03/01/2013

REVITALIZAÇÃO: LAGO IPUEIRA EM XIQUE-XIQUE (BA) .

Lago Ipueira, a cada dia transforma-se numa das principais vias de escoamentos de    mercadorias   de Xique Xique (BA), para as demais cidades ribeirinhas .

 

O entorno do nosso Lago Ipueira sempre foi um apropriado recanto de criação de gado bovino, tradicional atividade dos donos de terra de Xique Xique (BA), desde o longinquo ano de 1685, quando o português Theobaldo José Miranda Pires de Carvalho estabeleceu ali a sua criação de gado, denominado-a de "Fazenda Praia", donde originou-se a cidade de Xique Xique. A cidade é hoje um dos grandes entrepostos comerciais da beira do Rio São Francisco. A região de Xique-Xique é banhada pelos rios São Francisco, Verde e Grande, configurando-se na maior bacia pesqueira de peixes nativos do Velho Chico. Até hoje a comercialização de bois na margem do Lago é uma constante e é comum encontrá-los encurralados a espera de compradores ou de embarque. Em Recem entrevista do Blog Xiquesampa com o prefeito Ricardo Magalhães citamos uma pergunta sobre o Caís, vamos relembrar:

BLOG XIQUESAMPA: Em Recem entrevista do Blog Xiquesampa com o prefeito Ricardo Magalhães citamos uma pergunta sobre o Caís, vamos relembrar:Nossa cidade é banhada pelo Rio São Francisco, nossa querida Xique-Xique é protegida pelo Caís, que muita gente o chama de "Paredão". Você concorda que o Caís tem que ser destruído, fazer uma reurbanização e reformar nosso centro histórico e construir ali uma Orla com Bares, Praças, Pista de Ciclísmo...?

DR. RICARDO: O Caís é muito importante para nossa cidade e faz parte integrante da nossa história. Temos um projeto especial para o Caís, que vamos discutir com toda a comunidade. Além do projeto que já foi sinalizado pelo DERBA para reestruturação da entrada da cidade.


Boa Sorte e Ótimo Governo a Dr. Ricardo e Equipe.
Colaboração Blog Xiquexiquense de Juarez Chaves .

FONTE: XIQUESAMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.