28/02/2014

GRANDE REDE DE FAST FOOD PLANEJA VINDA PARA O OESTE SHOPPING EM BARREIRAS .


O Oeste Shopping Barreiras começou a negociar a vinda do Burguer King, uma das maiores redes de fast food do mundo .  

Caso se confirme como parceira do empreendimento, o Burguer King se tornará uma das empresas âncoras do shopping em Barreiras, que se soma às redes: Americanas, Avenidas/Giovanna , Harry´s Brinquedos, Marisa e Riachuelo. A vinda do Shopping em Barreiras, com previsão de lançamento em 2016, se alinha à expansão do Burguer King para novos mercados. Somente no ano passado, foram 109 novos pontos, que além dos grandes centros, também passaram a se espalhar pelo interior do Brasil. No Brasil desde 2004, o Burguer King superou a marca de 400 pontos de venda e ultrapassou 6% de participação de mercado em 2013 .

Sobre o Shopping – Regional e dominante, o Oeste Shopping Barreiras  prevê um investimento de R$ 150 milhões, com espaço para 140 lojas, em uma área bruta locável de 17 mil metros quadrados. Contará com ampla área de alimentação, salas de cinema e espaço para entretenimento. O empreendimento é uma parceria entre a Deltaville Empreendimentos Imobiliários e a Marca Empreendimentos e Participações - que planejou e desenvolveu 30 projetos de shoppings no Brasil e no exterior .

Informações para a Imprensa:
Hebert Regis – (77) 9978 0913 ou hebert@araticum.jor.br
Nádia Borges – (77) 9115 8050 ou nadia@araticum.jor.br

Por Araticum Assessoria de Comunicação .

FONTE: XIQUESAMPA .

RECORDAR É VIVER: SAUDADES DO CARNAVAL EM XIQUE-XIQUE .








Nas fotos os blocos "Grito de Guerra" (Extinto) e o "Lá Vem Elas" ( O mais antigo com 27 anos). 



Aqui as "Mortalhas" muito utilizados como vestimenta nos carnavais dos anos 80. Formado somente por mulheres, tradicionais folionas de Xique-Xique, o Bloco "La Vem Elas" é o mais antigo em atividade na nossa cidade. O Bloco Lá Vem O La Vem Ela completará 27 anos desfilando paz, alegria e muita simpatia . O bloco é uma entidade sem fins lucrativos prega a paz e alegria. Tocando músicas carnavalescas conhecidas como "marchinhas" revivendo os antigos carnavais de ouro, o Bloco "La Vem Elas" junto com o Pessoal do Aló, Incutidos, Banho de Cheiro, Grito de Guerra, Rebentão, Sistema, Amor que Fica, Lero-Lero, Tô à Toa, Xamego, Mamonas Assassinas, Burrai, Metralhas, Penetras e outras boas agremiações carnavalescas entraram pra história da nossa cidade. Sem esquecer também da Escola de Samba de Silvio Bandeira, estes Blocos fizeram durante uma década a melhor festa carnavalesca de Xique-Xique entre os anos 80 e 90. Nessa época o Carnaval de Xique-Xique era considerado um dos melhores da Bahia, blocos nas ruas, bailes dançantes principalmente no Clube Sete de Setembro, Clube dos Operários, Casarão, Canecão, Clube 54, O Cari e Skina Bar .

Por Adriano Brito . 

FONTE: XIQUESAMPA .

26/02/2014

LUTO NO FORRÓ: JAPA DO SAX (EX-LATITUDE 10) DO BONDE DO MALUCO É ENCONTRADO MORTO EM SÃO PAULO .

O Saxofonista Allan Dantas, conhecido como o Japa do Sax foi encontrado morto em São Paulo! 

Japa do Sax estava desaparecido desde do último sábado, informações preliminares é de que ele tinha pego um Táxi no Brás. A polícia encontrou um corpo na Rua Oriente no Brás e seria enterrado como indigente se não fosse um primo que reconheceu o corpo. A pouco um mês nasceu o único filho do Japa do Sax que tocava atualmente na Banda de Billy Bondedomaluco da Banda Bonde do Maluco. Japa do Sax se destacou no cenário musical quando atuava na Banda Latitude 10. Agora a polícia tenta esclarecer os fatos que levaram o assassinato do musico .

Deixo aqui minhas condolências a família enlutada e também ao colega Billy e toda equipe da Banda Bonde do Maluco. O Brasil vive um câncer incurável que é essa violência desacerbada que pessoas tem suas vidas ceifadas por um bando de vagabundos que quando preso ficam impune em poucos dias, ta na hora de mudar nosso código penal, ou até quando viveremos num País sem lei? Uma pena, descance em paz Japa .

Link do Latitude 10 quando o Japa do Sax começou a se destacar no cenário musical.
Site do Bonde do Maluco sua atual Banda: http://www.bondedomalucooficial.com.br/

FONTE: XIQUESAMPA .

25/02/2014

PROGRAMAÇÃO: CARNABARRA 2014 EM BARRA (BA) TERÁ BANDA "O TROCO", BANDAS LOCAIS E TRIO ELÉTRICO .

Carnaval da Barra é na Beira do Rio, Todo mundo vai! Diversão garantida! A Prefeitura de Barra investi no Carnaval, atrair turistas e movimentar o comércio .

Programação dos 4 dias de folia no circuito Oscar Queiroz, na avenida 23 de agosto .

01/03/2014:

16:00h – TRIO (BLOCO INFANTIL MILK SHAKE)
17:00h – BLOCO DO IDOSOS (BANDA DEOLINDO LIMA)
18:00h – PALCO (DJACK E BANDA)
19:30h – PALCO (BANDA SARGITÁRIOS)
21:00h – TRIO – PIPOCA (BANDA NAKANA)
21:00h – PALCO (LICURGO)
24:00h – PALCO (BANDA SWING DO DIQUE)

02/03/2014:

16:00h – BATUCADAS, BLOCO DA ALEGRIA E BLOCO LITORANDO (JÚLIO NASCIMENTO)
18:00h – PALCO (BANDA CURTISOM)
19:30h – PALCO (BANDA BRILHO DO SOL)
21:00h – TRIO - BLOCO TO INDO (BANDA O TROCO)
21:00h – PALCO (BANDA NAKANA) LANÇAMENTO DO SÃO 2014
01:00h – TRIO - PIPOCA (BANDA YABAKANA)

03/03/2014:

16:00h –TRIO (BLOCO INFANTIL MILK SHAKE), BATUCADAS, BLOCOS LITORANDO, LICOMEU E BALANÇA MAIS NÃO CAI (BANDA DEOLINDO LIMA)
18:00h – PALCO (SÉRGIO E ALEXANDRE)
21:00h – TRIO - BLOCO TO INDO (BANDA TOINHO E CIA)
21:00h – PALCO (BANDA KIRUS)
01:00h – PALCO (JAIRO E GIL)

04/03/2014:

16:00h – BATUCADAS, BLOCOS LITORANDO E LICOMEU
19:00h – PALCO (ARISON E VICTORIA)
21:00h – PALCO (BANDA DEOLINDO LIMA)
22:00h – TRIO - BLOCO TO INDO (BANDA JAIRO E GIL)
01:00h – TRIO - (DENIS, DJACK E BLACK JACKSON)

Durante o dia festas na orla, nas barracas Cabeça de Touro e Farol da Barra. Prefeitura da Barra Trabalho e Desenvolvimento. Prefeito: Artur Filho .  

Por Ascom Barra-BA .

FONTE: XIQUESAMPA .

24/02/2014

PELO CAMPEONATO PERNAMBUCANO XIQUEXIQUENSES DO TIME DO SALGUEIRO ENFRENTARAM O SANTA CRUZ .

Na foto nosso conterrâneo Luciano (Goleiro) é o último a direita, o Xiquexiquense é o jogador com mais tempo no clube, o jogador está no Salgueiro desde de 2003 .

Domingo (23/02/2014) aconteceu o hexagonal do Campeonato Pernambucano Coca-Cola, o Salgueiro, time dos Xiquexiquenses Luciano (Goleiro) e Sidny (Lateral-Direito), Jogando no Cornélio de Barros em Salgueiro-PE, o Carcará do Sertão recebeu a equipe do Santa Cruz, o jogo empatado em 1x1. O goleiro Luciano atuou como titular, já o experiente lateral Sidny entrou aos 41 minutos do segundo tempo no lugar do capitão e titular da posição Marcos Tamandaré. Campeão do Primeiro Turno Governador Miguel Arraes, o Salgueiro saiu na frente do Santa Cruz, mas não conseguiu segurar o resultado e os corais chegaram ao empate no final da partida. Com o empate, o Carcará chegou aos cinco pontos e está em quarto lugar. Já o Santa Cruz está no terceira posição, com mesma pontuação (leva vantagem no saldo de gols). Na próxima rodada, o Salgueiro visita o Náutico, na Itaipava Arena Pernambuco, e o Tricolor enfrenta o Sport na Ilha do Retiro. O jogo no Cornélio de Barros teve dois tempos. No primeiro, o Salgueiro dominou e conseguiu abrir o placar. Aos 42 minutos, Aylton Alemão fez de cabeça para o Carcará. Na segunda etapa, o Santa Cruz pressionou e chegou ao empate aos 38 minutos do segundo tempo, com Nininho, que chutou forte de dentro da área para fazer 1x1.

FONTE: SALGUEIROAC.COM .

23/02/2014

XIQUE-XIQUE NA BAHIA, UMA CIDADE COM MUITAS OPÇÕES DE TURISMO, LAZER E GASTRONOMIA .

Com uma população de aproximadamente 50 mil habitantes, a linda e hospitaleira cidade de Xique-Xique fica localizada no nordeste brasileiro, no interior da Bahia .

O Rio São Francisco, um dos principais cursos de água do Brasil, corta o município, movimenta a economia e traz muita beleza à cidade. Uma cidade linda e com grande potencial de eco-turismo. Além disso, proporciona belíssimos passeios de barcas e conhecer  as Dunas, uma Área de Proteção Ambiental das Dunas e Veredas do Baixo e Médio São Francisco, criada em 1997, com 1.085.000 hectares, sendo a maior do Estado. Lagoa de Itaparica, uma Área de Proteção Ambiental (APA), localizada nas escarpas e fraldas da grande Chapada Diamantina, entre Xique-Xique e Gentio do Ouro, com 78.550 ha. A Lagoa de Itaparica é conhecida por suas belezas naturais, pela sua biodiversidade e pela presença constante dos carnaubais e plantas aquáticas como a vitória-régia. O visitante também pode fazer um turismo cultural pela Ilha do Miradouro e conhecer a igreja de Nossa Senhora de Santana, sendo o mais antigo templo da região, encontrando-se em processo de tombamento estadual, a tricentenária comunidade do Miradouro, com a capela mais antiga de toda a região, ao norte do município estão atrações como a Fazenda Pedras, fundada no ano de 1683 por Antonio Guedes de Brito, famoso Barão da Casa da Ponte; a antiga vila de Marrecas, a Estrada de Dona Joana e o grande projeto de irrigação – que é conhecido como ‘Projeto do Baixio de Irecê’ . 

O projeto de Irrigação Baixio de Irecê, que certamente nos Xiquexiquenses queremos que mude essa denominação para Baixio do Xique-Xique, pois esta localizado na margem direita do rio São Francisco, ao norte da região do Médio São Francisco, região central da Bahia, a 500 quilômetros de Salvador. O acesso à área do projeto ocorre principalmente pela rodovia BA-052, que liga Xique-Xique a Feira de Santana, interligando-se à malha viária nacional pela BR-116. A ligação existente entre o local de início do projeto (tomada de água no rio São Francisco) e a cidade de Xique-Xique é realizada pela estrada vicinal, não pavimentada, numa distância de cerca de 40 quilômetros. Além de conhecer também várias outras Ilhas do Velho Chico, o fenômeno Mocambo do Vento, o Parque Aquático Ponta das Pedras, Folha Larga, Saco dos Bois, Barragem do Amor e várias outras opções de laser, nosso turismo precisar ser explorado, temos um acervo cultural pra isso. Conheça algumas opções de restaurantes, bares, churrascarias e pizzarias em Xique-Xique, visite e comprove: 

* Restaurante do Carranca Grande Hotel: Comida regional e pratos internacionais .
   Endereço: Avenida Antônio Carlos Magalhães, s/n Fone (74) 3661-1674

* Só Sabor: Comida regional – especialidades: peixe e frango caipira .
   Endereço: Rua Demóstenes Barnabé (antiga Rua 2), 190 – Fone (74) 3661-3178

* Ruy’s Bar: Churrascaria, Pizzaria e comida caseira a quilo .
   Endereço: Rua Agrário Avelino, 53 Fone (74) 3661-3671

* Kanella’s Bar: Comida regional – Especialidade Moqueca de Surubim
   Endereço: Rua Custódio B. Morais, 194 (em frente ao Mercado de Carne)Fone (74) 8819-3864

* Churrascaria Asa Branca: Churrasco Assado na brasa e deliciosos pratos regionais .
   Endereço: Rua Rui Barbosa, 11, esquina com a Av. JJ. Seabra .

* Restaurante Demorou: Comida nordestina, pratos internacionais
   Endereço: Rua Virgílio Bessa, 691 (Próximo ao Parque Aquático) Fone (74) 3661-4608

* Pizzaria Sol de Verão: Pizzas de Vários Sabores .
   Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/n Fone 3661-2896 (Delivery) .

* Casas das Pizzas: Pizzas de Vários Sabores .
   Endereço: Avenida J.J Seabra, nº 194 – Tel: 3661-2739 .

* Churracaria e Restaurante Bode e Cia: Churrasco na Brasa e Deliciosas Comidas Caseiras .
   Endereço: Rua Rosa Baraúna,S/N – Tel: 9966-8454 .

* Restaurante Irecê Xique: Deliciosos Pratos Caseiros, Regionais  e Várias Opções no Cardápio .
   Endereço: Rua Custódio B Moraes,S/N – Tel: 9966-8454 .

Como Chegar: Partindo de Salvador pela BR-324, sentido Feira de Santana, seguir pela BA-052, (Estrada do Feijão), passando por Baixa Grande, Mundo Novo, Morro do Chapéu, Irecê, Central, mais 44 km até Xique–Xique. Distância de Salvador: 587 km. O percurso é feito em 6 horas de carro e 10 horas de Ônibus pela Viação Águia Branca .

Foto: Edson Nogueira .
Colaboração: Éder Bastos .
Pesquisas e Texto Final: Adriano Britto .
Facebook: www.facebook.com/XIQUESAMPA .

FONTE: XIQUESAMPA .

22/02/2014

PREFEITO ARTUR FILHO DE BARRA PARTICIPA DE INSTALAÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UFOBA .

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) tem previsão de funcionamento em Barra no segundo semestre de 2014, são previstas seis graduações com quase 1200 alunos e 72 professores .

O prefeito de Barra Artur Silva Filho, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Edson Carvalho, e pelo secretário de educação do município, Washington Leandro, esteve na última semana na cidade de Barreiras para participar do ato solene de instalação do Conselho Universitário da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). O momento contou com a presença da Profª Drª Dora Leal Rosa, Magnífica Reitora da Universidade Federal da Bahia, instituição tutora da UFOB. Foram apresentadas as bases administrativas e acadêmicas da Instituição e os Planos de Trabalho das seis Pró-Reitorias aos prefeitos dos cinco municípios-sede da UFOB; assim como o planejamento e as medidas já adotadas para a implantação da Universidade no segundo semestre de 2014 .

Em Barra funcionarão inicialmente os cursos de veterinária, ciências agronômicas, porém estão previstas seis graduações com quase 1200 alunos e 72 professores. O campi da UFOB no município funcionará provisoriamente na Escola Municipal Professor Elísio Mourão que possui uma área construída de 1.952m², com 13 salas de aula, biblioteca, auditório e dependências suficientes para abrigar o corpo administrativo e acadêmico inicial da universidade. Conta ainda com um amplo estacionamento de 3.325m² e uma quadra poliesportiva. O campus definitivo será implantado em uma área de 61,2ha, localizada na BA161; e a fazenda experimental que atenderá as exigências dos cursos de ciências agrárias, possui uma área de 1.250ha e está localizado à margem esquerda do Rio Grande, com potencial satisfatório para o abastecimento de consumo animal e irrigação. A instalação do Conselho da UFOB foi mais um grande passo em direção à realização, ainda este ano, de um grande sonho da população de Barra: uma Universidade Federal em pleno funcionamento no município . 

Por Ascom Barra (Ba) .

FONTE: XIQUESAMPA .

20/02/2014

CARNALAPÃO: COMEÇA HOJE EM LAPÃO UM DOS MELHORES CARNAVAL DO INTERIOR DA BAHIA .

Este ano, o Carnaval de Lapão será na Praça de Eventos Adolfo Matos, que será inaugurada neste primeiro dia de carnaval, a cidade esta linda e preparada para receber foliões de todo o Brasil . 

Durante a coletiva de imprensa, realizado no dia 09 de Fevereiro no Parque da Cidade em Lapão e contou com a presença da imprensa local, regional e estadualo prefeito Ricardo Rodrigues, anunciou diversas obras que foram entregues a cidade de Lapão, entre elas a Praça da Juventude, pavimentação de ruas que da acesso ao novo circuito da festa com uma extensão de 2,5 Km da nova avenida que foi construída e que vai desde a câmara de vereadores ao camarote Skol, pavimentação e urbanização de Praças, pavimentação da Avenida Dário Vilela entre outras obras que teve investimento do município e do governo federal. O prefeito Ricardo Rodrigues revelou que a estrutura que será montado este ano promete ficar registrado no município. “A parceria da Prefeitura de Lapão com a Bahiatursa /Governo do Estado, Galvani, Skol, Caixa, Banco do Brasil, Casas Freire, Armazém Paraíba, Petrobrás e Bradesco coloca Lapão, como um dos pólos oficias do carnaval do interior da Bahia” disse o prefeito. O  Carnaval começa hoje ás 19:00 hs com shows do Harmonia do Samba, Flor de Cactus, XK7 e Madeirada, são esperados 50 mil foliões por dia .

O prefeito Ricardo Rodrigues revelou que a estrutura que montado este ano promete ficar registrado no município. “A parceria da Prefeitura de Lapão com a Bahiatursa /Governo do Estado, Galvani, Skol, Caixa, Banco do Brasil, Casas Freire, Armazém Paraíba, Petrobrás e Bradesco coloca Lapão, como um dos pólos oficias do carnaval do interior da Bahia” disse o prefeito. O  Carnaval começa hoje ás 19:00 hs com shows do Harmonia do Samba, Flor de Cactus, XK7 e Madeirada, são esperados 50 mil foliões por dia, fazendo de Lapão um dos melhores carnaval do interior da Bahia .

Segurança: Durante o Carnalapão 2014, a segurança será prioridade da Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar e Civil. No circuito foram instalados 20 câmeras de segurança nas principais ruas da cidade, principalmente na Praça de Eventos e ruas adjacentes. O esquema de segurança durante o período mumesco em Lapão, terá o reforço garantido de 350 policiais, incluindo policia civil, militar, tropa especial da CAESA, Esquadrão de Policia Montada (Cavalaria) e um Helicóptero. A prefeitura confirmou a atuação do Comissário de Menores e do Conselho Tutelar durante o carnaval. O reforço ficará completo com a Guarda Municipal, que se revezará durante o reinado de momo em Lapão .

Confira a programação do Carnalapão 2014: Além de marchinhas de carnaval, a estrutura da festa vai contar com dois trios elétricos, dois palcos, decoração especial, tenda eletrônica e desfile de blocos. Entre os artistas que vão abrilhantar a festa estão: Olodum, Oito 7 Nove 4, A Zorra, Harmonia do Samba, Saia Rodada Elétrica e Parangolé .

Bandas da Região: Amanda Santiago, Flor de Cactus, Vera Cruz, Nacarona, Semente Baiana, XK7, Selva Branca, Madeirada, Murilo Lima e Dubiran .

Blocos que desfilarão no Carnalapão 2014

Os Moiados: Sexta- feira 21/02 ás 21hs: Chiclete com Banana
Domingo 23/02 ás 17hs: Tuca Fernandes .

Bat Folia: Sábado 22/02 ás 18hs: Bailão do Robynssão
Domingo 23/02ás 20hs: Pagodão das Antigas

Pipoca KidsSábado 22/02 ás 17hs: Neide Vital

Transmissão: Rádios Irecê Líder Fm de Irecê e Rádios Serrana  e Clube Rio do Ouro de Jacobina.

FONTE: XIQUESAMPA E ASCOM PM LAPÃO .

19/02/2014

PREFEITO DE IRECÊ LUIZ SOBRAL ANUNCIA IMPORTANTES OBRAS PRO MUNICÍPIO .

No inicio do mês de fevereiro em entrevista à uma rádio local, o prefeito de Irecê, Luiz Sobral, anunciou algumas intervenções e importantes obras que serão iniciadas durante este  ano .

Destaque para a primeira etapa da nova Avenida Santos Lopes, construção das entradas da cidade, Nova Praça em frente ao Banco do Brasil, pavimentação asfáltica da Avenida Caraíbas e de mais 30 ruas em toda cidade, além da pavimentação de 100% do bairro São Francisco. O gestor, falou ainda, sobre a construção da nova Rodoviária e reabertura do Hospital Municipal. "Reabrir o Hospital é um compromisso com a população de Irecê", destacou o prefeito. Durante a entrevista, foi anunciado mais uma novidade, que é a construção de uma Academia ao ar livre na Praça Chico Mendes, além da conclusão da Piscina Semi-olímpica e reforma do Ginásio de Esportes. Em breve, segundo o prefeito, ele anunciará mais obras, concluindo assim, o maior pacote de obras da história da cidade .

FONTE: ASCOM PM DE IRECÊ-BA . 

13/02/2014

XIQUE-XIQUE GANHA SUA 4° AGÊNCIA BANCÁRIA: INAUGURADA AGÊNCIA DO BANCO DO NORDESTE EM FRENTE A PRAÇA DA CALDEIRA .











Xique-Xique ganha sua 4° agência bancária, a cidade ja possui Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e agora conta com os serviços do Banco do Nordeste (BNB) . 

A nova agência fica em um endereço privilegiado, no antigo Avenida Hotel, em frente a Praça da Caldeira e onde fica o palco da festa da cidade na Av. JJ. Seabra. Muitos agricultores que possuem financiamento precisavam deslocar 109 Km até Irecê, agora com a chegado do Baixio de Xique-Xique, as linhas de créditos aumentaram a demanda de financiamentos, além do mais, o cliente pode abrir conta, realizar investimentos, pagar boletos e outros serviços. O planejamento prevê a inauguração, em toda a área de atuação do Banco, de 108 Agências até o final do próximo ano, das quais 26 serão instaladas ainda este ano. De acordo com o plano. Além de Xique-Xique, são previstas ainda mais 18 Unidades no Estado, em : Ipirá, Lauro de Freitas, Seabra, Araci, Barra da Estiva, Campo Formoso, Candeias, Casa Nova, Catu, Dias D’Ávila, Euclides da Cunha, Ibotirama, Jaguaquara, Monte Santo, Santo Amaro, Serrinha, Tucano e Vitória da Conquista. "Parabéns ao Banco do Nordeste por acreditar em nossa cidade, sejam bem vindos", Adriano Brito . 

Todas as novas unidades vão funcionar com a quantidade mínima de papel. Para isso, toda documentação utilizada pela agência, será digitalizada e transferida para um arquivo central. Além da economia de papel, esta tecnologia gera a redução da necessidade de espaço físico, simplifica a armazenagem de dados, traz agilidade e mobilidade e diminui custos do processo. Para melhorar sua eficiência operacional, o Banco está investindo na modernização do seu parque tecnológico, adquiriu recentemente 584 terminais e salas de autoatendimento, além de servidores, computadores e uma rede wan, que promoverá um aumento na velocidade de comunicação entre as unidades do BNB, proporcionando uma maior disponibilidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes e está implantando uma nova plataforma de sistemas .

FOTOS: JUAREZ CHAVES, GILSON JÚNIOR, ARQUIVO DO XIQUESAMPA .
FONTE: XIQUESAMPA . 

10/02/2014

GERVÁSIO LIMA: A COPA DO MUNDO É NOSSA .

O país do futebol, do melhor jogador de todos os tempos, da única seleção cinco vezes campeã mundial, do time com a maior torcida no mundo e de tantos outros atributos é vítima de críticas por ter conseguido, 64 anos depois de ter sediado a primeira, ser escolhido para ser anfitrião da Copa do Mundo de Futebol de 2014, torneio organizado pela Fifa. Em 2007, quando o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo a população foi para as ruas comemorar, fazer a festa. Hoje, por conta da aproximação de um processo eleitoral, demagogicamente, o que até pouco tempo era considerado um grande e importante evento internacional, se tornou desculpa esfarrapada daqueles que criticam por criticar, sem embasamento e conhecimento de causa, pelo simples fato de querer aparecer ou tentar desgastar governos e instituições partidárias. Criticar sem conhecimento é ignorância, para poder falar mal de algo precisa saber bem do que está falando, senão beira o ridículo. É fato que muitos que são contra a copa estão fazendo por interesses menores, por questões políticas . 

Será que os milhares e milhares de trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente beneficiados pelo evento concordam com as críticas? Diversos setores da economia nacional sentirão positivamente os efeitos do antes, durante e depois da competição. A expectativa é que em um mês mais 500 mil turistas – 10% do total que o país recebe em um ano inteiro – acorram às cidades onde acontecerão os jogos. O campeonato atrairá ainda mais de 15 mil jornalistas, 15 mil voluntários para tarefas diversas e 300 funcionários e convidados da Fifa. O certame já é responsável pela geração de empregos, aumento do fluxo turístico, pela revitalização de áreas urbanas, garantindo investimentos de peso no país e outros benefícios. Corroborando com a opinião do jornalista Kennedy Alencar, da Rádio CBN, criticar a Copa do Mundo de Futebol no Brasil, com questionamento do legado que ela deixará é pertinente, mas querer melar o evento é antidemocrático. Se existe erro ou acerto, isso as autoridades competentes como o Ministério Público, a Polícia Federal, a Justiça e outros, têm que resolver. O que não pode ocorrer e aceitar é essa bagunça generalizada praticada por baderneiros que estão aproveitando do momento para tumultuar e tentar politizar o assunto. Além de torcer para o Brasil ser mais uma vez campeão mundial, deve-se torcer também para que a Copa transcorra na normalidade e que a paz e a alegria prevaleçam dentro e fora dos estádios.
A Copa do Mundo é nossa!

Por Gervásio Lima, Jornalista, Historiador e Colaborador do Blog Xiquesampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

05/02/2014

CD DA BANDA XIQUEXIQUENSE REGAÇO & CIA GRAVADO EM CENTRAL (BA) FAZ SUCESSO .

A Banda Regaço & Cia esta a mais de 4 anos na estrada fazendo o que há de melhor, um repertório com canções que o povo gosta .

O Regaço & Cia foi a segunda formação depois da separação do Regaço do Forró, o vocalista Damião saiu do Regaço do Forró que ficou com o irmão Cosmo em São Paulo, formando assim a Regaço & Cia. A Regaço & Cia é uma Banda Xiquexiquense com grande sucesso na cidade e na micro-região de Irecê. Seu segundo CD intitulado "O que ela gosta não é mole não" foi gravado na cidade de Central-Ba .

Ouça Regaço & Cia aqui: http://palcomp3.com/regaco/



Contatos pra Shows: (74) 9952-7856 e e-mail: regaco_e_cia@hotmail.com, falar com Damião .

FONTE: XIQUESAMPA .

04/02/2014

XIQUEXIQUENSE ILUSTRE: JÚLIO FERREIRA DE BRITO, O POPULAR "JÚLIO VELHO" .

Júlio Ferreira de Brito, ou Júlio Velho, nasceu no dia 18 de dezembro de 1918 no Distrito da então Tiririca (Hoje Itaguaçu da Bahia), mas pertencia a Xique-Xique (BA) .

Era filho do Sr. Joaquim Ferreira de Brito e de D. Rita Ferreira de Brito, descendente da antiga família Pires de Carvalho  fundadora da Fazenda Tiririca – atual cidade de Itaguaçu da Bahia. Exímio tocador de bandolim, desde a juventude dedicou-se à profissão de motorista de caminhão transportando cargas de Xique-Xique a Salvador na primitiva e precária rodovia BA 052. O bandolim era seu inseparável companheiro, morava na  boleia do caminhão e, onde quer que estacionasse para um merecido descanso, de imediato sacava do “bandola” para, antes de qualquer coisa, solar algum chorinho para a presente, fiel e constante plateia que já existia nas comunidades por onde passava e sempre esperava a chegada do caminhão de "Júlio Velho". O seu primeiro caminhão, década de 1950 foi um Ford 1951 e a partir daí vários foram os que passaram por suas mãos, dando sempre a preferência, como dizia,  aos da marca Chevrolet, tendo encerrado a profissão da caminhoneiro com um Chevrolet 1977, seu último “cheba”, como chamava. Todavia, a maior paixão de "Júlio Velho" era o seu bandolim que aprendeu a tocar “de ouvido”, sem nunca ter frequentado uma escola de música . 

Tocava, por puro prazer e devoção, composições dos grandes mestres e também às suas próprias compostas por pura emoção e inata vocação, vez que nada entendia de teoria musical e muito menos de partitura. Tornou-se o mais afamado tocador de bandolim da região.Em 1976, já quase sexagenário "Júlio Velho" aceitando o convite de alguns amigos músicos, resolveu participar de um conjunto musical na companhia de dois grandes violonistas, Everaldo Carvalho de Souza e Geraldo Carioca que, juntos trabalharam e se divertiram até 1982, ano que aconteceu a precoce morte do grande bandolinista causando um imensurável desfalque ao conjunto musical, denominado "CARIOCA SHOW". A exemplo da estrela maior empunhando o bandolim, todos tocavam pelo prazer de fazer música e de serem ovacionados pela multidão de fãs que afluía em qualquer lugar que o grupo se apresentasse. A foto acima mostra a composição do “Carioca Show”, que apesar da grande perda sofrida com a ausência de Júlio do Bandolim falecido em 1982, conseguiu sobreviver até o ano de 1988 quando se extinguiu. Além do exímio bandolinista compunham o grupo os seguintes músicos: Everaldo Carvalho de Souza, violonista, à direita de Júlio; Geraldo Carioca, violonista à esquerda de Júlio; Heitor,  que animava o conjunto musical na atividade de cantor. "Júlio Velho" faleceu no dia 21 de outubro de 1982 e está sepultado em Xique-Xique (BA) .

FONTE: BLOG XIQUE-XIQUE DE JUAREZ CHAVES .

03/02/2014

GERVÁSIO LIMA: RESPEITO, DECÊNCIA E MORALIDADE, ISTO SIM É AMOR A VIDA .

Apelação, banalização, aberração, descaração, ou simplesmente ‘amor à vida’? Com certeza esta última opção não é, nem seria, o objetivo real de uma das tramas noturnas de uma emissora de televisão brasileira que utiliza a frase como título .

Já as três primeiras representam fielmente a essência do que é mostrado diariamente, de segunda a sábado; e o pior, durante o chamado horário nobre, quando a maioria das famílias está reunida, acompanhando a programação da televisão. A maneira como são apresentados e tratados os homossexuais, seja em programas de humor ou de ficções baseadas na realidade como em novelas chega a constranger não apenas o telespectador, mas até mesmo as pessoas pertencentes a este grupo. São desrespeitosas e inconvenientes as cenas homoafetivas apresentadas insistentemente nos capítulos dos folhetins televisuais . 


Os valores familiares estão perdendo espaço para as opiniões dos que se acham ‘escritores de histórias de vida’, mas que na verdade não passam de paladinos da imoralidade. A sociedade está passando por uma profunda crise ética e moral porque a prática dos valores humanos está sendo esquecida. As pessoas vivem em momentos de tensão, correrias e o tempo sempre sendo o inimigo para ser combatido. Com isso a família não tem recebido a atenção devida. O tempo de dedicação é pouco. Aproveitando desta triste e ruim realidade, vários autores e diretores de programas de televisão utilizam de sentimentos perversos, dos seus gostos e desejos pessoais e adentram nos lares brasileiros para mostrar o que para eles é algo absolutamente normal, mas que na verdade é anormal e imoral. O conjunto de normas e regras que regulam o comportamento do homem em sociedade, adquiridas pela educação, pela tradição e na maioria das vezes pelo cotidiano, com o que se aprende no dia a dia, se chama ‘moral’. Já ‘ética’ é o conjunto de valores que orienta o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, entre outras coisas, o bem-estar social .

Portanto, moral e ética são as formas que o homem deve se orientar e se comportar na sociedade. Sendo ‘moral’ aquilo que é correto, decente..., o incorreto e o indecente tudo aquilo que fere os princípios da moralidade e do respeito, pode se afirmar então que tencionar ou querer equalizar culturas e costumes, em um país onde as diferenças são tão imensas quanto o seu tamanho territorial, é imoral, injusto e criminoso, principalmente quando não são respeitadas as idades das pessoas, inclusive daquelas em formação de identidade, como os adolescentes. Infelizmente o valor está no ter e não no ser. O progresso, sobretudo o tecnológico (televisão, internet e outros), deu ao ser humano a sensação de independência. Isto tem contribuído grandemente para, entre outras coisas, a falência dos valores. Vale salientar que o comportamento e atitudes positivas serão responsáveis em nortear um futuro exemplar e gratificante. Longe de ser homofóbico ou fazer apologia à homofobia, ao contrário, os que prezam pelos valores estão defendendo e protegendo as diferenças, inclusive os normais e merecedores de respeito, homossexuais .

Por Gervásio Lima - Jornalista, historiado e colaborador do Blog Xiquesampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

01/02/2014

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO ESPORTE CLUBE BRASINHA DE XIQUE-XIQUE BA .









No dia 20 de outubro de 1968, os desportistas Reinaldo Almeida e Oscar Armando de Miranda Guedes (Guedinho), fundaram o Esporte Clube Brasinha . 


A melhor formação do time aconteceu no ano de 1975, quando o elenco era composto dos jogadores: Nelton, João Didi, Né, Balão e Canguru; Pinheirinho e Nélson; Cafuringa, Jorge, Zé de Helena e Carlos Gomes. O maior artilheiro da história do time  foi Zé de Helena com 47 gols. No passado, o Esporte Clube Brasinha, possuía umas das equipes mais fortes e competitivas da Bahia. Seu mascote é uma tentação, trata-se de um Diabinho, alusão a equipe que infernizava e aterrorizava seus adversários. Seus primeiros fundadores foram Umbelino, Carlos Gomes e Reinaldo (Barão). Reinaldo reside hoje em dia na cidade de Feira de Santana, e foi um dos mais importantes fundadores da equipe. A Primeira equipe do Brasinha foi Escalado com: Almerindo, João Didi, Ivaldo Magalhães, Miguel de Lozinha, Onilton Porto, José Carlos, Galêgo Fotógrafo, João de Preta, Carlos Gomes, Osvaldo Barbosa e Arnaldo do Saae (Meu Pai), o Técnico era Barão. Esse era um dos melhores times do interior baiano, o Esquadrão Vermelho. "Uma pena que o time do Brasinha deixou de existir, torço pela volta da Fúria Vermelha do Velho Chico", Adriano Britto .

FONTE: XIQUESAMPA .