29/04/2013

FÉLIX JÚNIOR CONVIDARÁ O SENADOR CRISTÓVAM BUARQUE PARA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS EM IRECÊ .











Félix Júnior convidará Cristóvam Buarque, para reforçar as audiências públicas para criação da Universidade Federal de Irecê, Xique-Xique, Canarana e Uibaí. 

Em entrevistas para as Rádios Caraíbas FM de Irecê e Cactus FM de Xique-Xique, neste final de semana, o Deputado Federal Félix Júnior (PDT-BA) afirmou que convidará o Senador Cristóvam Buarque (PDT-DF), para participar das audiências públicas para a criação da Universidade Federal do Noroeste da Bahia. O Deputado é autor do Projeto de Lei 2050/2011, que cria a nova Universidade com reitoria em Irecê e campi em Xique-Xique, Canarana e Uibaí. A proposta já foi aprovada na Comissão de Trabalho e Serviço Público da Câmara dos Deputados e segue agora para a Comissão de Educação e Cultura. “O PDT é o partido da educação, que defende as ideias de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro disse o Deputado. Félix Júnior foi recebido em Xique-Xique pelo prefeiro Dr. Ricardo Magalhães, pelo vice-prefeito Lula Teixeira, vereadores, secretários do município e lideranças políticas .

Quero trazer o senador da educação, Cristóvam Buarque, para reforçar as audiências públicas para criação da Universidade Federal de Irecê, Xique-Xique, Canarana e Uibaí. Aproveito para convidar a todos - independentemente de coloração partidária, aos prefeitos da Unipi, deputados, vereadores e a sociedade civil em geral para levantarem essa bandeira tão importante para o desenvolvimento do Noroeste da Bahia”, defendeu o Deputado Federal Félix Júnior. A primeira audiência pública acontecerá em Irecê, próximo ao dia 31 de maio, data da emancipação política daquele município, em local ainda a ser definido. As audiências seguintes acontecerão em Xique-Xique, Canarana e Uibaí .

Por Félix Júnior .

FONTE: XIQUESAMPA .

VEREADORES APROVAM CRIAÇÃO DE CPI NA PREFEITURA DE XIQUE-XIQUE .

Vereadores criaram uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias que envolvem o presidente da comissão de licitação da Prefeitura de Xique-Xique .

O requerimento de criação da CPI foi aprovado por 07 a 05. Votaram a favor do requerimento: Nino Meira, Delzão, Quinquinha, Mirlam, Laura, Eliecy e Esermilson Rocha. Votaram contra, os vereadores: Marivaldo Figueiredo, Padeirinho, Fabinho, Genicássia e Sebastião. Com a aprovação, os vereadores terão 60 dias para investigar as denúncias do vereador Esermilson Rocha, feitas no plenário da Câmara, no dia 18 de abril, que apontaram várias irregularidades cometidas pela comissão de licitação da prefeitura de Xique-Xique, que é composta por Denimário Veloso, Márcio Queiroz Rocha e Urias Miranda da Silva. Segundo o requerimento aprovado ontem, o prefeito de Xique-Xique contratou a empresa MSCVELOSO por 19 mil reais, sem fazer licitação, mesmo ela sendo do presidente da comissão de licitação da Prefeitura, Denimário Veloso, o que é proibido . 

Além disso, foi constatado pelos vereadores Delzão, Eliecy, Esermilson e Laura, em visita ao Tribunal de Contas dos Municípios, que o contrato da MSCVELOSO com a Prefeitura teve como testemunhas os próprios membros da Comissão de Licitação, Márcio Queiroz Rocha e Urias Miranda da Silva, o que não é permitido e, segundo os vereadores, pode indicar a existência de um esquema entre eles visando beneficiar, ilicitamente, o presidente da comissão de licitação. Na discussão do requerimento, o vereador Esermilson Rocha relatou que Denimário Veloso está condenado por crime de improbidade administrativa por ter desviado recursos públicos destinados a um asilo de idosos, quando era Secretário de Finanças de Inhambupe, o que o impediria de assumir cargos e funções públicas em Xique-Xique, diante do que determina a Lei da Ficha Limpa e, também, uma lei municipal recentemente aprovada pela Câmara de Vereadores. Essa CPI terá o prazo de 60 dias e será composta por 03 vereadores que ainda serão indicados pelo Presidente da Câmara . 

TEXTO ENVIADO POR GUILHERME LAPA .

"Na minha opinião, denúncias tem e devem ser apuradas, independente de quem esteja no poder, os vereadores tem que serem atuantes e inspecionar problemas ilícitos, tanto do passado como do presente! O que esta ou o que fizeram errado tem que investigar sim, ou o de ontem ou de hoje". Adriano Britto .

FONTE: XIQUESAMPA .

TILÁPIAS DE XIQUE-XIQUE: CODEVASF DOA 100 MIL ALEVINOS PARA ASSOCIAÇÕES DA REGIÃO DE IRECÊ .

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou 100 mil alevinos de tilápia para 13 associações de produtores rurais da região de Irecê, na Bahia . 

A doação ocorreu na manhã de sexta-feira (26) no estande da Codevasf na 15ª Expoagri – Exposição Agropecuária da região de Irecê, no Parque de Exposições da cidade, a 468 km de Salvador. Os alevinos de tilápia foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf da cidade de Xique-Xique (BA) e serão usados em piscicultura para produção em tanques-rede, tanques escavados e açudes. As associações beneficiadas são de comunidades dos municípios baianos de América Dourada, Central, Ibipeba, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Jussara, Lapão, Presidente Dutra e São Gabriel. “É mais um incentivo do governo federal e da Codevasf para melhorar a qualidade de vida das comunidades . 

Boa parte das comunidades ribeirinhas dos rios Verde e Jacaré são quilombolas. Essa doação vai resgatar a produção e a pesca na região e levar alimentos para as comunidades”, afirma Edsônia Bispo Santos, presidente do Conselho Regional das Comunidades Quilombolas do Território de Irecê, que representa comunidades quilombolas rurais de 20 municípios da região. “A piscicultura na região de Irecê é prioridade para a Codevasf. As comunidades poderão repovoar seus lagos e tanques e terão alimentos de qualidade no futuro. Essa é mais uma das ações da Companhia para contribuir com alternativas de convivência com a região semiárida”, destaca o chefe do escritório da Companhia em Irecê, Luiz Alberto Barbosa de Souza .

EXPOAGRI EM IRECÊ :

A 15ª Exposição Agropecuária da região de Irecê, com o tema “Viver bem no Semiárido”, ocorre de 25 a 28 de abril, com a participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, visitará o evento neste fim de semana. No sábado (27), às 19h, a Codevasf fará a doação de dois tratores para duas associações de agricultores familiares da região. Um deles beneficiará a comunidade de Aguada Nova, em Lapão, e o outro a comunidade de Belo Campo, em América Dourada . 

FONTE: CODEVASF .

27/04/2013

ELEITA NOVA DIREÇÃO DO CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DE XIQUE-XIQUE .






















Júlia Rodrigues é agente comunitária de saúde, nasceu em Ibiraba (Icatú), solteira, tem duas filhas, é filha de Manuel Rodrigues do Nascimento(Lili da Sucam) e de Maria Nunes do nascimento .

Ontem 26/04/2013 (Sexta-Feira) foi realizado a eleição para escolher a nova direção do conselho comunitário de segurança pública de Xique-Xique, duas chapas se candidataram, a agente comunitária de saúde Julia Rodrigues e o comerciante Alfredo Sampaio. A agente comunitária Julia Rodrigues foi eleita obtendo 12 votos contra 9 votos de Alfredo Sampaio que possui um comércio perto de livraria de Dona Mariluzia, o evento foi realizado no Gemix as 20:00 hs. Estavam presentes o atual presidente do consêlho Raul Lacerda, Zélia Jacobina, Cléssio Ribeiro, Paulo Nei, Júlio Rosenbergue, Reinaldo, Alfredo Sampaio, Júlia Rodrigues, Oscar Pacheco, Erdivia Ribeiro, Marlon Brando, Antônio Rodrigues, Húmberto Lopes, Rogerio Almeda e Orlando José ,

O conselho comunitário de segurança pública de Xique-Xique é uma entidade de direitos privados, sem fins lucrativos, com sede e foro no estado da bahia, de finalidade em ser um canal de comunicação entre o sistema de segurança pública, de defesa social e o cidadão-cliente .

FONTE: XIQUESAMPA .

CONFIRMADO: ARRAÍA DAS CARAÍBAS 2013 SERÁ ENTRE OS DIAS 21 E 24 DE JUNHO .


“Com poucos recursos, vamos fazer um festejo de qualidade e com boa infraestrutura, como o nosso povo merece”, disse o prefeito Luizinho Sobral .

O Arraiá das Caraíbas 2013 está confirmado. O prefeito de Irecê, Luizinho Sobral, decidiu manter a festa após consultar representantes da sociedade civil, entidades, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Ministério Público. O Arraiá das Caraíbas será entre os dias 21 e 24 de junho, na Praça Clériston Andrade. As atrações principais do evento, também já foram confirmadas. Limão com Mel, Amado Batista, Desejo de Menina e Zezé Di Camargo e Luciano se apresentarão nos quatro dias de festa, além da participação de artistas locais. “Com poucos recursos, vamos fazer um festejo de qualidade e com boa infraestrutura, como o nosso povo merece”, disse o prefeito .

FONTE: CARAÍBAS FM .

26/04/2013

MAUÉS DE 54 MIL HAB.NO AMAZONAS TERÁ EFETIVO POLÍCIAL AUMENTADO DE DE 12 PARA 52 POLICIAIS .


De tanta violência, justiça determina aumento do efetivo de policiais em Maués, no Amazonas .

Estado terá que lotar mais 40 policiais militares no prazo de 90 dias. Atualmente apenas 12 policiais militares atuam na cidade. Com efetivo composto por apenas 12 policiais militares responsáveis pelo policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) determinou que o governo estadual amplie o número do efetivo que atua em Maués, a 267 km de Manaus. O Juiz da 2ª Vara da Comarca de Maués, Jean Carlos Pimentel dos Santos, determinou que sejam lotados, de forma permanente, mais 40 policiais militares no município, no prazo de até 90 dias. O descumprimento da decisão acarretará multa diária de R$ 50 mil. Segundo o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM), a decisão é de tutela antecipada em Ação Civil Pública, interposta pela promotora titular da 2ª Promotoria da Comarca de Maués, Yara Marinho .

Ao analisar o pedido, o juiz considerou "estarem presentes os requisitos previstos no artigo 273, do Código de Processo Civil, ou seja, a demonstração cabal da prova inequívoca da verossimilhança das alegações, uma vez que foram acostadas aos autos informações do chefe do Agrupamento Militar local, informando a dificuldade de exercer função constitucionalmente fixada em virtude do ínfimo efetivo de policiais militares na comarca de Maués", expressou na decisão Jean Carlos Pimentel. Maués possui para o exercício das funções da Polícia Militar, conforme processo, 12 policiais para uma população de mais 54 mil habitantes, segundo a Justiça. Para o magistrado, esse efetivo reduzido contribui para o aumento mensal do índice de violência na cidade e constatou "não haver obstáculo quando à reversibilidade da presente decisão". Em caso de descumprimento da decisão, o juiz fixou multa diária no valor de R$ 50 mil para Estado do Amazonas e de R$ 500 na remuneração do comandante-geral da Polícia Militar do AM, atendendo o pedido do Ministério Público, limitada até 30 dias .

A Agência de Comunicação do Governo do Amazonas (Agecom) informou que de acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PM/AM), coronel Almir David, a determinação judicial já começou a ser cumprida, com o reforço de mais 20 policiais que foram encaminhados à Maués, inclusive com a designação de um oficial para comandar o grupamento ao município. "Almir David afirmou que a determinação será cumprida paulatinamente e que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) também vai fazer a defesa do Estado, argumentando que o Governo do Amazonas tem feito investimentos para aumento do efetivo, através de concurso, e que o reforço do efetivo deve seguir os trâmites legais das novas contratações. O  comandante-geral informou, ainda, que a avaliação das estatísticas de segurança em Maués aponta que o cenário é de normalidade e tranquilidade", comunicou em nota .

PARA BLOG XIQUESAMPA .

FONTE: G1 AMAZONAS .

25/04/2013

RECORDAR É VIVER: MARINHO CARVALHO, DONO DO PRIMEIRO AUTOMÓVEL DE XIQUE-XIQUE .


O Senhor Marinho Pereira de Carvalho, nascido em 03 de julho de 1887 no Povoado de Canabrava do Gonçalo, filho de Bernardo de Carbalho e de D. Felícia Pires de Carvalho, foi o introdutor do primeiro Caminhão e do primeiro automóvel que rodaram no município de Xique Xique (BA) . 














Não foi possivel encontrar algum registro do primeiro caminhão e do primeiro automóvel  de propriedades do Sr. Marinho Carvalho, que rodaram em Xique Xique, mas, provavelmente deveriam ser semelhantes aos das fotos que são veículos fabricados no ano de 1926 . 


Durante muitos anos o Sr. Marinho Pereira de Carvalho exerceu a profissão de tropeiro, fazendo comércio ambulante nas cidades situadas ao longo da atual rodovia BA.52 - de Xique Xique a Morro do Chapéu - que na época não passava de um caminho para tropas de burros. Nesse trajeto ia negociando – comprando e vendendo – em todas as comunidades intermediárias, distritos, povoados, fazendas e roças isoladas, quase todo tipo de mercadoria, de cereais a tecidos, de ferramentas agrícolas a bebidas e medicamentos, utilizando a sua grande tropa de burros. Homem inteligente e trabalhador, cheio de iniciativas inéditas, Marinho Pereira de Carvalho, certo dia teve a idéia de viajar até a cidade de São Paulo para comprar dois veículos: um caminhão e um automóvel, trazendo-os para Xique-Xique que ainda não tinha estrada apropriada para esses veículos trafegarem. Pretendia, com o caminhão facilitar o seu comércio que até aquela data era feito no lombo de animais . 

Para tão grande missão Marinho Carvalho convidou o seu primo Martinho Pereira de Carvalho para acompanhá-lo na viagem a São Paulo, pois tinha como objetivo transformar o primo no guiador e mecânico dos dois veículos. No início do ano de 1926 partiram, de vapor, do porto de Xique Xique com destino a Pirapora (MG) e dalí seguiram de trem pela Estrada de Ferro Central do Brasil, até a cidade de São Paulo. Lá chegando, sem perda de tempo iniciou a pesquisa para a aquisição dos veículos tendo feito a compra à vista e em espécie vez que naquela época as transações bancárias ainda não eram populares. Logo que Martinho Ferreira de Carvalho, seu primo, aprendeu o ofício de motorista e recebeu as devidas orientações sobre a manutenção e o funcionamento mecânico, elétrico e hidráulico dos veículos, Marinho Carvalho encetou viagem de volta para Xique Xique, repetindo o mesmo trajeto da ida, ou seja, embarcando os veículos no trem de ferro com destino a Pirapora .

Em Pirapora Marinho Pereira de Carvalho, junto com o primo, embarcaram num vapor com destino a Xique Xique, trazendo consigo os dois veículos, chegando na cidade em fevereiro de 1926 onde, ao desembarcarem junto com os veículos receberam dos xiquexiquenses enorme manifestação do povo e das autoridades municipais bem como dos seus conterrâneos de Canabrava do Gonçalo que se deslocaram a cavalo para testemunhar o momento histórico do desembarque de tão rara e importante mercadoria. Marinho de Carvalho não só introduziu os veículos na cidade como também, iniciou com suas próprias mãos e recursos a construção de uma estrada de rodagem passando pelas cidades por onde negociava, que se tornou o embrião da BA 052 atual rodovia que liga as cidades de Xique Xique a Feira de Santana (BA). Em homenagem ao grande feito de Marinho Carvalho, a  Rodoviário de Xique Xique, ostenta o seu nome .

FONTE: BLOG XIQUE-XIQUE DE JUAZREZ CHAVES .

24/04/2013

CANTOR JOAN SODRÉ INGRESSOU NA MÚSICA EM XIQUE-XIQUE TOCANDO NA FILARMÔNICA .


Joan Sodré, o Raul Seixas do interior baiano, nasceu em Brotas de Macaúbas, morou em Xique-Xique e a mais de 30 anos reside em Jacobina-BA .





Nascido em Brotas de Macaúbas, em 1955, o cantor Joan Sodré fez muitos bailes dançantes em nossa cidade e foi em Xique-Xique onde Joan Sodré ingressou na música, tocando na filarmônica, tocava clarinete e nas horas vagas tocava violão e criava canções. Com o passar do tempo tocava sax em banda de baile, quando compôs “Apocalipse”, sua primeira canção na qual gravou compacto com a Banda The Jet Sons .

Joan Sodré ficou durante nove anos na Banda The Jetsons, que marcou época em Jacobina. Na época, gravou canções inesquecíveis como “Vampiros de nossa Terra” e “Eclipse Humana”. Em 2005, participou do Festival Canta Nordeste, interpretando a música “Dr. Adú Jumento”, que causou grande polêmica, sendo duramente criticado pelo apresentador Raimundo Varela, que não entendeu o espírito artístico da canção .

FONTE: XIQUESAMPA .

23/04/2013

DEPOIS DE 110 DIAS, PROGRAMA ESPAÇO ABERTO COM JORGE MEIRA VOLTAR AO AR PELA FM XIQUE-XIQUE .


Estive no programa Espaço Aberto com Jorge Meira, Nizaldo Costa e Dr. Michel Oliveira em Setembro de 2012, somente 5 dias em Xique-Xique, ja estava 6 anos sem visitar a nossa cidade .

Depois de uma temporada, 110 dias, sem exibições, volta ao ar no próximo dia 27 de abril o Programa Espaço Aberto, exibido pela FM Xique-Xique, com a apresentação de Jorge Meira, na oportunidade, o deputado Reinaldo Braga será o entrevistado. Em conversa com Jorge Meira, o mesmo me falou que o Programa Espaço Aberto existe desde 1999, há mais de 13 anos no ar, sempre aos sábados, do meio dia às 14:00 hs, e tem sido líder de audiência em toda a região, estimado por mais de 100 mil ouvintes .

O Programa tem um perfil eclético, com entrevistas diversas, focaliza notícias com notoriedade nacional, política, entretenimento, esporte, religião, tendo o comedimento singular do seu apresentador e que já virou mania nas tardes sábados, preenchendo uma grande lacuna, afagando as expectativas dos ouvintes ao longo de todos esses anos, tornando-se uma verdadeira trincheira em defesa do interesse do nosso povo. Vale a pena conferir ! 

Por Jorge Meira, radialista e colaborador do Blog Xiquesampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

22/04/2013

SISTEMA ADUTOR DO SÃO FRANCISCO ABASTECE CIDADES DA REGIÃO DE IRECÊ


             Sistema Adutor do São Francisco abastece seis cidades da microrregião de Irecê .

Seis cidades situadas na microrregião de Irecê, no centro-norte baiano, já são abastecidas exclusivamente pelo Sistema Adutor do São Francisco, obra executada pela Embasa com um investimento de R$ 178 milhões. Em fase final de testes, o novo sistema tem uma extensão de 132 quilômetros, desde a captação em Nova Iguira, localidade de Xique-Xique. “A Adutora do São Francisco é considerada o maior empreendimento realizado pela empresa dentro do programa Água para Todos, devido à sua complexidade, e faz parte de um conjunto de obras estruturantes realizadas pela Embasa desde 2007. Junto com as ações emergenciais, a empresa está investindo mais de R$ 1 bilhão em ações de enfrentamento aos efeitos da seca em 109 municípios”, disse o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho. Com a operação plena do novo sistema, a empresa está ofertando, a mais, uma média de 450 litros de água por segundo. “Podemos dizer que a distribuição em regime de racionamento já foi superada nessas seis cidades, de acordo com o volume ofertado, que é suficiente para atender à demanda atual”, afirmou o gerente regional da Embasa em Irecê, Raimundo Neto .

200 mil pessoas beneficiadas: O Sistema Adutor do São Francisco está beneficiando aproximadamente 200 mil pessoas nas cidades de Irecê, João Dourado, América Dourada, Central, Jussara e São Gabriel. As ligações de água na cidade de Itaguaçu da Bahia e da localidade de Rio Verde I estão sendo finalizadas para atender cerca de sete mil pessoas. A Embasa já assegurou ainda recurso para que Uibaí e Presidente Dutra também passem a ser abastecidas pelo novo sistema. No total, o empreendimento vai atender a aproximadamente 350 mil pessoas de 16 municípios da microrregião de Irecê. Com a ação, a empresa garante água para abastecimento humano numa área sertaneja onde há escassez do recurso .

FONTE: ASCOM BA .

21/04/2013

RECORDAR É VIVER: O CONJUNTO XIQUEXIQUENSE THE JET SONS FEZ SUCESSO DOS ANOS 70 AOS ANOS 90 .

Fã da Banda The Jet Sons, Antônio Carlos Machado Levi, o Tonhão de Uibaí, vai ao Grêmio 40 anos depois fixar na parede um cartaz dos Jet Sons doado por ele ao Centro Cultural .

Mais um baile dançante: Ônibus do Conjunto Musical The Jet Sons chegando em Uibaí .

Com tanto sucesso na Bahia, o conjunto musical The Jet Sons, foi formada em Xique-Xique no inicio dos anos 70, de propiedade do senhor Raimundo, era chamado na época de Conjunto Os Jet Sons, alem do senhor Raimundo, seus filhos Dinho, Pastel, Romário faziam parte da famosa Banda que fez um grande sucesso na Bahia, Piauí, Pernambuco e Minas Gerais .


No Conjunto os músicos possuiam uma vasta cabeleira, quando chegavam nas cidades a população comentavam " La vem Os Jet Sons". Os Shows lotavam as dependências das chamadas Boates. O conjunto fez muito sucesso, eram os Beatles da Bahia, de tanto shows na região de Feira de Santana, Os The Jet Sons de Xique-Xique foram embora de nossa cidade e por muitos anos fixaram residência na cidade de Jacobina. Somente o músico Dinho ainda reside em Xique-Xique, Dinho Z como é chamado profissionalmente, letrista, é tambem compositor de vários cantores, o mais famoso deles é o cantor Peninha, alem de Rafael Barreto, vencedor da primeira edição do Idolos Brasil da Tv Record. Seu irmão o tecladista Romário é pastor evângelico, reside em Irecê. Senhor Raimundo faleceu em Jacobina, cidade onde o ex-baterista Pastel reside até hoje. A Banda The Jet Sons acompanhou muitos cantores que faziam nacional e que se apresentava em nossa cidade. O Conjunto The Jet Sons chegou a gravar um compacto chamado Apocalipse do cantor João Sodré .

FONTE: XIQUESAMPA / ADRIANO BRITTO .

19/04/2013

XIQUEXIQUENSES E CELEBRIDADES ESTARÃO NESTE DOMINGO NA 4° FESTA DU´S INCUTIDOS EM SAMPA .













Empresário Xiquexiquense Marcos Dias (Nenem ou Totô para muitos, foto em Portugal), o Jogador  Elvis do Santo André .

A Festa Du´s Incutidos de Xique-Xique em São Paulo ja é tradição, este ano completa sua 4° edição, os organizadores Du e sua esposa Rose estão cada vez mais contentes com o sucesso do evento. Muitos conterrâneos espalhados por São Paulo, Bahia, Brasília, Rio de Janeiro e Minas Gerais são esperados. Celebridades como o empresário Xiquexiquense de sucesso Marcos Dias e sua esposa, propietários da Victória Fantasias, Indio ex-jogador do Corinthians, o jogador Elvis, meio de campo do Santo André-SP e conterrâneos famosos Xiquexiquenses comparecerão ao Mega Evento. 

Indio tem amigos Xiquexiquenses e embora não tenha enriquecido no Corinthians, o jogador ficou famoso. Índio aparece nas fotografias das principais conquistas do clube no final da década passada. Foi titular (mesmo contestado) nas decisões dos Campeonatos Brasileiros de 1998 e 1999 e em quase toda a campanha vitoriosa no Mundial de Clubes de 2000. No último jogo daquele torneio, no Maracanã, enfrentou o seu clube de coração: o Vasco. Atualmente Indio defente as cores do Osasco, time que tem Vampeta como Diretor .

Festa Du´s Incutidos em 2012, Xiquexiquenses como Wellington, Caverna, Anderson Britto (Meu irmão e conchecido como Bola) e o empresário Saul abrilhantaram o evento ano passado ,

PATROCINIOS: Vereador Esermilson Rocha, Waldemar do Guarapirão Danças e Mero Produções .

APOIO: Blog Xiquesampa & Wagner Adesivos .


FONTE: XIQUESAMPA .

18/04/2013

RECORDAR É VIVER: INAUGURAÇÃO DA ESCOLA POLIVALENTE DE XIQUE-XIQUE .

No dia 13 de outubro de 1971 o então Governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães visitava Xique-Xique para a inauguração da Escola Polivalente .

O Projeto das Escolas Polivalentes, parceria do Estado e da União, previa a implantação de 40 grandes escolas em todo o Estado da Bahia e além da criação de sessenta mil novas vagas no ensino de nivel médio, prometia revolucionar o sistema educacional local introduzindo um aprendizado de elevado grau. A Escola Polivalente de Xique-Xique foi municipalizada pelo Governo do Estado. A  Prefeitura que gerência a instituição de ensino, reformas e modificações na estrutura da Escola Polivalente são de responsabilidade do município . 

Desejando fazer justiça e honrar o corpo docente citaremos nominalmente os dirigentes e professores que atuaram no Polivalente, no período de 1990 a 2009: Cassimiro Machado Neto, Rita Maria de Araújo, Jari Brito de Abreu Rocha, Adonias Gouveia, Marileda Souza de Assis Dourado, Marinalva Rocha Santos, Ruy Santana, Raul Lacerda, Solange Lacerda, Ruizita Santana, Dinorá Amorim, Pascoal Nery de Souza, Orlando Nery Nepomuceno, Marly Nery Nepomuceno, Ubiralda Setúbal, Marilene Bahia, Reasílvia Nunes Machado, Everaldo Leite Bessa, Tércio Bessa, Samuel Rodrigues Soares, Ozita Nepomuceno, Noranei Barreto, Maria Aparecida de Souza Brito, Perpétua Borges, Genir Matias, Maria de Fátima Barreto, Edilênio Barreto, Djan Santana, Maria de Lourdes Teixeira,   Maria Celeste Souza e Everaldo .

FONTE: BLOG XIQUE-XIQUE DE JUAREZ MORAIS CHAVES .

MAIS 40 CASAS POPULARES SERÃO CONSTRUÍDAS EM IPUPIARA, OBRAS JA ESTÃO SENDO INICIADAS .

              Ipupiara teve inicio as obras para a construção de 40 casas populares no município . 

As casas fazem parte do Programa Minha casa minha vida do Governo Federal e serão construídas no Bairro Campos Belos. O Programa tem como meta reduzir o déficit habitacional brasileiro, um dos problemas mais crônicos do país. É importante ressaltar que para esta etapa as famílias a receber as casas já foram contempladas.Maquinas da Prefeitura Municipal de Ipupiara já estão fazendo os ajustes do local onde serão construídas as referidas casas. Mais uma obra em Ipupiara que irá beneficiar 40 famílias e trazer mais qualidade de vida para o povo ipupiarense . 

É necessário destacar que além da qualidade de vida e da realização do sonho da casa própria para 40 famílias, obras como essa geram empregos e renda para toda a região. O Prefeito Municipal de Ipupiara David Ribeiro ressaltou a importância de mais 40 casas em nosso município. “ São obras assim que ajudam o nosso município a se desenvolver cada dia mais e mais, e não há satisfação maior para um gestor ver a realização de um sonho na vida de tantas pessoas” acrescentou o prefeito .

FONTE: ASCOM PUPIARA BA .

17/04/2013

LELEI, EX-PREFEITO DE MORPARÁ ASSUME ASSESSORIA PARLAMENTAR EM BRASÍLIA .


O ex-Prefeito de Morpará, Sirley Novaes Barreto, o Lelei, assumiu no início deste mês, em Brasília, a função de ass. parlamentar do dep. federal e ex-ministro Afonso Florence (PT-BA).

Lelei, apesar de pouca idade (33 anos), já possui uma grande história política. Ele acumula a disputa de quatro eleições no seu município; a primeira foi no ano de 2000, quando foi eleito vereador, com apenas 20 anos de idade, e em seguida disputou três vezes como candidato a prefeito (2004, 2008 e 2012), perdendo a primeira disputa com uma diferença de pouco mais de cem votos, vencendo a segunda e não conseguindo a reeleição por apenas cinquenta e quatro votos .


O jovem político que também atuou como assessor parlamentar do ex-deputado estadual Zé das Virgens, é visto como uma das principais apostas políticas do Partido dos Trabalhadores na região Oeste do Estado, onde o mesmo goza de prestígio e respeito de diversas lideranças, inclusive de outras siglas partidárias, pelo seu perfil de liderança e sua seriedade em suas ações públicas. Como prefeito, Lelei teve postura e firmeza suficientes para confrontar o velho sistema político, conseguindo desenvolver uma gestão transparente e ética, sem aderir às práticas clientelistas e o método do toma cá da lá; o que não foi compreendido por parte da população de seu município. Sua marca de gestão pública compromissada e a seriedade com o erário público são reconhecidas a nível regional e estadual .

Por Gervásio Lima, Jornalista, Históriador e Colaborador do Blog Xiquesampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

RECORDAR É VIVER: EU QUANDO TRABALHEI NA 1° RÁDIO DE XIQUE-XIQUE, A FM CRIATIVA .

Fm Criativa: Kiko, Jorge Meira, Beto do IBGE e eu (Adiano Britto) na primeira transmissão de uma Rádio de nossa cidade ao vivo entre Seleção de Xique-Xique 2 X 0 Central  em 06/04/1989 .

No dia 06-04-1989, pela primeira vez, uma rádio de Xique-Xique, chamada de Rádio FM Criativa transmitia um jogo ao vivo. Foi em um Amistoso entre as Seleções de Xique-Xique e Central, o resultado foi: Seleção Xique-Xique 2 X 0 Central, a partida foi realizada à noite, os gols foram de Rochinha e Gênio. Os Treinadores eram Dadá e Pedro 500. Nesta época a Seleção de Xique-Xique contava com craques como: Adalmir, Esquerdinha, Rochinha, Gênio, Ion, Chico Anísio, Dadá, Maria Preta, Paulo Sérgio, Neguinho The-Flash, Maneca, Valdo, Bira, Oberdan, Burrego, Dio, Paulo Neres, Tenente, Gaguinho, Santo Cari, Jojó, e muitos outros craques. Nessa época a Seleção de Xique-Xique se preparava para a 2° Copa do Feijão .

Equipe: Narrador: Francisco Paulo (Kiko)
Repórter: Edílson Cruz (Im Memoria) 
Comentarista: Jorge Meira
Contra Regra: Adriano Brito (Papagaio)
Convidado: Beto do IBGE
Sonoplastia: Jorge Muniz

Colaboração: Jorge Meira .

FONTE: XIQUESAMPA .

16/04/2013

XIQUEXIQUENSE SÉRGIO MANOEL DO CORITIBA SE EMOCIONA COM O RETORNO AOS GRAMADOS .


Recuperado de lesão, volante retorna em grande estilo e participa da goleada sobre o Rio Branco .

Após exatos 260 dias fora dos gramados, ele voltou e em grande estilo. Recuperado de uma lesão no joelho, o volante Sergio Manoel entrou na segunda etapa da partida diante do Rio Branco e ajudou a equipe alviverde na vitória por 6×0 sobre o time de Paranaguá. E o atleta não teve como conter as lágrimas. “Eu realmente fiquei muito triste quando tive a lesão, achei que seria difícil retornar e graças ao Coritiba eu pude recuperar. O clube me deu todo o suporte para minha recuperação e hoje eu tenho muito a comemorar”, admite o volante. “Quero agradecer ao Doutor Lúcio (Ernlund) que me operou e disse que eu ia conseguir voltar a fazer as mesmas coisas que antes”, completa .

O atleta já havia sido relacionado na vitória por 3 a 0 sobre o J. Malucelli, no Ecoestádio, no dia 19 de abril. De lá para cá esteve presente entre os relacionados em alguns jogos, mas não teve a oportunidade de atuar. Nada melhor do que retornar em uma goleada como a deste sábado, por 6×0 sobre o Rio Branco. Sérgio entrou aos 11 minutos da segunda etapa, no lugar de Robinho e ainda ajudou, e viu dentro de campo, a equipe coxa-branca marcar mais três gols. “Tenho que agradecer a Deus por que é ele quem a gente deve agradecer em momentos importantes e depois a minha família, em especial minha mãe que sempre me deu muita força e aos meus familiares porque não foi fácil passar por isso e por isso estou muito feliz hoje”, emenda .

FONTE: SITE OFICIAL DO CORITIBA .

15/04/2013

PEÇA TEATRAL "NO MIRADOURO, OS MISTÉRIOS DE UMA SERPENTE" ESTRÉIA DIA 21 DE ABRIL EM XIQUE-XIQUE .












A Peça "No miradouro, os mistérios de uma serpente" será um grande espetáculo cultural em Xique-Xique. 


O Grupo de teatro Xiquexiquense "Ministério do Teatro" encena "NO MIRADOURO, OS MISTÉRIOS DE UMA SERPENTE"', uma narrativa oral muito presente no imaginário dos ribeirinhos. Será dia 21 de abril no teatro do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Xique-Xique. Alem de valorizar a literatura oral mostra que é possível dá qualidade ao teatro amador quando se tem um objetivo que envolve toda uma comunidade . 

Miradouro é uma ilha do Rio São Francisco, e já foi a sede de Xique-Xique, diz a Lenda que um rico fazendeiro de Miradouro, Rubério Dias Muribeca, temido por muitos, teve notícia que sua filha única estava grávida de um tropeiro. Com grande temor do pai e muito assustada, a filha negava tudo, e dali por diante, por mais de 6 meses, para esconder sua gravidez, amarrava fortemente sua barriga, pariu sozinha, jogando a criança dentro do rio. A criança virou uma Serpente Encantada, e nos dias de missas saía do rio e vinha mamar em sua mãe dentro da Capela e há muito tempo, se refugia sob o altar de Nossa Senhora Santana na Igreja do Miradouro. O Curioso desta lenda é que depois de 300 anos, os poucos moradores que ainda moram perto da igreja, ouvem fortes rugidos e murmúrios cadenciados, vindos de dentro da igreja, que só cessam depois que rezam o "Oficio".

Sobre a Blogueira Luisa Lupfau: Dona do Blog "Viagem no São Francisco" (www.viagemnosaofrancisco.blogspotcom). De passagem por várias cidades ribeirinhas do Velho Chico em 2010, Luisa Lupfau escreveu: "Das cidades barranqueiras na Bahia, creio que Xique-Xique é a mais desenvolvida. A Cidade da Barra é grande, mais sóbria com seus casarios antigos, o cais também é completamente diferente nas duas cidades, mas Xique-Xique tem mais vida", disse a blogueira. "Deixo a Luisa Lupfau meu abraço e admiração e obrigado por visitar Xique-Xique, volte sempre", Adriano Britto .

COLABORAÇÃO: Markileide Oliveira, Jorge Meira e a Blogueira Paulistana Luisa Lupfau .

FONTE: XIQUESAMPA .

13/04/2013

PEDRO SAMPAIO FAZ HOMENAGEM A DOMINGUINHOS HOJE ÁS 14:00 HS NO GRANDE SERTÃO EM SALVADOR .


Neste sábado (13/04/2013) às 14:00 hs no Restaurante Grande Sertão, no Costa Azul em Salvador-BA, tem grande Show de lançamento do Cd "A Banda canta Dominguinhos". O Cd trás músicas do grande artista nordestino, que ainda encontra nternado.

As canções interpretadas por por grandes nomes da música baiana e brasileira, cantores como o Xiquexiquense Pedro Sampaio, Targino Gondim, Adelmário Coelho, Ito Moreno, Gilton Della Cella, Marcelo Nunes, João Sereno, Cléber Eduão, Antônio José, Eugênio Cerqueira, Flor do Cangaço, Celo Costa, Quininho de Valente, Luciano Magno, Del Feliz e Marquinhos Café. Entradas a R$ 20,00, direito ao CD .


Informações: 71 3271-1119 .


FONTE: XIQUESAMPA .

DEPUTADO FÉLIX JÚNIOR COMEMORA CRIAÇÃO DA UFESBA E ASSUME LUTA POR FEDERAL EM IRECÊ .


A aprovação da criação da Universidade Federal do Sul da Bahia foi comemorada pelo deputado federal Félix Júnior, filho do autor do projeto de lei que inspirou a medida, o ex-deputado federal Félix Mendonça (PDT). Natural de Itabuna, o parlamentar declarou que a aprovação da Ufesba, que terá campi nos municípios de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuina, é a concretização do sonho do povo da região .

O empreendimento deve gerar cerca de 10 mil novas vagas para ensino superior distribuídos em 12 bacharelados interdisciplinares, 15 licenciaturas interdisciplinares, 30 cursos de graduação, 19 mestrados e nove doutorados. De acordo com Félix, a nova bandeira deve ser a criação da Universidade Federal do Norte da Bahia, com sede em Xique-Xique e Irecê .

FONTE: IRECÊ REPÓRTER .

10/04/2013

GUARABYRA DA DUPLA SÁ & GUARABYRA, NASCEU EM BARRA-BA, PASSOU SUA INFÂNCIA EM XIQUE-XIQUE-BA .











No dia 05 de junho de 1949 o pastor Gutemberg Nery Guarabira, missionário da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, fundou, na cidade de Xique-Xique (BA), uma Igreja da Congregação Batista, tendo fixado residência numa casa situada na Av. J.J. Seabra, esquina com a Rua Castro Alves (foto) .  

Entre os filhos do Pastor, figurava o garoto, então com menos de dois anos, Guttemberg Nery Guarabyra Filho, nascido no dia 20 de novembro de 1947, na cidade de Barra do Rio Grande, vizinha a Xique-Xique BA, ambas na margem do Rio São Francisco, que mais tarde se transformaria no grande cantor e compositor da conhecida dupla Sá & Guarabyra. O jovem cantor inicia-se na música cantando hinos religiosos na igreja Batista e mais tarde, aos  15 anos junto com o irmão Gilson Nery Guarabyra, monta  um espetáculo de música folclórica, que viaja pelas cidades de Minas Gerais e Bahia. Em 1966 segue para o Rio de Janeiro, onde cantou com Luís Carlos Sá e Sidney Miller na inauguração do Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro, em 1967. Em 1971  assumiu a direção artística do Festival de Juiz de Fora e assinou contrato com a Odeon, quando então foi formado o  trio Sá, Rodrix e Guarabyra, que gravou dois LPs na Odeon, Passado, presente, Futuro e Terra .

Em 1973, quando Zé Rodrix se desligou do grupo, surgiu a dupla Sá e Guarabyra, começando com dois LPs pela Odeon: "Nunca", ainda em 1973, e "Cadernos de Viagem", em 1975. O disco "Pirão de peixe com pimenta", Som Livre, 1977, considerado o melhor da dupla, inclui o sucesso “Sobradinho”, um xote moderno. Em seu décimo aniversário, 1983, a dupla gravou 10 anos juntos, RCA, disco que inclui sucessos como “Espanhola” e “Caçador de mim”, e que marca o fim do rock-rural. O Cantor e Compositor Gaurabyra morou em Xique-Xique BA enquanto o seu pai  foi o Pastor da Igreja Batista da cidade, que fundara no ano de 1949. Esse tempo  deixou perenes marcas na alma do grande compositor. Vejam um dos seus depoimentos sobre a cidade de Xique-Xique enviado a Juarez Chaves do Blog Xique-Xique:

"Olá Juarez,
 Rapaz, você sofre do mesmo mal que eu.
 É impressionante ter saído de Xique-Xique tão pequeno e mesmo depois de morar em tantas cidades diferentes, ter feito tantos amigos outros, passar por tantas aventuras diversas, continuar acordando na velha praça do Pirulito. 
Se penso em escrever um livro, Xique-Xique é o primeiro cenário. Se penso em rabiscar uma crônica, lá vem Xique-Xique de novo. 
O cais, a igreja, a prefeitura, o Gringo, Cazuzão, o cancelão do campo. Tudo presente na memória como se houvesse saído de lá anteontem. 
Fico honrado por você publicar a crônica. Envio inclusive uma outra que também fala de Xique-Xique embora sem citar nominalmente a cidade. Falo sobre um lugarejo chamado Pedrinhas, que nem sei se existe mais. 
Na crônica, chego até lá depois de discorrer sobre meus tempos de cidade grande. Acho que das minhas crônicas é a que melhor reflete aquilo que digo lá em cima. 
Que por mais que esteja longe e que por maior que seja o tempo em que saí de Xique-Xique, jamais a esqueço.
Um super abraço", 
Gut Guarabyra". 
Domingo, 03 de Outubro de 2010 .



FONTE: BLOG XIQUE-XIQUE DE JUAREZ CHAVES .

CHEGA! VAMOS MUDAR O NOME DO PROJETO BAIXIO DE IRECÊ PARA BAIXIO DE XIQUE-XIQUE URGENTE .


O Projeto a princípio denominado Baixio de Irecê esta localizado entre Xique-Xique e Itaguaçu .

Baixio de Irecê? Vou chamar assim pois não tem nada haver com a cidade de Irecê, desde de 2008 venho chamando a atenção para esse assusnto, pra é até um "certo" inconformismo o nome do Projeto Baixio de Irecê, 70% das obras se concentram em nossa cidade. Mudar o nome do Projeto seria uma boa para a própia divulgação da nossa cidade, quer dizer que montar um projeto em uma determinada localidade e mesmo assim dão se o nome de outra a 110 km da cidade de origem da mesma, ah pelo amor de Deus, isso é não respeitar os princípios da ética .

*Dados do Projeto :

-Localização :

Região do Vale do Médio São Francisco 
Municípios: Xique-Xique (70%) e Itaguaçu (30%) .

Estado: Bahia

_Descrição : Considerado o maior projeto de irrigação do País, o Baixio de Irecê, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC , corresponde a uma área de 59 mil hectares de área contínua entre os municípios de Xique-Xique e Itaguaçu no Estado da Bahia, com captação de 61,3 m3/s de água no Rio São Francisco. Sendo um projeto de implantação de perímetro de irrigação com potencial para produção de bioenergia tem custo total estimado em R$ 880 milhões. Estão previstos no PAC R$ 547 milhões. A estruturação desse projeto está sendo coordenada pelo Ministério da Integração Nacional – MIN e pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – CODEVASF .

Na concepção inicial do projeto, a concessionária, após montar toda a infra-estrutura, arrendou lotes de terras a pequenos, médios e grandes produtores, e também operar o sistema de fornecimento de água. A expectativa é que o contrato tenha duração de 35 anos e que a infra-estrutura esteja totalmente concluída e em plena operação em 13 anos após a assinatura. Prevê-se com a implantação deste projeto incremento na produção de fruticultura, álcool e cana-de-açúcar, tanto para consumo interno quanto para a exportação gerando em média 10 mil empregos diretos e 5 mil empregos indiretos . 

"ESPERO QUE O NOME DO PROJETO MUDE PARA BAIXIO DE XIQUE-XIQUE" .

Assine o abaixo-assinado e divulgue para seus contatos. Vamos juntos fazer democracia.
Vote, Participe você tambem, clique aqui no link e ajude a mudar esta história agora !

www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N24145 

Abraços aos colegas dos Blogs Engenharia de Pesca e Baixio de Irecê pela sugestão de pauta .

FONTE: XIQUESAMPA .

09/04/2013

ANVISA LIBERA PRODUTOS DA ADES, MAS MANTÉM PROIBIÇÃO A SUCO DE MAÇÃ .


BRASÍLIA - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda-feira, 8, no Diário Oficial da União resolução revogando decisão anterior pela qual suspendia todos os produtos com soja da marca Ades. A resolução de hoje, no entanto, mantém a proibição a suco de maçã produzido pela empresa. Em março, a empresa anunciou um recall devido à contaminação de 96 sucos com produto de limpeza. Pela nova determinação, está proibida "a distribuição, comercialização e exposição ao consumo, em todo território nacional, do lote AGB25 do produto 'Alimento com Soja sabor maçã', marca AdeS, embalagem de 1,5L, fabricado em 25/02/2013 e válido até 22/12/2013, da empresa Unilever Brasil Industrial Ltda, por estar em desacordo com a legislação sanitária e apresentar risco à saúde .

Em 18 de março, a Anvisa havia suspendido todos os lotes de produtos com soja da marca Ades, de diferentes sabores e embalagens. A suspensão se deu logo após anúncio de recall feito pela empresa para 96 unidades do suco Ades maçã de 1,5 litro fabricadas no dia 25/02/2013, do lote com as iniciais AGB 25. Segundo a empresa, houve uma falha no processo de higienização, o que resultou no envasamento de solução de limpeza no lugar de suco. De acordo com nota emitida pela Unilever na ocasião, o consumo dessa substância pode causar queimaduras .

FONTE: ESTADÃO .

08/04/2013

UFOBA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA): AUDIÊNCIA PÚBLICA EM SANTA MARIA DA VITÓRIA .


Audiência Pública em Santa Maria da Vitória para tratar da implantação do Campus do Território do Rio Corrente. Está marcado para ocorrer no dia 13 de abril a partir das 9:00 hs no Hotel Carranca de Santa Maria da Vitória. A presença maciça do Território da Bacia do Rio Corrente é muito importante neste evento. Estarão nesta audiência: a CCJC(Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) e a Comissão Especial de Implantação da Ufoba, representantes do MEC entre outros convidados. Sendo uma Audiência Pública, haverá a oportunidade das pessoas se manifestarem e até pedir uso da palavra. Serão consultados os presentes os cursos que gostariam que fossem instalados aqui e a Comissão gostará de saber se ja existe o local a ser instalado o Campus de Santa Maria da Vitória .

FONTE: BAHIA ONLINE . 

05/04/2013

MARLON BRANDO RECEBE TITULO DE CIDADÃO XIQUEXIQUENSE E PEDE APOIO A ONG 'VIVER MELHOR" .




























Na seção da câmara de vereadores desta quinta-feira (04/04/2013 em nossa cidade, foi votado e aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes na Câmara de Xique-Xique o Titulo de Cidadão Xiquexiquense para Marlon Brando, o titulo será entregue dia 11 de junho de 2013. "Quero agradecer a Deus, ao vereador Esermilson Rocha autor do decreto legislativo, e a todos os vereadores pelo reconchecimento. Gostaria de dedicar essa honraria a toda sociedade de Xiquexiquense que tem confiado no meu trabalho, muito obrigado mesmo", disse Marlon Brando .

Marlon Brando que tem nome de um famoso ator Americano nasceu na cidade de João Dourado, trabalha na Rádio FM Xique-Xique como locutor, é membro dos Doutores da Alegria que leva alegria e descontração aos enfermos de nossa cidade, alem de fundador da instituição filantrópica Viver Melhor que em cada localidade atendida realiza em média 200 atendimentos, serviços como corte de cabelo, escova e prancha, manicure, pesagem de crianças - realizado pela pastoral da criança -, fotos 3X4 para documentos, medição de pressão arterial, tipagem sanguinea, brincadeiras educacionais com distribuição de brindes, entrega de uma bola de futebol patrocinada pelo Móveis Nordeste aos desportistas local, palestras sobre higiene bucal ministrada por cirurgião dentista. No final foi realizada a distribuição de lanches para todos os presentes, inclusive aos voluntários do projeto. " As ações do Viver Melhor não devem se limitar às fronteiras de Xique-Xique, e sim, ir aonde as pessoas mais precisam; por isso, estamos atendendo inclusive, localidades ribeirinhas fora do perímetro da cidade de Xique-Xique. Assim o projeto tende a se expandir além Xique-Xique”, disse Marlon Brandon que foi candidato a vereador em nossa cidade pelo PMDB na última eleição obtendo 501 votos, ficando como suplente .

DOUTORES DA ALEGRIA :

Aconteceu neste domingo de pascoa dia 31/03/2013 mais um projeto Doutores da Alegria " Um Ato de Amor" realizado pela Associação Filantrópica Viver Melhor - Tudo pelo social, onde os mesmos visitaram os dois hospitais Julieta Viana e Senhor do Bonfim, levando ovos de pascoa, alegria,paz,amor e acima de tudo solidariedade, foi um tarde muito gratificante e de sucesso, com a participação de Arilma Bisblá, Antero Maluquinho,Emerson Marmotta, Reny Dadá, Lalaura Guitarra e Dr Marlon Brando na coordenação, contamos ainda com a participação de Risia e filhos, Cincinato imagens, Fabiano da TV Espinha de Peixe, Tatiane e Micael Gomes.Apoio: Vera do Móveis Nordeste, Cerâmica Carvalho e Radio FM Xique-Xique, sócios e voluntários. "Estamos precisando de novos apoios pois perdemos o apoio da Prefeitura Municipal de Xique-Xique nosso maior apoio durante 8 anos", disse. Quem tiver interesse em ajudar faça um contato nós telefones ou E-mail abaixo: 

(74) 9976 1735 / 8808 8805
(74) 9122 4215 / 8100 7711
marlonbrandosouza@gmail.com

Apoio: Vera do Móveis Nordeste, Cerâmica Carvalho e Radio FM Xique-Xique, sócios e voluntários .

FONTE: XIQUESAMPA .

04/04/2013

BLOG XIQUESAMPA FAZ HOJE 4 ANOS DE EXISTÊNCIA .


Olá pessoal o Blog Xiquesampa (Reaproximando Xiquexiquenses), comemora hoje 4 anos de vida, mas quem ganha o presente é você leitor e seguidores do nosso Blog . 


Nesta semana estou preparando matérias legais e algumas de sua sugestão! Hoje completa também 3 anos e um que contamos com o nosso contador de visitas, queria muito saber como anda a nossa popularidade. Ao longo desse período foram totalizados mais de 310.000 acessos e mais de 500.00 visualizações de páginas, são 296 fiéis seguidores e milhares de admiradores do nosso Blog Xiquesampa. Aproximamos e encurtamos muitos conterrâneos aqui, gostaria de agradecer um a um, pedir a compreensão de todos, não faço parte de nenhum grupo politico, tenho minhas admirações tanto A como B, mesmo por que moro em São Paulo a 16 anos sendo que em 3 anos morei, estudei e me formei na Escola Agrotécnica Federal de Catu (cidade da região metropolitana de Salvador) . 

Estou morando fora de Xique-Xique (Escrevo assim e ponto, é assim que está em meu RG) a 16 anos, mas nunca abandonei as minhas raízes e meus descendentes carnaúbanos a quem amo de paixão, vivo a minha amada Xique-Xique intensamente por isso que criei este Blog, não só pra divulgar (divulgo as belezas da nossa cidade em alguns sites) as coisas boas da nossa cidade, mas também pra ficar e sentir um pouco dela mais próxima. Nós que partimos das nossas raízes em busca de dias melhores com a nossa mentalidade sertaneja de migrar pra São Paulo, acabamos nos distanciando um pouco do nosso povo, da nossa cultura, da nossa raiz, da nossa gente, do nosso humilde lar. Sou uma pessoa que procuro na medida do possível falar, esclarecer, divulgar e por onde passo, levo o nome de Xique-Xique, não por ser um cidadão desta cidade, mais sim por achar e acreditar que dias melhores virão, estão vindo ou estarão por vim, acredito no nosso povo e na minha cidade, não é por que estou longe dela que jamais á abandonarei .

"SOU XIQUEXIQUENSE COM MUITO ORGULHO! XIQUE-XIQUE, MINHA TERRA, MINHA VIDA"  .

Queria agradecer a muita gente que colabora de uma forma direta ou indiretamente aqui : Jorge Meira (Primeiro incentivador, colaborador e divulgador do nosso Blog), Oscar Guedes , Waguinha Adesivos, Aníbal Júnior, Cléber (Xiquexiquense/Guarulhos SP), Pedro Sampaio, Val Carvalho, João Machado, Juarez Chaves, Erasmo Deterra, Rosy e Dú, Djalma Ribeiro, Amázio Lolita e sua esposa Cida, Djalma (irmão de Maria Lúcia ), Nizaldo Costa, Mero Copixaba, Dr. Michel Oliveira, Édson Nogueira, Marlon Brandon, Cincinato Imagens, Jotta Enne, Marcinho de Lecy, Rogêrio Nogueira, Edilson Rocha, Luiz do Amarracouro (Empresário Xiquexiquense aqui em Sampa), Gal Pessoa, Célito Regmendes, Edmundo Filho da Ascom/BA, Grupu Jornal A Tarde de Barreiras, Ascom Codevasf, Jornalista Jacobinense Gervásio Lima, Clayton Donato do site Morpara.com e Oeste Baiano, Romeu Júnior do Blog Conexão Gentio do Ouro, Mariano Rodrigues do Blog Barra Agora, Sócrates Júnior... enfim a muita gente que ajuda e incentiva na idealização do BLOG XIQUESAMPA. Gostaria de agradecer em especial a minha esposa Antônnyeta, a minha filhina Emilly Vitória pela paciência, a meus irmão, minha família e a toda comunidade Xiquexiquense espalhada pelos quatros cantos do mundo. Valeu mesmo, obrigado por me aturarem, feliz aniversário Blog Xiquesampa .

ADRIANO BRITO / BLOG XIQUESAMPA .

BLOG XIQUESAMPA: www.xiquesampa.blogspot.com
FACEBOOK: www.facebook/XIQUESAMPA 
TWITTER: www.twitter@blogxiquesampa
YOUTUBE: TV Xiquesampa 
ORKUT: Xiquesampa
MSN: Blogxiquesampa@msn.com
E-MAIL: adrianoxiquesampa@yahoo.com.br 

FONTE: XIQUESAMPA .