28/08/2014

XIQUE-XIQUE TERÁ UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA .














Na foto Prefeito Ricardo Magalhães assinou o acordo em 25/08/2014 .

O aprimoramento das informações meteorológicas possibilita ao agricultor decisões mais precisas em todas etapas das atividades agrícolas, desde a preparação do solo até a colheita, armazenamento e transporte dos produtos, bem como o controle dos ambientes onde os animais são criados, ou adaptação das raças às condições do clima de cada região. A explicação foi prestada pelo secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, na tarde desta segunda-feira (25), ao assinar termo de acordo de cooperação técnica com o Instituto do Meio Ambiente/Instituto Nacional de Meteorologia (Inema/Inmet), e com as prefeituras de Jeremoabo, Pilão Arcado, Xique-Xique, Brotas de Macaúbas, Macaúbas, Curaçá, Itamaraju e Formosa do Rio Preto, para instalação de oito Estações Meteorológicas Automáticas, pertencentes ao Inmet. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Seagri, também participa da ação. Cada estação tem o custo médio de US$ 50 mil.

Para o grande público, o resultado mais conhecido da meteorologia é a previsão do tempo, divulgada diariamente pela mídia, mas esta área do conhecimento gera informações indispensáveis para o setor agrícola. “As estações meteorológicas são ferramentas fundamentais para o planejamento agrícola, aumentando as chances de sucesso e evitando perdas por adversidades climáticas”, considerou o secretário, informando que articulações estão sendo feitas pela Seagri e pela Casa Civil com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, do Ministério de Ciência e Tecnologia, para instalação de 237 estações meteorológicas em todos os municípios do semiárido baiano. Jairo Carneiro explicou que, seguindo orientação do governador Jaques Wagner, o objetivo da Seagri é fortalecer a parceria com o governo federal, visando a unificação das informações meteorológicas e avançar na espacialização das estações meteorológicas na Bahia, que tem mais de 60% do seu território na área do semiárido. Chefe do 4° Distrito de Meteorologia do Inmet, Itajacy Diniz Garrido destacou que “estamos implementando importante política pública que trará grandes benefícios, principalmente para a agricultura familiar”. Ele disse ainda que “este acordo de cooperação técnica marca o alinhamento das políticas públicas do governo federal no sentido de promover uma agropecuária forte na Bahia”.

Além do secretário Jairo Carneiro e do chefe do 4° Distrito de Meteorologia do Inmet, Itajacy Diniz Garrido, participaram do ato o diretor de agricultura da EBDA, Gilmar Bonfim, o superintendente de Política do Agronegócio, Geraldo Abbehusen, a coordenadora de Política Agrícola da Seagri, Kátia Lima, e prefeitos e secretários de agricultura dos municípios. O meteorologista do Inema, Heráclio Alves Araújo, fez uma apresentação, detalhando a operacionalidade das estações, e a importância da ampliação da rede de coleta de dados meteorológicos .

O que faz uma estação meteorológica: Uma estação meteorológica automática coleta, de minuto em minuto, as informações meteorológicas (temperatura, umidade, pressão atmosférica, precipitação, direção e velocidade dos ventos, radiação solar) representativas da área em que está localizada. A cada hora, estes dados são integralizados e disponibilizados para serem transmitidos, via satélite ou telefonia celular, para a sede do Inmet, em Brasília. O conjunto dos dados recebidos é validado, através de um controle de qualidade e armazenado em um banco de dados. Além disto, os dados são disponibilizados gratuitamente, em tempo real, através do site www.inmet.gov.br/sonabra/maps/pg_automaticas.php, para a elaboração de previsão do tempo e dos produtos meteorológicos diversos de interesse de usuários setoriais e do público em geral e para uma vasta gama de aplicações em pesquisa em meteorologia, hidrologia e oceanografia.

FONTE: SEAGRI BA .

BEBETO GALVÃO DESTACA PARTICIPAÇÃO IRRETOCÁVEL DE MARINA SILVA NO DEBATE DA TV BANDEIRANTES .

A posição política da presidenciável Marina Silva (PSB) tem deixado socialistas de todo país mais do que animados. Primeiro por conta do resultado da pesquisa Ibope, que aponta vitória da candidata no segundo turno das eleições . 


Além disso, logo na sequência do resultado positivo da pesquisa, os correligionários consideram que Marina teve uma atuação “irretocável” no primeiro debate presidencial da Band na noite desta terça-feira (26). Na Bahia, o dirigente estadual do PSB e um dos principais candidatos do partido para deputado federal, Bebeto Galvão (4013), considera que os resultados divulgados pela pesquisa, que aponta destaque ascendente para Marina, foram evidenciados na prática durante o debate entre os candidatos na televisão. “Combinando seriedade e serenidade para da debater o país, ela teve a atuação de maior destaque no encontro, mostrando que está de fato apta a discutir as questões do Brasil real, pois pretende construir através do diálogo permanente com a sociedade”, declara. Bebeto avalia ainda que Marina Silva tem todas as condições para concluir o primeiro turno das eleições em primeiro lugar. “Não apenas chegaremos ao segundo turno, mas chegaremos lá na ‘pole position’. Agora chegaremos nessa condição sem aquela arrogância que pode ser ilustrada com a Seleção Brasileira que achou que ganharia o jogo antecipadamente. A pesquisa é importante, mas a eleição só se define no dia 05 de outubro”, finaliza Bebeto Galvão .

FONTE: FACEBOOK BEBETO GALVÃO .

IRECÊ TEM 85 RUAS COM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, AGORA É VEZ DO BAIRRO DA FUNDAÇÃO BRADESCO .

Depois de iniciarmos a pavimentação no Bairro São Francisco, o nosso Projeto chegou até a Fundação Bradesco, onde 11 ruas serão recuperadas, o que vai beneficiar diretamente centenas de famílias da localidade. Além da melhoria no tráfego de veículos e circulação de pedestres, a requalificação do espaço urbano valoriza os imóveis, aquece as vendas do comércio e melhora a autoestima dos moradores. Ao todo, o Projeto de Pavimentação Asfáltica vai contemplar 85 ruas e avenidas de Irecê nesta primeira etapa. Nosso compromisso é de revitalizar a cidade e transformá-la num espaço de convivência moderno, sustentável e humanizado .

FONTE: ASCOM PM IRECÊ-BA .

26/08/2014

CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL PELO PSB BEBETO GALVÃO (N° 4013) MOSTRA SUA FORÇA EM ILHÉUS .

Depois de receber o apoio de eleitores de Pilão Arcado, Remanso, Tabocas do Brejo Velho e Casa Nova, Bebeto Galvão é aclamado em Ilhéus .

“A nossa grande felicidade é ver que a população de Ilhéus e do Sul da Bahia está convicta de que é preciso eleger um filho da terra para lutar pelas necessidades da região”. A declaração é do candidato a deputado federal Bebeto Galvão (PSB), ao comemorar o alto nível de receptividade dos eleitores durante caminhadas em Ilhéus neste domingo (24). Ao lado de vereadores, suplentes, candidatos a deputado estadual, lideranças de bairros, sindicalistas e admiradores da campanha, Bebeto voltou a mostrar força política na Terra da Gabriela ao promover caminhadas que arrastaram multidões em diversos bairros da cidade, a exemplo do Teotônio Vilela, Iguape, Banco do Pedro e Malhado.

Durante os atos de campanha, Galvão ouviu os clamores da população e reafirmou seu compromisso de lutar por políticas publicas que devolvam a força econômica que o Sul da Bahia já teve um dia. “Eu quero ser a voz do sul da Bahia no Congresso Nacional, para defender fervorosamente pelos interesses das cidades da região. E o que mais tem me motivado é ver nos olhos das pessoas esta convicção de eleger um filho da terra para ser o seu representante”, comemora Bebeto.

FONTE: O TABULEIRO .

CIPE/SEMIÁRIDO ERRADICA MAIS DE 10 MIL PÉS DE MACONHA NA ILHA DO PAULISTA EM XIQUE-XIQUE BA .

Na madrugada do dia 24/08/2014, por volta das 05h00, deu-se início a uma Operação daCIPE/SEMIÁRIDO, onde  08 Policiais se deslocaram ao povoado de Angico, município de Xique Xique, afim de averiguar uma denúncia de um plantio de maconha próximo a  localidade de Ilha  do Paulista. Ao chegar ao local foi necessário desembarca das viaturas efetuar uma caminhada de 03 Km em meio a vegetação de Caatinga. Antes da chegada dos policiais os traficantes fugiram. Na área foi encontrado um plantio de maconha, em torno de 10.200(dez mil e duzentos) pés, estando a erva em ponto de colheita, com tamanhos variados, em média 1,50m de altura, além maconha secando pronta para consumo. O plantio estava sendo molhado por um sistema de irrigação, sendo encontrado no local um motor, vários canos, produtos defensivos, adubo químico e gêneros alimentícios. A erva foi ceifada e incinerada. Segundo denúncias, na roça tinha em torno de 06 indivíduos atuando na atividade ilícita.

Por Valter Santos Araújo – Ten Cel PM (Comandante) .

FONTE: CIPE/SEMIÁRIDO .

IBITITÁ: COM DISTRIBUIÇÃO DE 17 MIL, COMEÇA CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL E POPULAÇÃO PRESTIGIA .

População de Ibititá prestigia início do Campeonato Municipal de Futebol .

Aproximadamente três mil pessoas prestigiaram a partida entre Flamengo e Beira Rio, neste sábado (23), no Estádio Ageu Hayne Bastos, durante a abertura do Campeonato Municipal de Campo de Ibititá. O jogo, que teve uma intensa participação da torcida, foi marcado pelo equilíbrio e terminou em 0 a 0. Em companhia da secretária Fabrízia Pires de Oliveira (Educação e Esporte),o prefeito Cafu Barreto deu boas vindas aos desportistas e reafirmou o compromisso da gestão com o incentivo ao esporte amador e a promoção da vida saudável.  A cerimônia de abertura ainda teve desfile e apresentação musical. No dia anterior, em cumprimento ao regulamento da competição, as delegações receberam uniformes completos, duas bolas e um par de redes. Nesta edição, equipes da sede e zona rural disputam premiação total de R$ 17 mil, além de troféus e medalhas .

FONTE: IRECÊ LIDER FM . 

24/08/2014

BREVE MEGA INAUGURAÇÃO DE ACADEMIA COM CLÍNICA DE FISIOTERAPIA "FISIO FITNESS" EM GENTIO DO OURO-BA .

Em breve Gentio do Ouro terá um espaço ideal para cuidar da sua saúde!!! Uma academia completa e com clínica de Fisioterapia, um novo conceito em saúde, com Inovação e eficiência. A academia Fisio Fitness breve será inaugurada na Travessa Ipupiara, 125-B em Gentio Do Ouro. Curta nossa página e acompanhe os nossos resultados, novidades e notícias na área de Fitness, saúde e reabilitação .

Acessem: https://www.facebook.com/gentiofisiofitness .
Organização e Direção: Juliano Carvalho .

FONTE: XIQUESAMPA .

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ACOMPANHA SITUAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO .

Passeio no Vapor não tem data prevista para serem retomados. (Foto: Ivan Rodrigues/Ascom) - Fonte: G1 Grande Minas .

O Ministério Público Federal divulgou nesta quarta-feira (13) a instauração de procedimento para acompanhar os problemas provocados pelo baixo nível de água no Rio São Francisco, na região da Usina Hidrelétrica de Três Marias, na região central de Minas Gerais. Desde o mês de julho, o MPF participou de reuniões com representantes da região para coletar informações a respeito do problema. Outro encontro será realizado no dia 19, na sede da Agência Nacional das Águas, em Brasília (DF). “Como desde 2011 as precipitações na bacia do Rio São Francisco estão abaixo da média e no período 2013/2014 está ocorrendo o pior resultado de chuvas das últimas décadas, o MPF também acentua a necessidade de que os órgãos responsáveis por gerenciar situações de calamidade pública estejam preparados para atuar caso haja agravamento da crise”, afirma o procurador Antônio Arthur Barros Mendes .

As obras inacabadas do PAC de DILMA e LULA: O baixo nível da água do Rio São Francisco provocou a suspensão dos passeios do barco a vapor Benjamim Guimarães em Pirapora, no Norte de Minas. A medida, segundo a prefeitura, é evitar acidentes com o transporte. Ainda segundo a prefeitura, esta é a primeira vez, desde 2002, que o vapor fica ancorado por prazo indeterminado por causa do baixo nível de água no Rio. “A queda no volume de água do rio significa risco para a navegação, uma vez que as pedras podem comprometer o casco do vapor, que ainda corre o risco de ficar encalhado, tamanha a quantidade de bancos de areia”, justificou o presidente da Empresa Municipal de Turismo (Emutur), Anselmo Rocha de Matos. Há cerca de três meses a cidade enfrenta problemas por causa do baixo nível de água do Rio. A situação piorou ainda mais após a Usina Hidrelétrica de Três Marias diminuir a vazão água liberada pela represa .

Fonte: http://meuvelhochico.blogspot.com.br/ .

23/08/2014

NESTA SEXTA-FEIRA (22/08/2014) CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL VISITOU PILÃO ARCADO E REMANSO NA BAHIA .











Remanso e Pilão Arcado recebeu ontem (22/08/2014) o candidato a Deputado Federal Bebeto Galvão com muita alegria e entusiasmo. Bebeto Galvão pode conhecer mais detalhes da luta do povo sertanejo, sofrido sim, mas com muita força e disposição para lutar. "É preciso que a gente fale do povo exaltando o seu espírito, contando como ele vive nas horas de lazer, nas festas, nas alegrias e nas tristezas. Quando faço um protesto, chamo a atenção das autoridades para os problemas, para o descaso do poder público, mas quando falo do povo nordestino não posso deixar de dizer que ele também é alegre e espirituoso. Viva o sertão baiano", disse Bebeto Galvão em sua rede social !

Fotos: Mario Marques .
Fonte: Facebook.com/bebetogalvao .

21/08/2014

NOVA OPÇÃO DE SORVETES E AÇAÍ: NESTA SEXTA-FEIRA TEM INAUGURAÇÃO DA MILK SHAKE MIX ÁS 16:00 HS EM XIQUE-XIQUE .

Vem ai mais uma inovação desses jovens Michel Oliveira, Dr. Simone Matias, Rafael e Vigervando! Algo que nossa cidade nunca teve pois eles trazem de São Paulo para nossa cidade uma franquia da Milk Shake Mix. Você e toda sua família são nossos convidados para inauguração que vai refrescar Xique-Xique. 

Nesta sexta-feita dia 22 de agosto, a cidade de Xique-Xique ganhará uma nova opção de sorvetes e açai. A Milk Shake Mix será inaugurada a partir dás 18:00 hs na Av. JJ Seabra, 176. O novo empreendimento ficou um charme, é mais um novo point da galera Xiquexiquense e de toda região. Agora as pessoas que sairem das academias, local de trabalho e com esse calorão já tem uma nova opção saboreando nossos sorvetes e o melhor açai da bahiai. Além dos tradicionais sabores e uma variada opções e criações que deixaram todos os clientes com água na boca sempre que visitar a Milk Shake Mix.

Venham todos amigos, familiares e clientes e experimentem o verdadeiro sabor nutritivo, natural, gelado e saudável que são os mais deliciosos sabores de sorvetes e açai de nossa cidade na Milk Shake Mix gastando pouco pois temos sorvetes a partir de $ 2,00 reais. Há preços baratos e produto de alta qualidade, o cliente pode saborear os nossos variados produtos. A animação fica por conta do Dj Carlos. Abertos das 10:00 às 22:00 hs, refresque-se com o nosso roteiro completo de opções. A Milk Shake Mix chega no mercado Xiquexiquense com com sabores diferenciados que aguçaram seu paladar, venha, estamos esperando por você e sua família . Visite o site oficial http://www.milkshakemixsorvetes.com.br/ e curta e visite nossa página do facebook: https://www.facebook.com/pages/Milk-Shake-Mix-Xique-Xique/314786255356760?fref=photo

FONTE: XIQUESAMPA .

JOGADOR XIQUEXIQUENSE SERGIO MANOEL RETORNA AOS GRAMADOS E CORITIBA VENCE O VITÓRIA .

A exatos 1 ano fora dos gramados devido segunda cirurgia no joelho esquerdo, jogador Xiquexiquense Sergio Manoel do Coritiba retornou aos gramados.

O Coritiba somou três pontos importantes no Brasileirão na noite desta quarta-feira (20), vencendo o Vitória com o placar de 2x0. Os pratas da casa Dudu e Keirrison garantiram o resultado no Couto Pereira. "Foi a nossa primeira vitória no Couto no Brasileiro. Temos que voltar a conseguir esses gols e as vitórias aqui", afirmou o treinador coxa-branca, analisando a partida. O volante Xiquexiquense Sergio Manoel, recuperado de uma lesão no joelho, foi novamente relacionado para vestir a camisa coxa-branca. O atleta ficou à disposição no banco de reservas no confronto diante do Vitória nesta quarta-feira. A última vez que Sergio Manoel esteve em campo foi no Campeonato Brasileiro, na partida diante da Portuguesa. O atleta ainda participou da vitória contra o Grêmio em Porto Alegre e do jogo com o Vasco, no Alto da Glória. Após o período de recuperação, ele está de volta aos relacionados. "Fico muito feliz em poder voltar, mas sei também da responsabilidade de ajudar o time que está em um momento difícil", aponta o atleta .

Sergio Manoel Barbosa Santos nasceu dia 08/09/1989 em Xique-Xique (BA), pesa 82kg e tem 1,77m de altura. Começou no Nacional (SP) (2005-2009),depois Atlético Araçatuba (SP) (2009), Batatais (SP) (2010), Rio Preto (SP) (2011), Mirassol (SP) (2011-2012) e em 20/04/2012 foi contratado pelo Coritiba onde foi um dos destaques do campeonato Paulista de 2012. Junto com o Coritiba foi vice-campeão da Copa do Brasil em 2012 perdendo o título para o Palmeiras comandado por Felipão. Em 2013 sagrou-se Campeão Paranaense .

FONTE: XIQUESAMPA E CORITIBA FC .

CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL NA BAHIA, BEBETO GALVÃO REUNI-SE COM LIDERANÇAS DE CAMPANHA









Bebeto Galvão reuniu-se com militantes de movimentos sociais, lideres comunitários, suplentes de vereador e ex-candidatos a deputado.

O candidato a Deputado Federal Bebeto Galvão pelo PSB (BA) reuniu-se nesta quarta-feira (20/08/2014)com as lideranças que coordenam sua candidatura nos bairros de Salvador para ajustar seus trabalhos nessa fase da campanha. São, militantes de movimentos sociais, líderes comunitários, suplentes de vereador, presidente de associação, dirigentes partidários, ex-candidatos a deputado, que atuam em áreas como Liberdade, Cajazeiras, Fazenda Grande, São Caetano, Capelinha, San Martin, Pau da Lima, Piraja, Subúrbio, Centro, Nordeste de Amaralina, dentre outras comunidades. Todos empenhados em levar as propostas da #Família4013 para os quatro cantos da cidade .

FONTE: XIQUESAMPA E FACEBOOK DE BEBETO GALVÃO .

PREFEITURA DE BARRA NO OESTE DA BAHIA REALIZA RECADASTRAMENTO HABITACIONAL .

A Prefeitura de Barra esta realizando o recadastramento dos imóveis da área urbana do município.

A colaboração dos moradores e proprietários dos imóveis é essencial para o sucesso do trabalho! De acordo com o secretário de administração e finanças, Sr. Edilson Batista, com a realização desse trabalho haverá um enorme impacto na arrecadação municipal já que, o último cadastramento foi realizado há quatro anos e a cidade tem apresentado um acelerado ritmo de crescimento nesse período. Para exemplificar, basta citar os bairros Sagrada Família, Santa Clara e Parque das Lagoas, lembrando ainda do Residencial Rio Grande com suas 450 casas e mais das 150 unidades que estão sendo construídas em um novo Residencial .  

O Secretário afirmou ainda que logo após o recadastramento serão regularizados os endereços, com o registro do nomes das ruas e o números das residências. Para que esse trabalho seja realizado da melhor forma possível é imprescindível a colaboração dos proprietários e residentes dos imóveis já que, os profissionais que estão realizando o cadastramento precisarão entrar nas residências para realizarem a coleta das informações. Para identificar com segurança a equipe do recadastramento, o responsável pelo imóvel deverá observar atentamente o fardamento e o crachá do funcionário; no caso de dúvidas ou inconformidades deve-se dirigir ao setor de tributos da Prefeitura localizado na Praça Landulfo Alves (Praça dos Quiosques).

FONTE: ASCOM PM BARRA-BA .

18/08/2014

XIQUEXIQUENSE NIZALDO COSTA TEM MÚSICA GRAVADA POR JUREMA PAES EM SÃO PAULO .

Jurema reinventa baianidade nagô ao seguir a rota universal de 'Mestiça'! Segundo álbum de Jurema, "Mestiça" é grata surpresa por se embrenhar na floresta musical afro-baiana com criatividade, ignorando ramificações óbvias e os clichês desse rico universo sonoro que a artista baiana recicla e reinventa com frescor neste disco editado pelo selo Saravá Discos, de Zeca Baleiro. Jurema é Jurema Paes, cantora e compositora natural de Salvador (BA) que também é historiadora como seu pai, Fábio Paes. Mas nem por isso Mestiça soa como um disco arqueológico. Há, sim, toda uma forte carga ancestral no repertório, mas tal ancestralidade é abordada de forma contemporânea, mixando vozes e percussões com violões e sintetizadores. Nesse sentido, faz toda diferença a direção artística do compositor, pianista e produtor musical Marcos Vaz, parceiro de Jurema no primeiro CD da cantora, Batuque de canoa (Independente, 2002), disco editado há 12 anos. Vaz é o produtor de Mestiça, em função coadjuvada por Cássio Calazans. A combinação de vozes e sintetizador (um korg ms-20) orquestrada por Vaz em Ogum de ronda (Tiganá Santana), faixa que abre o disco, já dá a pista das trilhas percorridas por Jurema com inventividade no CD Mestiça. Em Imbuzeiro, fragmento da Fantasia leiga para um rio seco (Elomar Figueira Melo, 1981), a luz vem do entrelaçar da percussão corporal da moçambicana Lena Braune - mentora do arranjo - com a voz afinada de Jurema e com o tom primitivista dos cantos de Chico César e Tiganá Santana, convidados da faixa. Chico reaparece no afro-samba indígena Nkongo (Tiganá Santana), faixa que exemplifica a habilidade dos produtores do disco de dar belo tratamento contemporâneo a repertório que evoca a ancestralidade da mãe África, gestora da música do planeta (um remix percussivo de Nkongo encerra o CD).

A África também está entranhada em Le mali chez la carte invisible, canção em francês - conduzida pelo toque dos violões do arranjador Cássio Calazans - da qual o compositor baiano Tiganá Santana é autor e convidado. Mestiça, aliás, tem também o mérito de expor a promissora produção autoral de Tiganá, compositor também de Elizabeth Noon, canção em inglês de clima etéreo. Em Não pedi (Roberto Mendes e Nizaldo Costa) e em Fulorá (Fábio Paes e Enrique Oliveira), Jurema põe a chula do Recôncavo Baiano na roda com a pulsação própria dos arranjos de Marcos Vaz e Léo Caribé Martins (na primeira) e Cássio Calazans (na segunda). Já Água na chuva (Cássio Calazans e Alexandre Processo) cai com os efeitos extraídos por Marcos Vaz de um sintetizador Vermona Mono Lancelet. Disco cuja excelência vem muito dos arranjos, todos inusitados, Mestiça reitera a maestria do maestro Letieres Leite - orquestrador dos metais do Maxixe nagô (Marcos Vaz e Zeca Baleiro) - e extrapola a fronteira afro-baiana, seguindo com a guitarra de Cássio Calazans e as maracas de Pedro La Colina uma rota universal que conduz o álbum ao universo mexicano de La caña(Patrício Hidalgo). Essa rota passa por estrada italiana, de onde vem a pegada western spaghetti imprimida na Chula no terreiro (1979), recriação fabulosa da composição do baiano sertanista Elomar Figueira de Mello. Baleiro une sua voz ao suave canto agudo de Jurema nesta faixa que arremata a travessia de Mestiça com criatividade que aponta novos caminhos na já exaurida floresta afro-baiana. Jurema recria a baianidade nagô na rota universal de Mestiça.

FONTE: BLOG NOTAS MUSICAIS .

16/08/2014

NESTE SÁBADO AS 16:00 HS TEM SELEÇÃO MASTER DE XIQUE-XIQUE X MASTER DO BAHIA NO ESTÁDIO DR.HÉLCIO BESSA .

Marcos de Olavo, Juninho, Marquinhos, Emo (Ex-Bahia) e Josa em amistoso de 2009 no estádio Dr. Hélcio Bessa em Xique-Xique .

Neste sábado a partir das 16:00 hs tem um grande amistoso futebolístico entre as Seleções Master de Xique-Xique e o time Master do Bahia no Estádio Dr. Hélcio Bessa em Xique-Xique. No dia 01/11/2009 a Seleção Baiana de futebol Masters se apresentou no Estádio Municipal Dr.Hélcio Bessa contra a Seleção Masters de Xique-Xique, o placar foi 2 X 0 para a Seleção Baiana. Jogadores como Emo, Naldinho, Hugo, Dico Maradona, Osmar, Zé Carlos e muitos outros craques deram uma "aula"de futebol e mesmo fora de forma pela idade mostraram que ainda tem talento e muita técnica. Confira fotos de alguns jogadores nesse amistoso de 2009 .

Fotos: Stheffany Rabelo .
Fonte: Xiquesampa .

CAESA: COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO / SEMIÁRIDO .

Ações da Cipe/Semiárido em Xique-Xique: Polícia Militar da Bahia,14 de Agosto de 2014. Press-Release Cipe/ semiárido No 144.08.14 .

Com o objetivo de apoiar o policiamento ordinário e devido os últimos acontecimentos que vem causando pânico a sociedade nesta cidade, a CIPE/Semiárido continua desenvolvendo suas ações no município de Xique-Xique, tendo como objetivo coibir ações delituosas no município. Foram empregadas 04 viaturas no período que compreende entre ás 18h00min e 22h00min, sendo que após o horário especificado anteriormente deu-se continuidade a operação com 01 viatura durante todo período noturno, realizando o policiamento preventivo, com montagem de Postos de controle de Trânsito (Pctrans) nos principais acessos da cidade, bem como rondas e abordagens nos bairros periféricos, abordagens a veículos,bares e a pessoas. Fatores determinantes no alcance de bons resultados, inibindo eventuais infratores que por ventura podem intentar contra ordem pública.

Valter Santos de Araújo – Ten Cel PM  (Comandante) .

FONTE: CONSEG XIQUE-XIQUE . 

12/08/2014

HOMENAGEM A NELSON DO APOLO E SEUS TECLADOS! VIAJEI E TOQUEI COM O MESTRE NELSON CAMBUY .


Nelson Cambuy é famoso na região pela extinta Banda Apolo de Xique-Xique . 

Muitos músicos aprenderam com Nelson, se fosse exemplificar aqui ficaria um dia inteiro, mas esse conterrâneo e amigo é muito famoso em nossa cidade como musico e pelo seu carisma, toquei no Apolo no inicio dos anos 90 em Xique-Xique no extinto Parafuso Bar (Do lado da Prefeitura), Di-Repente (Hoje Ruys Bar), Clube Sete de Setembro e nos povoados de Maxixe e Queimadas em Central Bahia. A formação da Banda naquela época era Eu na percussão e back-vocal, Bau (Irmão do Jogador Rochinha na Bateria), Clériston de Carvalho (Kel nos teclados), Paixão na guitarra, Nelson no contra-baixo e Abizai, Codó e o saudoso Zé Galdino cantando .

As festas terminavam as 05:00 hs, quem conhece Nelson sabe que quando empolgado (Essa é rotina é sempre) o mesmo gosta de fazer umas 20 "saideras", resultado, a Banda só terminava de tocar quando as mulheres entravam com bacias e latas de água jogando no salão pra baixar a poeira e pro povo ir embora, se não desse jeito, o dono do salão então era obrigado a desligar as tomadas. Nelson é ervado por musica, tendo um montila e uma coca-cola então, era agente cochilando e ele la dizendo "agora é a saidera" e ainda pede "cadê as palmas gente". Essa é uma grata homenagem a esse grande ícone de nossas musicalidade Xiquexiquense. Valeu mestre Nelson Cambuy, saudades dos nossos bate-papos, fui seu vizinho em Xique-Xique, eu era um menino "velho"! Fui um de seus aprendiz como músico. Clériston Carvalho (Kel) e Bal te atentavam muito em cima das caixas de som da C-10 quando viajávamos. Sucessos sempre, abração grande mestre da nossa musicalidade Xiquexiquense, cade as palmas .

Video: Edson Nogueira e Tv Xique-Xique .
Por: Adriano Brito .

Fonte: Xiquesampa .

09/08/2014

PARABÉNS! CIDADE DE BARRA (BA) COMEÇA ASFALTAR SUAS PRINCIPAIS RUAS E AVENIDAS .











Alem de Barra, cidades como Irecê, Luis Eduardo Magalhães, Ibotirama, Lapão, Central, Gentio Do Ouro e Itaguaçu da Bahia também estão asfaltando suas principais ruas. 




Em Barra, as Ruas Silva Jardim e Dom Pedro II recebem melhorias na pavimentação. Os incômodos pedregulhos serão cobertos com asfalto. Além de investir na pavimentação de vias públicas a Prefeitura de Barra trabalha também na melhoria do calçamento de ruas que apresentam problemas no pavimento. Quase 650m² da rua Silva Jardim, entre a Dom João Muniz e a Ruy Barbosa, e 550m² da rua Dom Pedro II, entre a Ruy Barbosa e a Barão do Rio Branco, receberão um total de 36m³ de massa asfáltica com 2cm de espessura. As pedras que compõe o revestimento desses trechos serão parcialmente cobertas, elevando consideravelmente a qualidade do tráfego no local. Toda a obra será executada com recursos próprios do município . 

A Rua Presidente Dutra Está em Obras Recebendo Asfalto e Drenagem. São mais de 430m desde o Dique até a Estação do SAAE. O governo da Barra tem realizado importantes investimentos direcionados ao beneficiamento das vias públicas. Um bom exemplo disso é a obra de pavimentação asfáltica e drenagem que está em pleno andamento na rua Presidente Dutra no bairro Pecuária. A via projetada possui 10m de largura e extensão de aproximadamente 435m, indo desde o dique até a estação de captação de água do SAAE, também será construído um passeio de 1,50m de largura acompanhando toda a pista. São quase 365 mil reais muito bem aplicados na melhoria da qualidade de vida do povo da Barra. Prefeitura da Barra Trabalho de Desenvolvimento .

FONTE: ASCOM BARRA BA .

08/08/2014

DIRETAMENTE DE XIQUE-XIQUE PARA 14° XIQUE-CHOPP, ENCONTRO DE XIQUEXIQUENSES EM SÃO PAULO .

Patricia Molhada, a Banda Xiquexiquense será umas das atrações do 14° Xique-Chopp, grande Encontro de Xiquexiquenses do Brasil em São Paulo dia 07 de Setembro no Cmtc Clube ao meio.

A cantora Xiquexiquense Patricia, nasceu no dia 17/04/8. Começou a cantar aos 15 anos na Igreja Matriz do Senhor do Bonfim em nossa cidade, participou também do coral. Aos 16 anos teve sua 1° apresentação em uma Banda Musical chamada Joia Rara. Uma experiência fantástica da qual faz parte até nos dias de hoje. Passou mais de 6 meses nessa banda e teve a oportunidade juntamente com seu esposo Eliomar (Que é tecladista, guitarrista e empresário da Banda) de montar a Banda chamada Rever-Som composta por 15 componentes e através dela ficou conhecida em toda micro-região de Irecê . 

A Banda Rever-Som durou quatro anos, por motivo de dificuldade de mantê-la decidiram reduzir o numero de pessoas, e foi ai que surgiu a ideia de montar um grupo musical de forró denominado Patrícia Molhada, isso por causa da fama do seu pai (O forrozeiro Zé Molhado), muito famoso na região que fez muito sucessos nos anos 80 e 90 com seu conjunto musical, surgindo então o Forró Patrícia Molhada (“Um Banho de Forro”). Banda que até hoje é motivos de muita alegria. Estão na estrada há quase 10 anos, gravaram vários Cd´s e 1 Dvd. "E graças a Deus estamos fazendo shows em toda micro-região de Irecê e oeste baiano. Tenho certeza que muito terei ainda que declarar sobre minha banda, pois tudo que faço e com carinho e sempre tem dado certo e só vem crescendo cada dia", disse Patrícia Molhada que canta junto com o cantor Barrense Romerito Carvalho .

#tocoladonoencontrodexiquexiquensesemsaopaulo

Por Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA .

CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL BEBETO GALVÃO LANÇA SUA CANDIDATURA HOJE EM SALVADOR .

Lançamento da Campanha de Bebeto Galvão nesta sexta-feira (08 de Agosto de 2014) em Salvador ás 19:00 hs na Casa D´italia na Av. 7 de Setembro, 279-Campo Grande .

FONTE: XIQUESAMPA .

05/08/2014

EDUARDO CAMPOS, MARINA SILVA, LÍDICE DA MATA E BEBETO GALVÃO, SOCIALISTAS UNIDOS POR PROJETO POLÍTICO BAIANO.

Projeto Político: Bebeto Galvão, Lídice da Mata, Eduardo Campos e Marina Silva. 

Por seu histórico de lutas de interesse social e seu conhecimento da vida do povo brasileiro, o líder Bebeto Galvão representa uma nova geração de políticos. Esta avaliação foi feita pelo candidato a presidente da república pelo PSB, Eduardo Campos. “A chegada de Bebeto ao Congresso Nacional é a chegada de uma nova geração de políticos que vão ajudar Brasília a estar mais perto do Brasil real”, afirmou. Campos esteve em Salvador para participar da convenção estadual do PSB, na qual Bebeto foi homologado como candidato a deputado federal. “Eu vou ter muita alegria de, presidente da república, receber Bebeto como deputado federal do povo baiano”, revelou .

Posição semelhante foi revelada pela candidata a governadora pelos socialistas, a senadora Lídice da Mata. “A presença de Bebeto na nossa chapa de deputados federais nos dá uma tranquilidade, com a sua tradição de luta, sua tradição de vida ao lado e na defesa dos interesses dos trabalhadores”, afirmou. Com origens no Sul da Bahia, Bebeto Galvão exerceu a presidência estadual do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial (Sintepav) e a Secretaria nacional da Força Sindical – está licenciado das duas funções para concorrer ao mandato legislativo.

FOTO: EMÍLIO GUSMÃO .
FONTE: BLOG DO GUSMÃO .

04/08/2014

GENTIO DO OURO CONTEMPLADA COM DUAS AMPLAS E MODERNAS ESCOLAS NA SEDE E NO POVOADO DE PITUBA .

Gentio do Ouro, vivendo o melhor momento da sua história! Através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o município de Gentio Do Ouro foi contemplado com a construção de duas escolas do modelo-padrão que atinge uma área 854 m² de construção com seis salas cada uma e ficará no valor de R$ 1,1 milhão cada uma. Uma será construída na sede do município e outra na vila de Pituba. Parabéns a cidade de Gentio do Ouro e ao Povoado de Pituba, grandes obras importantes ao municipio. Parabéns ao Prefeito Ivonilton Vieira Santos que vem trabalhando e trazendo grande obras a cidade com dentre elas pavimentação asfáltica em algumas das principais ruas da cidade .

FONTE: COMUNICA GENTIO DO OURO .

RECORDAR É VIVER: LEMBRANÇAS DE CHICO BEBEU!

Outro dia me perguntaram pelo famoso Xiquexiquense e massagista do Brasinha e da Seleção Xiquexiquense chamado Chico Bebeu! Chico Bebeu era figurinha carimbada na extinta Rádio Fm Criativa a primeira emissora de nossa cidade, eu trabalhava como técnico de som e repórter, no programa de esportes e variedades de Jorge Meira. Quando Chico Bebeu era convidado me acabava de rir, seus "causos" engraçados contagiava a todos ouvintes e a nós. Além de desportista, Chico Bebeu também foi massagista, era muito veloz, atravessava o estádio numa rapidez enorme, foi apelidado de ligeirinho. Foi vendedor de pão e amendoim no estádio quando não atuava como massagista, cantava sempre uma musiquinha em alto e bom som " Amendoim torrado, a vitamina do Velho ", o público da arquibancada do Estádio Dr. Hélcio Bessa se divertia. 

Chico Bebeu morou um tempo em Itaquera em São Paulo, voltou pra Xique-Xique no inicio dos anos 80 e no final de 1989 retornou pra capital paulista e mora atualmente em Goiânia-GO junto com seu filho Carlos Nascimento e desde desse período nunca mais retornou a Xique-Xique. Hoje em dia Chico Bebeu ainda participa de maratonas onde já foi campeão varias vezes. Saudades do nosso "ligeirinho", grande personagem histórico e conterrâneo chamado Chico Bebeu .

Por Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA .

03/08/2014

CDL LANÇA SEU CARTÃO DE CRÉDITO E ANUNCIA MAIS DOIS IMPORTANTES SERVIÇOS .












Durante o Encontro Municipais de Oportunidades em Compras Governamentais, ocorrido no dia 22/07/2014, na UNEB de Xique-Xique, evento realizado pelo SEBRAE e o Governo da Bahia, com o apoio do Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da Bahia .

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Xique-Xique, UNEB e CDL, o presidente da CDL, Sr. Clessio Ribeiro Soares, lança um novo e importante produto, o Cartão Convênio próprio da Cdl Xique-xique, com promessa de beneficiar, tanto as Empresas quanto os colaboradores. Com o Cartão da CDL, os usuários terão a oportunidade de realizar suas compras com segurança e sem consulta ao SPC ou SERASA em uma ampla rede de lojas credenciadas, e ainda obter vantagens e descontos oferecidos pelos lojistas, pela garantia de recebimento que o sistema oferece, fora isso os usuários ainda pode usar o cartão para renegociar suas dividas .

A CDL ainda informou que firmou uma parceira com a Prefeitura Municipal de Xique-Xique e irá oferecer a todo funcionalismo publico do município o Cartão convênio. Com mais essa parceria a CDL, passará a atender outra necessidade dos lojistas o chamado Cartão Alimentação ou Vale Alimentação e o Cartão Combustível. «Esse mesmo projeto já vem dando ótimos resultado em outras cidades, e tenho certeza em Xique-Xique não será diferente», ressalta o presidente da CDL. Sr. Cléssio Ribeiro Soares, presidente da CDL, nas presenças do Prefeito Dr. Ricardo, Secretário de Trabalho a Ação Social, Agentes do SEBRAE, empresários e demais presentes.

FONTE: CDL XIQUE-XIQUE .

02/08/2014

POR ATRASO EM OBRA HABITACIONAL, GRUPO OCUPA AGÊNCIA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL EM XIQUE-XIQUE .

O Local foi liberado na tarde desta sexta (1º), após decisão judicial. Moradores da zona rural de Xique-Xique ocuparam unidade da Caixa na quinta-feira (31). Cerca de 80 moradores da zona rural de Xique-Xique, no oeste da Bahia, ocuparam a unidade da Caixa Econômica Federal do município, na quinta-feira (31). A agência ficou sem funcionar até esta sexta-feira (1º), quando os ocupantes deixaram o local no início da tarde, após uma liminar da Justiça. As informações são da assessoria regional da Caixa. 

De acordo com os moradores, a ocupação ocorreu devido a uma verba destinada ao Programa Nacional de Habitação Rural - Minha Casa Minha Vida no Campo, anunciada pela Caixa em abril deste ano. O programa prevê a construção de casas na zona rual, mas até o momento as obras não foram realizadas. Ainda segundo os moradores, para que as obras pudessem ser iniciadas, a Caixa solicitou que eles próprios organizassem um projeto habitacional, para que fosse aprovado dentro do orçamento. 

O projeto, ainda segundo os ocupantes, foi idealizado com a ajuda de amigos e com o próprio dinheiro deles. "Nos deram um prazo de 30 dias para a assinatura dos contratos em abril. Estamos em agosto e até hoje nada. Porque somos da zona rural, o povo pensa que não temos voz ativa para reclamar dos nossos direitos", desabafou Valdemir da Silva, um dos líderes da ocupação. Ocupantes só saíram do prédio nesta sexta-feira (1º) após decisão judicial. Ocupantes só saíram do prédio nesta sexta-feira (1º) após decisão judicial. Outro ocupante, Beto Lelis (Ex Prefeito de Ibipeba e Irece Bahia), e que é tecnico em edificações de uma construtora, informou em entrevista ao G1 que se mobilizou para a idealização do projeto que junto com amigos."A Caixa dizia que tinha dinheiro sobrando e que os moradores rurais não tinham capacidade de elaborar projetos e captar recursos. Daí disponibilizei dois engenheiros e dois assistentes sociais para fazer os projetos sociais e de engenharia, técnicos agrícolas para referenciar a área via GPS", disse. A assessoria regional da Caixa confirmou a ocupação e a retirada dos moradores do local, entretanto informou em nota que não procede a informação de que havia promessa de contratar o projeto. Eles ainda ressaltam que a análise e aprovação dos projetos segue diretriz do Ministério das Cidades, órgão que gere o programa, e que a Caixa mantém diálogo permanente com os movimentos sociais e repudia qualquer ato de violência. Moradores acusam a Caixa de não executar os projetos habitacionais com verbas já liberadas em abril. Moradores acusam a Caixa de não executar os projetos habitacionais com verbas já liberadas em abril.

FONTE: G1 (O Portal de Notícias da Globo) .
FOTOS: (Arquivo Pessoal / Valdemir da Silva) .

01/08/2014

07 DE SETEMBRO TEM 14° ENCONTRO DE XIQUEXIQUENSES EM SÃO PAULO NO CMTC AO MEIO DIA .

Vem ai dia 07 de Setembro o 14° Xique-Chopp, grande Encontro de Xiquexiquenses do Brasil em São Paulo dia 07 de Setembro. Vamos nos confraternizarmos, rever amigos e matar a saudade de nossa querida Xique-Xique (BA). Atrações: Patricia Molhada, Só Luxo, Trem Bala, Regaço DO Forró e Forró Só Nós. E mais: Posto Médico, Posto Policial, Barracas Típicas, Telão, Som, Palco e Iluminação Profissionais, Banheiros Químicos e muito mais .
*Espaço Criança (Brinquedos para menores de 10 anos Grátis) .

Local do Evento: Av. Cruzeiro do Sul, 808 a 5 minutos do Metrô Armênia .


Locais de Vendas: 

* Bar Xique-Xique: Rua Cumaru, 108, São Miguel Paulista, tels: 11 2956-4285, 97416-3481 (Vivo), 96754-0561 (Oi), 98602-2129 (Tim) e 9 8712-5410 (Tim) Falar com Pereira ou Lindacy .

* Lojas Mano Véio Mano Novo: Rua Coronel Trancoso, 68, Brás, Tel: 11 2618-4145 .
Patrocínio: Bar Xique-Xique de Lindaçy Pereira, Prefeitura de Xique-Xique, Amexx, Guarapirão Dance, Instituto Hygia, STTRs .

Apoio Cultural: Blog XiqueSampa .
Organização: Jose Pereira e Lindacy Nunes .
Apresentação: Adeildo Bonfim e Mano Novo (Radialista na Nativa Fm de São Paulo) .

Presença de Xiquexiquenses vindo diretamente de nossa cidade, do interior de São Paulo, Minas Gerias, Salvador, Rio de Janeiro e Brasília. Também presença do pessoal de Barra, Gentio Do Ouro, Brotas de Macaúbas, Morpará, Ipupiara, Ibotirama, Paratinga, Uibaí e muito mais .

FONTE: XIQUESAMPA .