30/06/2013

TERMINA HOJE O SÃO PEDRO DE XIQUE-XIQUE COM PEDRO SAMPAIO E DUBIRAN .











Pedro Sampaio & Dubiran são as principais atrações no último dia do São Pedro de Xique-Xique. Pedro Sampaio promete um Show nunca visto em sua cidade natal,, a Banda possui músicos profissionais que acompanham grandes cantores do cenário músical Brasileiro. Dubiran promete balançar a Praça, que ainda tem Olavo Arrasta Povão na Colônia dos Pescadores .



Neste domingo termina o clico de festas em nossa cidade com o tradicional São Pedro do bairro dos Paramelos em Xique-Xique Ba. Hoje terá Marimbinha Xique, Samba de Roda Infantil, Dança Terno de Pescador, Forrozão Marimbada, o cantor Xiquexiquense Pedro Sampaio com seu Tradicional Forró Pé de Serra que encantou e lotou a Praça Pedro Arcanjo em Salvador no São João do Pelourinho e Dubiram com  muita Axé e um repertória com muitas músicas de primeira qualidade encerrando as festividades de Xique-Xique e do São Pedro em grande estilo .

O Tradicional São Pedro na Praça Luiz Viana termina hoje com a seguinte programação:

Das 18:30 h às 19:00 h -Marimbinha Xique
Das 19:00 h às 20:00 h -Samba de Roda Infantil
Das 20:00 h às 21:00 h- Dança Terno de Pescador
Das 21:00 h às 23:00 h- Forrozão Marimbada
Das 23:00 h às 01:00 h- Pedro Sampaio
Das 01:00 h às 03:00 h- Dubiran 

Realização: Prefeitura Munícipal de Xique-Xique .
Administração Ricardo Magalhaães .

FONTE: XIQUESAMPA .

28/06/2013

RECORDAR É VIVER: DANCETERIA KALÍMBA NA CIDADE DE XIQUE-XIQUE DEIXA SAUDADES PRA MUITA GENTE

Foto da atual fachada do antigo KALÍMBA em Xique-Xique (Não sei se a fachada continua neste estado), passando a se chamar BRODWAY em meados de 2005 . 

Muita gente em Xique-Xique curtiu no Clube KALÍMBA umas de suas melhores infâncias da vida, tardes dançantes numa época em que o axé music era febre, as músicas de LUIZ CALDAS (Nêga do Cabelo Duro, Magia,Tieta do Agreste, Ajaiô...), CHICLETE COM BANANA (Foi Deus foi Deus, Princesa, Vôa Vôa...) e muitas outras canções que embalavam as tardes e noites dançantes. Muitos Shows aconteciam também na chamada Danceteria, que tambem foi um Cinema, se apresentaram por lá Nelson Need, Bartô Galeno, Fernando Mendes, Jerry Adrianni, Odair José e muitos outros cantores que faziam sussesso na época .

Me recordo que aos domingos então com 16 anos de idade eu e meu amigo Léo filho de Clécinha batiamos cartão no KALÍMBA, não via a hora de chegar as 16:00 hs pra esta la dentro curtindo as músicas selecionadas pelo DJ João, enquanto não dava a hora de começar o matinê ficava na Praça D.Maxímo correndo pra lá e pra cá, na Fonte Iluminosa ou na Sorveteria de Pacheco tentando descolar mais um picolé ludibriando o dono do estabelecimento com suas hístorias da Fundação do FLAMENGUINHO, quem nunca filou um picolé de Pacheco em??? E pra entrar no Kalima, quando não tinha grana pra pagar a entrada (rsrsrsr) então usavámos um velho truque de colar o braço em alguém pra ficar gravado o carimbo de entrada, era comédia iamos para o chamado "Beco do Brega" e ali faziamos essas astúcias de menino. O baile começava as 16:00 e terminava as 17:00 hs, mas eu ficava até as 18:30 hs, ia correndo pra minha casa pra não perder OS TRAPALHÕES que começava sempre aos domingos as 19:00 hs, mas o KALÍMBA reiniciava sua cessão noturna pra adultos das 21:00 até as 05:00hs da manhã e menor de idade não entrava a não ser com muita briga acompanhado dos pais ou responsavéis.

OBS: O KALÍMBA não durou muito tempo, depois virou Danceteria Brodway mas não resistiu pois as brigas e o abafado lugar afastou o público de lá. Com o surgimento do STATÚS BAR de Ruy e a Danceteria SKALLA de Helção deram novas opções de encontros e agitação noturna na cidade, mas esse assunto recordarei em outra oportunidade.

Adriano Britto em 14/01/2010 para o Blog Xiquesampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

27/06/2013

CADEIRANTE SE REVOLTA E CONSTRÓI RAMPA DE ACESSO EM ÓRGÃO PÚBLICO DE JUÍNA (MT) .

A indignação contra a falta de acessibilidade nas repartições públicas de Juína, a 737 quilômetros da capital Cuiabá, levou o deficiente físico Samuel de Oliveira, 41 anos, a construir uma rampa de acesso ao prédio da Secretaria de Saúde da cidade mato-grossense. Equipado com um balde de massa de cimento, madeiras e pedras, o homem chegou na entrada da secretaria na tarde dessa segunda-feira (24) e realizou a obra para permitir o acesso de cadeirantes e outros deficientes físicos ao edifício. Oliveira disse estar cansado de esperar pelo poder público e por isso resolveu fazer a obra com as próprias mãos: “Não aguento mais passar por isso e estou cansado de esperar pelo poder público. Por isso tomei a iniciativa e não quero mais esperar”, disse ele em entrevista ao portal de notícias G1.

Morador de Juína há 31 anos, Oliveira ficou paraplégico em 2006 após tomar um tiro na coluna. Ele encontra dificuldade de acesso aos prédios públicos locais por falta de rampas. Ele vai constantemente à secretaria de Saúde para buscar documentos e assim realizar tratamento médico em Brasília (DF).Por causa da falta de rampas, o atendimento feito no posto de saúde do bairo é precário: “Somos atendidos pelos médicos do lado de fora, na rua, porque não têm rampa de acesso. É muita humilhação não sermos tratados como pessoas comuns”, desabafou.Hermes Bergamim, prefeito da cidade, disse estar tomando providências sobre a acessibilidade em Juína e pediu desculpas ao morador pelos constrangimentos: “Estamos colocando a casa em ordem nesses seis meses de gestão. Peço desculpas a todos os deficientes físicos e vamos tomar as devidas providências para que isso não ocorra mais”, afirmou .

Por Charles Nisz | Vi na Internet
FOTO: Metropolitana FM/Reprodução

FONTE: G1 .

26/06/2013

VENHA PARA O MELHOR SÃO PEDRO DA REGIÃO EM XIQUE-XIQUE-BA NOS DIAS 28, 29 E 30 DE JUNHO .











O cantor Xiquexiquense Pedro Sampaio promete levar o autêntico forró Pé de Serra para seus conterrâneos .

As comemorações ao São Pedro, que acontecem no bairro dos Paramelos, já estão com programação e todos os detalhes viabilizados para acontecer no próximo final de semana, de 28 a 30/06/2013, encerrando o ciclo de festas juninas. O São Pedro sempre foi festejado no bairro dos Paramelos e começou há cerca de três décadas. Mas passou anos sendo realizado no Salão Comunitário ao som de Erisvaldo, até que com a chegada do Frei Samuel ganhou maior dimensão, já na praça da igrejinha, nome com que a população costuma tratar a Praça Nilza Azevedo, palco da festa até 2005 .

Atraindo um público cada vez maior, a festa popular foi transferida para a Praça Luiz Viana, utilizada como uma extensão do espaço onde se localiza a Igreja de São Pedro e a Colônia dos Pescadores. Isso foi a partir de 2006, quando a comissão dos festejos passou a contar com o apoio total da Prefeitura. Atrações musicais mescladas com quadrilha e o mais autêntico batuque e samba de roda compõem a programação. 

PROGRAMAÇÃO DO SÃO PEDRO DE XIQUE-XIQUE 2013:

Dia 28/06 – Sexta

Das 19:00 h às 20:00 h - Samba de Roda 
Das 20:00 h às 22:00 h - Nelson dos Teclados
Das 22:00 h às 00:00 h - Forró A Lenha
Das 00:00 h às 02:00 h - Patrícia Molhado
Das 02:00 h às 04:00 h - Boca Som Brasileiro

Dia 29/06 – Sábado

Das 18:30 h às 20:00 h- Banda A Resposta
Das 20:00 h às 21:00 h- Quadrilha Junina 
Das 21:00 h às 23:00 h- Erisvaldo e Banda
Das 23:00 h às 01:00 h- Forró Cheiro de Milho
Das 01:00 h às 03:00 h- Banda Flor do Ketu
Das 03:00 h às 05:00 h- Regaço e Cia

Dia 30/06 – Domingo

Das 18:30 h às 19:00 h -Marimbinha Xique
Das 19:00 h às 20:00 h -Samba de Roda Infantil
Das 20:00 h às 21:00 h- Dança Terno de Pescador
Das 21:00 h às 23:00 h- Forrozão Marimbada
Das 23:00 h às 01:00 h- Pedro Sampaio
Das 01:00 h às 03:00 h- Dubiran 

TODOS OS DIAS À TARDE DJ SAULO NA BARRACA DO LAERCINHO ESTÃO TODOS CONVIDADOS.

FONTE: XIQUESAMPA .

SEM POLÍTICOS: XIQUE-XIQUE APOIA MOVIMENTO NACIONAL E VAI AS RUAS NESTA QUARTA-FEIRA .











A manifestação em Xique-Xique será após o jogo da Seleção Brasileira saindo da Praça da Caldeira, o movimento é pacifico e sem a presença de politicos. 
A ONG APAXX informa a toda população que as manifestações vão continuar FIRME E FORTE . 



Nesta quarta-feira (26/06)2013), será um dia histórico pra Xique-Xique, vamos todos às ruas de nossa cidade apoiar os brasileiros que estão lutando por todo país por nossos direitos. Direito a uma educação de qualidade, saúde de qualidade, segurança pública, e sem dúvida contra corrupção nesse país. É hora de o Brasileiro dar um Basta em toda essa corrupção que acaba com as nossas escolas, nossas educação, corrupção que mata milhares de pessoas todos os anos. Agora, o povo de Xique-Xique precisa apoiar o movimento, precisa apoiar os brasileiros por todo esse país, não adianta ficar em casa assistindo a televisão que engana a todos, só mostrando atos de vandalismo (o vandalismo não nos representa), não adianta ficar nas calçadas assistindo o povo passar ou ficar assistindo novelas isso é que os políticos corruptos querem, portanto pais e mães venham paras ruas, tragam seus filhos e mostre a eles o que é lutar pela sua pátria, lutar pelo BRASIL . 

Aos professores de Xique-Xique: Esse é o momento de sair e protestar contra o descaso na educação! Seus alunos estão nas ruas será que eles estão errados? Aos policiais: reclamam tanto de condições de trabalho e melhoria salarial, esse é o momento de lutar. Aos comerciantes que tanto reclamam de segurança pública. Venha para as ruas, essa é a hora de gritar! Aos pais que reclamam e clamam por mais saúde esse é momento de você ser ouvido! Venha para ruas! Aos estudantes de Xique-Xique: Venham para as ruas, vamos protestar! Políticos corrptos tem medo de estudantes! Agora se estamos satisfeitos com toda essa corrupção e com todo o descaso nesse país. Podem ficar em casa, sentados no sofá assistindo televisão e se deixando enganar pela Globo e pela mídia que apóia os governos corruptos. Fiquem em casa que nós vamos lutar por vocês! Por todos vocês! Venha pras Ruas Xique-Xique. Um filho teu não foge a luta! Sem partidos, sem políticos, nossa bandeira é a do BRASIL! Esperamos a participação de todos os Xiquexiquenses. Essa Luta é de todos nós!

Dia 26 vamos parar o Brasil, a Bahia e Xique-Xique. Concentração na Praça da Caldeira logo após o jogo de Brasil X Uruguai. Na oportunidade, vamos discutir os pactos propostos pela Presidenta Dilma. "Precisamos de novo de uma legião de meninos nas ruas para assegurar a democracia". O Brasileiro Acordou! Vamos reclamar por toda corrupção que assola o nosso Brasil a anos, e a cada dia a roubalheira é maior ainda. Não temos saúde de qualidade, não temos justiça digna, não temos transparência com os cofres públicos, são temos transportes público de qualidade, não temos segurança pública de qualidade. Agora é hora quero ver Xique-Xique tremer com esse movimento, vamos protestar, agora é a vês do povo! Chega de corrupção .

ONG: APAXX: Acadêmicos e Profissionais em Ação por Xique-Xique (Bahia) .

FONTE: APAXX .

CIPE/SEMIÁRIDO (CAESA) ERRADICA 03 PLANTIOS DE MACONHA EM XIQUE-XIQUE

Foram encontrados 03 (três) plantios de maconha, num total de 9.700 pés de maconha. Alguns já estavam com 1,70 m de altura, pronto para colher . 

Após minucioso levantamento realizado por policiais da CIPE/Semiárido com ajuda de populares, na madrugada do dia 22/06, por volta das 03h00, uma patrulha desta Unidade Especializada seguiu sentido a Ilha do Gado Bravo, município de Xiquexique. A travessia foi realizada com o uso de uma embarcação, e ao chegarem ao ponto indicado no levantamento foram recebidos a tiros pelos traficantes, tendo revide por parte dos policiais. Na área foi encontrado 03 (três) plantios de maconha, estando a erva tamanhos variados, perfazendo um total de 9.700 (nove mil e setecentos) pés . 

Alguns já estavam com 1,70 m de altura, pronto para colher. Na troca de tiros, os policiais conseguiram realizar a prisão de Almir Nascimento, 22 anos, que disse estar em companhia dos comparsas de prenome “João” e “Edí”, todos residentes em Xique-Xique, que conseguiram fugir. Ainda foi encontrado no local do plantio pulverizador, defensivo químico, adubo, farta quantidade de gêneros alimentícios e um barraco utilizado para o descanso dos traficantes. Os plantios eram irrigados com água do rio mediante de uma rede de canos com a utilização de um motor. A erva foi ceifada e incinerada. Os policiais ainda permanecem na Ilha a fim de capturar os foragidos, bem como verificar a existência de mais plantios nas imediações . 

FONTE: CDL XIQUE-XIQUE .

DESCASO: POVOADOS DE GENTIO DO OURO (BA) SOFREM COM ENGAVETAMENTO NAS OBRAS DE INSTALAÇÃO DE ENÉRGIA ELÉTRICA .











Os afazeres básicos do dia a dia dependem da utilização da energia elétrica mas já se tornou um grande desafio para moradores .


Moradores dos povoados de Barriguda, São Domingos, Santana e Barra da Santana em Gentio do Ouro vem sofrendo há décadas com a falta do fornecimento de enérgia elétrica a décadas. O que era a realização de um sonho para as 50 famílias, com o inicio das obras de eletrificação em 2011 através do Programa Federal Luz Para Todos. Hoje se tornou em um enorme pesadelo com o engavetamento das obras, após 40% de toda etapa concluída. Conforme a Celba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) a justificativa para paralisação na conclusão das obras refere-se aos moradores dispor de painéis solares fotovoltaico, dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica .

O atual sistema elétrico não corresponde aos anseios dos moradores, pois a quantidade de energia gerada pelo painel solar é limitada e suficiente apenas para manter acesas algumas lâmpadas fluorescente de 9 Watts e um aparelho de TV por algumas horas. A chegada da luz elétrica, dentre outras, representará melhorias da qualidade de vida e novas possibilidades de geração de renda para as famílias das localidades contempladas pelo projeto .

Por Romeu Júnior

FONTE: CONEXÃO GENTIO DO OURO .

SINBORJA REPUDIA PRISÃO E AGRESSÃO A JORNALISTAS PELA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA .

Por Gervásio Lima (FOTO), Jornalista, Históriador e Colaborador do Blog Xiquesampa .

Sindicado dos Jornalistas da Bahia repudia ação da Policia Militar de Salvador .

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) protesta vigorosamente contra atos de repressão praticados neste sábado (22/06), por policiais militares contra os jornalistas Francis Juliano, Evilásio Júnior e Tiago di Araújo durante a repressão a manifestantes na região do Iguatemi. O repórter Francis Juliano, do Bahia Notícias, foi preso e conduzido para a 16ª Delegacia Territorial, na Pituba ao questionar a policiais sobre o motivo de espancarem um fotógrafo. Em seguida, o editor-chefe Evilásio Júnior foi agredido com palavrões, empurrões e spray de pimenta no rosto, por determinação do capitão PM Themístocles. 

Os policiais, além da prisão arbitrária, agrediram os jornalistas com palavrões. Policiais também forçaram  na reigão dos Barris, o fotógrafo Tiago di Araújo, do Ibahia, a apagar fotos de sua máquina sobre a repressão ao movimento de protesto. Além do registro público das agressões, o Sinjorba encaminhará ao Governo da Bahia protesto formal e também solicitará ao Ministério Público Federal, que já avalia excessos cometidos pela PM na repressão aos manifestantes, solicitação de apuração dos fatos. O Sinjorba apoia as manifestações do povo brasileiro realizadas ao longo dos últimos dias, pedindo respeito à integridade física e ao direito de expressão garantidos pela Constituição Brasileira. É função dos jornalistas registrar os fatos decorrentes da ida da população às ruas e quando esta atividade é cerceada pela brutalidade policial, trata-se de um grave sintoma da tentativa de encobrir o descontrole, abuso de autoridade e falta profissionalismo dos que atuam nas ruas para manter a ordem pública.

Salvador, 22/06/2013.

Marjorie da Silva Moura
Presidente do Sinjorba

FONTE: XIQUESAMPA .

24/06/2013

LUTO: MORRE RADIALISTA XIQUEXIQUENSE CARLOS OLIVEIRA VITIMA DE INFARTO .













Curiosamente os Radialistas Wilson Luis e Carlos Oliveira faleceram de Infarto este ano .

O Radialista Carlos Oliveira faleceu às 07:00hs na manhã deste domingo (23/06/2013) no Hospital Regional de Irecê (Ba) vitima de um infarto, falecendo aos 37 anos de idade. Seu sepultamente será nesta segunda-feira em Irecê onde a maioria de seus familiares residem. A cerca de 15 dias atrás Carlos Oliveira sofreu um principio de AVC (Acidente Vascular Cerebral), fez vários exames e consultas, preferiu então ir pra cidade de Irecê proseguir com mais exames e consultas. Na manhã deste domingo Carlos Oliveira voltou a passar mal e foi levado imediatamente ao hospital regional de irecê onde entrou em óbito aos 37 anos, poucos minutos de ser atendido por uma enfermeira . 

O Radialista Carlos Oliveira trabalhou por muitos anos na Rádio Fm Xique-Xique, comandava o programa Tribuna Esportiva junto com Dé e o cometárista esportivo Wilson Luis que curiosamente tambem faleceu vitima de um AVC no dia 02 de março de 2013 no mesmo Hospital Regional de Irecê. Carlos Oliveira trabalhava atualmente na Rádio Cactus Fm como repórter do Jornal Para Todos. Amigos da Rádio Cactus Fm foram para a cidade de Irecê pra se despedirem desse grande cidadão que tive o prazer de conchecer onde participei do programa Tribuna Esportiva em 2011 com Carlos Oliveira e Dé na Fm Xique-Xique. Carlos Oliveira é sobrinho do pastor Rômario e Dinho Z que eram músicos na Banda Xiquexiquense The-Jetsons .

"Descanse em Paz Carlos Oliveira, meus pêsames a familia enlutada", Adriano Britto .

Colaboração: Jotta Enne (Radialista da Rádio Cactus Fm) .

FONTE: XIQUESAMPA .

21/06/2013

COMEÇA NESTA SÁBADO O 9° SÃO JOÃO DO BAIRRO DA PONTA DA ILHA EM XIQUE-XIQUE BA .










A Prefeitura munícipal de Xique-Xique e comunidade do Bairro da Ponta da Ilha convida o povo Xiquexiquense para participar do 9° São João da Ponta da Ilha . 

O Arraía da Ponta da Ilha 2013 começa nesta sábado, são aguardados mais de 5.000 pessoas por dia na Praça do Bairro da Ponta da Ilha nos dias 22, 23 e 24 de Junho. As atrações incluem brincadeiras para a criançada, adultas, apresentação e apresentação de "Quadrilhas Juninas". O João da Ponta da Ilha ja é tradicional, proporciona o aquecimento da economia do bairro, superando todas as expectativas de movimento. Em média 20 barracas, 40 ambulantes, 5 capeteiros, 6 barracas de lanches, 5 bancas de espetinhos e churrascos e mais bares servindo como praça de alimentação vizinhos ao circuito. O esquema de segurança funciona com o posto de segurança, e mais a presença da Polícia Militar .

PROGRAMAÇÃO DO ARRAIÁ DA PONTA DA ILHA 2 0 1 3 :

SÁBADO 23/06/2013: 

As 19:00 hs, o São Gonçalo abre a festividade, resgatando a nossa cultura. Shows com Agnaldo Feitosa, Flor do Ketu, Chamega Nega e Amor de Sedução .

DOMINGO 23/06/2013:

-As 10:00 hs cavalgada pelas ruas de nossa cidade, finalizando no Bairro da Ponta da Ilha, as 17:00 hs programação infantil, as 20:00 hs a " Quadrina da Ponta da Ilha" vai animar o Arrasta Pé. Shows com Olavo Arrasta Povão & Banda, Nelson dos Teclados e Brilho do Forró .

SEGUNDA 24/06/2013:

As 17:00 hs Pau de Sebo e Concurso de Forró, Renato Wandiny, apresentação da " Quadrilha Forrozeiros do São Gonçalo. Shows com Patrícia Molhada e Deilson e seus Teclados encerra os festejos do Forró Xique 2013. Traga a sua familia e venha se divertir no São João da Ponta da Ilha .

REALIZAÇÃO: Prefeitura Munícipal de Xique-Xique e Secretária de Educação e Cultura .

FONTE: ASCOM PM DE XIQUE-XIQUE BA .

20/06/2013

CONSELHO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL REALISA VIDEO CONFERÊNCIA SOBRE IMPLANTAÇÃO/REESTRUTURAÇÃO CMDS .

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) realiza na próxima quarta-feira (26/6), às 8h30, uma videoconferência sobre o processo de Implantação/Reestruturação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS). Além de representantes de entidades e organizações e movimentos sociais, participarão os secretários de Estado da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles; de Relações Institucionais, Cesar Lisboa; o Superintendente da Agricultura Familiar, Wilson Dias; o Diretor-Presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, Vivaldo Mendonça e o Diretor-Presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, Elionaldo de Faro Teles.

Secretaria de Relações Institucionais
Coordenação de Politicas de Juventude
CAB  - 3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 3ª andar, Paralela.
www.juventude.ba.gov.br 

Por Gervásio Lima, Jornalista, Históriador e colaborador do Blog Xiquesampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

RECORDAR É VIVER: ESTUDANTES XIQUEXIQUENSES ESPERANDO O VAPOR NO PORTO DO GENIPAPO .

Em pé da esquerda: Rodrigo Marçal, Isaldo Neiva e Ney Barreto Júnior. Agachados: Ney Dilson Barreto, Rui Cerqueira, Valtércio Nogueira, Cassimiro Barreto, Raul Marçal, Édson Lopes e Neusiton Baraúna . 

Esta foto registra um dos mais importantes e característicos momentos vividos pelos estudantes de Xique-Xique (BA), entre o final da década de 1950 e início da década de 1960: o fim das férias e o momento de retornarem aos colégios internos, em Salvador . 


Ante a inexistência de uma boa rodovia para Salvador e, como a passagem de avião era muito cara, a opção era viajar pelo Rio São Francisco. No entanto, na estação seca, quando o vapor não entrava em Xique-Xique, a solução era pegar um paquete e se dirigir para o outro lado da Ilha do Gado Bravo e esperá-lo, no porto do Genipapo. Era um lugar sem as mínimas condições de conforto e somente a idade estudantil aguentava, com bom humor e paciência o momento em que o vapor encorasse no porto do Genipapo, pois, até para isso, não havia momento e nem hora determinada. Os leitores sexagenários, com mais de 65 anos de idade, com certeza identificarão os garotos da foto. Mas para os mais novos, inclusive descendentes dos fotografados, vai aqui os nomes dos artistas para que não sejam esquecidos pelos atuais estudantes que dispõem de todo o conforto nas suas viagens de idas e vindas para Salvador .

FONTE: BLOG XIQUEXIQUE DE JUAREZ CHAVES .

18/06/2013

MANIFESTAÇÕES E ACESSO AO ESTÁDIO DEVEM SER ASSEGURADOS, DIZ GOVERNADOR .

O secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida, afirmou nesta terça-feira (18), que as manifestações em várias capitais do país, inclusive Salvador, demonstram o “amadurecimento da democracia no Brasil”. De acordo com ele, a orientação do governo é que o direito de manifestação conviva com o direito de acesso ao estádio, das famílias que vão assistir aos jogos da Copa das Confederações. “Na democracia é assim, cada um expressa a sua opinião e vontade e respeita a opinião e vontade dos outros”, reforçou. Robinson garantiu que o Governo do Estado reconhece o direito do cidadão de protestar e reivindicar melhorias para seus estados e para o Brasil. “Nós tivemos ontem uma experiência em Salvador, onde o direito a manifestação conviveu com outros direitos de todo cidadão, inclusive a segurança dos manifestantes. Esperamos que este seja o padrão de outras manifestações que estão agendadas”, observou.

Por Edmundo Filho, Coord Rádio Agecom .

FONTE: AGECOM .

17/06/2013

METRÔ DE NOVA YORK: UM PASSO À FRENTE EM TRANSPORTE PÚBLICO .












Enquanto a cidade de São Paulo vive dias de tensão por conta dos manifestos sobre a qualidade e o preço do seu transporte público, em Nova Iorque a discussão é outra . 

Com uma capilariade madura e um volume enorme, intenso e diversificado em suas linhas de metrô, o desafio agora é oferecer de forma mais ágil e interativa informações sobre trajetos e estações. Tudo por conta de uma iniciativa ousada do Control Group, uma empresa privada de soluções tecnológicas, contratadas pelo MTA , para prover este avanço. O produto é genial! A partir deste ano, 90 quiosques touch-screen, de 47 polegadas, trarão todos os tipos de conteúdo, como atrasos, interrupções, e, claro, os anúncios (que hoje trazem100 milhões de dólares em receitas para a MTA por ano -principalmente em sinalização de papel -, o que poderia aumentar, e muito, com estes novos pontos digitais) .

Porém, sua mais poderosa interação será o seu mapa. Você olha para ele, toca seu destino pretendido e o mapa busca o seu percurso, incluindo as transferências ao longo do caminho. Futuramente seus desenvolvedores explicam que o mapa contará com pontos de interesse para aumentar a experiência para os turistas. E graças a um backend robusto, através das análises de dados, o MTA vai rapidamente ser capaz de priorizar quais pontos devem ser de maior destaque especial - um potencial para novos anúncios sazonais. Por exemplo, o Rockefeller Center pode ser uma atração maior no inverno, quando a sua árvore de natal é instalada e os turistas estão por lá. Os quiosques também serão equipados com módulos extras - câmeras de vídeo, microfones, e Wi-Fi - para abrir toda uma camada secundária de coleta de dados e interface. Com câmeras e microfones, o MTA pode permitir a comunicação em duas vias ( muito útil principalmente para situações de emergência). 

Enquanto isso, o Wi-Fi abre portas para a uma rede enorme de usuários de celulares com acesso à Internet.Tendo em conta que a média das pessoas espera de 5 a 10 minutos em uma plataforma, seus idealizadores veem um grande potencial de engajamento e experiências patrocinadas. Por exemplo, um jogo online em rede enquanto as pessoas esperam o trem, ou streaming de conteúdo de mídia, como TV e video clipes . Um turista pode, naturalmente, fazer algo muito mais prático também, como o download de um mapa da cidade.Enfim, avanços como este apontam uma sintonia atual e madura entre empresas, orgãos públicos e as necessidades da população. Um passo à frente não só em tecnologia, mas também em cidadania, e porque não, da prórpria economia de um país.

Com informações de Fast Company.
Escrito por Marcelo Brandão .

FONTE: CONSUMIDOR MODERNO .

TRANSPORTE PÚBLICO É A MANEIRA MAIS LENTA DE LOCOMOÇÃO NO RJ E SP, APONTA ESTUDO .











Para avaliar a mobilidade urbana nas cidades do Rio e em São Paulo constatou que seus habitantes são reféns do trânsito . 


A ideia era detectar quanto tempo os moradores levam no trajeto casa-trabalho. Para isso, quatro participantes simularam trajetos para saber quanto tempo se leva, considerando ida e volta durante o período que vai das 8h as 17h30. Como base no estudo, o grupo carioca saiu da Barra da Tijuca em direção ao centro, totalizando um percurso de 28 km. Já a equipe que trafegou por São Paulo partiu do bairro do Brooklin em direção ao centro, percorrendo um total de 14 km. Um dos critérios de análise foi o tempo de chegada e cada tipo de mobilidade de transporte utilizada. Ao considerar todos os meios de transporte utilizados, o metrô, em ambas as cidades, foi o que mais apresentou problemas. No Rio de Janeiro os vagões apresentaram muita sujeira, enquanto em São Paulo o principal problema foi a superlotação. 

Já em relação ao ônibus, a capital fluminense apresentou maior tempo no trajeto, enquanto os paulistanos, além do tempo relacionado à integração, houve diversas interrupções pelo percurso, o que aumentou o tempo de viagem. A moto foi o meio de transporte mais rápido para os dois casos, com uma ênfase para São Paulo onde as faixas preferências auxiliaram na velocidade do percurso. No caso do carro houve dificuldade na ida no primeiro dia da pesquisa e dificuldade na volta no segundo dia. Em São Paulo foi constatado que o motorista sofre com o congestionamento sempre na volta do trabalho. “Em resumo, ao somarmos todos os tempos de deslocamento com cada meio de transporte em cada cidade, a ordem de permanência no trânsito no Rio e em São Paulo foi a mesma: moto, carro, metrô e ônibus”, finaliza a PROTESTE.

*Com informações do Ciclo Vivo

FONTE: CONSUMIDOR CONSCIENTE .

15/06/2013

XIQUEXIQUENSE ROLDÃO FARÁ TRAVESSIA COM BARCO CONFECCIONADO COM MÍDIAS DE DVDs e CDs .

O artista plástico e artesão Xiquexiquense Carlos Roldão fará uma travessia no rio são francisco na ipueira em um barco confeccionado por mídias de dvd e cd na manhã deste domingo (16/06/2013). 



Pra terminar de construir o barco roldão conta com a sua doação, por isso o artista pede a toda população de nossa cidade que doe mídias usadas ou não e que entregue agora mesmo na Cactusfm De Xiquexique.

Em 17 de maio de 2010 a Prefeitura Municipal de Santa Rita de Cássia, cidade distante 1.027 km de Salvador, inaugurou uma imagem do artista Roldão. A escultura religiosa é a padroeira da cidade, que também realiza todos os anos a missa no dia 22 de maio, para o artista este trabalho é um dos mais importantes de sua vida. O artista e escultor da imagem, o Xiquexiquense Carlos Roldão, disse que quando começou a fazer a escultura sentiu uma grande emoção devido esta ser a primeira imagem da Santa que ele fez. “Passei 40 dias para confeccionar esta imagem. O processo de construção se começa com o modelo, em seguida faço este modelo com água e argila e depois a fibra. Fico muito feliz de ver a imagem sendo apreciado por tantos fiéis”, explicou. Na manhã do dia 12/6/2011, domingo, o artista plástico Carlos Roldão, de 45 anos atravessou a ipueira de Xiquexique em um barco de papel .

Popularmente conhecido por "Roldão", ele tem 47 anos e é natural de Xique-Xique BA. Esculpe, modela, desenha, pinta, restaura, faz dobraduras, esculturas com garfos, entre outras. Entre suas grandes produções destacam se: Restauração do Altar Mor e Nichos, da Igreja Bom Jesus dos Navegantes ( Perante ao Frei Luiz/Barra do Rio Grande-Ba), Pescador (Entrada da cidade Xique-Xique-BA), Mãos com a Bíblia (Praça da Bíblia em Xique-Xique-BA), Mãos jogando Água (Fonte Luminosa – praça em Canarana -BA), Praia com coqueiros (Painel em cimento alto e Baixo Relevo -Brasília-DF) Pescador (painel em cimento alto e baixo relevo- Xique-Xique-BA), Escultura em Cerâmica – Nu Artístico (Exposição coletiva no museu de arte moderna de Salvador- Solar do Unhão). Aqui alguns trabalhos do meu primo, escultor e artesão Xique Xiquense, Carlos Roldão .

"A arte é a auto expressão, lutando para ser absoluta" Carlos Roldão . 

FONTE: XIQUESAMPA .

14/06/2013

XIQUE-XIQUE: SABATINA COM DR. RICARDO, DR. LULA, JOÃO LEÃO, SÉRGIO NOGUEIRA, PADEIRINHO E TANTÃO .

Em rápida entrevista a Rádio Cactus Fm, o prefeito Ricardo Magalhães, o vice Lula, o Deputado Federal João Leão e Sérgio Nogueira falaram de projetos, estiverasm presentes Padeirinho e Tantão .

DR. RICARDO: Alem de vários questionamentos pra nossa cidade, o Prefeito de Xique-Xique DR. Ricardo Magalhães cobrou no ar ao Deputado Federal João Leão a conclusão da Estrada BA 210 ligando nossa cidade a Sento Sé, cobrou tambem o esgotamento sanitário em nossa cidade, o Prefeito disse que o projeto de esgotamento sanitário de nossa cidade já vem sendo estudado pela Codevasf. João Leão rebateu dizendo que o esgotamento em nossa cidade ja deveria ter sido concluido e que a cidade de Barra ja possui seu esgotamento e o por que de Xique-Xique ainda não possuir o seu por que? João Leão exigiu que o Prefeito Ricardo cobre urgente da Codevasf o esgotamento sanitário de nossa cidade. No final de sua palavra, o prefeito Ricardo Magalhães pediu à todos Xiquexiquenses que curtissem a Festa da Cidade com muita paz e que fez o máximo na contratação de Bandas de ótima qualidade, mesmo com um orçamento bem apertado e com tantas dificuldades, mas mesmo assim a festa da cidade não poderia ficar de fora dos festejos de aniverário em comemoração aos 85 anos de emancipação política de Xique-Xique .

DR. LULA: O vice-prefeito DR. Lula questionou que a nossa cidade precisa urgente de mais projetos voltados pro pequeno agricultor, uma agricultura familia que incentive o pequeno produtor, alem de cobrar a alteração do nome do projeto Baixio de Irecê e que ele não nada com o povo da cidade de Irecê, mas que o nome do projeto se chame "Baixio do São Francisco", o deputado João Leão rebateu dizendo que o nome do projeto tem que ser "Baixio de Xique-Xique" .

JOÃO LEÃO: Curtiu muito a festa da cidade, adorou a animação do público e que ficou surpreso com a apresentação da Banda Seu Maxixe, no tocante a investimentos pra nossa cidade o Deputado disse que levou projetos a cidade de Barra-BA, e que agora em diante lutará por projetos e investimentos voltados pra cidade de Xique-Xique, o deputado tem direito a uma emenda no valor de R$ 15 milhões pra projetos em todo Estado. Sugeriu que o prefeito Ricardo Magalhães nomeie o Vice-Prefeito LULA como como Administrador de Novos Projetos da cidade como a conclusão da Rua 6, fazendo dali uma rua ampla com um calçadão enorme e bem urbanizado, exigiu que Lula cobre de João Leão sempre que precisar de projetos voltados pra Xique-Xique. O Deputado disse que Lula fique no pé de Sérgio Nogueira (Funcionário da Secretária do Estado) no sentido de providências pra ajudar as Associações Comunitárias do município, falou tambem que o Vice-Prefeito Lula reuna com Tantão (Secretário de Agricultura) E que juntos possam diagnósticar os problemas da pesca e outros assuntos voltados pro pequeno e médio agricultorcomo tambem assuntos voltados pra pesca de nossa cidade .

SÉRGIO NOGUEIRA: Falou em seu pronunciamento a rádio cactus que a cidade de xique-xique não tinha uma secretária de agricultura e que apartir de março deste ano foi criado a secretária em nossa cidade! Na nossa secretária foram conquistados 3 veiculos atraves do sec estadual de agricultura eduardo sales, 4 unidades tecnicas de demonstração da palma nos povoados de serra azul, rumo cajueiro II e uma unidade em um outro povoado perto de copixaba e tamem a secretária de Xique-Xique adquiriu uma maquina de agricultura de agricultura .

FONTE: XIQUESAMPA .

13/06/2013

PARABÉNS XIQUE-XIQUE 85 ANOS! CURTA A FESTA DA CIDADE NA PAZ NESTES 4 DIAS DE COMEMORAÇÃO .










Está situado à margem direita do Rio São Francisco que abriga um porto de grande importância para economia da região .

Xique-Xique é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 era de 45.562 habitantes, hoje são quase 50.000 hab. Durante a administração do Governador Tomé de Souza passou por esta região uma expedição exploradora. No século XVII surgiu a fazenda praia ao Cabo da Ipueira de propriedade do português Theobaldo Miranda Pires de Carvalho. Antes de terminar o século XVII um grupo de garimpeiro da Serra do Assuruá, instalou-se na ilha do Miradouro nascendo ali o 1º núcleo de populacional habitado por europeus.Está situado à margem direita do Rio São Francisco que abriga um porto de grande importância para economia da região.Desde a emancipação de 06 de junho de 1832 ou a instalação oficial do município com o nome de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique em 23 de outubro de 1834, o município foi administrado pelo poder legislativo. Os vereadores eram em números de 7 e seu mandato era de 2 anos. Quem fosse escolhido pelos colegas para presidente da mesa-diretora da câmara municipal era o responsável pela direção geral do município .

Em 1853 foi criada a Comarca de Chique-Chique extinta em 1879 restaurada em 1915. O conselheiro Luís Viana foi promotor de justiça da Comarca de Chique-Chique, entre 1872 e 1878, e um dos proprietários tricentenária fazenda Carnaíba, localizada a sudeste da sede municipal.A partir da proclamação da república, em 1889, e da constituição republicana em fevereiro de 1891, é instituída a figura do intendente que em passa a ser chamado de prefeito. O primeiro intendente municipal foi o coronel Gustavo Magalhães Costa. Antes de 1928 ( quando a vila foi elevada a cidade), foram intendentes: João Martins Santiago, Ciro Medeiros Borges, José Adolfo de Campo Magalhães, Manoel Teixeira de Carvalho, e outros .

Concheçam um pouco Xique-Xique, em termos municipais simbolizam:

O Verde – Todas as atividades nos campos, e o xique-xique, cacto do qual veio o topônimo do Município.

O Amarelo – O ouro e demais minérios do solo chique-chiquense e a luz da fé e da intelectualidade do seu povo.

O Azul – O Rio São Francisco com toda a sua expressiva importância na História e desenvolvimento do Município.

O Branco – A pureza de costumes que gera e garante a paz, e as virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade), também indispensáveis no uso dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

O Vermelho – o amor e o sacrifício do povo chique-chiquense pelo progresso e bem estar do seu município.

EducaçãoO município de Xique-Xique conta com diversas escolas públicas sendo municipais e até mesmo estaduais. São 2 os colégios particulares, Escola Cecília Meireles e Instituto Educacional Evolução, ambos com educação do maternal ao ensino médio. O maior colégio de Xique-Xique que é estadual, chama-se Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães ou mais conhecido como "Modelo". Nele há uma biblioteca com um grande acervo de livros e também uma quadra esportiva onde os alunos realizam atividades, um campus da Uneb, faculdades particulares e em breve um IF Bahia .

LazerEm Xique-Xique a principal atração turística é o Parque Aquático Ponta das Pedras (PAPP) que fica situado próximo ao Hospital Julieta Viana. Toda a população da região, frequenta este parque durante os domingos, que é o dia em que o Parque funciona. Nele há piscinas infantis com alguns brinquedos e também piscinas para adultos. Logo atrás do parque é possivel ver o Rio São Francisco coberto de várias ilhas onde é possivel realisar passeios e pequiniques tomando cuidados com as águas traiçoeiras do Velho Chico. Durante a Festa da Cidade atrações locais e de fora realizam a festa.Há a presença de trio elétrico que percorre a Avenida Principal chamada Avenida J.J. Seabra localizada no Centro da cidade. Os turistas contam com a presença de hotéis para hospedagem,e um desses hoteis possui 2 piscinas para seus hóspedes. Nesse hotel tambem acontece shows de grandes bandas. Grandes atrações ja tocaram como: Raça Negra, a cantora Diana,Reginaldo Rossi,Psirico, entre outros .

"Ser Xiquexiquense é massa! Parabéns à todos conterrâneos, lutemos por nossa terra", Adriano Britto.

FONTE: WILKIPÉDIA E BLOG XIQUESAMPA . 

12/06/2013

NESTA QUINTA-FEIRA (13/06/2013) COMEÇA A FESTA DA CIDADE DE XIQUE-XIQUE 85 ANOS DE EMANCIPAÇÃO .

Xique-Xique, cidade do interior da Bahia com aproximadamente 50.000 habitantes, onde nasci e aprendi a amar essa terra! Confira fotos dessa cidade linda, banhada pelo Rio São Francisco (Velho Chico) e com um turísmo em franca expanção. Uma homenagem feita do Adriano Britto do Blog Xiquesampa dedicada a todos Xiquexiquenses e simpatizantes dessa histórica cidade do Baixo Médio São Francisco .

Programação da Festa da Cidade de Xique-Xique 2013:

13/06/-Negra Cor, Seu Maxixe e Boca Som Brasileiro e Flor do Ketu (Atraçõs Locais)

14/06-Mulheres Perdidas, Jau, Fantasmão e Banda Cabeça Grande (Atração Local)

15/06-Arrastão Fest com Guettho è Guettho às 17:00hs, Adão Negro, Forrozão, No Breack (Atração Local) e Marimbada (Atração Regional) 

16/06-Ragathoni, Amor de Cinema, Bandana e Patricia Molhada (Atração Local) .

FONTE: BLOG XIQUESAMPA, REAPROXIMANDO XIQUEXIQUENSES .

AGRICULTORES REMANEJADOS DO PERÍMETRO DE MIRORÓS EM IBIPEBA (BA) ESCOLHEM LOTES .

Os agricultores que participam do processo público de remanejamento do perímetro Mirorós, em Ibipeba, no Oeste Baiano, vão escolher os lotes de destino no perímetro de Formoso, nesta quinta (13) e sexta (14) na Superintendência Regional da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa. Na última semana, os produtores que manifestaram interesse na transferência para os perímetros Nupeba e Riacho Grande, em Riachão das Neves, escolheram os lotes de destino durante reunião no escritório de apoio técnico da Codevasf em Barreiras. O remanejamento atende à demanda dos agricultores que sofrem com a crise de falta de água na barragem Manoel Novaes, que afeta o perímetro irrigado de Mirorós.

José Adelson da Silva, agricultor que representa os interessados nesse processo de remanejamento, avalia positivamente a transferência. O agricultor Valtomiranda Bastos produzia banana em Mirorós e acredita que a produção deverá aumentar no perímetro de Nupeba. O edital de chamada pública, exclusivo para os produtores irrigantes de Mirorós, recebeu 56 propostas interessadas no remanejamento – 17 para Formoso e 39 para Nupeba e Riacho Grande .

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br
Contato: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf
Fone: (61) 2028-4758/4627/4769
E-mail: radio@codevasf.gov.br 
Facebook: https://www.facebook.com/Codevasf  

FONTE: ASCOM CODEVASF .

11/06/2013

GENTIO DO OURO-BA: POPULAÇÃO RECLAMA DO AUMENTO DE 80% NAS CONTAS DE ÁGUA .












Em pronunciamento, o Prefeito Ivonilton Vieira, declarou ser terminantemente contra ao aumento e caso necessário, irá recorrer as esferas litigiosas para redução da tarifa .

A população da sede do município de Gentio do Ouro (BA) vem sofrendo com o aumento cometido pela Empresa Baiana de Saneamento Básico (Embasa) através da cobrança de tarifa pelo esgotamento que incide em 80% no valor da conta de água, que vem sendo considerado pela população como abusivos e oneroso. Por exemplo, usuários que estavam acostumados a pagar em média 50 reais mensais, após o reajuste, estão pagando cerca de 90 reais mensais. Uns dos maiores reclame da população refere-se ao rodízio ou colapso no sistema de abastecimento local no qual é bastante deficiente . 

O fornecimento de água ocorre 2 vezes por semana e por algumas horas e que devido a insuficiência no abastecimento, moradores necessitam comprar água a preço elevados. No dia 29/05 foi realizada na Câmara Municipal de Gentio do Ouro, reunião publica com a presença do executivo, legislativo e a população em geral para contestar cobranças supostamente abusivas nas contas de água e esgoto ao Sr. Raimundo Neto, Gerente Regional da Embasa. 

Por: Romeu Júnior

FONTE: CONEXÃO GENTIO DO OURO .

CAESA COMBATE NARCOTRÁFICO E ERRADICA 4.000 PÉS DE MACONHA EM XIQUE-XIQUE .










Tudo isso é maconha pronta pra ser comercializada, os militares erradicaram 3.500 pés da erva e mais 500 mudas da droga .

“Se quisermos que sucesso, glória acompanhem nossas armas, jamis  devemos perder de vista os seguintes fatores: A doutrina, o tempo, o espaço o comando e a disciplina,a arte da guerra". Major PM Valter Santos Araújo (Comandante da Caesa). Tudo isso é MACONHA, pronta para ser comercializada. No último final de semana em Xique-Xique, por volta das 19:00 hs, a Caesa recebeu uma ligação anônima informando sobre um plantio de maconha no interior de Xique-Xique. Imediatamente convocamos a tropa e fizemos o planejamento bem como preparamos a logística necessária para a missão. Por volta das 03:00 hs da manhã, após instrução, embarcamos em uma lancha e atravessamos o rio São Francisco em direção à ilha do Gado Bravo, município de Xique- Xique. Na ilha, fizemos a progressão em direção ao plantio da droga e surpreendemos o traficante que se encontrava no meio da roça molhando os três mil e quinhentos (3.500) pés de maconha e as quinhentas (500) mudas, o qual não demostrou nenhuma reação. Após a prisão em flagrante, no centro da roça de maconha, o responsável pelo plantio indicou outro parceiro com residência em outra localidade . 

De imediato foi acionada outra equipe por terra, que prendeu o segundo envolvido, ambos foram conduzidos para delegacia de Xique Xique, onde foram apresentados para que fossem tomadas as devidas providencias. Os pés de maconha erradicados foram incinerados no local e o acampamento destruído. O barco utilizado pelo traficante para atravessar o rio de Xique Xique em direção a ilha onde foi localizado o plantio, também foi apresentado a delegacia de polícia .

Por Ronald Davi .

FONTE: FOLHA DA BAHIA .

100 MILITARES: IRECÊ PREPARA OPERAÇÃO ESPECIAL DE SEGURANÇA PARA O SÃO JOÃO .

Luizinho Sobral reuniu-se com secretários municipais envolvidos com a festa e representantes das Polícias Militar, Civil e do Exército Brasileiro . 

O objetivo foi discutir o policiamento da Praça Clériston Andrade, onde serão realizados os principais shows, e dos espaços secundários, a exemplo do Mercadão, bairros e povoados. O planejamento também inclui a interdição das ruas que dão acesso à arena principal, fechamento da praça, montagem de pontos elevados de observação, patrulhamento ostensivo nos entornos da festa, saídas de emergência, monitoramento com câmeras de segurança, distribuição de viaturas em pontos estratégicos e em todas as entradas da cidade .

O São João de Irecê acontece entre os dias 21 e 24 de junho e mais de 100 homens e 10 viaturas farão o esquema especial de segurança durante todos os dias de festa. “Tenho certeza que, com planejamento e trabalho em equipe, vamos garantir a proteção e o conforto da população e de todos que vierem passar o São João em nossa cidade”, concluiu o prefeito .

FONTE: LÍDER NOTÍCIAS .

08/06/2013

PREFEITURA OFICIALIZA O TOMBAMENTO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DE SANTANA EM XIQUE-XIQUE .

No dia 6 de junho de 2013 é um marco para a história da cultura Xique-Xiquense. A Prefeitura realiza cerimônia que oficializa o Tombamento da Capela de de Senhora Santana do Miradouro. O Prefeito Ricardo Bessa e outras autoridades fizeram-se presente para assinatura do Termo de Acordo e Compromisso - TAC que garante o andamento das etapas seguintes do projeto de restauro. Estado, Município e Sociedade Cívil se unem em prol da preservação do patrimônio cultural .

Por Markileide Oliveira .

FONTE: XIQUESAMPA .

07/06/2013

IBITITÁ MONTA BASE DO SAMU 192, UNIDADE SERÁ INAUGURADA EM JULHO .

A Prefeitura Municipal de Ibititá inaugura em julho uma base descentralizada do SAMU 192 . 

Para suprir o novo serviço de emergência, a Secretária Municipal de Saúde montou equipe com 12 profissionais, entre técnicos de Enfermagem, condutores especializados, auxiliares e coordenadora. O SAMU 192 funciona 24 horas e tem como especialidade o atendimento de casos de natureza traumática. “Essa é uma importante vitória para nossa cidade e tenho certeza que vai ajudar a salvar muitas vidas”, destacou o prefeito Cafu Barreto .

Por Debora Suellen 

FONTE:  LÍDER NOTÍCIAS .

OIT ESPERA NÚMERO RECORDE DE DESEMPREGADOS, ULTRAPASSARÁ 202 MILHÕES NO MUNDO EM 2013 .

Em relação a 2007, são 28 milhões de pessoas desempregadas no mundo a mais. Em 2012, voltou a aumentar, com 197 milhões de desempregados, 4 milhões a mais do que em 2011 .

O desemprego mundial atingirá mais de 202 milhões de pessoas em 2013 e baterá o recorde absoluto de 199 milhões de 2009, estimou nesta terça-feira (22/1) a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em seu relatório anual sobre as tendências mundiais do emprego divulgado em Genebra. "Apesar de uma recuperação moderada do crescimento da produção" esperada para os próximos dois anos, "a taxa de desemprego deverá novamente aumentar e o número de desempregados no mundo vai crescer 5,1 milhões em 2013 para ultrapassar os 202 milhões e ganhar mais 3 milhões em 2014", consideram os especialistas da OIT. Em 2012, o desemprego voltou a aumentar, "com 197 milhões de pessoas sem trabalho", ou seja, 4 milhões a mais do que em 2011 (193 milhões). "Este número significa que hoje são 28 milhões de pessoas desempregadas no mundo a mais em relação a 2007. Ou seja, 28 milhões de desempregados a mais que no período anterior à crise", explicou à imprensa o diretor-geral da OIT, Guy Ryder .

Segundo o organismo, a recessão na Europa se propagou a nível mundial, afetando o emprego. "Até o momento, o principal mecanismo de contágio foi o comércio internacional, mas regiões como América Latina e o Caribe também foram afetadas pela crescente volatilidade dos fluxos internacionais da capital debilitando deste modo suas economias nacionais", segundo o relatório da OIT. A OIT corrigiu para baixo seus números do desemprego devido a novos dados, vindos principalmente da Índia. Durante uma entrevista coletiva, Ryder lamentou "a deterioração da situação do desemprego em todo o mundo", considerando que as perspectivas "não são boas"."As tendências vão em uma direção ruim", disse. O recorde absoluto do número de desempregados data de 2009, com 199 milhões. "Vamos bater este recorde em 2013", declarou à AFP um especialista da OIT. "As incoerências políticas", em "particular na Eurozona, com um tratamento dos problemas conforme eles apareciam", tiveram repercussões nas decisões relacionadas ao investimento, o que freou o crescimento do emprego.

Além disso, quando novos empregos são criados, eles se tornam inacessíveis para os desempregados de longa duração porque "exigem competências que eles não têm". Os jovens também são particularmente afetados pelo desemprego. Segundo a OIT, "73,8 milhões de jovens carecem de emprego no mundo, e a desaceleração da atividade econômica provavelmente conduzirá a outro meio milhão de jovens até 2014". Em 2012, o índice de desemprego dos jovens subiu a 12,6% e em 2017 deve alcançar 12,9%. Com a crise surgiu um novo fenômeno, ressalta a OIT, o dos jovens que vivem o desemprego de longa duração "desde sua chegada ao mercado de trabalho", uma situação inédita. Atualmente, 35% dos jovens desempregados nas economias desenvolvidas permanecem sem emprego por seis meses ou mais, contra 28,5% em 2007. Diante desta situação, cada vez mais jovens abandonam o mercado de trabalho "e não estão trabalhando, nem desempregados, nem na escola nem em formação". A médio prazo, segundo analistas citados no relatório, "a economia mundial deve se recuperar, mas o crescimento não será suficientemente forte para reduzir o desemprego com rapidez".

Assim, ainda com uma aceleração do crescimento, "estima-se que o número global de desempregados aumentará ainda mais até 210,6 milhões durante os próximos cinco anos". Outra conclusão deste relatório é que o crescimento da produtividade do trabalho desacelerou bruscamente em 2012, devido a "frágeis investimentos e às incertas perspectivas mundiais". O relatório da OIT considera "especialmente preocupante a tendência de uma desaceleração da produtividade do trabalho observada em certas regiões como América Latina e o Caribe", o que "sugere que os progressos na qualidade do emprego registrados nestas regiões durante os últimos anos possam ser difíceis de manter".

Por Brasil Econômico e AFP .

FONTE: XIQUESAMPA .

BRASIL: GOVERNO CRIA QUATRO UNIVERSIDADES FEDERAIS NO NORTE E NORDESTE .

A presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei que cria quatro universidades federais nas regiões Norte e Nordeste do país .

A medida foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) na última quarta-feira (5). Duas das universidades serão construídas no estado da Bahia, a UFOB na região oeste do estado e a UFESBA, no sul do estado. Já as outras duas serão no Sudeste do Pará (Unifesspa) e no Cariri (UFCA), no Ceará. Ao todo, as universidades ofereceram 145 cursos e mais de 38 mil vagas para os estudantes. De acordo com a presidente, na escolha dos novos campi, foram consideradas a capacidade de irradiação do ensino das regiões. “Criar universidades é um ato importante porque, além de criar oportunidades, tem um efeito transformador nas pessoas, nas regiões e no país . 

(…) E, principalmente, quando a gente sabe que o Brasil teve um processo longo para que essa questão, que é crucial, a questão do acesso a educação, principalmente da educação universitária, fosse colocada como uma questão fundamental de governo”, finaliza . 

FONTE: YAHOO BRASIL .

PROGRAMA ESTADUAL PODE REDUZIR PREJUÍZOS CAUSADOS PELA SECA NA BAHIA .

Com os prejuízos causados pela seca na Bahia, um programa para a recomposição das perdas agrárias e de animais pode ser criado no Estado . 

A indicação é da deputada estadual Maria Del Carmem (PT), que acompanhou o Plano Safra Semiárido anunciado pela presidente Dilma Rousseff a ser lançado até o fim deste mês. O plano anunciado por Dilma Roussef prevê a suspensão da execução das dívidas dos produtores do Nordeste até o fim de 2014, além de possibilitar desconto para a liquidação de empréstimos contratados até 2006 via Fundo Constitucional do Nordeste ou Tesouro Nacional. Operações contratadas a partir de 2007 que estavam inadimplentes em dezembro de 2011 serão renegociadas em até dez anos, com três anos de carência para o início do pagamento .

Enfrentando um dos piores períodos de estiagem dos últimos 40 anos, os prejuízos aos produtores rurais na Bahia são estimados em mais de R$ 800 milhões. Dentre eles estão a redução do rebanho bovino baiano em 70%; a queda da produção de leite em um terço (o que representa 1,5 milhões de litros/dia) e a perda das safras de feijão e milho. “Temos cerca de 2,7 milhões de pessoas vivendo no sertão e enfrentando dificuldades para honrar com seus compromissos e atender necessidades básicas. Diante dessa situação é urgente a elaboração de estratégias para a recomposição agrícola e pecuária”, defende Maria del Carmen .

FONTE: BOCÃO NEWS .

SELEÇÃO DE JACOBINA SE PREPARA PARA MAIS UM CAMPEONATO INTERMUNÍCIPAL .

Com mudança na gestão municípal, Seleção de Jacobina-BA espera definir convênio com a Prefeitura para mais uma disputa do Campeonato Intermunicípal 2013 .

A diretoria da Seleção de Jacobina já se reuniu por três vezes para definir nomes, e perfil dos atletas para o Intermunicipal 2013, faltando agora fechar o convênio com a Prefeitura Municipal para dá andamento ao projeto que a diretoria tem em mente, lembrando que ano passado Jacobina disputou a competição e com total apoio da gestão anterior passando para a 2ª fase e sendo eliminada pela Seleção de Crisópolis, para o Presidente Samir Oliveira o poder o publico garantiu ajudar a seleção com um apoio financeiro e que espera montar uma boa seleção, alguns nomes já foram citados na reunião para conversar e consequentemente acertar valores para que a seleção seja apresentada e comece as atividades já que este ano o Intermunicipal deverá começar dia 04/08/2013 com um unico jogo e no dia 11/08/2013 todas as seleções estreiem na competição .

FONTE: BLOG DO TARCISIO VELOSO .

05/06/2013

CANTOR FABIANO DA DUPLA SERTANEJA CEZAR MENOTTI & FABIANO VISITA GENTIO DO OURO .











Neste domingo (02/06), a cidade de Gentio do Ouro recebeu pela primeira vez a visita honrosa do cantor sertanejo de renome nacional Fabiano Menotti da dupla sertaneja Cézar Menotti e Fabiano .

Como não poderia deixar de ser, o cantor foi recepcionado com muita festa pelos moradores locais. Parte da infância, o cantor Fabiano Menotti morou na cidade de Gentio do Ouro. Atraído pela mineração, o ex-garimpeiro Toninho do Ouro, pai do cantor, instalou-se no município, desde então, Fabiano Menotti mantém uma sólida amizade com o casal Edmundo e Mônica Bastos.

Por: Romeu Júnior

FONTE: CONEXÃO GENTIO DO OURO .