31/03/2014

RADIALISTA XIQUEXIQUENSE JAILZA SAILLE FAZ SUCESSO NA IRECÊ LIDER FM A MAIS DE UMA DÉCADA .













A Radialista Xiquexiquense Jailza Saille conquistou os ouvintes de Irecê e micro-região, com sua voz marcante, seu programa é líder de audiência na Irecê Líder FM.

Nossa conterrânea também é uma das grande mestres de cerimônia na micro-região. "Deus prepara Tudo!!! 1998 cheguei em Irecê para trabalhar em uma Concessionária, três meses depois recebi a ligação de J. Sidney Souza me convidando para trabalhar em sua Conceituada Emissora de Rádio, onde estou até hoje. Apresento dois Programas, das 06:30 as 08:00- Jornal Popular e 08:00 as 09:30- Acorda Pra Vida, de segunda a sexta- feira. Dia 16 de junho comemoro 16 anos de Rádio e em Irecê. Louvo a Deus por tudo!!! Meu Amigo e Conterrâneo Adriano Brito do Blog Xiquesampa, em primeiro lugar quero agradecer por você ter participado do Jornal do Meio Dia, na Radio Irecê Líder FM (www.ireceliderfm.com.br ), para explanar problemas da nossa cidade Xique- Xique e também por ter citado o meu nome. Depois por sua linda Publicação no facebook do Blog Xiquesampa (www.facebook.com/XIQUESAMPA) que recebi com muita alegria!! Eu não tenho palavras para expressar a minha Gratidão. Adriano Muitíssimo obrigada!! E no que precisar, conte Comigo para continuar lutando para o Bem da nossa Xique- Xique, e também para Propagar as Boas Novas. Grande Abraço", disse Jailza Saille ao Portal Xiquesampa .

Eu tive a honra de ser colega de Jailza Saille no Colégio Senhor do Bonfim. Jailza Saille sempre foi um garota carismática. Alô vereadores de nossa terra Esermilson Rocha Rocha, Mirlam Oliveira Sampaio, Eliecy Tarrão, Genicássia Feitosa, Nino Meira, José Pessoa de Carvalho..., sugiro moção de aplausos e medalha Joel Firmo de Meira a Jailza Saille pela divulgação do nome de nossa cidade ao mundo. Ouça nossa querida Xiquexiquense de Segunda a Sexta feira aparti das 08:00 da manhã na Irecê Lider ou acesse: www.ireceliderfm.com.br. Parabéns, por levar o nome de nossa cidade pra nossa micro-região e para o mundo . 

FONTE: XIQUESAMPA .

27/03/2014

ESERVAL ROCHA: PRESIDENTE DO TJ/BA, GENTIOURENSE DE SANTO INÁCIO GOVERNARÁ A BAHIA POR UMA SEMANA .

Dois meses após assumir a presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ), o desembargador Eserval Rocha será governador por uma semana. Na segunda-feira (31), Jaques Wagner (PT) viaja com a primeira-dama Fátima Mendonça, em miniférias. Impedidos pela regra de desincompatibilização, que passa a valer no início de abril, nem o vice-governador, Otto Alencar (PSD), nem o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), poderão sentar na cadeira, já que estarão na disputa. Otto é candidato ao Senado, já Marcelo Nilo, depois de ter disputado com o deputado federal João Leão (PP) e perdido a vaga a candidato a vice-governador, vai tentar, ao que tudo indica, a reeleição . 

As informações são da coluna Satélite .

FONTE: XIQUESAMPA .

25/03/2014

MELHOR ARRAIÁ DA BAHIA: SAI A PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO 2014 EM BARRA-BA DE 16 A 22 DE JUNHO .

Divulgada a programação do São João da cidade de Barra-BA que será de 16 a 22 de Julho de 2014 .

São João é na Barra 2014! E pra você que ainda não decidiu para aonde viajar neste São João, venha pra cidade de Barra-Ba, onde acontecerá a melhor festa do Estado. O São João de Barra é uma das festas mais procuradas do interior Baiano. E o que não faltam são grandes atrações...Venham prestigiar! É uma festa tipica, com boa estrutura e ambiente agradável. O Tradicional São João em Barra, cidade que fica na região Oeste da Bahia, banhada pelo Rio São Francisco e que tem aproximadamente 52.000 Habitantes atrai milhares de turistas de várias cidades e de outros Estados . 

Com uma programação recheada com grandes bandas do cenário nacional, dando oportunidades aos artistas da terra e da região, mantendo as tradições de uma verdadeira festa junina com fogueira, brincadeiras como pau de sebo, quebra-pote, cabra-cega, quadrilhas juninas, comidas e barracas típicas e muito forró .

PROGRAMAÇÃO O ARRAIÁ DE BARRA 2014:

DIA 16- SEU MAXIXE E HARMONIA DO SAMBA .
DIA 17-SIMONE & SIMARIA (AS PIRALHINHAS) .
DIA 18-LIMÃO COM MEL .
DIA 19-EDSON LIMA & GATINHA MANHOSA .
DIA 20-DESEJO DE MENINA E BANDA ENCANTU´S .
DIA 21-FORRÓ CALANGO ACESO .
DIA 22-LÉO & LENO E BANDA 3 DESEJOS .
E MAIS SÉRGIO DO FORRÓ, JAIRO & GIL E MUITO MAIS .

MAIS INFORMAÇÕES: www.saojoaoenabarra.com.br 

Colaboração: Sá Amorim (Membro da Comissão de Eventos) .
Por Mariano Matarazzo .

FONTE: XIQUESAMPA .

24/03/2014

PREFEITO DE GENTIO DO OURO (IVONILTON SANTOS) INAUGURARÁ OBRAS COM A PRESENÇA DO GOVERNADOR DA BAHIA JAQUES WAGNER .

O prefeito Ivonilton Vieira Santos fez pronunciamento na rádio local sobre a presença de Jaques Wagner nas inaugurações de obras em Gentio do Ouro-BA .

O principal assunto foi a vinda do Governador Jaques Wagner ao município para a inauguração de diversas obras, entre elas: Rodovia BA 020 que liga o município de Gentio do Ouro ao município de Xique Xique, SAMU, Creche Professora Maria da Glória, Pavimentação asfáltica do aeroporto à praça Vanderlino Vieira, Farmácia Bahia, Casas populares, Estrada vicinal que liga a comunidade de Itajubaquara a comunidade de Pituba, Prédio escolar na comunidade de Silvério, Prédio escolar na comunidade de Cotovelo e calçamento em diversas ruas da sede e interior do município. No mesmo evento (visita do governador), o prefeito Ivonilton dará ordem de serviços para o calçamento de diversas ruas (sede), Construção do muro do Cemitério (sede), Estrada vicinal que liga o município de Gentio do Ouro ao município de Ipupiara e Estrada vicinal que liga a comunidade de São Gonçalo a comunidade do Brejo. Com Amanda Oliveira .

Por  Ascom (Comunica Gentio do Ouro) .

FONTE: XIQUESAMPA .

UMA DAS REALIDADES DO TRANSPORTE PÚBLICO NO BRASIL! ABUSOS NO METRÔ: VÍTIMAS PODEM DESENVOLVER DIFICULDADES PARA SE RELACIONAR E TRANSTORNOS .

A discussão sobre abuso sexual nos transportes públicos ganhou fôlego na semana passada, após a detenção de cinco suspeitos de assédio no Metrô e na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a denúncia sobre a existência na internet de grupos de “encoxadores” . 

O R7 conversou com especialistas em sexualidade para tentar compreender o que está por trás do comportamento dos molestadores e o que este tipo de violência pode representar para a vítima. De acordo com o psicólogo e terapeuta sexual Ângelo Monesi, as consequências para quem sofre o abuso nem sempre são superficiais. A sensação de ter a privacidade invadida pode ser traumática. — Muitas [vítimas] têm alterações da noção corporal. Então, toda vez que alguém a toca de uma maneira que pode ser carinhosa, aquilo se torna algo difícil. Algumas desenvolvem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) em relação à limpeza [...] É como se, por exemplo, aonde o abusador pôs a mão, passasse a ser um lugar que está sempre sujo. Então, a pessoa fica limpando, esfregando, como se tentasse tirar a mão do abusador dali. Às vezes, até esfolando a pele. "Não vou usar mais vestido no metrô", diz mulher que teve partes íntimas filmadas na estação da Sé. Para a sexóloga e psicóloga Carla Cecarello, a experiência de ser molestada pode também mudar a forma como a mulher encara a figura masculina. — É uma mulher que pode, com isso, passar a ter dificuldades no seu relacionamento, ter ódio da figura masculina, principalmente, se ela já vem de um relacionamento que não está bem. Também pode ser um tipo de mulher que passa a ter dificuldade em relação ao desejo sexual, comprometimento da autoestima [...] É vítima e se sente culpada . 

A sociedade massacra muito a mulher em relação a isso, como se ela não pudesse sair com uma saia curta, ter cabelo longo e prendê-lo porque isso “facilita a vida dos estupradores”, o que é um absurdo. Já em relação à maneira de agir do abusador, Monesi explica que está associada a um quadro compulsivo. — É um perfil compulsivo. É uma pessoa que sabe que está fazendo alguma coisa errada no sentido social, mas que não consegue se controlar. É o que chamamos de frotteurismo, que é o hábito de se esfregar em pessoas, aproveitando de situações como esta [no transporte público], por exemplo. Um Homem foi preso suspeito de "encoxar" e de tentar tirar calça de passageira em trem lotado. Carla Cecarello também avalia que existe por parte do agressor uma dificuldade em lidar com regras sociais. A sexóloga diz que, na visão dele, a mulher é “somente um objeto de desejo”. — São homens que colocam a mulher em uma posição de objeto sexual e não levam em consideração o perfil dela como pessoa provida de sentimentos, pensamentos e sensações. O terapeuta, por sua vez, entende que não há um desprezo em relação ao outro, mas uma valorização, por parte do agressor, da própria vontade. “Uma forma de pensar promíscua”, destaca o especialista em sexualidade. — O importante é tirar vantagem da situação. “Essa menina está com roupas mínimas e está querendo chamar a atenção. Vai atrair um machão como eu, que vai dispor, vai usar”. Só que esse sujeito tem um raciocínio muito primitivo. Segundo Monesi, o abusador “procura uma pessoa que ele pensa que tem a possibilidade de facilitar, de favorecer ou até permitir o assédio”. — É como um leão olhando um grupo de animais que ele vai atacar. O leão vai sempre procurar atacar a vítima que está mais distraída, que não está prestando muito atenção.

Histórico: Na análise da sexóloga e psicóloga Carla Cecarello, a dificuldade de relacionamento com a figura feminina também pode estar na entrelinha do comportamento do agressor. — Ele não consegue se aproximar de uma mulher para desenvolver um vínculo afetivo com ela. Então, só consegue tratá-la como um objeto de saciação do seu próprio prazer, não se importando com os riscos sociais que isso pode causar a ele. O histórico do “transgressor compulsivo na questão sexual” deve ser considerado, conforme enfatiza Angelo Monesi. — Algumas vezes, ele tem um histórico de ter sido abusado, por isso ele está abusando. Ou tem um histórico de violência familiar. “Já que o mundo não me deu aquilo que eu queria, agora, vou tomar à força aquilo que eu quero”. Estão reproduzindo isso na sociedade. Acham que têm o direito de fazer, porque foram vítimas.

FONTE: UOL NOTÍCIAS .

23/03/2014

VEM AE A 10ª EDIÇÃO DA BAHIA FARM SHOW DE 27 A 31 DE MAIO EM LUIS EDUARDO MAGALHÃES BA .

10ª Edição da maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte-Nordeste do país promete atingir a marca de R$ 1 bilhão de negócios fechados .

A 10ª edição da Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte-Nordeste do Brasil será realizada entre os dias 27 e 31 de maio no município de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia. Com 95% dos espaços já comercializados, a expectativa é que a edição de 2014 atinja a marca de R$ 1 bilhão em volume de negócios, superando o ano de 2013 quando foram movimentados R$ 671 milhões. Dos expositores que participaram da edição 2013, 90% estão confirmados para este ano. São revendas e representantes de maquinários agrícolas, equipamentos, insumos, automóveis e caminhões. Instituições financeiras públicas e privadas estarão presentes, oferecendo linhas de crédito direcionadas ao segmento do agronegócio. A localização privilegiada da região Oeste, considerada como a última fronteira agrícola do país, atrai a atenção de investidores do Brasil inteiro que vêem na Bahia Farm Show uma excelente oportunidade para expor produtos e consolidar bons negócios. A infraestrutura oferecida no Complexo Bahia Farm, com ruas asfaltadas, restaurantes, serviços de abastecimento de água e limpeza garante aos visitantes conforto e segurança. 

Além de uma grade de palestras, mesas redondas e seminários com informações técnicas especializadas, a edição em que a Bahia Farm Show comemora 10 anos fará uma homenagem aos desbravadores da região Oeste da Bahia. Um justo reconhecimento aos homens e mulheres que transformaram este pedaço do Brasil em uma das maiores potências agrícolas nacionais. Uma extensa programação cultural fará parte do cronograma comemorativo com apresentações musicais e de dança. A Bahia Farm Show é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), juntamente com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda (ASSOMIBA) e Prefeitura de Luis Eduardo Magalhães, município que sedia o evento. 

SERVIÇO: Bahia Farm Show 2014, Data: 27 a 31 de maio de 2014, Local: Complexo Bahia Farm Show: BA 020/242, km 535 - Luis Eduardo Magalhães – Bahia, www.bahiafarmshow.com.br .
  
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Hebert Regis – (77) 9978 0913 ou hebert@araticum.jor.br
Nádia Borges – (77) 9115 8050 ou nadia@araticum.jor.br
Assessoria de Comunicação da AIBA:
Rassana Milcent – (77) 8802-4964 ou imprensa@aiba.org.br

FONTE: XIQUESAMPA .

22/03/2014

PEIXAMENTOS MARCARÃO DIA MUNDIAL DA ÁGUA NOS MUNICÍPIOS DE XIQUE-XIQUE E RIACHO DE SANTANA .

Em Xique-Xique e em Riacho de Santana, no sertão da Bahia, o Dia Mundial da Água – celebrado em 22 de março –, será marcado por uma ação que visa à recomposição e à preservação da ictiofauna na bacia do Rio São Francisco . 

Os peixamentos serão realizados pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, ligado à 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Bom Jesus da Lapa (BA). Serão soltos no trecho do rio São Francisco de Xique-Xique, na sexta-feira (21), cerca de 30 mil alevinos de curimatã pacu e curimatã pioa, que são espécies nativas. Antes, na quinta-feira (20), ação semelhante acontecerá em Riacho de Santana. “Os eventos são de grande importância para divulgação e promoção das ações educativas de preservação e conservação dos recursos pesqueiros . 

Visando atender às metas de revitalização do São Francisco, distribuiremos cerca de 15 mil alevinos para peixamentos de Aguadas e Lagoas, em Riacho de Santana, e 30 mil para repovoamento direto do São Francisco, em Xique-Xique”, diz Charles Fabian, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e  Aquicultura de Xique-Xique. O centro iniciou seus trabalhos em abril de 2009 e produz, por ano, cerca de 1,5 milhão de alevinos, entre espécies nativas e exóticas. “Essas ações de inserções de espécies nativas têm finalidade econômica, social e ambiental, beneficiando diretamente as populações locais. Elas geram renda e produção de proteína animal, e permitem a recomposição das populações de peixes, reduzidas pela pesca extrativa”, explica Charles Fabian . 

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br
Contato: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

FONTE: CODEVASF .

17/03/2014

ACADEMIA AJUXX DE XIQUE-XIQUE CONQUISTA MEDALHA NA I ETAPA DO CIRCUITO BAIANO DE JUDÔ EM SIMÕES FILHO BA .

A Federação Baiana de Judô, deu inicio as competições  no ano de 2014, e neste final de semana 15/03/2014 - Sábado, na cidade de Simões Filho/BA, foi realizado a I Etapa do Circuito Baiano de Judô, que serviu como seletiva para o Campeonato Brasileiro Região III. A Ajuxx fez presente com os seus atletas, com uma equipe fazendo a transição do Sub-15 para o Sub-18, os resultados foram os seguintes:

Ajuxx Judô: Danillo Mutim: Vice-campeão - Pré-classificado para o Brasileiro.
Participação sem Colocação: Jonatha Ribeiro, Luan Rocha e Gutyerre Santiano.

FONTE: AJUXX .

15/03/2014

VENHA PARA O ITAGUAÇU FEST, GRANDE CARNAVAL DE ITAGUAÇU DA BAHIA NOS DIAS 14,15 E 16 DE MARÇO .

Nos dias 14, 15 e 16 de março de 2014, Itaguaçu da Bahia vai explodir de alegria, com a realização do seu carnaval, o "Itaguaçu Fest", com ótimas atrações . 

Vejam a programação abaixo. Além da alegria, o carnaval de Itaguaçu da Bahia terá um cunho social maravilhoso, haja vista que toda a arrecadação obtida com a venda das camisas do "Itaguaçu Fest" será revertida em benefício do Hospital Julieta Viana. Cada camisa custa R$ 20,00 e já está à venda. Ao prestigiarmos o carnaval de Itaguaçu da Bahia, com a compra da camisa do "Itaguaçu Fest", estaremos também ajudando o Hospital Julieta Viana. O prefeito Adãozinho contratou boas atrações e fez um ótimo investimento pro carnaval de Itaguaçu da Bahia, com isso pretende aumentar a receita do município atraindo muitos turistas de nossa região e de todo Brasil. Além do mais os foliões que comprarem seus abadás estarão ajudando o Hospital Julieta Viana. Os interessados em comprar ingressos para o Itaguaçu Fest podem procurar os pontos de venda abaixo: 

Lucilla Modas, Miguels Bar Kanellas Bar e Restaurante Trailler do Vicente Escritório de Advocacia de Dr. Jorge Fabio Peregrino Gleide Viana Preço: R$ 20,00.

Por Edilson Rocha .

FONTE: XIQUESAMPA .

13/03/2014

PREFEITO RICARDO DE XIQUE-XIQUE RECEBE EM SALVADOR MÉDICAS CUBANAS QUE VÃO TRABALHAR NO MUNICÍPIO .

O Prefeito de Xique-Xique DR. Ricardo Magalhães, O Secretário de Saúde Edmar Queiroz e o Coordenador de Atenção Básica, Pedro Correia, recepcionam médicas cubanas em Salvador/BA .

O Prefeito de Xique-Xique, Dr. Ricardo, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Edmar Queiroz e o Coordenador de Atenção Básica, Pedro Correia, recepcionam em Salvador/BA as médicas cubanas que irão prestar serviço à população Xiquexiquese. O Município de Xique-Xique é beneficiado com o Programa Mais Médicos que faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. A iniciativa do Governo Federal prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil. Segundo nos informou o Procurador Geral do Município Diogo Magalhães, a cidade de Xique-Xique recebera quatro médicas que irão trabalhar na atenção básica. "São médicos que visam atender a carência de profissionais de saúde nas unidades de saúde da família", disse Diogo Magalhães. As quatro médicas Cubanas já estão em Xique-Xique .

SOBRE O PROGRAMA MAIS MÉDICOS: O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil .

Por Diogo Magalhães .

FONTE: XIQUESAMPA .

12/03/2014

VEM AE MAIS UM "FORRÓ DE XIQUE-XIQUE" DIA 04 DE ABRIL NA CASA D´ITÁLIA NO CAMPO GRANDE EM SALVADOR .

Já é tradição o Forró de Xique-Xique em Salvador, o ingresso antecipado custa R$ 15,00. O melhor forró de interior na Capital, já tem local, data, e hora para acontecer. Não perca a oportunidade de dançar muito forró, e fazer parte de um dos públicos mais bonitos do forró universitário .

PROMOÇÃO FORRÓ DE XIQUE-XIQUE: Concorra a um par de ingressos para curtir o melhor forró universitário do interior na capital. Para concorrer basta curtir a pagina do Forró de Xique-Xique no Facebook, compartilhar essa publicação, clicar no link abaixo e logo após na aba PARTICIPAR do aplicativo sorteie.me. O Sorteio será no dia 17/03/2014 .

MAIS INFORMAÇÕES: 71 9269-3011, 71 9932-7714 E 74 9952-9303 Kleber Junior, ou pelo FACEBOOK: www.facebook.com/ForrodeXiqueXique .

APOIO CULTURAL: BLOG XIQUESAMPA 
FACEBOOK XIQUESAMPA:  www.facebook.com/XIQUESAMPA . 
DIREÇÃO: ADRIANO BRITTO .

FONTE: XIQUESAMPA .

CONSEG REALIZA REUNIÃO PARA TRATAR DA SEGURANÇA PÚBLICA EM XIQUE-XIQUE










O encontro aconteceu na noite dessa segunda-feira, 10 de março, na Câmara de Vereadores . 

Entre os assuntos na pauta definida pelos membros do Conselho Municipal de Segurança Pública, está a preocupação de todos os segmentos da sociedade quanto às ações imediatas a serem tomadas pela sociedade, bem como, pelo conselho a fim de auxiliar o município na prevenção e combate à criminalidade. O palestrante da noite o Tenente Coronel Josehilton Martins dos Santos representante do 7º Batalhão de Irecê, falou sobre as ações que vem desempenhando na sua área de atuação. Em sua fala fez um comparativo com o desempenho de outros Batalhões mostrando que a hegemonia é presente em todas as unidades apesar do efetivo humano não ser o mesmo. Um curso para formação de 30 novos policiais está acontecendo o que irá viabilizar uma melhora na situação fragilizada de municípios como Xique-Xique, que sempre necessita do contingente da cidade vizinha Irecê.

Faz-se necessário que as leis sejam efetivas e que os órgãos competentes sejam responsáveis em cobrar e fazer cumpri-las a exemplo da lei do silêncio. Entre as sugestões dos presentes, sugeriram que câmeras fosses instaladas para inibir o número de assaltos que vem acontecendo em Xique-Xique. A criação da guarda municipal seria outro ponto a ser ponderado pois auxiliaria a segurança. Um outro assunto abordado foi a fragilidade da segurança da zona rural, em que normalmente os moradores quando necessitam não conseguem ter acesso a segurança. Entre os maiores entraves que as corporações tem ressalta-se um apoio maior pelo governo do estado que diretamente é o responsável pela manutenção plena da segurança pública. Estiveram presentes na reunião o Vice Prefeito Dr. Lula, o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Geraldo Freire, Presidente do Conseg Júlia Rodrigues, PM Capitão Marcelo, CDL Cléssio Ribeiro Soares, Rotary Clube Zélia Jacobina, Lions Clube Paulo Nei Oliveira, Vereadores Mirlan Oliveira, Marivaldo Figueiredo e Esermilson Rocha . 

FONTE: ASCOM/PMXX .

07/03/2014

VIAGEM NO TEMPO: CONHEÇA A HISTÓRIA SOBRE A CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE XIQUE-XIQUE .

Durante a administração do Governador Tomé de Souza passou por esta região uma expedição exploradora. No século XVII surgiu a fazenda praia ao Cabo da Ipueira de propriedade do português Theobaldo Miranda Pires de Carvalho. Antes de terminar o século XVII um grupo de garimpeiro da Serra do Assuruá, instalou-se na ilha do Miradouro nascendo ali o 1º núcleo de populacional habitado por europeus.Quando o século XVIII surgiu já havia sido construído nas proximidades da Ipueira uma pequeno templo dedicado ao Senhor do Bonfim, fora um cumprimento de uma promessa feita por um tropeiro. Em 1714 Dom Sebastião Monteiro da Vide, arcebispo da Bahia, assinou um ato que elevava a capela de Chique-Chique à categoria de freguesia, nesse ano de 1714, o arraial, já bem desenvolvido foi elevado à categoria de distrito. Em 6 de julho de 1832, com seu território desmembrado do distrito de Sento Sé, (que por sua vez pertencia ao município de Jacobina)  Xiquexique foi elevado à categoria de Vila, cuja instalação aconteceu no dia 23 de outubro de 1834Em pouco tempo a comunidade era um arraial em franco crescimento. Quando o Brasil separou-se politicamente de Portugal, a área que se tornaria município de Chique-Chique contribuía com a economia do império do Brasil, principalmente com a produção de ouro e pedras preciosas dos garimpos da serra do Assuruá .

A região de Xique-Xique era habitada primitivamente pelos índios massacarás, pontás, aracajás e amoipiras. Por volta da década de 1540, sertanistas à procura de ouro iniciaram o desbravamento do Vale do São Francisco. 

Formaram-se fazendas à margem direita do rio, em terras basicamente pertencentes às famílias Casa da Ponte e Mestre de Campo Guedes de Brito. Na segunda metade do Século XVI, em terras do Coronel Garcia D?Ávila, da Casa da Ponte, iniciou-se o arraial Xique-Xique. Situava-se na Ilha do Miradouro, nome originário da expressão popular daqui miro o ouro nas serras. Edificou-se ali a capela de Santa Ana. Mais tarde, construiu-se a capela de Senhor do Bonfim em terra firme, à margem da Ipoeira, na fazenda Praia, de propriedade de Sebastião José de Carvalho. Formou-se novo núcleo populacional. Os habitantes da Ilha do Miradouro foram-se transferindo para o local. A origem do topônimo foi a grande quantidade dos cactos xique-xique, encontrados pelos primeiros povoadores .

Formação Administrativa: Distrito criado com a denominação de Chique-Chique, em 1714. Elevado á categoria de vila com a denominação de Chique-Chique, pelo Decreto de 06-07-1832, desmembrada do município de Sento Sé:

Sede na antiga povoação de Chique-Chique. Constituído do distrito sede. Instalada em 23-10-1834. Pela Lei Municipal de 28-04-1900, foram criados os distritos de Mata Fome e Tiririca e anexados ao município de Chique-Chique. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila aparece constituído de 4 distritos: Chique-Chique, Mata Fome, Pedras e Tiririrca. Elevado á condição de cidade com a denominação de Chique-Chique, pela Lei Estadual n.º 2.082, de 13-06-1928. Pela Lei Estadual n.º 2.204, de 08-08-1929, é criado o distrito de Canabrava do Gonçalo, com território desmembrado do distrito de Tiririca e anexado ao município de Chique-Chique. Pelo Decreto n.º 7.479, de 08-07-1931, o município de Chique-Chique, adquiriu o extinto município de Assuruá, como simples distrito. Pelo Decreto n.º 8.456, 15-07-1933, desmembra do município de Chique-Chique, o distrito Assuruá. Elevado novamente à categoria de município .

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 5 distritos. Chique-Chique, Canabrava do Gonçalo, Mata Fome, Pedras e Tiririca:

Em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937, o município aparece constituído de 6 distritos: Chique-Chique, Canabrava do Gonçalo, Central, Mata Fome, Pedras e Tiririca. Pelo Decreto Estadual n.º 11.089, de 30-11-1938, o distrito de Mata Fome, Pedras e Canabrava do São Gonçalo passaram a denominar-se, respectivamente, Ibiacema, Marrecas e Uibaí. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 6 distritos: Chique-Chique, Canabrava do Gonçalo, Central, Ibiacema (ex-Mata Fome) Marrecas (ex-Pedras), Tiririca e Uibaí (ex-Canabrava do Gonçalo). Pelo Decreto-lei Estadual n.º 141, de 31-12-1943, retificado pelo Decreto Estadual n.º 12.978, de 01-06-1944, o município de Chique-Chique passou a grafar Xique-Xique o distrito de Marrecas a chamar-se Iguira. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 6 distritos: Xique-Xique (ex-Chique-Chique), Central, Ibiacema, Iguira (ex-Marrecas), Tiririca e Uibaí .

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-07-1950: Pela Lei Estadual n.º 628, de 30-12-1953, é criado o distrito de Lagoa da Canabrava (ex-povoado de Lagoa) e anexado ao município de Xique-Xique. Pela mesma Lei Estadual acima citada o distrito de Ibiacema tomou a denominação de Copixaba. Em divisão territorial datada de 01-07-1955, o município é constituído de 7 distritos: Xique-Xique, Central, Copixaba (ex-Ibiacema), Iguira, Lagoa da Canabrava, Tiririca e Uibaí. Pela Lei Estadual n.º 1.017, de 18-08-1958, desmembra do município de Xique-Xique, os distritos de Central, Lagoa da Canabrava e Uibaí, para constituir o novo município de Central. Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído de 4 distritos: Xique-Xique, Copixaba, Iguira e Tiririca. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-07-1988. Pela Lei Estadual n.º 4.839, de 24-02-1989, desmembra do município de Xique-Xique o distrito de Tiririca. Elevado à categoria de município com a denominação de Itaguaçu da Bahia. Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído de 3 distritos: Xique-Xique, Copixaba e Iguira. Permanecendo em divisão territorial datada de 2007 .

FONTE: PREFEITURA DE XIQUE-XIQUE .
PESQUISADO POR ADRIANO BRITTO .

Oferecimento: Avenida Lanches Café, visite-nos !
Faça seu pedido: 74 3661-5286 Delivery

FONTE: XIQUESAMPA .

06/03/2014

CARNAVAL DE XIQUE-XIQUE REUNIU MILHARES DE FOLIÕES DURANTES OS QUATRO DIAS DE FOLIA .

Os quatro dias do Carnaval de Xique-Xique foi realizado com o palco instalado em frente ao Colégio Municipal Senhor do Bonfim . 

O novo local foi improvisado por conta da segurança na Agência do Banco do Nordeste recém inaugurada e que fica no local onde é instalado o palco da Festa da Cidade e onde se organiza os grandes eventos em nossa cidade. A Avenida JJ. Seabra teve a decoração assinada pelos artistas plásticos Xiquexiquenses Aricélia Oliveira e Carlos Roldão, na segurança 40 homens entre policiais militares, Cipe Semi Árido (Caesa), Policia Civil  e Segurança Privada monitoravam os foliões, o Samu atendeu 14 atendimentos durantes os quatro dias, mas não quer dizer que foram todos em decorrência do carnaval, no domingo teve carnaval pra criançada no Parque Aquático, houve distribuição de camisinhas a população, a vigilância ambiental visitou as sedes dos blocos. Vale destacar os Blocos La Vem Elas que completou 27 anos e que sempre desfila na avenida, o bloco Os Incutidos que reune como sempre um grande número de foliões e de ter em sua sede Olavo Arrasta Povão agitando seus foliões, o bloco Baratona, Só Nóis, o bloco Os Burrai que desfila na avenida sempre na quarta-feira de cinzas com os homens vestidos de mulheres e a Escola de Samba de Silvio Bandeira .

A estrutura contou com palco, som, iluminação e banheiros químicos na lateral ao escritório do Saae e próximo a Escola Cezar Zama, foram contratadas 11 Bandas, sendo duas Bandas da cidade de Barra que agitaram os foliões nos quatro dias de Carna Xique Folia. A questão do local do Evento realizado em frente ao Colégio Senhor do Bonfim serviu como laboratório para estudo de um novo local pros grandes eventos em nossa cidade, é que por segurança, a recém inaugurada Agência do Banco do Nordeste (BNB) e que onde fica tradicionalmente o palco da festa da cidade tem que ser preservado, novos locais serão "estudados" para a realização dos grande eventos em nossa cidade. Essa questão dos blocos não desfilarem na avenida e nas principais ruas, como acontecia até meados dos anos 90, no meu entender temos que profissionalizar e resgatar nossa folia com o incentivo aos blocos dando premiações aos melhores, estabelecendo quesitos de premiação como fantasia, animação e também estabelecer os horários dos blocos desfilarem no Circuito e ruas, também é preciso dar um nome ao Circuito da folia como por exemplo em Salvador tem o Circuito Barra-Ondina, em Barra o Circuito Eça de Queiroz...etc. É preciso escolher um nome de um folião que marcaram época e deixam saudades até hoje, são os exemplos de Flávio Castro (Flavinho), Carlinhos de Bella, Marcos Vierinha, Geraldo Primo, Zéu Rocha, Mauro de Militão, Aécio Rocha...e outros nomes que abrilhantaram nossos carnavais em outras épocas. Aos poucos com a ajuda da população e se a Prefeitura acatar sugestões, logo revitalizaremos nosso carnaval Xiquexiquense .

A Prefeitura agradece a população, a Comissão Organizadora, Conselho de Segurança, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Saúde, Art e Show, Engec, PM, Cipe Semiárido, Policia Civil, Secretaria de Obras Transporte e Serviços, e principalmente ao povo e Blocos que abrilhantaram a folia!! Até 2015 com mais um Carna Xique folia!! Confira fotos do Carnaval de Xique-Xique no Facebook Oficial da Prefeitura acessando: www.facebook.com/pages/Prefeitura-de-Xique-Xique/368416006592733?fref=ts .

Por Adriano Britto (E-mail: adrianoxiquesampa@yahoo.com.br) .

FONTE: XIQUESAMPA .

05/03/2014

COMUNIDADE DO VICENTES EM XIQUE-XIQUE AGUARDA A REGULARIZAÇÃO DE TERRAS PELO INCRA HÁ SEIS ANOS .

Vicentes, comunidade quilombola localizada em Xique-Xique: MPF aciona Incra por regularização de terras de comunidade quilombola em Xique-Xique .

Há quase seis anos, a comunidade “Vicentes”, que já foi certificada pela Fundação Cultural Palmares como remanescentes de quilombos, aguarda que o órgão promova a regularização fundiária da região ocupada. Uma ação com pedido liminar, proposta pelo MPF em Irecê/BA, pode fazer com que a comunidade quilombola “Vicentes”, localizada em Xique Xique, tenha suas terras demarcadas .

O MPF requer que a Justiça Federal determine, por meio de liminar, que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma agrária (Incra) realize o estudo antropológico necessário para regularização fundiária da comunidade e o seu consequente acesso às políticas governamentais de promoção de desenvolvimento agrário. A comunidade Vicentes foi certificada pela Fundação Cultural Palmares como remanescente das comunidades quilombolas, em dezembro de 2006. Há quase seis anos tramita no Incra um procedimento para regularização fundiária do grupo, mas sequer o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) dos territórios quilombolas foi elaborado. A situação vem sendo acompanhada pelo MPF desde 2008, a partir da instauração do inquérito civil público. Em resposta à demanda do órgão, em 2009, o Incra alegou falta de profissional de antropologia para elaborar o RTID. Notificado novamente em 2011 e em 2012, o Instituto reiterou a falta de equipe técnica para iniciar os trabalhos .

Em outubro de 2012, o procurador da República Samir Nachef, autor da ação, e a analista de antropologia do MPF, Sheila Brasileiro, visitaram a comunidade Vicentes. Durante a diligência, constataram que muitos habitantes migraram para São Paulo/SP e que os remanescentes sobrevivem precariamente da pesca artesanal e da agricultura de subsistência. No mesmo mês, após nova notificação do MPF, o Incra informou que só poderia precisar a quantidade de profissionais necessários para realizar o estudo após a estimativa do tamanho da área ocupada. Para o procurador, “a carência de servidores públicos do Incra não é motivo razoável para entregar às ruínas uma minoria étnica com passado já suficientemente massacrado”. Na ação, o MPF requer que a Justiça conceda liminar para obrigar o Incra a iniciar, em 60 dias, os estudos necessários para elaboração do RTDI; condene o órgão a concluir o relatório em 180 dias e, caso descumpra estas obrigações, pague multa diária a ser revertida em prol do Fundo Nacional de Direitos Difusos. Consultada a ação de numero processual: 0004877-53.2012.4.01.3312. corre em segredo de justiça .

Matéria de Carlos Augusto do Jornal Grande Bahia Publicado em 30/11/2012 .

FOTOS: SHEILA BRASILEIRO .
FONTE: XIQUESAMPA .

04/03/2014

RECORDAR É VIVER: RELÍQUIA E FOTO HISTÓRICA DO VOLEIBOL DE XIQUE-XIQUE .

Esta é realmente uma foto histórica. Obtida há 69 anos atrás, registra os 2 times de voleibol formados em 1945 pela juventude feminina de Xique-Xique . 

"Esses times, segundo informações dos mais velhos, fez um grande sucesso naquela época, não só pelo brilhantismo técnico das jogadoras, mas também e principalmente pela beleza inerente a cada uma dessas atletas, o que fazia com que as disputas tivessem uma grande plateia de torcedores, principalmente os rapazes que além da torcida organizada procuravam conquistar o coração de cada uma delas. Das 11 beldades, consegui distinguir apenas as seguintes: DE PÉ: Avani Bessa, ........? Gislene Bastos (juíza), Geni Miranda e Tonica Teixeira; AGACHADAS: Marilúzia Moraes, .........?, .........?, Marialda Moraes, ..........?, .........?. Alguém consegue destinguir todas as jogadoras? Envie e-mail para: adrianoxiquesampa@yahoo.com.br. Aguardo as informações para completar o texto publicado" .

Por Juarez Chaves .

FONTE: BLOG XIQUE-XIQUE .

TRIO, BANDAS NO PALCO, BLOCOS NA RUA E MUITA BATUCADA AGITAM AS RUAS DA CIDADE DE BARRA-BA .























Banho de rio e animação na avenida marcaram os dois primeiros dias do Carnaval. O sol brilha durante o dia e o Circuito ferve durante a noite . 

Os dois primeiros dias de Carnaval na Barra foram só alegria e curtição. Durante o dia o sol brilhou lindamente fazendo a felicidade de quem foi se refrescar na "beira do rio" e se preparar para pular na avenida desde o início da noite até o sol brilhar novamente. No sábado teve o bloco infantil Milkshake, o bloco da Melhor Idade comandado pela Secretaria  Municipal de Ação Social, banda no palco, trio da pipoca... O Circuito Oscar Queiroz foi pra todos os gostos. O Trio Litorando com a galera da farinha veio no domingo arrastando foliões de todas as idades. Tão animadas quanto o Litorando, e lindas como sempre,  desfilaram também as tradicionais Batucadas do Alto, Papagaio e Santa Clara. Com destaque, o bloco Afro do Barracão de Cultural Eu Negro que deu um show de coreografia no Circuito. Mais tarde veio o bloco To Indo, arrastando seu público Teen, e a folia foi noite adentro com mais trio e banda no Palco. Nesta segunda-feira o sol brilha mais uma vez convidando para o banho de rio; e na programação do Circuito Oscar Queiroz tem mais bloco, Batucada, palco, trio...Tudo de bom para animar a folia do povo de Barra e dos turistas de Barra, que são sempre muito bem-vindos para curtirem, na paz, o nosso Carnaval .

PROGRAMAÇÃO DO ÚLTIMO DIA DE FOLIA:

16:00h – BATUCADAS, BLOCOS LITORANDO E LICOMEU
19:00h – PALCO (ARISON E VICTORIA)
21:00h – PALCO (BANDA DEOLINDO LIMA)
22:00h – TRIO – BLOCO TO INDO (BANDA JAIRO E GIL)
01:00h – TRIO – (DENIS, DJACK E BLACK JACKSON)

Prefeitura da Barra Trabalho  e Desenvolvimento .
Administração: Artur Filho .

FONTE: ASCOM BARRA-BA .

GERVÁSIO LIMA! FESTA, ALEGRIA, PRECONCEITO E LEPO LEPO .

Gervásio Lima é Jornalista Jacobinense , Historiador e Colaborador do Blog Xiquesampa .

Durante o fechamento da edição de um semanário o diagramador é alertado para um possível erro de troca de fotografia. “Ué moço, tu não tá colocando a foto no texto errado não? Como assim, esta não é a foto do lançamento da Micareta (festa genérica do Carnaval)? Claro que não, tu não tá vendo que as pessoas que aparecem na fotografia se parecem mais com membros de associação de bairro, daquele povo que gosta de participar de movimentos rurais? Vixe rapaz, é mesmo. Olha a foto correta aqui”, disse o diagramador, corroborando com a estúpida comparação discriminatória ao apresentar a fotografia de uma mesa bem forrada, com adereços de flores naturais e uma pessoa de paletó, provavelmente um prefeito, falando ao microfone . 

Indagada porque aquelas pessoas não poderiam ser o público do lançamento de um evento considerado dos mais populares, por reunir e misturar a população (mesmo às vezes  sendo dividida por cordas ou camarotes), a figura respondeu: “Aquelas roupas simples, os chapéus de palha e de couro sobre as cabeças, os rostos típicos de trabalhador rural, ente outras características causou-me uma certa estranheza”. Esta cena preconceituosa aconteceu de verdade. A foto em questão era de uma reunião de feirantes onde, em um momento também festivo, estavam recebendo as tão sonhadas e esperadas chaves de espaços para comercializações de seus produtos na feira livre.Inocentemente ou propositadamente, os estereótipos citados para justificar as diferenças são claras demonstrações preconceituosas enraizadas e financiadas por padrões de beleza, comportamentos e outros estabelecidos por meios de comunicação e por aqueles que se acham diferentes por gozar de uma situação financeira melhor ou ter tido oportunidades diferenciadas como acesso à educação, lazer e outras. Recentemente uma fotografia exposta nas redes sociais de uma pessoa vestindo bermuda e camiseta em um aeroporto no Rio de Janeiro, injuriou  uma professora universitária carioca. Segundo ela, as vestimentas estavam mais adequadas para uma rodoviária, um passageiro de ônibus e não para um aeroporto, um passageiro de avião. Partindo do princípio de que a Micareta é uma festa popular, pertencente ao povo, não seria mais estranho ter a presença de engravatados? A alegria e o direito de ser feliz não têm ‘cara’ nem roupa. E por falar em festa, as primeiras imagens da abertura do Carnaval de Salvador assustaram bastante . 

Um senhor, morador das imediações da zona urbana de uma cidade do interior da Bahia, demorou a acreditar que se tratava de imagens de uma festa momesca: “Há alguns dias atrás eu vi na televisão um jornalista dizendo que duas empresas de cervejas iriam investir mais de 20 milhões no Carnaval, e que a festa receberia mais 70 milhões do governo. Daí eu pensei, ô meu Deus vai dá confusão de novo. Com tantos milhões gastos numa zuadeira do cão, onde o povo briga, fica bêbado, é roubado e muitas meninas são embuchadas... vai acontecer mais protesto. Quando eu ligo a televisão, um mar de gente tomava conta de uma avenida da capital baiana, muitos usando máscara ou com a cara pintada; eu disse pronto, é fim de mundo, esse povo não vai deixar nada inteiro, vai La meu Deus.” Para o alívio daquele que é um telespectador assíduo dos telejornais, o enxame de gente visto na televisão desta vez não era mais um protesto por algum tipo de gasto do governo. Era o início da maior festa popular do mundo, o Carnaval de Salvador. Felizmente, neste momento o povo não tem tempo para pensar em gastos, ele quer é pular, dançar, requebrar, não importa de onde veio ou como veio o dinheiro que está patrocinando alguns dias de alegria passageira.

“Eu não tenho carro, não tenho teto
E se ficar comigo é porque gosta
Do meu ranranranranranranran lepo lepo” (Banda Psirico)

Você me deixe, viu!

FONTE: XIQUESAMPA .

NO DIA 02 DE MARÇO COMPLETOU 18 ANOS SEM OS "MAMONAS ASSASSINAS", DINHO ERA NATURAL DE IRECÊ .

Em 2 de março de 1996, o Brasil se despedia da banda mais estrondosa e brincalhona do país, 18 anos sem os Mamonas-Assassinas .

Ter uma Brasília amarela, dar um “rolê no chopis-centis”, viajar para São Paulo no lombo de um jumento e unir uma relação amorosa com tempero de comida. Se você lembrou ou cantarolou algumas músicas com referências nestas palavras, com certeza o que veio a sua cabeça foi saudade e nostalgia. Afinal de contas fazem nada mais nada menos que 18 anos desde a morte dos músicos da banda brasileira mais irreverente de todos os tempos: os Mamonas Assassinas. A data, presente na lembrança de todos os fãs, traz de volta a tristeza de um dia trágico. Foi em 2 de março de 1996 que o avião que levava os músicos de Brasília para Guarulhos chocou-se contra a Serra da Cantareira. O vocalista, Dinho,  natural da cidade de Irecê, no centro-norte da Bahia, e que completaria 26 anos dali a três dias, e Samuel, que faria 24 anos em 11 de março, além dos outros integrantes, Sérgio, Júlio e Bento, morreram no acidente e deram adeus a uma carreira estrondosa que durou pouco mais de 7 meses .

Por Irecê Repórter .

FONTE: XIQUESAMPA .

01/03/2014

AVENIDA LANCHES CAFÉ: XIQUE-XIQUE GANHA UMA NOVA, AMPLA E MODERNA OPÇÃO DE GASTRONOMIA .



Inaugurado em Xique-Xique o Café Avenida do empresário Sandro, proprietário da Avenida Conveniências .

Uma nova, ampla e moderna opção de gastronomia foi inaugurado em Xique-Xique! Localizado na Av. JJ. Seabra, o Café Avenida fica na antiga casa do ex-vereador Sérgio Nogueira que foi comprado pelo empresário e teve o prédio totalmente reformado. O ambiente dispõe de excelentes e modernas instalações, são dois climatizadores cada um com 18.000.00 Btus, Tv a Cabo, Internet de 10 mega e Wi-Fi livre, capacidade de 100 pessoas no ambiente e excelentes instalações e acomodações. O café-da-manhã agrada todos os gostos, proporcionando um começo de dia perfeito! No Café Avenida o cliente vai encontrar uma farta mesa com leite, chocolate, café, chás, sucos, sanduíches, doces, pavês, musses, tortas, massas folhadas, pudim, lanches de chapa, frutas, cuscus uma linha especial estilo McDonald's. O Café completo por exemplo sai por R$ 7,50, se preferir o cliente pode optar para um café mais simples gastando em média R$ 3,50, além de um atendimento de primeira qualidade .

Pensando na qualidade, ambiente sofisticado e moderno, o empresário Sandro esteve em São Paulo-SP e Juazeiro-BA, visitando e conhecendo os estilos dos grandes estabelecimentos do ramo. Alem da grande variedade de café, lanches e salgados, o cliente pode saborear as variadas opções de pizzas que ficam prontas em média de 15 a 20 minutos. A família de Sandro está no ramo a muitos anos, seu pai conhecido como Baixinho das Coxinhas foi o grande incentivador, as empresas da família empregam cerca de 40 pessoas diretamente. Pela realização desse novo empreendimento, Sandro agradece publicamente a seus pais, familiares, esposa, Diego, Lenita, ao Treiller, funcionários que se esforçaram e se mobilizaram durante a inauguração e a população Xiquexiquense pelo apoio .

PROMOÇÃO:  O motorista que vier com sua Van e trazer em média 8 pessoas pode procurar por Diego ou Lenita que o motorista não vai pagar na sua conta individual .

Faça seu pedido: 74 3661-5286 Delivery

Por Adriano Britto .
Contatos: E-mail: adrianoxiquesampa@yahoo.com.br .
                 Facebook: www.facebook.com/XIQUESAMPA .
                 Twitter: www.twitter.com/BlogXiquesampa .
                 Youtube: TV Xiquesampa .

FONTE: XIQUESAMPA .