Reaproximando Xiquexiquenses!

Reaproximando Xiquexiquenses!

RECORDAR É VIVER! SAUDADES: 25 ANOS SEM A FM CRIATIVA, A 1º RÁDIO DE XIQUE-XIQUE ONDE TRABALHEI EM 1989 .

Amanhã (04/04/2014 o Blog Xiquesampa fará 5 anos reaproximando Xiquexiquenses, e pra comemorar estou publicando algumas matérias já postadas no blog. Na foto em uma de nossas transmissões estão Francisco Paulo (Kiko), Jorge Meira, Beto do IBGE e eu em pé . 

A Rádio Criativa FM, entrou no ar em Xique-Xique no dia 18 de fevereiro de 1989, funcionando com um transmissor "caseiro" de pouca potencia, cobrindo um raio de 6 km. Foi a primeira vez que uma rádio com frequência modulada chegou aos lares dos Xiquexiquenses. Foi um sucesso total, em todas as casas que tinha rádio, estavam sintonizadas. A Criativa FM serviu por 9 meses como laboratório para os locutores, que jamais teriam experiência, na função, como: Helinho Poppe, Izabela Teixeira, Antonio Rodrigues Melo,Francisco Paulo, Jorge Muniz, Ailton Alves, o saudoso Edilson Cruz, Verinha Melo, Jorge Meira, Eristeu Rodrigues, Jackelina Meira Kern, o saudoso Argemiro Borges, Mirlam Oliveira Sampaio, Cassimiro Machado Neto e Mario Leandro, mais conhecido como Mário Véio, os operadores de áudio e técnica de som eram eu Adriano Brito (Adriano Papagaio apelidado por Jorge Meira) e Galego Punk (Galego do BNH) a secretária era Leidinha.

A Rádio funcionava das 05:00 às 24:00 horas, com programação musical, noticiários, programas esportivos com transmissão de jogos ao vivo, entrevistas com autoridades e entretenimento. Na Fm Criativa aprendiamos a cada dia alguma coisa nova, como na 1º transmissão de uma partida de futebol, testamos pelo campeonato municipal jogo entre Baneb X Brasinha a princípio eu seria o repórter de campo cheguei a ir ao Estádio coletar os nomes dos atletas que iriam disputar a partida, relacionei os titulares, reservas e comissão técnica, como era muito jovem 14 anos na época fui deslocado para o Studio onde hoje é a DESEGRAFF em meu lugar ficou o saudoso Edilson Cruz (im memorian) que também foi apresentador do programa XiqueSamba. O som era enviado pela TELEBAHIA capitavamos o áudio por um auto-falante e colocavamos o microfone encostado e o cuidado era muito para não dá a micrófonia, mas deu tudo certo e a 1º transmissão pra valer foi na Copa do Feijão.

No dia 11 de Outubro 1989, o DENTEL, retirou do ar a rádio, com a alegação que não tínhamos autorização do Ministério das Comunicações para funcionar, estávamos na clandestinidade. Foi ruim pra todos, deixou uma grande. Após o fechamento da Fm Criátiva poucos meses depois entrará no ar em carater clandestino as Rádios BEIRA RIO FM que ficava na Rua Quintino Bocaiuva, CIDADE FM na Rua Castro Alves e a FORÇA JOVEM FM na Rua da Cerne. Em março de 1991 a Rádio Tribuna do Vale do São Francisco AM (RTV) abria seus microfones legalmente em definitivo em Xique-Xique, que conta também com a Fmxique Xique e a Rádio Cactus FM .

Trabalharam pelas Rádios Tribuna do Vale e Rádio FM Xique-Xique 99,3 vários rádialistas com vasta experiência, tais como: Everton Matos, Valdiney Passos, Valdinar Ferreira, Cinthia Fênix, ED Brasil, Marcos Moreno dentre outros. Destaques para Antônio Melo como âncora do Jornal da Tribuna desde o inicio, como Também Mário Leandro (Mário Velho) com o programa Alvorada Sertaneja, Jorge Meira com o programa Espaço Aberto, Uêlda Santana Santana, Gilson Júnior, Jsantos PintadinhoValter Pereira Paz e Francisco Paulo (KIKO) que apresentou na Rádio Criátiva FM o Cantinho do Coração e desde o inicio na Rádio Tribuna do Vale como Narrador Esportivo e que estão a tempos na programação das Rádios de nossa cidade. Dentre os novos locutores destaques para Marlon Brandoo que além de locutor tem um projeto social de grande importância para o município, Itamar Santos, Val Rodrigues com seu programa que valoriza os artistas de nossa terra, Nelly Vasconcelos com o Programa Movimento do Bem e os locutores Jotta Enne e Lusimar Santana que comandam o Jornal Para Todos da Radio Cactusfm De Xiquexique .

Colaboração Jorge Meira e Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA .

Um comentário:

  1. É uma pena que um desses aí da foto já se foi Deus chamou para junto dele nosso ente querido amigo BETO

    ResponderExcluir

Atenção! Tenha responsabilidade em seus comentários, não nos responsabilizamos e nem por adicionar conteúdos impróprios.