23/05/2013

XIQUE-XIQUE, 85 ANOS! DIVULGADA AS ATRAÇÕS DA FESTA DA CIDADE 2013 .









Prefeitura de Xique-Xique divulga atrações da  aguardada Festa da Cidade, que acontecerá de 13 a 16 de Junho . 














A Prefeitura de Xique-Xique ja acertou praticamente tudo para a Realização da Festa da Cidade 2013 em comemoração aos 85 anos de emancipação política de Xique-Xique. Palco, som, iluminação, trio elétrico, sanitários químicos e barracas padronizadas, atrações de sucesso nacional e atrações locais animaram a festa da cidade entre os dias 13, 14, 15 e 16 de junho. Atrações confirmadas: Negra Cor, Seu Maxixe, RagathoniMulheres Perdidas, Jau, Fantasmão, Adão Negro, Forrozão, Amor de Cinema e Bandana são as principais atrações. Alem de Bandas locais e da região: Marimbada, Boca Som Brasileiro, Flor de Ketu, Cabeça Grande, No Break, Patrícia Molhada e como em todos os anos, a população comenta sobre uma atração surpresa .

Xique-Xique é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 era de 45.562 habitantes, distante a 597 Km da capital Salvador. Está situado à margem direita do Rio São Francisco que abriga um porto de grande importância para economia da região. Durante a administração do Governador Tomé de Souza passou por esta região uma expedição exploradora. No século XVII surgiu a fazenda praia ao Cabo da Ipueira de propriedade do português Theobaldo Miranda Pires de Carvalho. Antes de terminar o século XVII um grupo de garimpeiro da Serra do Assuruá, instalou-se na ilha do Miradouro nascendo ali o 1º núcleo de populacional habitado por europeus. Quando o século XVIII surgiu já havia sido construído nas proximidades da Ipueira uma pequeno templo dedicado ao Senhor do Bonfim, fora um cumprimento de uma promessa feita por um tropeiro. Desde a emancipação de 06 de junho de 1832 ou a instalação oficial do município com o nome de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique em 23 de outubro de 1834, o município foi administrado pelo poder legislativo. Os vereadores eram em números de 7 e seu mandato era de 2 anos. O primeiro intendente municipal de Chique-Chique foi o coronel Gustavo Magalhães Costa. Antes de 1928 ( quando a vila foi elevada a cidade), foram intendentes: João Martins Santiago, Ciro Medeiros Borges, José Adolfo de Campo Magalhães, Manoel Teixeira de Carvalho, e outros .

Educação : O município de Xique-Xique conta com diversas escolas públicas sendo municipais e até mesmo estaduais. São 2 os colégios particulares, Escola Cecília Meireles e Instituto Educacional Evolução, ambos com educação do maternal ao ensino médio. O maior colégio de Xique-Xique que é estadual, chama-se Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães ou mais conhecido como "Modelo". Nele há uma biblioteca com um grande acervo de livros e também uma quadra esportiva onde os alunos realizam atividades, alem de um campus da Uneb e faculdades particulares .

Lazer: Em Xique-Xique a principal atração turística é o Parque Aquático Ponta das Pedras (PAPP) que fica situado próximo ao Hospital Julieta Viana. Toda a população da região, frequenta este parque durante os domingos, que é o dia em que o Parque funciona. Nele há piscinas infantis com alguns brinquedos e também piscinas para adultos. Logo atrás do parque é possivel ver o Rio São Francisco. Durante a Festa da Cidade atrações locais e de fora realizam a festa. Há a presença de trio elétrico que percorre a avenida principal chamada Avenida J.J. Seabra localizada no Centro da cidade. Os turistas contam com a presença de hotéis para hospedagem, e um desses hoteis possui 2 piscinas para seus hóspedes. Nesse hotel tambem acontece shows de grandes bandas. Grandes atrações ja tocaram como: Raça Negra, a cantora Diana, Reginaldo Rossi, Psirico, entre outros. No centro da cidades há sorveterias que funcionam há bastante tempo. Dentre elas estão a Sorveteria Chalana, Sorveteria do Quinca (considerado o melhor sorvete da região noroeste da Bahia) e também a Quidelicia, todas localizadas próximo a Prefeitura .

Geografia: Está situado à margem direita do Rio São Francisco que abriga um porto de grande importância para economia da região. Sua área total é de 5.671,439 Km quadrados, são municípios limítrofes as cidades de Itaguaçu da Bahia, Gentio do Ouro, Ipupiara, Morpará, Barra Pilão Arcado e Sento Sé. Aniversário da cidade em 13 de junho, fundação em 1832. Ricardo Bessa Magalhães é o atual Prefeito seu mandato vai de 
2013 a 2016 .

FONTE: XIQUESAMPA E WILKIPÉDIA .

3 comentários:

  1. Parabéns Adriano pelo magnífico trabalho apresentado em seu blog, Xique-Xique tem muita coisa boa pra se mostrar. Retornarei mais vezes por aqui.Parabéns Xique-Xique pelos 85 anos, vc merece muito mais.Abraços, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. NAO CURTO FESTA.MAS VAI AQUI MINHA HUMILDE SUGESTAO,QUE OS ORGANIZADORES PROCURE FAZ UMA FESTA SUSTENTAVEL.E QUE E QUE OS MATERIAS E GARRAFAS PETS SEJAM DISTRIBUIDAS A COOPERATIVA DE RECICLAGEM.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.