20/09/2013

PROJETOS "OS CHICOS" DE MINAS GERAIS: XIQUE-XIQUE CONTADA PELOS FILHOS AUSENTES .


s

A cidade de Xique-xique foi a que mais referências tinha na internet, quando da pesquisa prévia feita pela produção de Os Chicos nas cidades que constavam no roteiro de viagem. Foram encontrados bons sites sobre a história e o dia-a-dia da cidade. Mas o mais impressionante é que todos eles eram feitos por filhos da terra que moravam em outras praças. O principal foi o http://www.xiquesampa.blogspot.com/.
O blog foi criado em abril de 2009 por Adriano Brito, um xique-xiquense que reside em São Paulo/SP. Atualizado diariamente, o blog tanto dá notícias sobre o dia-a-dia da cidade, como também publica matérias sobre a história de Xique-Xique. O blog divulgou e acompanhou toda a passagem da equipe do projeto Os Chicos pela cidade. Inclusive, o principal apoiador de Adriano Brito no blog, Jorge Meira, foi quem deu estrutura para que o jornalista Gustavo Nolasco e o fotógrafo Leo Drumond pudessem realizar a pesquisa no município.
O fotógrafo Leo Drumond e o jornalista Gustavo Nolasco agradeceram ao blog Xiquesampa, ao vivo, quando foram entrevistados por Neli Vasconcelos, durante o Jornal da Tribuna da rádio FM Xique-xique.
O fotógrafo Leo Drumond e o jornalista Gustavo Nolasco agradeceram ao blog Xiquesampa, ao vivo, quando foram entrevistados por Neli Vasconcelos, durante o Jornal da Tribuna da rádio FM Xique-xique.

Outro site importante é o www.xiquexiquense.blogspot.com, do advogado Juarez Chaves. Xique-xiquense, ele hoje vive em Fortaleza/CE, mas não perde nada do que acontece na cidade. Durante a produção de Os Chicos, Juarez deu várias dicas de contatos na cidade, mostrando o quanto considera relevante a divulgação de Xique-xique.
Boas dicas também foram dadas por Poliana Pinheiro, estudante de jornalismo em Salvador/BA e uma fotógrafa de mão cheia. Foi através dela que Nolasco e Drumond chegaram ao personagem escolhido para retratar Xique-xique: Chico de Né, um ex-agricultor do povoado Marreca Velha. Poli Pinheiro também possui um belo blog www.olharespelosertao.blogspot.com. Os Chicos recomenda a todos conhecerem Xique-xique pelas palavras e fotos de Adriano Brito (adrianoxiquesampa@yahoo.com.br) Poliana Pinheiro (polianapinheiro18@yahoo.com.b) e Juarez Chaves (juarezchaves@yahoo.com.br).

FONTE: OS CHICOS .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.