23/02/2014

XIQUE-XIQUE NA BAHIA, UMA CIDADE COM MUITAS OPÇÕES DE TURISMO, LAZER E GASTRONOMIA .

Com uma população de aproximadamente 50 mil habitantes, a linda e hospitaleira cidade de Xique-Xique fica localizada no nordeste brasileiro, no interior da Bahia .

O Rio São Francisco, um dos principais cursos de água do Brasil, corta o município, movimenta a economia e traz muita beleza à cidade. Uma cidade linda e com grande potencial de eco-turismo. Além disso, proporciona belíssimos passeios de barcas e conhecer  as Dunas, uma Área de Proteção Ambiental das Dunas e Veredas do Baixo e Médio São Francisco, criada em 1997, com 1.085.000 hectares, sendo a maior do Estado. Lagoa de Itaparica, uma Área de Proteção Ambiental (APA), localizada nas escarpas e fraldas da grande Chapada Diamantina, entre Xique-Xique e Gentio do Ouro, com 78.550 ha. A Lagoa de Itaparica é conhecida por suas belezas naturais, pela sua biodiversidade e pela presença constante dos carnaubais e plantas aquáticas como a vitória-régia. O visitante também pode fazer um turismo cultural pela Ilha do Miradouro e conhecer a igreja de Nossa Senhora de Santana, sendo o mais antigo templo da região, encontrando-se em processo de tombamento estadual, a tricentenária comunidade do Miradouro, com a capela mais antiga de toda a região, ao norte do município estão atrações como a Fazenda Pedras, fundada no ano de 1683 por Antonio Guedes de Brito, famoso Barão da Casa da Ponte; a antiga vila de Marrecas, a Estrada de Dona Joana e o grande projeto de irrigação – que é conhecido como ‘Projeto do Baixio de Irecê’ . 

O projeto de Irrigação Baixio de Irecê, que certamente nos Xiquexiquenses queremos que mude essa denominação para Baixio do Xique-Xique, pois esta localizado na margem direita do rio São Francisco, ao norte da região do Médio São Francisco, região central da Bahia, a 500 quilômetros de Salvador. O acesso à área do projeto ocorre principalmente pela rodovia BA-052, que liga Xique-Xique a Feira de Santana, interligando-se à malha viária nacional pela BR-116. A ligação existente entre o local de início do projeto (tomada de água no rio São Francisco) e a cidade de Xique-Xique é realizada pela estrada vicinal, não pavimentada, numa distância de cerca de 40 quilômetros. Além de conhecer também várias outras Ilhas do Velho Chico, o fenômeno Mocambo do Vento, o Parque Aquático Ponta das Pedras, Folha Larga, Saco dos Bois, Barragem do Amor e várias outras opções de laser, nosso turismo precisar ser explorado, temos um acervo cultural pra isso. Conheça algumas opções de restaurantes, bares, churrascarias e pizzarias em Xique-Xique, visite e comprove: 

* Restaurante do Carranca Grande Hotel: Comida regional e pratos internacionais .
   Endereço: Avenida Antônio Carlos Magalhães, s/n Fone (74) 3661-1674

* Só Sabor: Comida regional – especialidades: peixe e frango caipira .
   Endereço: Rua Demóstenes Barnabé (antiga Rua 2), 190 – Fone (74) 3661-3178

* Ruy’s Bar: Churrascaria, Pizzaria e comida caseira a quilo .
   Endereço: Rua Agrário Avelino, 53 Fone (74) 3661-3671

* Kanella’s Bar: Comida regional – Especialidade Moqueca de Surubim
   Endereço: Rua Custódio B. Morais, 194 (em frente ao Mercado de Carne)Fone (74) 8819-3864

* Churrascaria Asa Branca: Churrasco Assado na brasa e deliciosos pratos regionais .
   Endereço: Rua Rui Barbosa, 11, esquina com a Av. JJ. Seabra .

* Restaurante Demorou: Comida nordestina, pratos internacionais
   Endereço: Rua Virgílio Bessa, 691 (Próximo ao Parque Aquático) Fone (74) 3661-4608

* Pizzaria Sol de Verão: Pizzas de Vários Sabores .
   Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/n Fone 3661-2896 (Delivery) .

* Casas das Pizzas: Pizzas de Vários Sabores .
   Endereço: Avenida J.J Seabra, nº 194 – Tel: 3661-2739 .

* Churracaria e Restaurante Bode e Cia: Churrasco na Brasa e Deliciosas Comidas Caseiras .
   Endereço: Rua Rosa Baraúna,S/N – Tel: 9966-8454 .

* Restaurante Irecê Xique: Deliciosos Pratos Caseiros, Regionais  e Várias Opções no Cardápio .
   Endereço: Rua Custódio B Moraes,S/N – Tel: 9966-8454 .

Como Chegar: Partindo de Salvador pela BR-324, sentido Feira de Santana, seguir pela BA-052, (Estrada do Feijão), passando por Baixa Grande, Mundo Novo, Morro do Chapéu, Irecê, Central, mais 44 km até Xique–Xique. Distância de Salvador: 587 km. O percurso é feito em 6 horas de carro e 10 horas de Ônibus pela Viação Águia Branca .

Foto: Edson Nogueira .
Colaboração: Éder Bastos .
Pesquisas e Texto Final: Adriano Britto .
Facebook: www.facebook.com/XIQUESAMPA .

FONTE: XIQUESAMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.