14/06/2014

NOSSA TERRA, NOSSA HISTÓRIA! XIQUE-XIQUE, 182 ANOS, DESDE DE 06/07/1832 .

"Não existe uma ÚNICA pessoa suficientemente inteligente para perguntar a si mesma: como Xique-Xique foi sede de Comarca entre 1857 e 1892 e novamente a partir de 1915 e comemora apenas 86 anos de História? Confesso-lhe que estou me cansando de conhecer solitariamente a História de Xique-Xique...Indicaria apenas quatro fontes (mas, há mais de vinte outras...) que podem acabar de vez com a MACABRA IGNORÂNCIA de professores, políticos, profissionais liberais, de todos os demais profissionais universitários, além de outras pessoas inteligentes e interessadas em acabar de vez com esta VERGONHA: 1 - ENCICLOPÉDIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS; 2 - O HOMEM NO VALE DO SÃO FRANCISCO; 3 - ARQUIVO PÚBLICO DA BAHIA; 4 - ARQUIVO da Arquidiocese da Bahia, em Salvador.

Mas, existem outras duas dezenas de fontes de pesquisa, tais como o que 'restou' do que o Prefeito Municipal de Xique-Xique (2001/2005) mandou jogar no lixo e queimar; o vice-prefeito daquele período viu, na época, com os próprios olhos o 'estrago feito'... Arquivos do Fórum Conselheiro Luís Viana, através dos diversos tipos de Livros dos cartórios a partir de 1915 e os livros entre 1857 e 1892, que estão sob guarda do Tribunal de Justiça da Bahia. Os livros da Igreja Católica Apostólica Romana presente em Xique-Xique ou Chique-Chique desde 1714, quando o primeiro arcebispo do Brasil, dom Sebastião Monteiro da Vide, concedeu ao "Arraial de Xique-Xique ou Chique-Chique" o título de "Paróquia de Xique-Xique ou Chique-Chique", passando a ter livros para anotar todas as suas práticas religiosas, tais como batismos, crismas, casamentos, sepultamentos e eventos outros . 

E que dizer das biografias de homens como João Maurício Wanderley que o menciona como tendo sido Juiz e Delegado de Xique-Xique, a partir de 1841? de Eduardo Olímpio Machado, Juiz em Mato Grosso, prefeito de Campo Grande/MS, vice-governador de Mato Grosso e nome de linda avenida em Campo Grande, cuja biografia informa que nasceu, em 08 de agosto de 1875, no distrito de Pedras, município de Xique-Xique e, cujo nome lhe foi dado em homenagem a um tio paterno, também nascido em Pedras, em 1817, no município de Xique-Xique, e que foi presidente das províncias de Goiás e do Maranhão? E Luiz Viana, nome do Fórum de Xique-Xique, nascido em 30.11.1846, em Casa Nova, e, Promotor Público´em Xique-Xique, entre 1871 e 1880. As próprias biografias desses e de outros cidadãos - para for normal - serão suficientes para MOSTRAR A INDESCULPÁVEL E GIGANTESCA IGNORÂNCIA DOS POLÍTICOS XIQUEXIQUENSES que transferem sua burrice para a pobre população que não sabe nada. Chega! "O pior cego é aquele que não quer ver!", dizia dona Rita Maria Nunes Machado, esposa do fazendeiro Cassimiro Pereira Machado" .

Abraço a todos, Cassimiro Machado Neto .

FONTE: XIQUESAMPA .

Um comentário:

  1. Muito bem, professor Cassimiro!
    Coaduno com sua narrativa, ao meu ver, muitos não sabem o significado da palavra: "Emancipação", me parece que acham bonito o nome e alardeiam, ferindo a nossa história e a nossa cultura. Infelizmente!

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.