06/03/2014

CARNAVAL DE XIQUE-XIQUE REUNIU MILHARES DE FOLIÕES DURANTES OS QUATRO DIAS DE FOLIA .

Os quatro dias do Carnaval de Xique-Xique foi realizado com o palco instalado em frente ao Colégio Municipal Senhor do Bonfim . 

O novo local foi improvisado por conta da segurança na Agência do Banco do Nordeste recém inaugurada e que fica no local onde é instalado o palco da Festa da Cidade e onde se organiza os grandes eventos em nossa cidade. A Avenida JJ. Seabra teve a decoração assinada pelos artistas plásticos Xiquexiquenses Aricélia Oliveira e Carlos Roldão, na segurança 40 homens entre policiais militares, Cipe Semi Árido (Caesa), Policia Civil  e Segurança Privada monitoravam os foliões, o Samu atendeu 14 atendimentos durantes os quatro dias, mas não quer dizer que foram todos em decorrência do carnaval, no domingo teve carnaval pra criançada no Parque Aquático, houve distribuição de camisinhas a população, a vigilância ambiental visitou as sedes dos blocos. Vale destacar os Blocos La Vem Elas que completou 27 anos e que sempre desfila na avenida, o bloco Os Incutidos que reune como sempre um grande número de foliões e de ter em sua sede Olavo Arrasta Povão agitando seus foliões, o bloco Baratona, Só Nóis, o bloco Os Burrai que desfila na avenida sempre na quarta-feira de cinzas com os homens vestidos de mulheres e a Escola de Samba de Silvio Bandeira .

A estrutura contou com palco, som, iluminação e banheiros químicos na lateral ao escritório do Saae e próximo a Escola Cezar Zama, foram contratadas 11 Bandas, sendo duas Bandas da cidade de Barra que agitaram os foliões nos quatro dias de Carna Xique Folia. A questão do local do Evento realizado em frente ao Colégio Senhor do Bonfim serviu como laboratório para estudo de um novo local pros grandes eventos em nossa cidade, é que por segurança, a recém inaugurada Agência do Banco do Nordeste (BNB) e que onde fica tradicionalmente o palco da festa da cidade tem que ser preservado, novos locais serão "estudados" para a realização dos grande eventos em nossa cidade. Essa questão dos blocos não desfilarem na avenida e nas principais ruas, como acontecia até meados dos anos 90, no meu entender temos que profissionalizar e resgatar nossa folia com o incentivo aos blocos dando premiações aos melhores, estabelecendo quesitos de premiação como fantasia, animação e também estabelecer os horários dos blocos desfilarem no Circuito e ruas, também é preciso dar um nome ao Circuito da folia como por exemplo em Salvador tem o Circuito Barra-Ondina, em Barra o Circuito Eça de Queiroz...etc. É preciso escolher um nome de um folião que marcaram época e deixam saudades até hoje, são os exemplos de Flávio Castro (Flavinho), Carlinhos de Bella, Marcos Vierinha, Geraldo Primo, Zéu Rocha, Mauro de Militão, Aécio Rocha...e outros nomes que abrilhantaram nossos carnavais em outras épocas. Aos poucos com a ajuda da população e se a Prefeitura acatar sugestões, logo revitalizaremos nosso carnaval Xiquexiquense .

A Prefeitura agradece a população, a Comissão Organizadora, Conselho de Segurança, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Saúde, Art e Show, Engec, PM, Cipe Semiárido, Policia Civil, Secretaria de Obras Transporte e Serviços, e principalmente ao povo e Blocos que abrilhantaram a folia!! Até 2015 com mais um Carna Xique folia!! Confira fotos do Carnaval de Xique-Xique no Facebook Oficial da Prefeitura acessando: www.facebook.com/pages/Prefeitura-de-Xique-Xique/368416006592733?fref=ts .

Por Adriano Britto (E-mail: adrianoxiquesampa@yahoo.com.br) .

FONTE: XIQUESAMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.