20/02/2013

IGREJA DE NOSSA SENHORA DE SANT`ANA NA ILHA DO MIRADOURO EM XIQUE-XIQUE BA .

 









A Igreja de Sant'Ana, localizada na Ilha do Miradouro, em Xique-Xique, é, segundo a tradição, o mais antigo templo da região do médio São Francisco .

Em 1989 a Câmara de Vereadores de Xique-Xique enviou ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC o pedido de tombamento da igreja, mas apenas em abril de 2010, uma equipe do IPAC, inclusive o seu diretor geral, o Sr. Frederico Mendonça, esteve na igreja a fim de estudar a viabilidade de tombamento e restauração da capela e ficou preocupado com seu estado de conservação. Segundo o diretor geral, a igreja apresenta todos os requisitos básicos para integrar o patrimônio cultural do Estado: “A igreja tem todos os méritos históricos, artísticos e arquitetônicos para ser um patrimônio cultural do Estado da Bahia. Provisoriamente, podemos assinar um convênio entre o IPAC e a Prefeitura para realizar ações emergenciais a fim de evitar que a igreja se degrade mais ainda antes de começarmos o processo de restauro”, disse o diretor do IPAC (www.paginarevista.com.br) . 


De uma ilha a mirar o teu ouro é o verso que principia o hino da nossa querida Xique-Xique. E é da Ilha do Miradouro que vem um pedido de socorro. A tricentenária Igreja de Nossa Senhora de Sant’Ana – um dos mais antigos templos da região do médio São Francisco – padecendo dos males próprios do tempo e do abandono, clama às autoridades o tombamento. Com efeito, a capela, em estilo colonial, trava uma luta hercúlea contra Cronos que insiste em devorar-lhe as paredes, telhado, teto, portas,janelas, altares e mobiliário. Não sendo suficiente o adjutório da Serpente Encantada, apela para a providencial intervenção das autoridades. Tal intervenção dar-se-ia, em princípio, em forma de tombamento, sendo a igreja reconhecida como patrimônio da Bahia pelo IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural. Tendo em conta que se trata de batalha entre um templo sagrado e o deus do Tempo, a igrejinha, senhora da paz e do bem, recorre – diferentemente do que ocorreu na guerra de Troia, em que intervieram os deuses – à interferência dos homens . 

Aspira ao tombamento, porquanto facilita o acesso a linhas especiais de financiamento, viabilizando o restauro e a preservação da arquitetura desse imóvel de imensurável valor histórico-cultural. Em atendimento a pedido feito pela Câmara de Vereadores de Xique-Xique, uma equipe do IPAC – após analisar, em abril de 2010, a viabilidade de tombamento e restauração – concluiu que a nossa igrejinha branca de portas e janelas azuis dispunha de todos os méritos históricos, artísticos e arquitetônicos para ser considerada patrimônio cultural do Estado da Bahia. Haja vista que o tombamento tem por finalidade garantir a preservação dos bens considerados de caráter singular cuja proteção seja de interesse público e que a igreja de Nossa Senhora de Sant’Ana do Miradouro – guardiã de tantas histórias, estórias, memórias, lendas, casos e causos – apresenta todos os requisitos, o povo xique-xiquense pede e espera o imediato Tombamento .

Agente de Cultura de Xique-Xique, Markileide Oliveira, Graduada em Letras, Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Uneb, propietária do Blog Cultura Xique-Xique e uma dos autores do Projeto "Voz, Presença e Imaginação" disse em seu Blog: "A capela de Nossa Senhora de Santana em Xique-Xique é o mair patrimônio cultural da cidade de Xique-Xique, bem como do seu território de identidade cultural. O objetivo do projeto Voz, Presença e Imaginação é meramente cultural, sem fins lucrativos. O intuito é sensibilizar a comunidade para a importância dessa construção do século XVIII ou XIX", disse Markileide Oliveira que é especialista em Cultura Popular-Oralidade. Acessem o Blog Cultura Xique-Xique de Makeleide Oliveira: http://culturaxiquexique.blogspot.com.br/

Assine o Abaixo-Assinado e ajude para Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Secretaria de Cultura da Bahia, Governo do Estado da Bahia e seu Tombamento: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N7322

FOTO: LÉO DRUMOND (Projeto "OS CHICOS" do Estado de Minas Gerais) .
COLABORAÇÃO: Nizaldo Costa, Markileide Oliveira e Adriano Britto .

FONTE: XIQUESAMPA, PAGINA REVISTA E BLOG CULTURA XIQUE-XIQUE .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.