[NEWS][6]

r
v
xique-xique

ESTUDO PARA TRANSPOSIÇÃO DO EIXO SUL DO RIO SÃO FRANCISCO COMEÇA EM MARÇO .


A transposição do Eixo Sul do Rio São Francisco começa a ser analisada a partir de março, quando a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) contratará estudo de viabilidade técnica e econômica da obra. A informação foi anunciada nesta quinta-feira (28) pelo secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, durante a quarta reunião itinerante do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, realizada em Juazeiro (BA). Participaram do encontro os 16 prefeitos dos territórios Sertão do São Francisco e Itaparica. De acordo com o secretário Rui Costa, que coordena o Comitê, a transposição do Eixo Sul foi solicitada pelo governador Jaques Wagner à presidente Dilma Rousseff, que autorizou a realização do projeto. “Estamos tratando a transposição com total prioridade. Ela será a redenção produtiva dessa região”, disse Costa. A obra contará com investimentos de cerca de R$ 4 bilhões, construindo um canal que levará a água do São Francisco para a Barragem de São José, no município de São José do Jacuípe, centro-norte baiano. A extensão estimada é de 400 quilômetros .

Biofábrica: O Comitê anunciou, ainda, a construção de biofábrica, em Juazeiro, para a produção de mudas de palma, que garantirão, em períodos de seca, reserva alimentar para os rebanhos. Segundo o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles, este anúncio responde à demanda da região, que possui o maior rebanho de caprinos do Brasil e o segundo maior de ovinos. “Através de uma tecnologia de ponta, teremos a produção de mudas de altíssima qualidade e resistentes a uma praga comum, chamada cochonilha do carmim. O compromisso deste governo é que, em médio prazo, grande parte dos agricultores familiares possua uma pequena área de palma adensada em suas propriedades”, disse Salles. As mudas serão distribuídas entre secretarias municipais de Agricultura, associações e cooperativas da região.

Cisterna: Entre os anos de 2007 a 2012, foram entregues 17.873 cisternas de consumo, somados os territórios de identidade Itaparica e Sertão do São Francisco. A meta do Governo da Bahia é que todas as residências da zona rural do semiárido, que não estão ligadas a adutoras e a sistemas de abastecimento de água, tenham uma cisterna. “Contamos com a capilaridade das prefeituras para atingirmos a meta, contribuindo na seleção dos beneficiários. Com uma busca ativa das famílias enquadradas nesse quesito, rapidamente conseguiremos executar a ação”, afirmou Costa. As cisternas são implantadas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car). O coordenador do Comitê Estadual finalizou o encontro ressaltando a importância da articulação entre o governo federal, estadual e as prefeituras. “Juntos, podemos fazer mais, com melhor qualidade e com rápida execução”.

FOTO: ALBERTO COUTINHO / GOV.BA . 
FONTE: ASCOM BA .

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Um comentário

  1. TUDO MENTIRA DESTE GOVERNO WAGNER QUE SÓ PRODUZ FACTOIDES TENTANDO INFLUENCIAR NOS RESULTADOS ELEITORAIS QUE ESTÃO NO MOMENTO MUITO MAL AVALIADOS PELOS PESSIMOS INDICES DE EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA PUBLICA E OBRAS. PERTO DAS ELEIÇÕES ELES APARECEM COM AS MENTIRAS TIPO PONTE DE SALVADOR-ITAPARICA E AGORA ESTA DA TRANSPOSIÇÃO QUE NO GOVERNO DILMA FOI UM DESASTRE. QUEM ASSISTE O JORNAL DA GLOBO ESTÁ SABENDO DO PREJUIZO DE 5 BILHÕES DE REAIS JOGADO FORA EM TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. OBRA PARADA POR FALTA DE DINHEIRO E TODO O CONCRETO ESTÁ ESTOURANDO AS PLACAS, EMPREITEIRAS NÃO VOLTAM MAIS PRA RECOMEÇAR AS OBRAS. VEJAM QUE A OBRA INICIALMENTE CUSTARIA 4 BILHÕES E AGORA PRECISA MAIS 8 BILHÕES PRA SE CONCLUIR. SERVIU APENAS PARA SER ANTRO DA CORRUPÇÃO DO GOVERNO COM AS EMPREITEIRAS. ISTO É QUE É GOVERNO BURRO E CORRUPTO.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!! Tenha responsabilidade em seus comentários, não nos responsabilizamos por conteúdos impróprios .

Start typing and press Enter to search