .

O mundo visto da cozinha do chef Aderval Machado, baiano que conquistou a SP chic dos 60 .
Foto:
Glamour com rapadura: Aos 72 anos, Aderval Emílio Machado, nascido em Presidente Dutra (BA) continua com apetite  insaciável. Inaugurou mais um restaurante em São Paulo, o Bistrô da Praça .

Um burrico caminha pela estrada de terra batida na madrugada de 6 de março de 1953. Carrega no lombo um jovem casal que procura a estação de trem mais próxima, ponto de partida para a viagem sem volta com destino à capital paulista. Aderval e Firmícia aproveitaram a escuridão noturna para fugir de um casamento arranjado cuja noiva não era ela, mas outra antiga namoradinha do então menino Aderval. Depois do matrimônio forçado com uma, o noivo decidiu levar a outra, verdadeira amada, para construir uma nova vida em São Paulo. Seu Machado reestréia no métier como sócio de Roberto, terceiro dos cinco fi­lhos que teve com a companheira, Firmícia. Meio século o separa da pequena cidade natal de nome pomposo, Presidente Dutra, na Bahia. Dos 57 anos vividos na capital paulista, 54 passou enfurnado na cozinha. Em meio a colheres de pau e frigideiras fumegan­tes, seu Machado viveu dois terços de sua vida com um olho na panela e outro no salão, de onde extraía informação do que acontecia lá fora, nas ruas. Regado a azeite e uma imensa fome de aprender, o baiano do sertão viu o mundo da cozinha e acompa­nhou a história do Brasil com a barriga esquentando no fogão. Mas,­ antes de refogar o tempero na panela, seu Machado serviu muito prato no salão. A gastronomia se tornou um objetivo atraente após descobrir que o salário do chef era cinco vezes maior do que o dele. Pleiteou uma ocupação humilde na cozinha, já determinado a aprender o ofício. Seu primeiro emprego foi no Taverna do José, na rua Albuquerque Lins. Desde então passou pelo Le Provençale, na rua Martins Fontes, pelo Belle Époque, no Clube Escandinavo, e por outros tantos até comprar seu primeiro restaurante, o Chuleta Dourada, em 1985 .

A cozinha do Terraço Itália estava em polvorosa. O imigrante Evaristo Comolatti, fundador da casa italiana que se consolidou como cartão-postal de São Paulo, acabara de confirmar a eminente visita da rainha da Inglaterra ao restaurante. Em novembro de 1968, Elizabeth II iria, com seu ilustre cortejo, admirar a bela vista da metrópole no terraço de 165 m de altura. E ainda degustar um coquetel gentilmente oferecido pelo italiano, que fazia questão de receber visitas ilustres em seu salão. Nessa época, a cozinha com mais de 30 funcionários já era comandada por seu Machado, o migrante nordestino que teimou até conquistar posto de destaque na gastronomia paulistana. Ele não se intimidou com os nobres convidados, e a recepção foi um sucesso. A rainha e o príncipe Philip só não pude­ram saborear o mais famoso prato criado por seu Machado, o Camarão no coco verde, que entraria no cardápio algum tempo depois: “Desenvolvi esse prato para turistas, a fim de apresentar a comida brasileira ao pa­ladar estrangeiro. Assim, o conhaque usado para flambar o camarão tem um apelo internacional, e o leite de coco junto com o coentro trazem o sabor exótico e bem brasileiro”, explica o cozi­nheiro. Solicitadíssimo, o prato consta até hoje do cardápio do Terraço Itália, coroando 38 anos de sucesso .

Gostava de espiar da cozinha a figura do então prefeito paulistano Faria Lima (1965-69), que jantava quase diariamente no Terraço. “Cansei de chutar bunda de garçom para se demorar a tirar os pratos a fim de ouvir as conversas nas mesas de gente famosa. Conhecia as figuras dos jornais e queria saber sobre o que falavam durante as refeições”, confessa o chef, sem pudor algum. Foi a sede de saber que impulsionou seu Machado a conhecer a cidade grande"Cansei de chutar bunda de garçom para se demorar a tirar os pratos a fim de ouvir as conversas nas mesas de gente famosa”, disse seu Machado.

Vai lá: Bistrô da Praça no Endereço: Praça Thomas Morus, 169. Tel.: (11) 3675-2694 .

TEXTO: FERNANDA DANELON
ADAPTAÇÃO: ADRIANO BRITTO 

FOTO: CLAUS LEHMANN 
FONTE: REVISTA TRIP .

15/12/2012

XIQUEXIQUENSE JOANA PINHEIRO É DIPLOMADA VEREADORA DE RIACHO DE SANTANA (BA) .

A Xiquexiquense Joana Pinheiro foi o vereador (a) mais votado da cidade de Riacho de Santana com 1.248 votos, em segundo lugar foi eleito Ruberval Bomfim do PRP com 1.105 votos .

Parabéns conterrânea Joana Pinheiro, diplomada vereadora de Riacho de Sanatana (BA). Joana Pinheiro foi eleita Vereadora em Riacho de Santana com 1.248 votos (6,87% dos votos), com o numero 22.555, pelo PR, na coligação "Juntos pela Riacho que Queremos" (PP / PT / PSC / PR / PMN / PV). Joana Amélia Borges Pinheiro, tem 33 anos, nasceu em Xique-Xique (BA) no dia 31/03/1979, é casada com o Dr. Paulo que concorria a reeleição para Prefeito e acabou não sendo eleito, Joana Pinheiro tem ensino superior completo, formada em Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional .

"Parabéns Joana, sempre fostes uma pessoa firme que batalha com honestidade, luta com dignidade e por ser assim tão eficaz merece com toda certeza a prêmio dessa conquista. Que a vitória de hoje seja celebrada com muitas felicidades, pois v...ocê é a razão mais forte deste acontecimento e com toda certeza é você que tem o direito de desfrutar dela com todo prazer que suspira em sua alma. Acredito que inúmeras vitórias vão te surgir pela frente, e que inúmeras vezes você a de ser uma pessoa vitoriosa. Aqui fica o meu abraço e minha alegria. Estou feliz por você", Mácia Xavier .

FONTE: XIQUESAMPA .

14/12/2012

REINALDO BRAGA FILHO É ESCOLHIDO SECRETÁRIO DE PREFEITURAS E BAIRROS NO GOVERNO ACM NETO .

Nesta sexta-feira, 14, o Prefeito eleito ACM Neto anunciou a lista do secretariado. Entre os escolhidos, está o nome de Reinaldo Braga Filho .

Reinaldo Teixeira Braga Filho é filho do Deputado Estadual Reinaldo Braga, e duas vezes Prefeito de Xique-Xique. Reinaldo Filho é formado em Administração de Empresas pela UNIFACS. Com 33 anos, é especialista em Gestão de Pessoas pela UFBA. Reinaldinho como é popularmente chamado nasceu no dia 01 de Julho de 1979 em Salvador – Bahia. Filho de Reinaldo Teixeira Braga e Lenisse Miranda Siqueira Braga, é casado com a jornalista Marilan Barreto Braga e pai de Maria Cecília Barreto Braga .


Formado em Administração de Empresas, e graduado pela UNIFACS em 2000. Especializou-se em Gestão de Pessoas, pela Universidade Federal da Bahia em 2004. Cursou o primário nos colégios Jardim Escola Mater Dei e Sartre, o ensino médio no Instituto Social da Bahia (ISBA). Até 2002 foi Chefe da Assessoria de Planejamento da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia. Ingressou na vida pública aos 24 anos como candidato a vice-prefeito de Xique-Xique na chapa do ex-prefeito Eser Rocha, mas teve que assumir o mandato de Prefeito do município em 2005, devido a impossibilidade do prefeito eleito. Em 2008 foi reeleito Prefeito de Xique-Xique para o período de 2009 a 2012, com mais de 60% dos votos válidos, num total de 14.474 votos. É filiado ao PMDB desde 2004 .

Outros Secretários

Mauro Ricardo Machado Costa – secretário da Fazenda
João Carlos Bacelar – secretário da educação
José Antônio Rodrigues Alves – secretário da Saúde
Paulo Fontana – secretário de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil
Rosemma Burlacchini Maluf – secretária de Ordem Pública
Guilherme Bellintani – secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura
Pedro Godinho – secretário de Relações Institucionais
Ivete Sacramento – secretária de Reparação
Silvio Pinheiro – secretário da Sucom
Roberto Messias – ocupará a Agência de Comunicação
Joceval Rodrigues – líder de governo
Reinaldo Braga Filho – secretário das Prefeituras Bairros
Ivanilson Gomes – secretário da Cidade Sustentável
Maurício Trindade – secretário da Promoção Social e Combate à Pobreza
João Roma – chefe de gabinete do prefeito

FONTE: LÍDER NOTÍCIAS .

13/12/2012

JOGADOR XIQUEXIQUENSE SÉRGIO MANOEL DO CORITIBA VISITA SUA TERRA NATAL DEPOIS DE 8 ANOS .













De contrato renovado com o Coritiba por mais 1 ano, e recuperando-se de uma grave lesão, craque Xiquexiquense Sérgio Manoel visita sua terra natal e curte ao lado do amigo Marcinho de Lecy, amigos e familiares .

Muita gente entra e sai em nossas vidas ao longo dos anos,  mas só os verdadeiros amigos deixam impressões em nossos corações. E foi com essa impressão que  o amigo Sérgio Manoel, o craque do Coritiba esteve em sua cidade natal, e depois de 8 anos retorna a Xique-Xique pra visitar familiares e amigos. Foi um encontro maravilhoso, com  amigos e parentes, o jogador Xiquexiquense "matou" a saúdade da boa terra, foram 7 dias de pura diverssão, momentos que ficarão guardados nas lêmbranças .

Apaixonado por Xique-Xique, não faltaram diverssão e muita popularidade do nosso conterrâneo Sérgio Manoel nesses dias que o mesmo permaneceu em nossa terra. Acompanhado do amigo Marcinho de Lecy, que esteve com Sérgio Manoel em boa parte desse periodo, o craque fez questão de entrar em contato com Adriano Britto por telefone, o mesmo convidou o Blogueiro do Xiquesampa para um encontro em alguma partida de futebol quando o mesmo atuar na Capital Paulista. De contrato renovado com o Coritiba por mais 1 ano, Sérgio Manoel se recupera de uma longa e grave lesão, o Xiquexiquense deve retornar aos gramados em março de 2013. "Boa sorte Sérginho, que sua recuperação seja breve, temos orgulho de ter mais um Xiquexiquense brilhando nos gramados Brasileiro", Adriano Britto .

Colaboração Marcinho de Lecy .

FONTE: XIQUESAMPA .

11/12/2012

DR. RICARDO MAGALHÃES: PREFEITO ELEITO DE XIQUE-XIQUE GARANTE OBRA DA RUA 6 .

 







Dr. Ricardo reuniu-se o  Vice-Governador e  Sec. de Infraestrutura, Otto Alencar, os Dep. Cacá Leão e João Leão (PP),  para tratar da nova estrada que ligará a Estrada do Feijão ao município de Barra .


Para fazer nascer uma nova cidade, o Prefeito eleito de Xiquexique, Dr. Ricardo já começou a trabalhar desde antes da posse, que ocorrerá no dia 01 de janeiro, às 18 horas, na Câmara Municipal. Ontem, (10/12), segunda-feira, Dr. Ricardo esteve em reunião com o Vice-Governador e  Secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, os deputados Cacá Leão e João Leão (PP),  para tratar da nova estrada que ligará a Estrada do Feijão ao município de Barra, atendendo a uma solicitação antiga dos moradores da Rua Seis, que há mais de oito anos sofrem com poeira e lama

“Já está aqui, no nosso orçamento 2013; basta o ano fiscal do governo abrir, para a gente começar a licitação.”, declarou o Secretário Otto Alencar. Na mesma reunião, o Prefeito eleito, entregou ao Derba projeto para melhoria e construção de uma via ligando a Estrada do Feijão à Rodoviária de Xiquexique. Dr. Ricardo e  o Deputado Federal João Leão prometem:  "Xiquexique vai se transformar em um canteiro de obras. Vamos cumprir o nosso compromisso e construir uma nova história em nosso município!" .

Obs: Confira nos próximos dias entrevista exclusiva com o Prefeito Eleito de Xiquexique Dr. Ricardo Magalhães aqui no Blog Xiquesampa .

 Por Fabiano Reis .

FONTE: XIQUESAMPA .

AXXE: ASSOCIAÇÃO XIQUEXIQUENSE DE ESTUDANTES ELEGE NOVOS DIRETORES .

FOTO DE ALGUNS ESTUDANTES DA REXX .
A AXXE  (Associação Xiquexiquense de Estudantes) Elege Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral, Secretário de Finanças e Secretário de Cultura .
A AXXE é uma entidade que cuida da Residência de Estudantes Xiquexiquenses em Salvador chamada de REXX (Residência Estudantil de Xique-Xique), que é mantida pela Prefeitura de nosso Munícipio. Muitos conterrâneos, residêntes e ex-residêntes como: Hélio Bastos, Morvan Barreto, Dircinha, Juvenal, Ian, Marcos de Prim, André Cabelão e muitos outros precisaram da REXX como base de seus estudos na Capital Baiana .
 Diretoria eleita da AXXE:
Presidente: Kleber Junior.
Vice-presidente: Marinaldo de Deus.
Secretário geral: Wesley Santos.
Secretário de finanças: Mailton Reis.
Secretário de cultura: Lucas Pinheiro Queiroz
FONTE: XIQUESAMPA .

08/12/2012

LEI MUNÍCIPAL ALTERA O NOME DA PRAÇA GETÚLIO VARGAS PARA PRAÇA DR. ROSSINI SENA ALMEIDA .










Lei Munícipal altera o nome da Praça Getúlio Vargas no Centro de Xique-Xique para o nome de Praça Dr. Rossini Sena Almeida, falecido em 15 de Outubro de 2012 . 


Foi Sancionado em lei Municipal a alteração do nome da Praça Getúlio Vargas em nossa cidade. A Praça que tem novos Kiosques em frente a sorveteria de Kinka, Recanto dos Salgados, Sol de Verão agora é chamada de Praça Dr. Rossini Senna de Almeida. A reforma custou R$ 342 mil, foram feitos os detalhes do calçadão, construção kiosques, colocação de bancos e a reforma do monumento central da praça, que recebeu um tratamento todo especial, mantendo suas características iniciais . 

Dr. Rossini Sena Almeida, faleceu no dia 15 de Outubro deste ano quando retornava com sua pra Xique-Xique na sua moto R1 da Yamaha, depois de fazer um plantão médico na cidade de Itaguaçu da Bahia. Dr. Rossini estava na moto e sua esposa vinha seguindo atrás em seu carro quando a moto de Dr. Rossini se chocou no fundo de uma carreta e explodio, ceifando a vida do médico .

FONTE: XIQUESAMPA . 

06/12/2012

SELO UNICEF: MUNICÍPIO DE IPUPIARA RECEBE HOMENAGEM EM SALVADOR .

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Governo da Bahia promoveram, nesta quarta (5), um evento de encerramento da edição 2009-2012 do Selo Unicef (Município Aprovado) que aconteceu no Fiesta Convention Center (Av. ACM, 711 – Pituba) às 15:00hs. Foram homenageados 33 municípios do semiárido baiano, de um total de 204 participantes da iniciativa - receberam a certificação do Unicef por terem alcançado os maiores avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. dentre eles estão o município de IPUPIARA representado pelo seu Prefeito David Ribeiro Primo, pelo articulador do SELO no município Francelino Monteiro e algumas pessoas que fazem parte da equipe que ajudaram o município nesse importante trabalho .

A cerimônia, no Salão Lótus, contou com a presença do representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, do governador Jaques Wagner, do secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, e da secretária do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Mara Moraes, entre outras autoridades, alem de prefeitos e delegações dos municípios, representantes de organizações do Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Adolescência e do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido. Os municípios receberam do Unicef troféus e certificados de reconhecimento e participação no Selo 2009-2012. 

OBS: O GOVERNO DA BAHIA VAI OFERECER PRÊMIOS AOS MUNICÍPIOS, COMO BIBLIOTECAS E COMPUTADORES, ALÉM DE SORTEAR DUAS QUADRAS ESPORTIVAS E COLEÇÕES DE LIVROS DA FUNDAÇÃO PEDRO CALMON .

FONTE: ASCOM PM DE IPUPIARA-BA .

03/12/2012

JORGE MEIRA: XIQUE-XIQUE, É ASSIM QUE ESCREVE .

Algumas pessoas teimam em escrever o nome do nosso município sem o hífen. 

Considerando que nenhum acordo ortográfico seria capaz de alcançar e contemplar as variadas nuances e particularidades da nossa língua, recorremos sempre ao escólio doutrinário. Leciona a melhor doutrina que os nomes próprios estão sujeitos às mesmas regras estabelecidas para os nomes
comuns. Sendo assim, pessoas que tenham no registro civil o nome de forma estranha às normas atuais, poderão mantê-lo como ali se encontra. Por analogia, portanto, entendemos que os topônimos ou nomes de cidades devem seguir esses mesmos preceitos . 


Ou seja, ainda que contrarie o Acordo Ortográfico de 1990, o nome da nossa cidade deve ser grafado “Xique-Xique”, consoante consta dos documentos oficiais que se equivalem ao registro civil. A grafia Xique-Xique é a que consta de tais documentos: com dois xis maiúsculos e separados por hífen. A propósito, nomes de cidades só podem sofrer mudanças ortográficas, através de um plebiscito e com o referendo da Assembléia Legislativa .

Texto Publicado no Facebook do Radialista Jorge Meira da Fm Xique-Xique . 

FONTE: XIQUESAMPA .