02/04/2014

SAUDADES: 25 ANOS SEM A FM CRIATIVA, A 1º RÁDIO DE XIQUE-XIQUE ONDE TRABALHEI EM 1989.

Amanhã (04/04/2014 o Blog Xiquesampa fará 5 anos reaproximando Xiquexiquenses, e pra comemorar estou publicando algumas matérias já postadas no blog. Na foto em uma de nossas transmissões estão Francisco Paulo (Kiko), Jorge Meira, Beto do IBGE e eu em pé . 

A Rádio Criativa FM, entrou no ar em Xique-Xique no dia 18 de fevereiro de 1989, funcionando com um transmissor "caseiro" de pouca potencia, cobrindo um raio de 6 km. Foi a primeira vez que uma rádio com frequência modulada chegou aos lares dos Xiquexiquenses. Foi um sucesso total, em todas as casas que tinha rádio, estavam sintonizadas. A Criativa FM serviu por 9 meses como laboratório para os locutores, que jamais teriam experiência, na função, como: Helinho Poppe, Izabela Teixeira, Antônio Melo, Francisco Paulo, Jorge Muniz, Ailton Alves, o saudoso Edilson Cruz, Verinha Melo, Jorge Meira, Eristeu Rodrigues, Jackelina Meira, o saudoso Argemiro Borges, Cassimiro Machado Neto e Mario Leandro, mais conhecido como Mário Véio, os operadores de áudio e técnica de som eram eu Adriano Brito (Adriano Papagaio apelidado por Jorge Meira) e Galego Punk (Rick do BNH) a secretária era Leidinha.

A Rádio funcionava das 05:00 às 24:00 horas, com programação musical, noticiários, programas esportivos com transmissão de jogos ao vivo, entrevistas com autoridades e entretenimento. Na Fm Criativa aprendiamos a cada dia alguma coisa nova, como na 1º transmissão de uma partida de futebol, testamos pelo campeonato municipal jogo entre Baneb X Brasinha a princípio eu seria o repórter de campo cheguei a ir ao Estádio coletar os nomes dos atletas que iriam disputar a partida, relacionei os titulares, reservas e comissão técnica, como era muito jovem 14 anos na época fui deslocado para o Studio onde hoje é a DESEGRAFF em meu lugar ficou o saudoso Edilson Cruz (im memória) que também foi apresentador do programa Xique-Samba. O som era enviado pela TELEBAHIA capitavamos o áudio por um auto-falante e colocavamos o microfone encostado e o cuidado era muito para não dá a micrófonia, mas deu tudo certo e a 1º transmissão pra valer foi na Copa do Feijão.

No dia 11 de Outubro 1989, o DENTEL, retirou do ar a rádio, com a alegação que não tínhamos autorização do Ministério das Comunicações para funcionar, estávamos na clandestinidade. Foi ruim pra todos, deixou uma grande. Após o fechamento da Fm Criativa poucos meses depois entrará no ar em caráter clandestino as Rádios BEIRA RIO FM que ficava na Rua Quintino Bocaiuva, CIDADE FM na Rua Castro Alves e a FORÇA JOVEM FM na Rua da Cerne. Em março de 1991 a Rádio Tribuna do Vale do São Francisco AM (RTV) abria seus microfones legalmente em definitivo em Xique-Xique, que conta também com a Fm Xique-Xique e a Rádio Cactus FM .

Trabalharam pelas Rádios Tribuna do Vale e Rádio FM Xique-Xique 99,3 vários radialistas com vasta experiência, tais como: Everton Matos, Valdiney Passos, Valdinar Ferreira, Cinthia Fênix, ED Brasil, Marcos Moreno dentre outros. Destaques para Antônio Melo como âncora do Jornal da Tribuna desde o início, como Também Mário Leandro (Mário Velho) com o programa Alvorada Sertaneja, Jorge Meira com o programa Espaço Aberto, Uelda Santana Santana, Gilson Júnior, Jsantos Pintadinho, Valter Paz e Francisco Paulo (KIKO) que apresentou na Rádio Criativa FM o Cantinho do Coração e desde o início na Rádio Tribuna do Vale como Narrador Esportivo e que estão a tempos na programação das Rádios de nossa cidade. Dentre os novos locutores destaques para Marlon Brando que além de locutor tem um projeto social de grande importância para o município, Itamar Santos, Val Rodrigues com seu programa que valoriza os artistas de nossa terra, Nelly Vasconcelos com o Programa Movimento do Bem e os locutores Jotta Enne e Lusimar Santana que comandam o Jornal Para Todos da Rádio Cactus Fm De Xique-Xique .

Colaboração Jorge Meira e Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA .

Um comentário:

  1. É uma pena que um desses aí da foto já se foi Deus chamou para junto dele nosso ente querido amigo BETO

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.