15/04/2013

PEÇA TEATRAL "NO MIRADOURO, OS MISTÉRIOS DE UMA SERPENTE" ESTRÉIA DIA 21 DE ABRIL EM XIQUE-XIQUE .












A Peça "No miradouro, os mistérios de uma serpente" será um grande espetáculo cultural em Xique-Xique. 


O Grupo de teatro Xiquexiquense "Ministério do Teatro" encena "NO MIRADOURO, OS MISTÉRIOS DE UMA SERPENTE"', uma narrativa oral muito presente no imaginário dos ribeirinhos. Será dia 21 de abril no teatro do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Xique-Xique. Alem de valorizar a literatura oral mostra que é possível dá qualidade ao teatro amador quando se tem um objetivo que envolve toda uma comunidade . 

Miradouro é uma ilha do Rio São Francisco, e já foi a sede de Xique-Xique, diz a Lenda que um rico fazendeiro de Miradouro, Rubério Dias Muribeca, temido por muitos, teve notícia que sua filha única estava grávida de um tropeiro. Com grande temor do pai e muito assustada, a filha negava tudo, e dali por diante, por mais de 6 meses, para esconder sua gravidez, amarrava fortemente sua barriga, pariu sozinha, jogando a criança dentro do rio. A criança virou uma Serpente Encantada, e nos dias de missas saía do rio e vinha mamar em sua mãe dentro da Capela e há muito tempo, se refugia sob o altar de Nossa Senhora Santana na Igreja do Miradouro. O Curioso desta lenda é que depois de 300 anos, os poucos moradores que ainda moram perto da igreja, ouvem fortes rugidos e murmúrios cadenciados, vindos de dentro da igreja, que só cessam depois que rezam o "Oficio".

Sobre a Blogueira Luisa Lupfau: Dona do Blog "Viagem no São Francisco" (www.viagemnosaofrancisco.blogspotcom). De passagem por várias cidades ribeirinhas do Velho Chico em 2010, Luisa Lupfau escreveu: "Das cidades barranqueiras na Bahia, creio que Xique-Xique é a mais desenvolvida. A Cidade da Barra é grande, mais sóbria com seus casarios antigos, o cais também é completamente diferente nas duas cidades, mas Xique-Xique tem mais vida", disse a blogueira. "Deixo a Luisa Lupfau meu abraço e admiração e obrigado por visitar Xique-Xique, volte sempre", Adriano Britto .

COLABORAÇÃO: Markileide Oliveira, Jorge Meira e a Blogueira Paulistana Luisa Lupfau .

FONTE: XIQUESAMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.