30/01/2013

COMISSÃO APROVA PL QUE CRIA A UNIVERSIDADE DO NOROESTE EM IRECÊ .

O projeto segue para as demais Comissões Temáticas da Câmara e poderá ser apreciado em plenário no primeiro semestre de 2013 .

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou na última segunda-feira (10), por unanimidade, a Projeto de Lei 2005/2011, de autoria do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT), que cria a Universidade Federal do Noroeste da Bahia, com sede no município de Irecê. Segundo o deputado, a região noroeste da Bahia, onde reside significativa parcela do povo baiano necessita ampliar o atendimento de suas demandas de formação de recursos humanos, indispensáveis para o desenvolvimento sustentável da região e de suas vizinhanças . 

“A criação de uma instituição de ensino superior federal na região noroeste, com sede em Irecê, terá impacto e produzirá benefícios diretos a, pelo menos, vinte e dois municípios da região, tanto do ponto de vista econômico quanto social e cultural”, observa Félix Júnior. O projeto segue para as demais Comissões Temáticas da Câmara e poderá ser apreciado em plenário no primeiro semestre de 2013 . 

FONTE: POLÍTICA LIVRE .

COORDENADOR REINALDO FILHO E SUBPREFEITOS REÚNEM COM REPRESENTANTES NA UFBA .

Subprefeitos reúnem-se com representantes da Escola de Administração da Ufba . 

 O coordenador das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Braga Filho, e os três subprefeitos Sosthenes Macedo, Alan Muniz e Fábio Ramos, já nomeados pelo prefeito ACM Neto, participaram nesta terça-feira (29) de uma reunião com representantes da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), para discutir o processo de descentralização da Prefeitura de Salvador. O evento aconteceu na Escola de Administração, no Vale do Canela, às 16h, na sala 6. Representaram a Ufba o diretor da Escola de Administração, Reginaldo Sousa Santos, e a coordenadora do Núcleo de Ações Conjunturais em Administração Política, Elizabeth Marques. Também participou do encontro a vice-prefeita Célia Sacramento .


Segundo o ex-prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho, a reunião atendeu a um pedido da Ufba, que deseja contribuir com o projeto de levar a Prefeitura aos bairros da capital baiana. “Há, inclusive, a chance de termos uma consultoria gratuita. Eles têm interesse em colocar em prática o que aprendem na sala de aula e nós ganhamos com isso porque também vamos poder tirar algumas dúvidas” , disse o corrdenador das Prefeituras-Bairros Reinaldo Braga Filho que concedeu uma entrevista a Rádio Sociedade da Bahia Am hoje as 08:00 hs da manhã falando desde e outros assuntos. O objetivo da universidade é contribuir com a administração municipal .


Sedes Escolhidas: A Prefeitura já definiu endereços de quatro Prefeituras-Bairro. Elas vão funcionar em Cajazeiras, Centro Histórico, Subúrbio (incluindo ilhas) e Itapuã. Em Cajazeiras, a sede ficará na Rua Estrada do Coqueiro Grande, nº 1220, Fazenda Grande II. No Centro Histórico, será no Edifício Ranulfo Oliveira, Praça da Sé. No Subúrbio, será na Rua Pará, nº 15, Paripe. E, em Itapuã, na sede da antiga Administração Regional, na Avenida Dorival Caymmi, nº 17, próximo ao INSS .

FONTE: RÁDIO SOCIEDADE DA BAHIA AM .

29/01/2013

PREFEITO DE XIQUE-XIQUE RICARDO MAGALHÃES PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL COM PREFEITOS E PREFEITAS EM BRASÍLIA .

O prefeito de Xiquexique, Ricardo Magalhães, participou ontem (28/01) do Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, capital Federal .

Dentre os diversos assuntos abordados pelos ministérios, Ricardo Magalhães esteve com o pessoal do Fundo Nacional do Meio Ambiente, (FNMA), para debater sobre os mais variados temas relacionados à área. De acordo com Pedro Guimarães, secretário de recursos hídricos e ambiental urbano, Xiquexique está entre os dez municípios que terão que apresentar um plano de resíduos sólidos e saneamento em 2013. Para o prefeito, Xiquexique precisa urgentemente se adequar as necessidades e demandas, principalmente no que diz respeito ao lixão e o destino final do esgotamento sanitário . 

"É gratificante ver que o governo federal está de mãos dadas com os municípios, para acabar com a pobreza. Basta apresentar bons projetos e a forma de executá-los", declarou o prefeito. Hoje, (29/01) ainda serão realizadas oficinas com os ministros da educação, saúde e desenvolvimento social de combate a fome . 
 
Por Fabiano J Dórea Reis .

FONTE: ASCOM PM DE XIQUE-XIQUE BA .

PREFEITO DE BARRA-BA ASSINA CONTRATO DE PAVIMENTAÇÃO E DISCUTE CONSTRUÇÃO DE 450 CASAS.

Prefeito da Barra assina contrato de pavimentação e discute construção de 450 casas .
 
Alto Investimento: Nos últimos dias o prefeito Artur Silva Filho assinou, na superintendência da Caixa Econômica em Barreiras, o contrato de pavimentação da rua Presidente Dutra do trecho que vai desde o Dique até o ateliê de Gerard. Importante acesso aos balneários e ao bairro Santa Clara. No momento, também tratou do Projeto Minha Casa Minha Vida, no qual Barra é contemplada com a construção de 450 casas apenas na primeira etapa, prevista para iniciar sua execução ainda no primeiro semestre. Este é um investimento de mais de 25 milhões de reais, e mais, no ponto alto da obra deve gerar cerca de 400 empregos diretos no município .

FONTE: ASCOM PM DE BARRA-BA .

PERFIL: CONCHEÇA ADEILTON SANTOS, LOCUTOR DA RÁDIO CACTUS FM, O VOZEIRÃO DA BAHIA .


Foto: Adeliton Santos e Tamara Santos, na Cactus FM. Depois de um teste, Adeilton Santos foi aprovado na emissora de Rádio Cactus Fm, de Xiquexique . 

Adeilton dos Santos Andrade nasceu em 16 de agosto de 1995, em Brotas de macaúbas, Bahia. É filho do casal Clarice Maria dos Santos Andrade e Wilton Alexandre Andrade dos Santos. Aos 1 ano e oito meses de vida Adeilton Santos perdeu o seu único irmão, Marcos dos Santos Andrade, vitima de pneumonia. Aos três anos de idade, perdeu o seu pai, Wilton Alexandre Andrade dos Santos, vitima de doença de chagas. Adeilton Santos passou sua infância ao lado da sua mãe, Clarice Maria. No ano de 2010 Adeilton Santos mudou-se para a cidade ribeirinha de Xiquexique/Bahia, na qual reside até os dias de hoje. Adeilton Santos, como é conhecido, cursa o primeiro ano do ensino médio na instituição de ensino Colégio Municipal Senhor do Bonfim. Adeilton Santos sempre quis ser radialista. Talentoso e cheio de vontade foi em busca de seus objetivos. Depois de um teste, foi aprovado na emissora de rádio Cactus Fm, de Xiquexique .

Extrovertido e sagaz, Adeilton Santos foi ganhando espaço, produzindo gravações para várias instituições e comércios da cidade. Hoje, aos 17 anos de idade, é proprietário de uma agência de comunicação e publicidade situada na Rua Virgilio Bessa / ao lado da Urbanu´s – Auto Peças e Oficina Mecânica. Precisa de uma vinheta? Não sabe por onde começar? É com ele mesmo! Contrate os serviços de Adeilton Santos, o vozeirão da Bahia. (74) 9928-7078 - 8838-4476. Email- adeiltonsantos14@hotmail.com . 

FONTE: PAGINA REVISTA .

ESTUDANTES DO PROJETO RONDON SE ENCANTAM COM CULTURA E POTENCIAL TURÍSTICO DE JAGUARARI-BA .

Jaguarari Rondon_640x448 
Os estudantes universitários que participaram do Projeto Rondon em Jaguarari, no norte da Bahia, ficaram surpresos com a rica cultura popular da região . 

Eles saíram da cidade com uma bagagem cultural que vai desde o samba de palma, candomblé, banda de pífanos, rezadeiras, parteiras até a cultura do umbu, produção de carrancas e artesanato da palha. As ações do projeto terminaram no último fim de semana depois de 13 dias de atividades na sede e no interior do município (Flamengo, Gameleira e Pilar). Vinte rondonistas vindos da Paraíba e de Minas Gerais, divididos em dois grupos de oito universitários voluntários cada, dividiram experiências e saberes com a população local durante oficinas temáticas que abordaram temas ligados à cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. Os grupos também apontaram potencialidades e deficiências detectadas que precisam ser trabalhadas pela gestão pública, em parceria com a população .

Um relatório de toda a visita será preparado em até 30 dias e encaminhado ao governo municipal, universidades colaboradoras e ao Ministério da Defesa, coordenador do Projeto Rondon. A proposta é criar políticas públicas para a correção de eventuais deficiências e melhor aproveitamento das potencialidades do município. De acordo com o secretário de Planejamento e Administração de Jaguarari, José Roberto, o potencial turístico da cidade também foi amplamente destacado pelos rondonistas, por isso será mais incentivado e explorado. Para tanto, o município já está buscando apoio do Governo do Estado, através da Bahiatursa, na tentativa de concretizar projetos que possam atrair mais turistas para a região .

Operação Canudos: Nesta operação, o Projeto Rondon esteve presente em vinte municípios de três estados: Bahia, Pernambuco e Piauí. A Operação Canudos 2013 foi encerrada na noite do último sábado (26), em Petrolina, onde os rondonistas apresentaram o relatório prévio de toda a operação . 

FONTE E FOTO: ASCOM PM DE JUAZEIRO-BA .

NÚMERO DE MORTOS NO INCÊNCIO DA BOATE KISS EM SANTA MARIA-RS PODERÁ SER AINDA MAIOR .

enterro_2 
O número de mortos no incêndio da Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, Sul do país, pode ser bem maior do que os 233 óbitos já confirmados . 

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cerca de 80 sobreviventes feridos na tragédia ainda estão em estado grave. Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (28), o ministro disse que os pacientes, vítimas do incêndio ocorrido na casa noturna, recebem “cuidados intensivos”. “Queremos manter a possibilidade de termos vagas em UTI caso seja necessário”, afirmou. Pelo menos 17 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva em Santa Maria foram liberados para atender possíveis novas vítimas. O número total de feridos espalhados por hospitais de quatro cidades gaúchas chega a 121. Em Santa Maria, são 82 pacientes internados. “São pacientes que estão em ventilação mecânica. Estes pacientes estão em estado critico“, afirmou Padilha. Os outros 39 foram transferidos para Porto Alegre e para cidades da região metropolitana. O ministro disse que irá para a capital gaúcha ainda nesta segunda acompanhar o trabalho das equipes médicas e as condições de saúde das vítimas, muitas delas com queimaduras .

Enterro coletivo: Em meio a muita emoção, as primeiras vítimas do incêndio começaram a ser enterradas na manhã de hoje. O cemitério local, que costuma realizar cinco enterros por dia, recebeu nesta segunda 80 de uma só vez

FONTE E FOTO: G1 .

CARNAVAL DE JUAZEIRO-BA É ENCERRADO COM ANIMAÇÃO NAS RUAS E NÚMEROS POSITIVOS .

carnaval juazeiro 
O último dia do carnaval antecipado de Juazeiro, ontem (27), foi encerrado como começou: regado a um grande público e muita animação nos polos da folia .

Do bloco infantil Pimentinha, que abriu os desfiles do domingo, até as atrações para os adultos, o clima foi de muita alegria e, sobretudo, tranquilidade. Segundo informações colhidas no posto avançado da Polícia Civil da Orla 2, apenas alguns pequenos delitos foram registrados, e nenhum deles no circuito fechado. Quem ficou no circuito da orla 1 curtiu mais três blocos puxados por Neto e Mundinho, Ítalo e Maciel, Golaço e a grande atração dos trios – o cantor Ninha e a banda Trem de Pouso. A atração da prefeitura puxou a pipoca tocando novas músicas e relembrando os antigos sucessos que marcaram a carreira do artista na época da Timbalada, arrastando uma multidão .

Já no palco principal, no circuito da orla 2, o folião foi agraciado pelos shows das bandas Hit Pan e Mirage. Nem mesmo a chuva que caiu por volta das 21h afastou o público, ansioso por curtir a apresentação do cantor e compositor Alexandre Peixe, responsável por vários sucessos consagrados nas vozes de algumas das maiores estrelas da música baiana, como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Asa de Águia e Cheiro de Amor. Pelo palco alternativo passaram as atrações locais Djembê, Tarciso Black e a tradicional Astral, que reviveu os grandes momentos da banda e levou o folião a cantar e dançar até os últimos minutos da festa, já pela madrugada .

Renda: Se os foliões aprovaram o novo formato do carnaval, quem aproveitou os quatro dias para tirar um dinheirinho extra também se deu por satisfeito. A maioria dos 400 ambulantes cadastrados pela prefeitura para o evento viu com bons olhos as melhorias na infraestrutura, que permitiram a eles uma boa renda este ano com a folia . 

FONTE E FOTO: ASCOM PM DE JUAZEIRO-BA .

26/01/2013

IBITITÁ-BA: PREFEITO DIZ TER ASSUMIDO CIDADE COM DÍVIDAS E DOCUMENTOS SUMIDOS .

Ele disse que encontrou equipamentos sucateados e danificados. Ex-prefeito de Ibititá não foi encontrado para explicar a situação.


O novo prefeito do município baiano de Ibititá, Cafú Barreto, reclama da situação que encontrou o município ao assumir a gestão. Ele registrou tudo através de fotografias. De acordo com o prefeito, ao assumir a administração da cidade, que fica localizada a 500 km de Salvador, ele encontrou equipamentos sucateados e danificados. Ele disse ainda parte dos documentos referentes aos registros dos funcionários desapareceu. Ainda de acordo com o prefeito, a única ambulância da cidade está sem pneus e outros veículos da prefeitura aguardam reparos. 


Nas salas da sede do órgão, as cadeiras estão danificadas, há muita sujeira, infiltrações, além de computadores que sumiram. Dos programas sociais, não sobrou cadastro e os registros dos funcionários estão desaparecidos. De acordo com o atual prefeito, a gestão anterior deixou muitas dívidas e o pagamento dos funcionários da prefeitura  só será feito mediante o recadastramento dos funcionários. “Encontrei a prefeitura devendo à Embasa, à Coelba e ao INSS. Lá na prefeitura sumiram muitos documentos. Em todas secretarias faltam muitos documentos para se resolver as coisas. Eu fiz o recadastramento para que se possa pagar os funcionários, porque da forma que está lá eu não tenho condição. Eu preciso saber quem realmente  é concursado, quem vai estar na linha de trabalho, porque senão não vou fazer pagamento ao funcionário que não fizer recadastramento’” disse Barreto. O ex-prefeito da cidade, Franscisco Primo, não foi encontrado para explicar a situação.

FONTE: G1 .

25/01/2013

EM CINCO ANOS, JUSTIÇA EXTINGUE 12.434 CARGOS POLÍTICOS EM 78 CIDADES PAULISTAS .

Contratações para vagas em prefeituras que deveriam ser ocupadas por meio de concurso foram questionadas pela Procuradoria-Geral em ações diretas de inconstitucionalidade .

SÃO PAULO - Entre 2008 e 2012 a Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo requereu e a Justiça decretou a extinção de 12.434 cargos comissionados criados ilegalmente em 78 municípios paulistas. Por meio de ações diretas de inconstitucionalidade (Adins) o Ministério Público Estadual apontou ilegalidades na edição de leis municipais que abriram caminho para apadrinhamentos e contratação de servidores pelo critério político, sem realização de concurso público.O Tribunal de Justiça do Estado, instância que detém competência para apreciar e julgar atos normativos de prefeitos e câmaras, acolheu as impugnações e declarou inconstitucional a criação de cargos em comissão que não retratam atribuições de assessoramento, chefia e direção. Em poucas situações o TJ preservou alguns quadros, julgando “parcialmente procedente” o pleito da Procuradoria. Apaniguados foram contratados por executivos e legislativos para exercerem funções técnicas, burocráticas, operacionais e profissionais que deveriam “ser preenchidas por servidores públicos investidos em cargos de provimento efetivo”.

O Ministério Público apurou casos de prefeitos que até excluíram vagas de não concursados, mas na câmara municipal o projeto foi alterado, restabelecendo situações antigas. Muitas ações são relativas a contratações realizadas em exercícios anteriores a 2008. Há casos em que a Procuradoria foi alertada pelos próprios gestores que sucederam aos contratantes e verificaram abusos. As ações questionaram preenchimento de cargos criados em afronta a dispositivo da Constituição Estadual que remete ao artigo 37 da Constituição Federal - investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso de provas e títulos, ressalvadas nomeações para postos em comissão. A Procuradoria constatou que, entre os cargos criados estavam os de “agente municipal de crédito”, “chefe de serviços de cadastro único”, “chefe de serviços de gerenciamento da patrulha agrícola”, chefe de serviços de fiscalização de tributos e posturas” e “assessor de diretor”. O número de vagas declaradas inconstitucionais equivale a 2,4 vezes o total de cargos de confiança no governo federal ocupados por servidores não concursados (5.926) . 

Do total de 22.352 cargos federais do tipo DAS (Direção e Assessoramento Superior) nem todos são de livre nomeação - em 2005, um decreto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que parte das vagas fosse ocupada por funcionários concursados. Em 2009 foram cassados 6.642 postos para comissionados de 25 municípios paulistas, como Americana (1.416 vagas questionadas) e Sumaré (996). A Procuradoria-Geral de Justiça revela que em 2008 foram impugnados e declarados inconstitucionais 2.085 cargos em comissão instalados pelas administrações de 19 cidades. Em 2009, as ações visaram a um quadro mais amplo de cargos, 6.642, deles referentes a 25 cidades. Em 2010, o Ministério Público questionou e obteve declaração de inconstitucionalidade de 2.460 cargos, em 25 cidades. Em 2011, foram impugnadas 1.237 vagas, em outras 22 .

FONTE: O ESTADO DE SÃO PAULO .

RECORDAR É VIVER: O XIQUEXIQUENSE ONALDO "PATA CEGA" FOI CRAQUE NO FUTEBOL PERNAMBUCANO .

Em 1974 a Seleção de Petrolina inaugurou os refletores do então Estádio da Associação Rural, o Xiquexiquense Onaldo "Pata Cega" está agachado à direita.


Em 1974 a Seleção Petrolinense atuou contra o Náutico na inauguração dos refletores do então Estádio da Associação Rural de Petrolina, o resultado foi Seleção Petrolina 0 x 0 Náutico. Naquele ano no elenco da Seleção de Petrolina atuou pela equipe titular o craque Xiquexiquense Onaldo, tambem conchecido como Onaldo Pata Cega, o jogador atuaou pelo Caiano, Carranca e mais outros clubes de Pernambuco, foi um dos grandes craques do Estado .

Em pé (da esq p/dir.) Nélson (volante), Sérgio Brito (lateral-esquerdo–falecido), João Tijolo (zagueiro–falecido), Bebeto (lateral-direito, de Miguel Calmon-BA), Egídio (goleiro-falecido), Julhão (zagueiro-falecido) e o Treinador Catroca. Agachados: (da esq p/dir) Zenildo (ponta-direita), Leandro (meia-esquerda), Reginaldo (centroavante-falecido), Pilar (meia-direita) e Onaldo (ponta-esquerda de Xique-Xique) .

Por Agência Ch .

FONTE: XIQUESAMPA .

24/01/2013

CAMPEÃO EM 2012: BRASIL É O PAÍS QUE MAIS CRESCEU NO FACEBOOK ANO PASSADO .

Cerca de 30 milhões de novos usuários aderiram à rede. País é segunda maior população nacional no serviço, atrás apenas dos EUA .

Facebook no iPad
Facebook no iPad (Jason Alden/Bloomberg via Getty Images) .
 

O Brasil é o país que mais cresceu no Facebook em 2012, com adesão de aproximadamente 30 milhões de novos usuários, de acordo com dados não oficiais divulgados nesta quarta-feira pelo Socialbakers, site especializado no monitoramento de redes sociais. Com o resultado, o Brasil passa a ocupar a segunda posição na lista de nações com mais adeptos do serviço, atrás apenas dos Estados Unidos.

No dia 1º de janeiro de 2012, o número de brasileiros no Facebook era de 35 milhões. Quando os dados foram contabilizados no dia 31 de dezembro, a população local saltara para 65 milhões. O país com mais representantes na rede são os Estados Unidos, com 164 milhões de pessoas e alta de 6 milhões no último ano. Em matéria de crescimento, a Índia aparece logo atrás do Brasil. Em 2012, o país asiático adicionou 21 milhões de novos usuários. O Japão vem em seguida, com quase 11 milhões de pessoas. A pesquisa mostra ainda que a América do Norte não é mais o continente mais presente na rede. A região caiu do primeiro para o terceiro lugar. A ponta agora é ocupada pela Ásia, seguida da Europa .

FONTE: REVISTA VEJA .

BREVE O KILOMBO´S BAR & EVENTOS REINAUGURARÁ EM NOVA IGUIRA EM XIQUE-XIQUE .

Kilombo's BAR & Eventos.
Ae galera de Xique-Xique curtam a pagina do Kilombo's Bar & Eventos que fica localizado em Nova Iguira vocês conhecem, sou o propríetario Kilombo´s Bar & Eventos, estamos de portas feixadas, mas em breve estaremos reformando para abrir as portas novamente, fazendo muitos Eventos todos os finais de semana com Bandas Locais e de outras cidades. Aguardem Mega Reinauguração .
Contatos com o Propietário: (71) 8866-2556.

Curtam a pagina do Kilomboós Bar & Eventos no Facebook: https://www.facebook.com/KilombosBarEventos .

Grato Bruno Marçal Bonfim .


FONTE: XIQUESAMPA .

QUE CIDADE DE SÃOPAULO VOCÊ QUER VER? PARTICIPE!

 
Que São Paulo você quer? Rios Tietê e Pinheiros limpos e navegáveis, mais estações de metrô e menos trânsito são algumas das sugestões de moradores para melhorar a cidade. E você, o que faria se fosse prefeito por um dia? Conheça projetos, dê sua opinião e faça sugestões em http://migre.me/cX5fp . Eu Adriano Britto já mandei a minha sugestão. Participe !
 
 
FOTO: NILTON FUKUDA / ESTADÃO .
FONTE: ESTADÃO .

JOGADOR XIQUEXIQUENSE SÉRGIO MANOEL JÁ ESTA DE VOLTA AOS TREINOS NO CORITIBA .












O jogador Xiquexiquense Sérgio Manoel ja esta de volta aos treinos no Coritiba depois de grave contusão no joelho .


O Jogador Xiquexiquense Sérgio Manoel está de volta aos treinos na equipe do Coritiba. De contrato renovado por mais um ano na equipe do Coxa Branca, apelido do time do Coritiba, o craque Xiquexiquense estava afastado dos gramados desde o dia 28 de Julho do ano passado .

Sérgio Manoel ficou fora dos gramados por 6 meses, o craque sofreu lesão após pisar em falso e torcer o joelho, na partida do dia 28 de julho de 2012 na partida contra o Grêmio, após o lance, no jogo no Couto Pereira, o jogador saiu chorando de campo, ainda no primeiro tempo. O entorse no joelho esquerdo causou um rompimento no ligamento cruzado do joelho. Em sua recuperação nosso conterrâneo fez uma breve visita de uma semana em nossa cidade e falou ao Blog Xiquesampa "Muito bom visitar a nossa terra e rever familiares e amigos, espero retornar logo aos gramados e retribuir esse carinho a meus conterrâneos e aos torcedores do Coritiba", disse Sérgio Manoel . 

FONTE: XIQUESAMPA .

23/01/2013

PREFEITURA DE XIQUE-XIQUE NA ADMISTRAÇÃO DE DR. RICARDO MAGALHÃES COMEÇARÁ A RESTARAR RUAS .



 

 

 

 

 

 

 

A Prefeitura de Xique-Xique trabalha na restauração de ruas em péssimas condições .


De "Cara Nova" ! Uma nova cidade começa a surgir. A Prefitura Municípal de Xique-Xique começará a restauração de ruas que há muito tpempo estão em péssimas condições de trafégo, devido a ineficiência dos responsáveis pela construção da rede de esgoto na época da adminstração passada, agora os tempos são outros, a Prefeitura Municípal e o prefeito Dr. Ricardo Magalhães, junto com a Secretária de Obras começam a construir uma nova história em nossa cidade .

Bairro Guaxinim
: Rua 2 ,Travessa Rua 2 (1ª travessa), Rua 3 , Travessa Rua 3 (1ª travessa) .

Bairro de Pedrinhas
: Rua 1, Rua 2 (2ª travessa da Rua 2), Rua 3 (Lado Direito), Rua 3 (Lado Esquerdo), 1ª Travessa da rua 3, Rua 4 e Rua 5 .

Bairro Polivalente: Rua Demóstenes Barnabé da Silva ( Rua 2 ), Rua Mestre Francisco Braz ( Rua 3 ), Rua 3 – Zona Hospital, Rua Estrada da Carnaúba, Rua Dr. Britoaldo Miranda ( Rua 4), Rua 13 de Junho ( Rua 5), Rua Berto Vargas e Rua Jose Francisco da Silva .

Bairro Senhor do Bonfim:
Rua E, Rua F, Rua I, Rua J, Rua U, Rua X,  Rua 17, Rua 24, Av. Airton Sena e Rua dos Bandeirantes .

Por Francisco Mascarenhas .
Adaptação de Texto: Adriano Britto .

FONTE: RÁDIO CACTUS FM .

XIQUEXIQUENSES VÃO AO BARRADÃO EM SALVADOR VER OS CONTERRÂNEOS SIDNY E LUCIANO .


Os Jogadres Xiquexiquenses do Salgueiro/PE, Luciano e Sidny  estão a disposição do Técnico do Salgueiro para a partida contra o Vitória hoje no Barradão.
 
Os Xiquexiquenses, o goleiro Luciano e lateral-direito Sidny estarão no banco de reservas hoje em Salvador onde logo mais às 19:15 desta quarta-feira (23), o time dos dois jogadores Xiquexiquenses enfrentam o Vitória no Barradão. A escalação do Salgueiro ainda não é conhecida, mas o mais provável é que o técnico Marcelo Chamusca entre com o mesmo time do primeiro tempo do jogo da estréia contra o ASA/AL. A única certeza é a ausência do zagueiro Rodrigo de Lazzari. O atleta sofreu uma lesão no joelho na partida de estreia e não viaja para Salvador. A espectativa é de que muitos Xiquexiquenses residentes em Salvador irão ao jogo prestigiar nossos conterrâneos. Falei com Luciano e o mesmo está concentrado junto com Sidny no mesmo quarto em um hotel no centro da capital baiana .  
FONTE: XIQUESAMPA .

BRAZIRON PUBLICA REVERVAS PRELIMINARES EM XIQUE-XIQUE .

A empresa de mineração Braziron Ltd listada na bolsa Australiana publicou,  recentemente, um relatório JORC sobre o seu depósito de minério de ferro Urubu,  em  Xiquexique na Bahia.
  
Segundo a Braziron os locais denominados Morro Fundo Leste e Morro Fundo  Oeste, que devem corresponder a 1/4 dos recursos totais do projeto (veja o  mapa), apresentam reservas inferidas de 129.7Mt at 24.1% Fe. A parte Norte foi sondada ainda em 2007 e os resultados mostram que a  mineralização é contínua não sofrendo quebras significativas na geologia ou no  teor. O jazimento de Urubu pode atingir tonelagens muito elevadas assim que a  sondagem confirmar a continuidade em sub-superfície da sinclinal já testada  anteriormente. 

No momento a Braziron aguarda a aprovação do relatório do DNPM  para poder acelerar o ritmo das sondagens. A idéia da empresa é de colocar Urubu  em produção no menor espaço de tempo possível, o que deverá gerar um fluxo de  caixa de bilhões de dólares engordando significativamente os cofres públicos da  Bahia e de Xiquexique, um município carente que, com certeza, necessita desse  aporte financeiro .

FONTE: PORTAL GEÓLOGO .

22/01/2013

PÓS GRADUAÇÃO DA UNEB INSCREVE PARA PRIMEIRA TURMA EM XIQUE-XIQUE/BA .

Pós-graduação da Uneb inscreve para primeira turma da especialização em educação ambiental, biodiversidade e cultura regionalem Xique-Xique/BA .



O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), do campus XXIV da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Xique-Xique, está com inscrições abertas para a primeira turma da especialização em educação ambiental, biodiversidade e cultura regional. A pós-graduação lato sensu é gratuita e está oferecendo 20 vagas para portadores de diploma de nível superior em qualquer área do conhecimento. Os interessados podem se inscrever presencialmente ou por procuração até a próxima terça-feira (22), na sede do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) do DCHT, das 8h às 11h e das 14h às 17, apresentando os documentos exigidos no edital do certame. A taxa de inscrição é de R$ 75. O processo seletivo consiste nas etapas de análise curricular e avaliação da proposta de projeto de monografia dos candidatos, que acontecem entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março. O resultado do certame será divulgado em 4 de março. A especialização tem carga de 495 horas-aula. O início do curso está previsto para 22 de março. As aulas serão realizadas quinzenalmente, às sextas-feiras à noite e aos sábados, nos turnos matutino e vespertino.

EDITAL DO CURSO PARA MAIORES INFORMAÇÕES : 

VAGAS: 20 (vinte) vagas

CARGA HORÁRIA: 495 horas (divididas em 11 componente/módulos)

FREQUÊNCIA: As aulas ocorrerão a cada 15 dias, às sextas-feiras à noite, e nos sábados, nos turnos matutino e vespertino, com atividades teóricas e práticas. 

INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser efetivadas pessoalmente ou por procuração no Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) da UNEB, Campus XXIV, localizado na Rua João Guimarães, S/N-Bairro São Francisco km Xique-Xique– BA; CEP: 44400-000; Telefone: (74) 36611774/1710. Horário de atendimento das 8h às 11h e das 14h às 17h, exceto sábado e domingo.


PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 16 de janeiro a 22 de fevereiro de 2013.


INVESTIMENTO: R$ 75,00 (setenta e cinco reais) – Taxa de Inscrição
R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) – Taxa de Matrícula 

Obs: "O Pessoal interessado no Curso, favor procurar a direção da Uneb/Campus XXIV em Xique-Xique para maiores informações. Me parece que o prazo foi prorrogado". Adriano Britto .

FONTE: ASCOM BA .

MUITO BOM TER O CONTATO DO MEU PROFESSOR CASSIMIRO MACHADO NETO, GRANDE MESTRE .

Muito bom falar ao telefone com um dos meus mestres o Professor Cassimiro Machado Neto, escritor Xiquexiquense, que reside e leciona na cidade de Luis Eduardo Magalhães e que foi meu professor na 8° Série no Colégio Polivalente em 1993 em nossa cidade. Trabalhamos juntos na primeira Rádio de Xique-Xique chamada FM Criátiva no progama dedicado ao cantor Roberto Carlos. Cassimiro era o locutor e eu o técnico de audio e sonóplastia. Breve novo livro do autor, publicarei novidades no Blog Xiquesampa e no Face do Blog (www.facebook/xiquesampa) .


Abraço professor !

Adriano Britto / Blog Xiquesampa, Reaproximando Xiquexiquenses .

BOAS PRÁTICAS ADOTADAS EM PREFEITURAS É DESTAQUE NO ENCONTRO COM OS NOVOS PREFEITOS .

De 28 a 30 de Janeiro acontece o Encontro Nacional dosNovos Prefeitos e Prefeitas em Brasília-DF.

Um dos destaques na programação do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, confirmado para o final de janeiro em Brasília, será a programação das mesas de Boas Práticas, na qual prefeitos e ex-prefeitos apresentarão aos participantes casos de sucesso implantados em suas gestões. Ao todo, nos dias 29 e 30 de janeiro, haverá 40 exposições dedicadas a experiências de uma única prefeitura ou de consórcios intermunicipais. As boas práticas das prefeituras serão apresentadas em 20 mesas redondas, com 30 minutos de duração, no Auditório Águas Claras do Centro de Convenções Ulisses Guimarães. A programação será organizada em acordo com os quatro eixos do Encontro: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano/Ambiental e Direitos e Cidadania.

Na terça feira (29/1), pela manhã, destaque para a apresentação do ex-prefeito de Vitória (ES) João Carlos Cozer (PT) sobre o IDESUS, reconhecido nacionalmente pelos indicadores de saúde da capital capixaba. Ainda nesse dia, o ex-prefeito de Foz do Iguaçu (PR) Paulo Mc Donald Ghisi (PDT) falará sobre os bons resultados do IDEB na sua cidade. No dia seguinte, a ex-prefeita de Bananeiras (PB) Marta Eleonora Aragão Ramalho (DEM) abre a programação mostrando as ações implantadas em sua gestão para a promoção de Inclusão, Trabalho e Renda. Após o almoço, as políticas de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres implementadas em Rio Branco (AC) serão o tema da exposição do ex-prefeito da capital acreana Raimundo Angelim Vasconcelos (PT).

Consórcios Públicos exitosos entre municípios terão programação exclusiva: 

 A programação no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulisses Guimarães será dedicada a 20 experiências exitosas de consórcios públicos entre municípios, regidos pela lei 11.107, de 6 de abril de 2005. Os quatro eixos do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas também serão utilizados para distribuir as mesas redondas. Dentro do eixo Desenvolvimento Social, na manhã do primeiro dia, entre outros, o Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional de Pernambuco – COMANAS apresentará o sucesso do Diagnóstico Situacional de Saúde, adotado na região. Já o Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – Pró-Sinos, formado por municípios do Rio Grande do Sul, será um dos abordados na tarde do dia 29, sob o viés do eixo Desenvolvimento Urbano/Ambiental, mostrando os resultados da Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil .

Na quarta feira (30), a programação do eixo Desenvolvimento Econômico começa com uma mesa redonda sobre a Integração no Processo de Desenvolvimento Econômico e Social da Fronteira do Paraná com Santa Catarina, coordenada pelo o Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF. À tarde, o Eixo Direitos e Cidadania estará, por exemplo, no foco da apresentação do Consórcio Intermunicipal Culturando – CIC, que tratará do programa de Difusão da Prática de Leitura adotado por municípios do interior do estado de São Paulo .

FONTE: XIQUESAMPA .

21/01/2013

BATMÓVEL ORIGINAL DA SÉRIE DE TV "BATMAN" É VENDIDO POR US$ 4,2 MILHÕES .

Carro preto tem dois lugares e foi apresentado em 'Batman' em 1966 - Ap Photo


Um homem do Arizona com um interesse especial por Batman e Robin comprou o Batmóvel original, dirigido na clássica série de televisão, com um lance de 4,2 milhões de dólares em um leilão no sábado, o carro preto tem dois lugares e foi apresentado em 'Batman' em 1966 .
 
Rick Champagne, dono de uma empresa de logística na região de Phoenix, saiu com o carro preto, futurista de dois lugares apresentado em "Batman", a série estrelada por Adam West e Burt Ward de 1966 a 1968, depois de lances divertidos no leilão em Scottsdale, no Arizona. "Eu realmente gostava de Batman e vim aqui com a intenção de comprar o carro", disse Champagne, de 56 anos, à Reuters em uma breve entrevista depois que ele comprou o carro. "Eu tive a possibilidade de comprá-lo. Isso foi um sonho que se tornou realidade."O leilão Barrett-Jackson foi a primeira vez que o carro foi colocado à venda ao público. Além de o preço de oferta de 4,2 milhões de dólares, o comprador terá que pagar um adicional de cerca de 420.000 dólares em taxas. O Batmóvel é baseado em um Lincoln Futura 1955, um "carro-conceito" construído na Itália pela Ford .

Em 1965, o "carro-conceito" foi comprado por 1 dólar pelo famoso customizador George Barris, que tinha apenas 15 dias e 15.000 dólares para transformar o veículo para o programa. Ele era o dono do veículo desde então. Barris disse à Reuters que tinha fornecido veículos para filmes e programas de televisão antes, mas este teve que ser bem diferente do que os outros. "A cada pow, bang, wow, wee, eu queria que o carro fizesse algo como os atores", disse Barris, de 87 anos, em uma entrevista antes do leilão. "O carro tinha de ser uma estrela por conta própria. E tornou-se uma". O carro tem um motor V-8 e instrumentos no volante, além de itens inovadores. Mas as gerações de expectadores vão se lembrar mais dos Bat acessórios adicionados para a série, incluindo um telefone e a capacidade de dispensar coisas como óleo, fumaça e pregos para combater vilões - sem mencionar o duplo pára-quedas traseiro para curvas rápidas. Barris disse que o veículo percorreu o país após a série e um filme e, em seguida, ficou em uma sala de exposição particular na Califórnia. Ele disse que era hora de se separar do carro e deixar que um novo proprietário ficasse com as Bat chaves . 

FONTE: REUTERS / DAVID E SCHWARTZ .

19/01/2013

PREFEITO DR. RICARDO CONCEDE ENTREVISTA A RÁDIO CACTUS FM COMUNITÁRIA DE XIQUE-XIQUE .

O Prefeito Dr. Ricardo Magalhães Concedeu uma Entrevista ao Jornal para Todos da Radio Cactus FM Comunitária 87,9 na última quarta-feira dia 16-01-2013

Dr. Ricardo Começou Respondendo Algumas Perguntas deixadas Pelos ouvintes através do telefone e internet e depois respondeu perguntas feitas pela equipe do JPT que é Formada por Jotta Enne, Lusimar Santana, Leandro Dias, Zeca de Custódio, Carlos Oliveira Tamara Santos e Jr. Oliveira também Esteve presente no Studio O Professor Bruno. O Prefeito Chegou no Studio da Cactus Fm Por volta das 13 horas a Entrevista Durou cerca de 30,minutos .

JPT – Jotta Enne – Prefeito Dr. Ricardo mais uma vez seja bem vindo aos Studio da Cactus FM boa tarde!

Prefeito Dr. Ricardo – Boa Tarde ouvintes da Cactus Fm Boa tarde Jotta Enne, Lusimar, Leandro boa tarde Zeca de Custodio e Professor Bruno, Bom Jotta Enne estamos aqui mais uma vez na radio pra sempre dar explicação de como estar sendo nossa atuação diante da Prefeitura e tirar algumas duvidas que estão ocorrendo por boatos espalhado na cidade e também para ouvir o que os moradores de Xiquexique estão achando do inicio que não é um inicio fácil todo inicio de trabalho é difícil ,é ardo mais a gente está tentando fazer da melhor forma possível pois a gente tem que governa pra cidade pra todo mundo e não apenas para os eleitores que votaram na gente.

JPT – Jotta Enne – A ouvinte Diz o Seguinte a todos da Cactus fm Boa tarde e ao Excelentíssimo Sr. Prefeito Boa tarde Gostaria de Saber se o pagamento do Terço de férias dos funcionários sera pago pois corre boatos que o prefeito não ira fazer o pagamento ?
 
Prefeito Dr. Ricardo – O que significa o Terço de férias todos os funcionários públicos ou privados que vá entrar em férias ele recebe um terço de seu salario um mês antes de entrar em férias, então o que esta ocorrendo tão me comunicando me parando na rua e me perguntando Dr. E 0 terço de férias Nosso Principalmente o pessoal da educação vou explicar da melhor forma possível. Eu sou funcionário publico eu vou entrar de férias em dezembro, ao receber meu salario de novembro no dia 30 eu recebo automaticamente meu terço de férias pra ir curtir as minhas férias com meu terço de férias é assim que tem que ser, porém andam nos comunicando que não foi pago esse terço de férias eu falei o seguinte vamos sim pagar o terço de férias que isso é um direito do trabalhador agora agente vai pagar a quem e de que forma a partir do momento que nos for passado a contabilidade do mês de dezembro que agente ainda não sabe pra ver quem recebeu e quem não recebeu esse terço de férias mais quem não recebeu o terço de férias com certeza vai receber. 

JPT – Jotta Enne – Por falar em pagamento prefeito o ouvinte pergunta referente a concursados e efetivos, se o pagamento sai este mês e que dia? 

Prefeito Dr. Ricardo – com certeza este mês provavelmente no dia 25.

JPT – Jotta Enne – Outro questionamento prefeito o ouvinte pergunta quando funcionará a parte hospitalar com médicos atendendo 24 e a partir de quando a Upa e o SAMU tara funcionando ?.

Prefeito Dr. Ricardo – Bom esse é um projeto que estivemos na semana passada na quinta feira no gabinete do Secretario de saúde Jorge sola justamente pra cobrar essas medidas que agente já tinha feito o pedido e queríamos reafirma novamente o pedido a ele por que nossa saúde hospitalar aqui esta um caus. Mesmo é uma complexidade que não é fácil de resolver porem nos estamos usando da força politica e da boa vontade da gente pra que isso venha se resolver, quando isso vai se resolver depende isso depende do processo de protocolo que isso existe ou seja a UPA pra funcionar agente já foi indicado pelo secretario junto ao ministério da saúde para que a Upa vem ser instalada em xiquexique porem o ministério da saúde ainda não disse a secretaria de estado quando isso pode acontecer mais tudo já foi protocolado tudo certo, quanto a SAMU pra Samu funcionar definitivamente a gente tem que ter a base da SAMU tamos canta quitando com a secretaria de saúde do estado pra ver como essa base já pode ser feita o mais rápido possível. 
 
JPT – Lusimar Santana – e o Junior Participa pela Net ele pergunta porque na quadra do maria custodio não esta tendo mais guardo desde a saída do ex. prefeito ?.

Prefeito Dr. Ricardo – Justamente é isso Junior agente ta fazendo o recadastramento pra saber que nos temos de funcionários na prefeitura e a partir de então agente vai locar cada funcionário na sua função em determinado lugar porem nós já estamos em algumas escolas colocando pessoas pra ir olhando essas situação mais a gente precisa do recadastramento justamente por isso e inclusive hoje estivemos no ministério publico e a promotora Dra Patrícia nos informou que ela recebeu um denuncia o ano passado que tinha feito efetivação de funcionários que não era concursado eu disse ela ate o momento não posso falar sobre isso por que está sendo feito o recadastramento tão se isso for verdade ou mentira só depois do recadastramento agente vai dizer então ela pediu informação sobre o nosso recadastramento para saber se as denuncias são fazias ou se tem um algum fundo de verdade.

JPT – Jotta Enne – O prefeito já pensou em cria um site com tv online para postar as noticias da prefeitura e da cidade ?.

Prefeito Dr. Ricardo – Já Jotta Enne já pensamos nisso com certeza agora primeiro o que for mais prioridade o que for mais prioritário vamos colocar pra funcionar e no decorrer da governança vamos modificando o site e colocando a tv pra funcionar .

JPT – Jotta Enne – O ouvinte Pergunta como o prefeito encontrou a prefeitura e como esta a prefeitura hoje, e como esta o IFBA em Xiquexique ele pergunta ainda sobre o carnaval vai ter ou não vai ter o carnaval ?.

Prefeito Dr. Ricardo – Olha a prefeitura estamos melhorando encontra de uma forma difícil de governar por que procurávamos leis papeis e arquivos e não encontrávamos mais tudo bem todo inicio é conturbado nós assumimos o cargo de prefeitura não foi pra esta aqui falando de dificuldades é tentando resolver as dificuldades que nós vamos resolver e mudar a forma de governar e quanto o carnaval nos já estamos programando o carnaval, agenda do carnaval é a parte financeira que vai ter ainda essa semana pra gente ver o que podemos fazer no carnaval de Xiquexique e quanto o IFBA a gente teve com o engenheiro da LESSA Construtora e consultoria que é o Sr. Ricardo ele nos deu as seguintes informações tudo indica que ali será uma escola técnica uma escola agrícola naquela área e será feita em duas etapas a primeira etapa será feita de fevereiro provavelmente se tudo ocorrer dentro do cronograma ate dezembro essa primeira etapa essa ossada em quatro milhão de reais e a segunda etapa de janeiro ou fevereiro de 2014 a praticamente a dezembro de 2014 provavelmente teremos dois anos de construção civil do IFABA e essa segunda etapa esta ossada em um milhão e meio a dois milhões de reais pra entregar o projeto todo pronto. Quanto o que se andam falando por ai de verdades ou mentiras agente veio aqui na radio para dar essas explicações porque eu em momento algum citei primeiro, mudança de feira ate achei interessante que o dia da feira que o dia da feira poderia ser segunda feira não entendi quem inventou isso fiquei ate surpreso e quanto aumento que tão questionando de imposto a gente primeiro foi ao setor de tributação perguntamos como era feita a cobrança se era semanal e quanto era os valores não aumentamos nada e não mudamos nada foi de acordo o que nos foi passados pelo setor de tributação que era cobrança semanal e os valores eram aquelas que estavam lá então em termo de aumento eu não aumentei nada há não ser que existe no setor de tributação uma correção monetária isso existe ai não podemos fazer nada que ate o tribunal de conta dos municípios cobra que venha ocorrer entendeu. E quanto as andanças Jotta Enne a gente teve em Salvador justamente para conversar com secretaria de saúde para falar sobre a saúde hospitalar agente teve também conversa na SAEB que é a secretaria de administração do estado da Bahia conversamos com o chefe de gabinete o Sr. Góes sobre qual é a viabilidade de vir praqui um ponto cidadão tipo 1,tipo 2 ou quem sabe até o SAC nos deu uma grande motivação e que ele já estava ate com uma foto de um imóvel onde poderia ser estalado esse ponto cidadão tipo 2 ou o SAC então ele vai nos passar a planilha vai vir conversar com nos aqui em Xiquexique estudaremos o caso e dependendo da viabilidade vamos colocar o que for de melhor aqui pra Xiquexique entendeu, conversamos também no DERBA sobre a rua seis que é um ponto chave que agente tá correndo atrás pra que vem acontecer ontem tive com o engenheiro Dr. Ciro que é do Morro do Chapéu e andamos com ele na rua seis a rua seis é uma problemática muito grande porem com a força de vontade do governo do estado agente vai fazer este projeto e vai fazer que a rua seis seja reformada ainda esse ano de forma que agente esta conseguindo algumas obras através do governo do estado com muito esforço e muita dedicação e simplicidade e agente vai pedir mesmo o DERBA me disse que é a primeira vez em há mais ou menos Dez anos que vem a Xiquexique a convite de um prefeito que antes não conseguia vir a Xiquexique e nem era convidado e eu disse a ele que seja bem vindo e que trazendo muitas obras para Xiquexique.

JPT – Lusimar Santana – A Maria Helena Pereira da silva Rocha pergunta através do face. Gostaria de saber do Prefeito Ricardo se vai ajudar o Hospital Julieta Viana
 
Prefeito Dr. Ricardo – Dona Maria Helena essa parte hospitalar agente tratando de uma forma como um todo então o secretario de saúde do estado ele olha Xiquexique como um todo agente vai tentar resolver a saúde hospitalar do município ai como vai resolver vai partir das diretrizes que chegarem o governo do estado e o governo municipal agora quanto tal e qual hospital ai só no decorrer do andamento agente vai poder informa o que será feito.

JPT – Lusimar Santana – O silas Santana Filho participa pelo face. Estou em Brasília espero de Dr. Ricardo uma ótima administração da sua parte cumpra com suas obrigações por que suas promessas foram boas não brinque com o povo e quero saber se as barracas de pastel vão sair da Avenida mesmo?.

Prefeito Dr. Ricardo – Então Agente esta com um projeto de modificar a cara da cidade, logico que tá centrando com todos convocando essas pessoas que tem barracas e tem Quiosques porque o gestor municipal tem que saber o que é que tem na cidade se existe contratos que contratos é esse como pra que finalidade então pra saber como funciona a cidade agente tem que ser bem informada da cidade, estamos fazendo todo um estudo através disso entregando nosso corpo jurídico e chamando de forma leal ordeira todas essas pessoas donos de Barracas e quiosques pra informa tudo que nos estamos fazendo não de forma arbitraria ou querendo enxotar qualquer uma de qualquer lugar quem tiver seu contrato tudo dentro da normalidade eu acho que não tem porque bolir agora se tiver irregular ai agente não pode compactar com irregularidade porque ai é crime.

JPT – Zeca de custodio – Prefeito eu pergunto o seguinte um dos principais compromisso em sua candidatura compromissos feito em praça publica foi a geração. Já esta trabalhando nisso?

Prefeito Dr. Ricardo – Já olha o IFBA BAIANO ai já vai gerar em media 120 a 200 empregos que agente tá conta quitando e se informando dentre essas a gente esta procurando se informa como vai ser e quando vai funcionar novamente o Baixio de Irecê e quem sabe trazer alguma outro empresa que vem se instalar aqui em Xiquexique. Mas Isso de inicio agente esta primeiro ajeitando a casa provavelmente agente vai ter uma comissão para buscar uma comissão desse tipo pra cidade.

JPT – Leandro Dias – Tem alguém Responsável pela reposição de lapadas na cidade pois alguns ouvintes estão reclamando das ruas que estão as escuras?

Prefeito Dr. Ricardo – Tem responsável tem só que faltava o que o material fosse nos entregue escadas andaimes cinto de segurança tudo isso estava na mão da pessoa habilitada pela gestão anterior e só foi nos entregue hoje portando vamos tomar o caminho do trabalho hoje que foi nos entregue o material pois não tínhamos escada pra subir no poste não tínhamos sinto de segurança então ficaria difícil da gente botar uma pessoa pra subir no poste sem segurança nenhuma e sofrer um acidente então hoje foram nos dado vamos conferir como estamos conferido tudo que tenha nos dado. Falar em cordialidade pra você ter Edéia você estava vendo muito animais nas ruas de Xiquexique tava parecendo que estava soltando mesmo com vontade de forma que agente vai carregar o governo da gente vai governar de forma seria e com cidadania agente hoje não ver mais animais nas ruas e se ver animais nas ruas tá pouquíssimas quantidade foi um projeto pensado e trabalhado da seguinte forma cidade pequena Xiquexique todo mundo conhece Xiquexique e principalmente os donos de animais pensamos primeiro em mandar uma pessoa encarregada em nome da prefeitura na casa de cada dono de animais explicando o motivo para que ele tire o animal da rua pra rua não ficar suja não trazer doenças para as pessoas só nessa conversa já tiramos quase todos os animais o nosso grupo que esta fazendo esse serviço praticamente esta só olhando a cidade esta encontrando um ou outro animal então é através dessas ações que vamos governar de forma cordial no dialogo sem impor nada a ninguém vamos governar para cidade. 
 
JPT – Lusimar Santana - O ouvinte no face pergunta se o Asfalto de frente a delegacia e carraca se vai recuperar ou não
 
Prefeito Dr. Ricardo - Tá no projeto do DERBA vamos fazer de tudo para que aconteça onte tive com Dr. Ciro, Tanto o da entrada da câmara todo aquele asfalto como agente pleiteou a implantação do lado da rodo viária também então provavelmente tudo dando certo agente vai implantar asfalto também do lado da rodoviária então vai ficar as duas vias asfaltica e a BA no meio também esse é um projeto nosso do DERBA que este asfalto de implantação que agente solicitou ai o DERBA vai fazer estudo de viabilidade econômica que ele tenha inicio enfrente o colégio Esdra rocha então a partir dali passando pela rodoviária ficando mais ou menos nas imediações do comercio de Eduardo agente terá asfalto pelo menos é esse pedido que agente esta fazendo o governo do estado e provavelmente tudo indica que será confirmado.

JPT – Jotta Enne – O ouvinte Pergunta irá chamar os concursados que estão na espera
 
Prefeito Dr. Ricardo - Olha essa informação agente ainda não tem, pois temos que ver o que temos de efetivo, este tipo de informação agente não pode nem citar aqui pra não gerar burburinho ou conversas paralelas de que agente esta passando alguma coisa a partir do momento que estivermos essas informações viremos nos mesmo na radio informa a população .

JPT – Jotta Enne – boatos dizem que não vai haver o carnaval então,Vou repetir a pergunta Vai haver o carnaval?

Prefeito Dr. Ricardo - Logico que vai atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu né.Esse boatos são natural, eu acho que a população deve acreditar no que o prefeito diz a partir de um momento que ele vem pra uma radio ele vem falar a verdade, não inventar eu não vou chegar aqui e falar que me disseram não vou chegar com conversa verdadeiras são projetos projeto podem acontecer ou não mais são projetos estamos fazendo projetos para que venha acontecer em Xiquexique então me disseram você não vai ver de minha boca em momento algum e nem é o nosso pensamento de administração administrar com a verdade com a coerência e com a serenidade que agente tem é assim que agente vai construir uma nova historia pra xiquexique melhorar cada vez mais e agente conta com o povo o povo também tem que nos ajudar eu não vou governa sozinho vou governar para o povo e com o povo pra gente torna essa cidade mais dinâmica e que seja atrativo para novos investimentos.

JPT – Jotta Enne – Essa questão de mudança de feira é uma enquete que vou colocar amanha no ar mais o prefeito já afirmou que não passa de boatos, Bom Prefeito nos agradecemos pela presença no nosso estúdio no Jornal para todos e esperamos receber todos os secretários cada um respondendo os questionamentos por parte da população. Aqui em Xiquexique o Prefeito é sempre quem responde por tudo com Dr. Ricardo Será diferente?

Prefeito Dr. Ricardo - Com certeza pois todos os secretários que estamos nomeando tem autonomia então secretários diretores de qualquer instituição do parque ou do SAAE tem toda autonomia pra vir a radio e se responsabilizar atos que venha acontecer bons ou ruins eu acho que você fez uma coisa boa tem que ser elogiado se vez uma coisa vem aqui e fale o que aconteceu de ruim, agora a pessoa e não o prefeito, prefeito vem falar da administração e vem ajudar o secretario em alguma dificuldade que nos estamos em um grupo em onde todos esta governando só que existe hierarquia como existe em qualquer lugar mais formamos um grupo um bloco então vamos governa para todos dessa mesma forma através de bloco o grupo que ganhou a eleição é o grupo que tá governando então é o grupo que vai continuar caminhando unido.

JPT – Jotta Enne – Prefeito muito obrigado estaremos sempre aqui a disposição para conversa com o mesmo aqui no Jornal para todos se estiver algo acrescentar fique a vontade .

Prefeito Dr. Ricardo - Não acho que agente já falou tudo que tinha que falar qualquer novidades que agente venha ter viremos aqui na radio, nós mesmo passar as novidades e boa tarde a todos principalmente aos ouvintes da Cactus FM a você Jotta Enne, a Lusimar Leandro dias o Professor bruno e nosso amigo Zeca boa tarde a todos.

Por JPT e Francisco Mascarenhas . 

FONTE: RÁDIO CACTUS FM COMUNITÁRIA DE XIQUE-XIQUE/BA .

UNEB LANÇA CURO DE ESPECIALIZAÇÃO NO CAMPUS XIQUE-XIQUE .

Segundo Diário Oficial do dia 16/01/13, foi criado o Curso de Especialização em Educação Ambiental, Biodiversidade e Cultura Regional, no Campus XXIV, em Xiquexique. Abaixo um resumo da Portaria :
 
EDITAL Nº 008/2013, REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público a abertura das inscrições para seleção de alunos para o Curso de Especialização em Educação Ambiental, Biodiversidade e Cultura Regional, aprovado pela Resolução CONSU nº 952/2012, publicado no D.O.E de 22 e 23 de dezembro de 2012, a ser oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – XXIV – Xique-Xique, conforme abaixo discriminado:
 
1. DO CURSO:  
 
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental, Biodiversidade e Cultura Regional será oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), Campus XXIV, Xique-Xique – Bahia. Terá duração de 18 (dezoito) meses, com aulas presenciais e de aprendizagem a distância, pelo método da alternância e em serviço na escola, na comunidade e/ou na organização em que atua o discente, de modo a proporcionar mudanças de hábito, valores e atitudes acerca da temática indissociável: educação-indivíduo-ambiente, atendendo a demandas do desenvolvimento, sob bases sustentáveis. O curso possui carga horária total de 495h horas, distribuídas em 11 componentes /módulos fundamentais. As aulas ocorrerão a cada 15 dias, às sextas-feiras à noite, e nos sábados, nos turnos matutino e vespertino, com atividades teóricas e práticas. 
 
2. DAS VAGAS:
 
2.1. Serão oferecidas 20 (vinte) vagas.
2.2. O público a que o curso se destina compreende educadores, educadoras, extensionistas e/ou profissionais nas diversas áreas do conhecimento, desde que sejam portadores de diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior devidamente reconhecido e registrado nos órgãos competentes.
2.3. De acordo com a Resolução do CONSU nº 468/2007, 40% (quarenta por cento) das vagas serão reservadas para candidatos que se auto declararem afro-descendentes, e 5% (cinco por cento) para os que se declararem indígenas no ato da inscrição, conforme termos legais da resolução.
3. DAS INSCRIÇÕES:
 
3.1. As inscrições deverão ser efetivadas no Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) da UNEB, Campus XXIV, localizado na Rua João Guimarães, S/N-Bairro São Francisco km Xique-Xique– BA; CEP: 44400-000; telefone: (74) 36611774/1710. Horário de atendimento das 8h às 11h e das 14h às 17h, exceto sábado e domingo.
3.2. As inscrições poderão ser feitas pessoalmente ou por procuração entre os dias 16 de janeiro a 22 de fevereiro de 2013. A inscrição por procuração deverá vir acompanhada da cópia de identidade do procurador outorgado com firma reconhecida junto ao cartório do município em que o candidato reside. O preenchimento do formulário de inscrição atesta que o candidato conhece e está de acordo com todas as regras deste edital, inclusive que tem disponibilidade integral para frequentar as aulas que ocorrerão às sextas-feiras à noite e, aos sábados durante o dia todo.
3.3. Não serão aceitas inscrições fora do prazo estabelecido neste Edital, com documentação pendente ou irregular.
3.4. Não serão aceitas inscrições por meios eletrônicos
4. DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO:
 
4.1. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: a) Ficha de Inscrição, obtida no Anexo I deste Edital, devidamente preenchida e assinada pelo candidato; b) Cópia da cédula de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF); c) Cópia do diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão de curso emitido por instituição de ensino superior autorizada ou reconhecida pelo MEC; d) Duas fotografias 3 x 4 cm, iguais e recentes; e) Curriculum Lattes comprovado, com cópias dos certificados; f) Proposta de pesquisa em acordo com uma das linhas de pesquisa constantes neste Edital.
4.2. A homologação das inscrições dependerá do atendimento às exigências deste Edital.
4.3 As inscrições homologadas serão divulgadas no dia 25 de fevereiro de 2013, na sala do NUPE do Campus XXIV e no endereço: http://www.uneb.br/xique-xique/dcht/
5. DAS TAXAS ACADÊMICAS:
 
5.1. Inscrição: R$ 75,00 (setenta e cinco reais).
5.2. Matrícula: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).
5.3. Gratuidade das mensalidades: O curso não terá custos, sendo (gratuito), da responsabilidade exclusiva dos discentes a aquisição dos materiais de apoio didático e paradidático, as despesas com alimentação, hospedagens, viagens e outras que se fizerem necessárias à manutenção dos discentes durante o vínculo com o curso.
* O pagamento das taxas de inscrição e matrícula deverá ser efetuado na conta corrente da UNEB – Campus XXIV Unidade Gestora: 11.312- Fonte 40, Ag: 3832-6 Conta Corrente: 991831-0 até o último dia da inscrição e o comprovante (original) entregue no momento em que efetivar a inscrição/matrícula.
6.0. DO PROCESSO DE SELEÇÃO:
 
A seleção dos candidatos será realizada no período de 26 de Fevereiro a 1º de março de 2013, através da análise do currículo e da avaliação da proposta de projeto de monografia dos candidatos, desde que contemplem a proposta do curso (Educação Ambiental, Biodiversidade e Cultura Regional) .
 
FONTE: BLOG DO COLÉGIO MODELO .