17/06/2013

TRANSPORTE PÚBLICO É A MANEIRA MAIS LENTA DE LOCOMOÇÃO NO RJ E SP, APONTA ESTUDO .











Para avaliar a mobilidade urbana nas cidades do Rio e em São Paulo constatou que seus habitantes são reféns do trânsito . 


A ideia era detectar quanto tempo os moradores levam no trajeto casa-trabalho. Para isso, quatro participantes simularam trajetos para saber quanto tempo se leva, considerando ida e volta durante o período que vai das 8h as 17h30. Como base no estudo, o grupo carioca saiu da Barra da Tijuca em direção ao centro, totalizando um percurso de 28 km. Já a equipe que trafegou por São Paulo partiu do bairro do Brooklin em direção ao centro, percorrendo um total de 14 km. Um dos critérios de análise foi o tempo de chegada e cada tipo de mobilidade de transporte utilizada. Ao considerar todos os meios de transporte utilizados, o metrô, em ambas as cidades, foi o que mais apresentou problemas. No Rio de Janeiro os vagões apresentaram muita sujeira, enquanto em São Paulo o principal problema foi a superlotação. 

Já em relação ao ônibus, a capital fluminense apresentou maior tempo no trajeto, enquanto os paulistanos, além do tempo relacionado à integração, houve diversas interrupções pelo percurso, o que aumentou o tempo de viagem. A moto foi o meio de transporte mais rápido para os dois casos, com uma ênfase para São Paulo onde as faixas preferências auxiliaram na velocidade do percurso. No caso do carro houve dificuldade na ida no primeiro dia da pesquisa e dificuldade na volta no segundo dia. Em São Paulo foi constatado que o motorista sofre com o congestionamento sempre na volta do trabalho. “Em resumo, ao somarmos todos os tempos de deslocamento com cada meio de transporte em cada cidade, a ordem de permanência no trânsito no Rio e em São Paulo foi a mesma: moto, carro, metrô e ônibus”, finaliza a PROTESTE.

*Com informações do Ciclo Vivo

FONTE: CONSUMIDOR CONSCIENTE .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.