21/07/2014

SECA DO RIO SÃO FRANCISCO ATINGE CIDADES RIBEIRINHAS COMO XIQUE-XIQUE, MORPARÁ, SOBRADINHO E CARINHANHA .

Ipueira em Xique-Xique! Olhem a situação do Rio São Francisco e tirem suas próprias conclusões, nesse trecho é possível atravessar andando .

" Xique-Xique teve uma grande Seca em 1932, quando não existiam recursos financeiros, o prefeito municipal o coronel José de Souza Nogueira (1930/1933) permitiu que a miséria consumisse a população! O Interventor Juracy Montenegro Magalhães (nada a ver com a família de ACM), era um Cearense, amigo de Getúlio Vargas, segundo tenente do exército, nomeado para administrar a Bahia, mandava telegramas prometendo recursos e foi o povo em melhor condição material quem socorria aos pobres famintos, doentes pela fome e sede que sofriam, junto com alguns membros da sociedade local quem agiu...e nisso morreu muita gente! Muita gente morreu na sede e no interior do município, mas, membros da sociedade Xiquexiquense ajudaram e contribuíram de várias maneiras para socorrer os flagelados! ", disse Cassimiro Machado Neto em sua página do Facebook .

SECA DO RIO SÃO FRANCISCO EM MORPARÁ: As formações da seca do Rio São Francisco em Morpará Bahia vem mudando a cara da cidade, grandes erosões são vistas, transformando a paisagem do rio. Com a seca do nosso Velho Chico o rio vai se formando as chamadas "Croas" e buracos, uma armadilha fatal para banhistas, mês passado 6 jovens caíram em um desses buracos e todos morreram afogados. Muito cuidado ao atravessar ou tomar banho com essa seca, pode ser fatal .

OLHA A SITUAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO EM SOBRADINHO-BA: Essas imagens recebi dia (18/07/2014) de Ricardo que é gerenciador da página Sobradinho-Ba no facebook, segundo ele o normal da seca na cidade é no mês de outubro e novembro, mas a situação já foi pior em 2006 quando a capacidade da Barragem em Sobradinho chegou a 6%, o comércio ficou parado, nenhum barco grande ou pequeno transitava. Atualmente a Barragem opera com 18% de sua capacidade, a população sofre com a seca, barcos e canoas encalham no Velho Chico .

CARINHANHA-BA! AQUI JÁ TEVE RIO SÃO FRANCISCO, NÃO TEM MAIS: Essas imagens foi o que sobrou do Rio São Francisco que já não existe mais nesse trecho. Carinhanha esta localizado no sudoeste do estado da Bahia, às margens do Rio São Francisco, próximo da divisa com Minas Gerais. Sua população estimada em 2014 é de 30.000 habitantes.

AGRADECIMENTO A IRECÊ LÍDER FM: Quero agradecer a J.Sidney da Irecê Líder Fm onde participei na última quinta-feira (17/07/14)  do programa "Bote a Boca no Trombone", na oportunidade falei da Seca do nosso Rio São Francisco, o mesmo de pronto acessaram meu Blog Xiquesampa como também no meu Facebook (Xiquesampa Adriano Brito) e puderam ver nossas postagens e fotos da agonia do nosso Velho Chico, os mesmo ficaram impressionados com a situação do nosso rio. O Radialista e dono da Irecê Líder FM e do grupo Líder agradeceu e parabenizou meu Blog e Facebook, e postou uma matéria minha no site da Irecê Líder FM e da Serrana Líder FM de Jacobina-Ba. Gostaria também de agradecer ao Radialista Jacobinense Miqueias Nunes que trabalha em Rádio e mora em Irecê que vem aproveitando minhas matérias em seu site (http://www.miqueiasnunes.com/). Abraço também a Folha da Bahia, Irecê Repórter e a todos amigos co-irmãos de Irecê e região por aproveitar minhas matérias e postagens em seus sites e redes sociais. Abraço aos Radialista Sandro Moreno e a Xiquexiquense Jailza Saille ambos da Irecê Líder FM .

Por Adriano Brito, visitem meu Facebook: www.facebook.com/XIQUESAMPA .

FONTE: XIQUESAMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.