[NEWS][6]

r
v
xique-xique

RECORDAR É VIVER: PARABÉNS AO LOCUTOR MÁRIO LEANDO, O POPULAR MÁRIO VELHO .


O tradicional Vascaíno Mário Leandro (Mario Velho) é o despertador natural da poulação Xiquexiquense, seus alô é a marca registrada desse locutor histórico de nossa cidade.Quem em Xiquexique não conhece Mário Leandro? Todos os que ali nasceram principalmente os sessentões, o conhecem pessoalmente há muitas décadas e têm com ele desfrutado de uma intimidade salutar em função do seu bom temperamento e o fácil sorriso sempre presente. 

A geração mais nova também conhece pelo menos a sua voz, de ouvi-lo diariamente animando o matinal programa de músicas sertanejas. Para os que não sabem Mário Leandro é o nosso estimado e conceituado "Mário Véio" que durante mais de meio século vem sendo o principal comunicador xiquexiquense, pois, desde o início da década de 1960 atua como locutor de rádio tendo iniciado essa nobre atividade nos serviços de alto falantes da "Voz da Liberdade". Durante muitos anos das décadas de 1950 e 1960, Mário velho era o anunciador e propagador dos filmes que estavam sendo exibidos na cidade. Mário Oliveira da Cruz, nome verdadeiro de "Mario Velho" ou mais recentemente "Mário Leandro", nasceu na misteriosa Ilha do Miradouro no dia 15 de janeiro de 1935, filho de José Batista de Oliveira, famoso vaqueiro com passagens pela Ilha do Miradouro, Pedra Velha e Cantinho e de D. Maria Madalena dos Santos, doméstica, que ficava em casa cuidando da educação dos filhos .

A família mudou-se para Xique-Xique, com Mário ainda pequeno para que pudesse estudar, tendo iniciado o curso primário, nas Escolas Reunidas César Zama, com a Profa. Maria Custódio Moraes Chaves (Profa. Nenem), minha saudosa mãe. Quando a "Voz da Liberdade", mistura de cinema, sorveteria e serviço de alto-falantes, foi inaugurada, Zeinhô, responsável por levar "Mário Velho" para auxiliá-lo na manutenção da sorveteria e dos equipamentos de som que ali foram instalados, tendo permanecido nesse trabalho por algum tempo até que por uma questão legal a empresa "Voz da Liberdade" foi penhorada pela Justiça, e o serviço de alto-falantes, tendo ido à praça, foi arrematado pela Prefeitura Municipal de Xique-Xique. A partir daí "Mario Velho" foi convidado pelo locutor municipal, Florzinho, para ajudá-lo no controle da sonoplastia. Já estava algum tempo como sonoplasta da "Voz da Liberdade" quando surgiu a necessidade de Florzinho, locutor titular, fazer uma viagem à Remanso (BA), para tratar de assuntos particulares. Sabedor que "Mário Véio" era muito curioso deixou-lhe expressas ordens no sentido de, enquanto permanecesse ausente, o sonoplasta se limitasse ao seu ofício, ou seja, ficasse apenas passando discos. Nada de falar ao microfone. Após a promessa do auxiliar de que não chegaria perto dos microfones, Florzinho viajou tranqüilo. Mas, viajem para durar poucos dias, durou muito mais além do previsto.

Mário que já tinha experimentado o gosto de falar ao microfone, quando algumas vezes anunciava filmes pelas ruas da cidade, começou a ser tentado a colocar sua voz no ar. Inicialmente rebateu essa má idéia, mas ela retornava com tanta força, com tanta exigência e tanta freqüência que certa feita não se conteve e, pegando o microfone, passou o dia comandando a programação do serviço de alto falante da cidade. No final do dia foi parabenizado por todos que o encontravam na rua. Isso o estimulou a continuar "desobedecendo" Florzinho e, quando este chegou de Remanso já encontrou Mário totalmente senhor da situação. Por algum motivo de ordem particular Florzinho passou o ofício de locutor para sua mulher que junto com Mário passaram a dividir a operação dos serviços de alto falante. Mário continuou trabalhando como locutor da Prefeitura e após 35 anos de serviços aposentou-se. Mas, aficionado pelo microfone, demorou pouco na inatividade e logo aceitou o convite para ser o locutor oficial da Radio AM – Tribuna do Vale, de iniciativa privada, onde durante 16 anos produziu e divulgou o programa da sua autoria “Conversando com Você”. Mais tarde, início de 2008, recebeu novo convite para produzir um programa de músicas sertanejas a ser divulgado pela Rádio FM Xique-Xique e desde então comanda o “Raízes Sertaneja” que vai ao ar, diariamente e por duas horas, a partir das 05:00 horas .

É essa em resumo a vida do locutor MÁRIO LEANDRO, o nosso querido "Mário Véio" que durante todo esse tempo, desde os anos 1950, vem animando a população de Xique-Xique com o seu microfone. Por isso, Mario Leandro, além da sua importância como comunicador é, sem dúvida, o mais antigo locutor em atividade de Xique-Xique (BA). Quiçá do Brasil . "Aprendi e muito a rádiofusão em Xique-Xique com Mário Velho, uma pessoa simples e amante do Rádio, a câmara de vereadores tem que no minímo realizar uma moção de aplausos ao radialista que tantos serviços prestou e presta a nossa cidade, parabéns pelo seu aniversário no dia 15 de Janeiro". Adriano Britto .

Fotos do apresentador Mário Leandro, gentilmente cedida pelo colaborador Vilmar Lustosa .

Por Blog Xique-Xique de Juarez Chaves .
Adaptação de texto: Adriano Britto .

FONTE: XIQUESAMPA .

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Um comentário

  1. Mário Véio tinha seu progama "Conversando com Você" na Criativa Fm e depois na Rádio Tribuna do Vale com a música Agrariajá de Pedro Sampaio. Mário Velho tinha um caderno no qual ele mandava seus alôs pra seus fiéis ouvintes. Trabalhei com esse grande locutor na Rádio Fm Criativa, primeira emissora de nossa cidade .

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!! Tenha responsabilidade em seus comentários, não nos responsabilizamos por conteúdos impróprios .

Start typing and press Enter to search