30/09/2013

PREFEITURA DE BARRA INAUGURA DOIS CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS E UMA LINDA E GRANDE PRAÇA .

Nos PSF`s do Centro e do bairro Assunção: Dra. Dayne Lessa Silva coordenadora municipal de saúde bucal, ao lado do Governo da Barra, tem atuado em todas as frentes em busca da elevação dos índices de qualidade da saúde bucal no município. A mais nova conquista foi a instalação de dois novos consultórios odontológicos, um na Unidade de Saúde da Família do bairro Assunção e outro na Unidade de Saúde Dra. Zilda Arns, no centro da cidade. Segundo o Secretário de Saúde, Sr. Geilson Vieira, já está sendo viabilizada junto à Fundação Estatal da Saúde (FESF), a contratação dos profissionais que atuarão nas novas instalações. Com a implantação desses novos consultórios, além de aumentar o número de atendimentos odontológicos gratuitos na sede do município, a Secretaria de Saúde terá a possibilidade de ampliar a agenda de visitas da Unidade Odontológica Móvel (UOM), nas Comunidades da zona rural .

Governo da Barra Inaugura a Praça Nizan Guerreiro .








Reconstruída do zero a Praça da Igreja está linda e completamente funcional . 


Nesta quarta-feira, 25 de setembro, logo após a primeira novena de São Francisco, o Governo da Barra entregará a população mais uma obra de inestimável valor: a Praça da Igreja totalmente reconstruída. Com uma área de 3.732,92 m² a Praça Coronel Nizan Guerreiro foi feita do zero para se transformar na mais nova e completa área de lazer da cidade. O espaço está completamente urbanizado e pavimentado, equipado com 18 bancos tradicionais, 43 bancos circulares em concreto pré-moldados para apoio à missa campal, 3 mesas de jogos, bicicletário com 12 vagas, 22 vagas de estacionamento para motos, 22 vagas de para carros, área de convivência, pista de cooper e parque infantil .

FONTE: ASCOM PM BARRA-BA .

PREFEITURA DE IPUPIARA NA BAHIA ENTREGA MAIS UMA UNIDADE DE SAÚDE À POPULAÇÃO .

População de Ipupiara-BA recebe da Prefeitura mais uma unidade de saúde da Família .

Na manhã desta segunda-feira 30/09, a Prefeitura Municipal de Ipupiara, através da Secretaria Municipal de Saúde entregou à população, a Unidade de Saúde da Família Pedrito Alves da Silva, nome que homenageia um dos homens que mais trabalharam em prol da saúde deste município. O Ato de entrega ocorreu ás 10:00h e contou com a presença de Vereadores, Secretários Municipais, a Família do homenageado, o Prefeito David Ribeiro acompanhado da 1ª Dama Beatriz Andrade Ribeiro e a presença da população em geral. Quem visitou o local percebeu a grande diferença da citada Unidade de Saúde, a mesma está totalmente reformada, oferecendo aos funcionários e pacientes um local agradável e aconchegante, como deve ser uma Unidade de Saúde.

O Prefeito David Ribeiro disse estar muito feliz, pois esta é mais uma realização que beneficia o povo, não é por acaso que Ipupiara se destaca em toda a região, com uma saúde de qualidade, inclusive atendendo outros municípios. E não para por aí, amanhã dia 01º de outubro a Prefeitura irá entregar a população mais uma Unidade de Saúde da Família totalmente reformada e ampliada, trata da Unidade de Saúde Artur Gomes da Silva de Ibipetum, desde já a Prefeitura convida todas as pessoas para se fazerem presentes. Com trabalho e dedicação Ipupiara vai se destacando em toda a região como um município exemplo em varias áreas .

FONTE: ASCOM PM DE IPUPIARA-BA .

28/09/2013

PARTE DO TETO DO HOSPITAL JULIETA VIANA DESABA EM XIQUE-XIQUE-BA .










Estrutura antiga e precária! Parte do teto do Hospital Julieta Viana em Xique-Xique desaba .































Que não esperemos por vereador, Prefeito, Deputado, Governador...vamos o povo unido em beneficio do Hospital Julieta Viana, vamos organizar o movimento "Julieta Solidário", realizar ações como arrecadação, doações, mão de obra voluntária...enfim vamos a partir de agora criar esse movimento colocando Dr. Michell Oliveira que deu a notícia agora na Rádio FM Xique-Xique 99,3 em primeira mão! Gente independente de politicagem, ajudem tanto pessoas da situação como oposição. Precisamos tirar não só o Julieta Viana dessa situação mas também o Hospital Senhor do Bonfim. Gente que não fiquemos a discutir quem arrumou ou deixar de arrumar o telhado antes ou depois, vamos fazer a nossa parte. Mas o Hospital Julieta está em situação precária e já respirando por aparelhos está o nosso Hospital Julieta Viana, como se fossemos doar sangue a quem precisa doaremos SOLIDARIEDADE. As chuvas nessa região, o mês de outubro ta chegando, vem chuva por ai, por isso vamos fortalecer o movimento "JULIETA SOLIDÁRIO" JÁ .

25/09/2013

1° FESTA BENEFICENTE NATAL SOLIDÁRIO DAS CRIANÇAS CARENTES DE XIQUE-XIQUE BA .










Papai Noel Xiquexiquense faz a alegria de muitas crianças carentes de nossa cidade. Mais uma vês o Empresário Xiquexiquense Luis Barbosa, proprietário da Odontoxique em São Paulo e radicado na Capital Paulista a mais de 25 anos fará a alegria de várias crianças em nossa cidade. A mais de 10 anos o nosso conterrâneo o natal de muitas crianças carentes, distribuindo muitos brinquedos no natal realizando o natal de crianças dos povoados de Xique-Xique . 

As entregas dos presentes acontecem entre os dias 20 e 24 de dezembro. Esta ação teve inicio apenas no povoado do Saco dos Bois, eram apenas 40 crianças, hoje esta ação solidária ajuda a realizar o sonho natalino de mais de 600 crianças que chegam de canoas e fazem filas pra receber seu presente com alegria e a cada vem crescendo essa linda ação do nosso "Papai Noel" Xiquexiquense. Sem patrocínios, a cada ano são gastos do seu próprio bolso cerca de R$ 8.000,00 em média, e devido o numero de povoados aumentado a procura agora em 2013, o Xiquexiquense Luiz realizará um evento beneficente com toda renda revertida para compra de brinquedos e presentes em 7 povoados de nossa cidade .

Uma empresa de transportadora de Guarulhos em que trabalha o conterrâneo Cosme (Casado com a minha prima Eliana Sousa) sensibilizada com o projeto vai retirar no local os brinquedos comprados com a arrecadação do evento e levará até a nossa cidade de Xique-Xique totalmente grátis, reduzindo os custos em R$ 3.500,00 .Atenção empresários, comerciantes, e população Xiquexiquenses, faça também sua doação a quem precisa, os um jesto de carinho, quem poder colaborar entre em contato com Luiz ou participe desse grande evento beneficente. Agradecemos ao empresário baiano Rubão com o patrocínio de uma grande Banda, colabore você também sendo um voluntário no dia da entrega dos brinquedos. Seu ingresso é mais um brinquedo a ser doado. Grato, Luiz da Odontoxique, Mary, Selma e Adriano Britto .

Patrocínios: Zuka´s Bar, Bar do Alemão e Romeiro Produções e Eventos .

Local: Rua Vigário Albernaz, 610, Vila Gumercindo, a 500 metros do Metrô Imigrantes .

Organização: Luiz da Odontoxique .

CONTATOS: 11 2375-1625/ 2375-1685/ 98534-0080 (TIM), 94619-2555 (OI) 96245-0501 (Oi) .

E-MAILS: odontoxique@bol.com.br e odontoxique@yahoo.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/odontoxique
SITE: www.odontoxique.com.br 

FONTE: XIQUESAMPA // ADRIANO BRITTO 

20/09/2013

PROJETOS "OS CHICOS" DE MINAS GERAIS: XIQUE-XIQUE CONTADA PELOS FILHOS AUSENTES .


s

A cidade de Xique-xique foi a que mais referências tinha na internet, quando da pesquisa prévia feita pela produção de Os Chicos nas cidades que constavam no roteiro de viagem. Foram encontrados bons sites sobre a história e o dia-a-dia da cidade. Mas o mais impressionante é que todos eles eram feitos por filhos da terra que moravam em outras praças. O principal foi o http://www.xiquesampa.blogspot.com/.
O blog foi criado em abril de 2009 por Adriano Brito, um xique-xiquense que reside em São Paulo/SP. Atualizado diariamente, o blog tanto dá notícias sobre o dia-a-dia da cidade, como também publica matérias sobre a história de Xique-Xique. O blog divulgou e acompanhou toda a passagem da equipe do projeto Os Chicos pela cidade. Inclusive, o principal apoiador de Adriano Brito no blog, Jorge Meira, foi quem deu estrutura para que o jornalista Gustavo Nolasco e o fotógrafo Leo Drumond pudessem realizar a pesquisa no município.
O fotógrafo Leo Drumond e o jornalista Gustavo Nolasco agradeceram ao blog Xiquesampa, ao vivo, quando foram entrevistados por Neli Vasconcelos, durante o Jornal da Tribuna da rádio FM Xique-xique.
O fotógrafo Leo Drumond e o jornalista Gustavo Nolasco agradeceram ao blog Xiquesampa, ao vivo, quando foram entrevistados por Neli Vasconcelos, durante o Jornal da Tribuna da rádio FM Xique-xique.

Outro site importante é o www.xiquexiquense.blogspot.com, do advogado Juarez Chaves. Xique-xiquense, ele hoje vive em Fortaleza/CE, mas não perde nada do que acontece na cidade. Durante a produção de Os Chicos, Juarez deu várias dicas de contatos na cidade, mostrando o quanto considera relevante a divulgação de Xique-xique.
Boas dicas também foram dadas por Poliana Pinheiro, estudante de jornalismo em Salvador/BA e uma fotógrafa de mão cheia. Foi através dela que Nolasco e Drumond chegaram ao personagem escolhido para retratar Xique-xique: Chico de Né, um ex-agricultor do povoado Marreca Velha. Poli Pinheiro também possui um belo blog www.olharespelosertao.blogspot.com. Os Chicos recomenda a todos conhecerem Xique-xique pelas palavras e fotos de Adriano Brito (adrianoxiquesampa@yahoo.com.br) Poliana Pinheiro (polianapinheiro18@yahoo.com.b) e Juarez Chaves (juarezchaves@yahoo.com.br).

FONTE: OS CHICOS .

14/09/2013

BOMBOU! O 13º XIQUE-CHOPP, ENCONTRO DE XIQUEXIQUENSES EM SAMPA FOI SUCESSO .


































Cerca de 3.500 Xiquexiquenses lotaram o CMTC no 13° Xique-Chopp em São Paulo .




Domingo passado ( 08/09/2009) foi realizado o 13º Festival do Chopp (Xiquexiquense em São Paulo) o Xique-Chopp. Organizado pelo conterrâneo Pereira, sua esposa Lindacy e o empresário Nilton Ferro cresce a cada ano, a festa aconteceu no Clube da CMTC, na Armênia. Muitos conterrâneos foram prestigiar esse grande evento que serviu pra reunir amigos, rever colegas e conterrâneos que residem em São Paulo e também Xiquexiquenses de outros estados, o evento contou com a apresentação do conterrâneo Adeildo Bonfim e com a participação especial do Radialista Mano Novo que trabalha nas Rádios Nativa Fm e Imprensa Fm. Políticos Paulistas como o vereador Alessandro Guedes (PT) e o Deputado Federal José Mentor (PT) abrilhantaram o encontro de Xiquexiquenses e colaboraram com a festa. O Xique-Chopp já é tradição para nós Xiquexiquenses que moramos na capital paulista, o público a cada ano vem crescendo e valorizando nossos encontros tanto o Xique-Chopp (Organizado por Pereira, Lindacy e Nildo Ferro), como a Festa  Du´s Incutidos (Organizado por Dú e Rose) que é realizado no mês de Abril como O Copixaba Fest (Organizado por Mero) que acontece no mês de maio . 

Este ano vários conterrâneos abrilhantaram a festa, conterrâneos da capital e interior de São Paulo e de outros estados como Técinho Braga que veio de Salvador, Ueula Santana de Goiás, Paulo Cascão que veio de Xique-Xique e uma Xiquexiquense que reside a muitos anos no Pará que veio exclusivamente para o Encontro de Xiquexiquenses, estiveram também presentes o Jornalista Luciano Melo do Jornal do Forró, a equipe de filmagens Rayo do Sol e o cantor Mauricio Delucca da Banda Azúkar autores da trilha sonora da novela Flor do Caribe da RedeGlobo. A do Xique-Chopp trabalha para que cada ano o evento melhore, mesmo com muitas dificuldades, mas como diz o nosso amigo Pereira de que "O evento é de vocês Xiquexiquenses". "Parabéns, Pereira, Lindacy e Nildo Ferro por mais a realização desse grande evento! Que esse evento cresça e melhore a cada ano". E vem o 1° Mica-Xique em São Paulo, aguardem novidades . 

FONTE: XIQUESAMPA .

12/09/2013

PREFEITURA DE XIQUE-XIQUE INVESTE NA PROMOÇÃO DO ESPORTE E LAZER .

A Prefeitura de Xiquexique em parceria com o governo Federal e com O Mistério dos Esportes, brevemente iniciará a construção da Praça da Juventude uma obra no valor de 1.582.586,10 . 

A obra já está licitada. Encontra-se em processo de licitação mais 4 quadras escolares cobertas com vestiário nos seguintes locais: 

- Escola Professora Anita Carvalho no valor de R$ 509.890,35.
- Colégio Esdras Rocha no valor de R$ 509.929,90.
- Escola Polivalente no valor de R$ 509.929,27.
- Bairro da Ponta da Ilha no valor de R$ 509.929,54.

O Colégio Municipal Senhor do Bonfim também receberá a cobertura da quadra e a obra está orçada no valor de R$ 240.365,57. O processo licitatório foi aberto para compra de edital até o dia 16 de setembro de 2013. O gestor de Xique-Xique mostra a sua sensibilidade, ao proporcionar a construção e melhorias de quadras esportivas, oferecendo chances reais de integração e inserção social, afastando crianças e jovens das drogas e violência, reduzindo a evasão escolar e estimulando a auto estima, e melhorando a qualidade de vida dos mesmos. Todo esse investimento também proporciona momentos de esporte saudável como forma de lazer .

Imagem - Maquete da Praça da Juventude

FONTE: ASCOM/PMXX .

CONVÊNIO PARA RECUPERAÇÃO E LIMPEZA DE BARRAGENS BENEFICIARÁ 500 FAMÍLIAS DE GENTIO DO OURO-BA .

Cerca de 500 famílias de Gentio do Ouro (BA) serão beneficiadas com a recuperação e limpeza de cinco barragens para acúmulo de água no município . 

A ação é fruto de convênio, no valor de R$ 821 mil, assinado entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Prefeitura Municipal. A empresa é responsável por 95% do investimento, com recursos oriundos de emenda parlamentar. As obras ficarão a cargo do município. As comunidades onde as barragens serão recuperadas e passarão por um processo de limpeza são: Ouricuri, Capim Grosso, Santana, São Felipe e Baixa Grande. O convênio foi assinado pelo superintendente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), Lourival Gusmão, e pelo prefeito de Gentio do Ouro, Ivonilton Vieira dos Santos .

“Para nós de Gentio do Ouro, a recuperação dessas barragens terá grande importância, principalmente por causa da fase que estamos passando, com uma seca muito grande, seguramente a maior dos últimos 60 anos. Está faltando água nos povoados, as plantações praticamente não existem e os animais estão morrendo. Por tudo isso, essas barragens em ação terão grande utilidade para nós. E a Codevasf sempre tem ajudado. No momento, por exemplo, estamos construindo uma estrada vicinal com o apoio dela”, afirma o prefeito Ivonilton Vieira dos Santos. Desde o ano passado, outras 11 barragens foram ou estão sendo construídas ou reformadas no Médio São Francisco baiano, na área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, com recursos de emendas parlamentares, totalizando investimentos da ordem de R$ 1,07 milhão .

FONTE: CODEVASF .

03/09/2013

13° XIQUE-CHOPP, GRANDE ENCONTRO DE XIQUEXIQUENSES EM SÃO PAULO: É NESTE DOMINGO DIA 8 DE SETEMBRO NO CLUBE CMTC .

13° Xique-Chopp, Maior Encontro de Xiquexiquenses do Brasil em São Paulo dia 08 de Setembro. Vamos nos confraternizarmos, rever amigos e matar a saudade de nossa querida Xique-Xique (BA).

ATRAÇÕES: Arrocha Mamãe, Joab Morais, Tom & Gil, Carlinhos Moura, Regaço do Forró e Forró Só Nós . 

*Posto Médico, Posto Policial, Barracas Típicas, Telão, Som, Palco e Iluminação Profissionais, Banheiros Químicos e muito mais .

*Espaço Criança (Brinquedos para menores de 10 anos Grátis) 

*INGRESSOS ANTECIPADOS R$ 20,00 NO DIA DO EVENTO R$ 30,00 !

Local do Evento: Av. Cruzeiro do Sul, 808, Metrô Armênia

Locais de Vendas: 

*Bar do Pereira (Bar Xique-Xique), Rua Cumaru, 108, São Miguel Paulista, tels: 11 2956-4285, 99550-0723 (Vivo), 96754-0561 (Oi), 98602-2129 (Tim) Falar com Pereira ou Lindacy e 11 7878-6476 falar com Ivanildo .

* Lojas Mano Véio Mano Novo na Rua Coronel Trancoso, 68, Brás, Tel: 11 2618-4145 . 
Ingressos também com Promotores de Eventos em toda região da Capital Paulista .

* Elber Carvalho na Moóca (98089-8896 Oi), San Pereira em Santo Amaro (96675-1400 (Oi), Caverna Ipiranga e região (95408-7476 Oi) e em Jundiaí falar com Dica 97107-0303 no Jardim Santa Gertrudes no Lava Rápido Lava Car .

Patrocínio: Bar Xique-Xique de Pereira e Lindacy, Amexx, Renferr e Instaltec de Nildo Ferro . 

Apoio Cultural: Blog XiqueSampa .
Organização: Lindacy Pereira Ivonildo
Animação: Adeildo Bonfim .
Participação: Mano Novo (Radialista na Nativa Fm e Imprensa Fm) .

Presença de Xiquexiquenses vindo diretamente de nossa cidade, do interior de São Paulo, Minas Gerias, Salvador, Rio de Janeiro e Brasília. Também presença do pessoal de Barra, Gentio Do Ouro, Brotas de Macaúbas, Morpará, Ipupiara, Ibotirama, Paratinga e Uibaí .

FONTE: XIQUESAMPA .

02/09/2013

ASSOCIAÇÃO DE CASAS DE ESTUDANTES DA BAHIA COMEMOROU 4 ANOS EM SALVADOR .

Aconteceu no último sábado (31/08/2013 em Salvador o aniversario de 4 anos da Associação de Casas de Estudantes da Bahia (ACEB) .

Filipe Eufrasio Miranda, Júnior Sento Sé e Rebeca Cunha fazem parte e representaram Xique-Xique. Artistas, músicos, poetas e muito som das diversas Casas de Estudantes estiveram presentes que contou também com a participação do Mc Morris, MiraPotira Mc, Ras Miyaggi, DJ Ingara e o sanfoneiro Gildo Arano. Estiveram a disposição dos estudantes instrumentos como: bateria, guitarra, baixo e violão. No evento Júnior Sento Sé se juntou a amigos e tocaram canções que agradou e encantou o público presente, e também ao som de Val Alves, para o próximo esse evento esse encontro musical já é mais do que aguardado. O Sarau foi mais um espaço de interação organizado pela ACEB que reuniu artistas das diversas Casas de Estudantes da Bahia. Estiveram presentes pessoas das residências de Mucugê, Uibaí, Nova Redenção, Xique-Xique, R3 e R5 da Ufba. Parabéns a organização da Residência 1 da UFBA pelo espaço e o apoio! 

CONTATOS: debateaceb@yahoo.com.br

FONTE: XIQUESAMPA .