[NEWS][6]

r
v
xique-xique

XIQUE-XIQUE TERÁ UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA .














Na foto Prefeito Ricardo Magalhães assinou o acordo em 25/08/2014 .

O aprimoramento das informações meteorológicas possibilita ao agricultor decisões mais precisas em todas etapas das atividades agrícolas, desde a preparação do solo até a colheita, armazenamento e transporte dos produtos, bem como o controle dos ambientes onde os animais são criados, ou adaptação das raças às condições do clima de cada região. A explicação foi prestada pelo secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, na tarde desta segunda-feira (25), ao assinar termo de acordo de cooperação técnica com o Instituto do Meio Ambiente/Instituto Nacional de Meteorologia (Inema/Inmet), e com as prefeituras de Jeremoabo, Pilão Arcado, Xique-Xique, Brotas de Macaúbas, Macaúbas, Curaçá, Itamaraju e Formosa do Rio Preto, para instalação de oito Estações Meteorológicas Automáticas, pertencentes ao Inmet. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Seagri, também participa da ação. Cada estação tem o custo médio de US$ 50 mil.

Para o grande público, o resultado mais conhecido da meteorologia é a previsão do tempo, divulgada diariamente pela mídia, mas esta área do conhecimento gera informações indispensáveis para o setor agrícola. “As estações meteorológicas são ferramentas fundamentais para o planejamento agrícola, aumentando as chances de sucesso e evitando perdas por adversidades climáticas”, considerou o secretário, informando que articulações estão sendo feitas pela Seagri e pela Casa Civil com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, do Ministério de Ciência e Tecnologia, para instalação de 237 estações meteorológicas em todos os municípios do semiárido baiano. Jairo Carneiro explicou que, seguindo orientação do governador Jaques Wagner, o objetivo da Seagri é fortalecer a parceria com o governo federal, visando a unificação das informações meteorológicas e avançar na espacialização das estações meteorológicas na Bahia, que tem mais de 60% do seu território na área do semiárido. Chefe do 4° Distrito de Meteorologia do Inmet, Itajacy Diniz Garrido destacou que “estamos implementando importante política pública que trará grandes benefícios, principalmente para a agricultura familiar”. Ele disse ainda que “este acordo de cooperação técnica marca o alinhamento das políticas públicas do governo federal no sentido de promover uma agropecuária forte na Bahia”.

Além do secretário Jairo Carneiro e do chefe do 4° Distrito de Meteorologia do Inmet, Itajacy Diniz Garrido, participaram do ato o diretor de agricultura da EBDA, Gilmar Bonfim, o superintendente de Política do Agronegócio, Geraldo Abbehusen, a coordenadora de Política Agrícola da Seagri, Kátia Lima, e prefeitos e secretários de agricultura dos municípios. O meteorologista do Inema, Heráclio Alves Araújo, fez uma apresentação, detalhando a operacionalidade das estações, e a importância da ampliação da rede de coleta de dados meteorológicos .

O que faz uma estação meteorológica: Uma estação meteorológica automática coleta, de minuto em minuto, as informações meteorológicas (temperatura, umidade, pressão atmosférica, precipitação, direção e velocidade dos ventos, radiação solar) representativas da área em que está localizada. A cada hora, estes dados são integralizados e disponibilizados para serem transmitidos, via satélite ou telefonia celular, para a sede do Inmet, em Brasília. O conjunto dos dados recebidos é validado, através de um controle de qualidade e armazenado em um banco de dados. Além disto, os dados são disponibilizados gratuitamente, em tempo real, através do site www.inmet.gov.br/sonabra/maps/pg_automaticas.php, para a elaboração de previsão do tempo e dos produtos meteorológicos diversos de interesse de usuários setoriais e do público em geral e para uma vasta gama de aplicações em pesquisa em meteorologia, hidrologia e oceanografia.

FONTE: SEAGRI BA .

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Start typing and press Enter to search