27/06/2014

AGONIZANDO, RIO SÃO FRANCISCO MORRE AOS POUCOS! VELHO CHICO "RESPIRA POR APARELHOS" .


Morte anunciada! Ambientalistas e outros especialistas constatam devastação do Rio São Francisco e pedem preservação urgente . 














Cidades do nordeste sofre com a seca e estiagem do Rio São Francisco que a anos assolam grande parte do Brasil . 

Triste realidade! Em Xique-Xique não é deferente, grande parte que já foi navegável é possível atravessar a pé, uma triste realidade que nossos políticos não se atentam pra seca e morte do nosso velho chico, nossos representantes não estão dando importância para salvar e atentarem para a revitalização do rio da integração nacional que "respira por aparelhos". Estudos indicam que em 60 anos o Rio São Francisco pode sumir do mapa, a transposição do rio São Francisco é polêmica. Críticos questionam o impacto ambienta e a incerteza que essa seja uma solução definitiva pelo problema de falta d'água no semiárido nordestino. Entre os defensores da obra estão os morados das áreas atingidas pela escassez de água, que sofrem com a pior seca das últimas décadas .

O Velho Chico esta pedindo SOCORRO! A Represa de Três Maria nunca esteve com o nível tão baixo! A paisagem da seca impressiona e é um alerta para a economia de água sob risco de racionamento. A seca transforma paisagem do Rio São Francisco em Pirapora. A Represa de Três Maria nunca esteve com o nível tão baixo! A paisagem da seca impressiona e é um alerta para a economia de água sob risco de racionamento. O orçamento atual da transposição é de R$ 8.158.024.630,97 (o dobro do previsto inicialmente), financiados pelo Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC I e II). Trata-se do maior empreendimento de infraestrutura hídrica já construído no Brasil, que mudará para sempre a cara da região. Menos de 5% das reservas hídricas do país estão no Nordeste do país, que detém entre 12% e 16% das reservas de água doce no planeta. O clima semiárido, seco, quente e com poucas chuvas domina o sertão, território com mais de 22,5 milhões de habitantes (Censo IBGE/2010) .

Escrito por Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.