29/01/2013

ESTUDANTES DO PROJETO RONDON SE ENCANTAM COM CULTURA E POTENCIAL TURÍSTICO DE JAGUARARI-BA .

Jaguarari Rondon_640x448 
Os estudantes universitários que participaram do Projeto Rondon em Jaguarari, no norte da Bahia, ficaram surpresos com a rica cultura popular da região . 

Eles saíram da cidade com uma bagagem cultural que vai desde o samba de palma, candomblé, banda de pífanos, rezadeiras, parteiras até a cultura do umbu, produção de carrancas e artesanato da palha. As ações do projeto terminaram no último fim de semana depois de 13 dias de atividades na sede e no interior do município (Flamengo, Gameleira e Pilar). Vinte rondonistas vindos da Paraíba e de Minas Gerais, divididos em dois grupos de oito universitários voluntários cada, dividiram experiências e saberes com a população local durante oficinas temáticas que abordaram temas ligados à cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. Os grupos também apontaram potencialidades e deficiências detectadas que precisam ser trabalhadas pela gestão pública, em parceria com a população .

Um relatório de toda a visita será preparado em até 30 dias e encaminhado ao governo municipal, universidades colaboradoras e ao Ministério da Defesa, coordenador do Projeto Rondon. A proposta é criar políticas públicas para a correção de eventuais deficiências e melhor aproveitamento das potencialidades do município. De acordo com o secretário de Planejamento e Administração de Jaguarari, José Roberto, o potencial turístico da cidade também foi amplamente destacado pelos rondonistas, por isso será mais incentivado e explorado. Para tanto, o município já está buscando apoio do Governo do Estado, através da Bahiatursa, na tentativa de concretizar projetos que possam atrair mais turistas para a região .

Operação Canudos: Nesta operação, o Projeto Rondon esteve presente em vinte municípios de três estados: Bahia, Pernambuco e Piauí. A Operação Canudos 2013 foi encerrada na noite do último sábado (26), em Petrolina, onde os rondonistas apresentaram o relatório prévio de toda a operação . 

FONTE E FOTO: ASCOM PM DE JUAZEIRO-BA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.