29/11/2014

LUTO! MORRE EM XIQUE-XIQUE CÉLIA BRITO, ESPOSA DO MEU TIO EDSON BRITO (EDSON DO SAAE) .


Uma triste notícia hoje pela manhã pegou todos de nossa família de surpresa! Por volta das 10:00hs da manhã um acidente fatal culminou na morte de Célia Brito (Esposa do meu Tio Edson Brito), o popular Edson do Saae. O acidente ocorreu perto do posto de gasolina "Papai Noel" na entrada da cidade pela BA 052, próximo onde era o Hospital Senhor do Bonfim) .

O carro do meu Tio Edson se chocou com o Carro do Dr. Wagner Machado Neto (Filho de Cassimiro Machado Neto), no carro do meu tio estavam Tio Edson, Nanã (Viuvo de Tia Marineide e pai de Samara Brito e Sayara Brito, mas so tiveram ferimentos leves) e Célia Brito (Esposa do meu Tio Edson que faleceu na hora), já o Dr. Wagner Machado Neto teve ferimentos leves mas corre bem. Quero agradecer a todos pelos comentários e pelo ato de solidariedade ! Meu Tio Edson sofreu duas grandes perdas que foram seus filhos (Emerson e Ellisangela), agora a sua esposa Célia Brito, que Deus conforte o coração do meu tio e de nossos familiares .

"Difícil de acreditar, conversei com Célia a menos de um mês e hoje a um dia do meu aniversário ter uma notícia dessas é muito triste! Tio Edson vem passando por uma prova muito grande, perdeu os filhos Emerson e Elisângela e agora a esposa Célia, realmente me sinto impotente em não poder estar do lado dele nesse momento de tanta dor", Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA .

27/11/2014

DEPUTADO FEDERAL ELEITO BEBETO GALVÃO PARTICIPA DE REUNIÃO DA EXECUTIVA DO PSB .

O encontro tem o objetivo de decidir a posição política do partido diante do governo federal. 

O presidente do Sintepav Ba e deputado federal, Bebeto Galvão, participa nesta quinta-feira (27) em Brasília, da reunião da Direção Executiva Nacional do PSB. O encontro tem o objetivo de decidir a posição política do partido diante do governo em âmbito federal. Bebeto Galvão foi eleito deputado federal pelo PSB com 96.134 mil votos em todo estado da Bahia e com a sua vitória, os trabalhadores brasileiros tem um representante comprometido com as principais bandeiras de luta da classe trabalhadora, a exemplo da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários, ampliação dos direitos e mais postos de trabalho.

Fonte: Ascom/Sintepav Bahia .

22/11/2014

DE UMA ILHA A MIRAR O TEU OURO! ILHA DO MIRADOURO, PRIMEIRAS POVOAÇÕES EM XIQUE-XIQUE .

A Igreja de Sant'Ana, localizada na Ilha do Miradouro em Xique Xique, é, segundo a tradição, o mais antigo templo da região do médio São Francisco . 

É santo que foge de igreja, é caboclo d´água que vira cabaça para atrair e comer as pessoas, é serpente encantada, mãe d´água, entre tantos outros mistérios que habitam as profundezas do “Velho Chico” e aguçam a imaginação dos barranqueiros. A região era habitada primitivamente pelos índios massacarás, pontás, aracajás e amoipiras. Por volta da década de 1540, sertanistas à procura de ouro iniciaram o desbravamento do Vale do São Francisco. Formara,-se fazendas à margem direita do rio, em terras basicamente pertencentes às famílias Casa da Ponte e Mestre de Campo Guedes de Brito. Na segunda metade do Século XVI, em terras do Coronel Garcia D’Ávila, da Casa da Ponte, iniciou-se o arraial “Xique-Xique”. Situava-se na Ilha do Miradouro, nome originário da expressão popular “daqui miro o ouro nas serras”. Edificou-se ali a capela de “Santa Ana”.Mais tarde, construiu-se a capela de “Senhor do Bonfim” em terra firme, à margem da Ipoeira, na fazenda “Praia”, de propriedade de Sebastião José de Carvalho. Formou-se novo núcleo populacional . 

Os habitantes da Ilha do Miradouro foram-se transferindo para o local. Em Xique-Xique, na ilha do Miradouro de 12 km de extensão por 6 km de largura, ninguém sabe ao certo onde foi parar a serpente que vivia debaixo do altar-mor da Igreja de Santana. A construção dessa igrejinha é do início do século XVIII e se deve a um caboclo rico chamado Robério Dias Muribeca, neto de Caramuru e da índia Paraguaçú. Diz uma das versões da lenda que a mãe de Robério virou uma serpente encantada e ele construiu uma igreja na Ilha do Miradouro para acorrentá-la debaixo do altar. Conta-se que de sete em sete anos acontece um estrondo na igreja, deixando-a toda rachada. Os devotos rezam o "Ofício" senão a serpente aparece e sai comendo tudo. Em 1989 a Câmara de Vereadores de Xique-Xique enviou ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC o pedido de tombamento da igreja, mas apenas em abril de 2010, uma equipe do IPAC, inclusive o seu diretor geral, o Sr. Frederico Mendonça, esteve na igreja a fim de estudar a viabilidade de tombamento e restauração da capela e ficou preocupado com seu estado de conservação. De uma ilha a mirar o teu ouro é o verso que a esta no hino da nossa querida Xique-Xique. 

A tricentenaria Igreja de Nossa Senhora de Sant’Ana – um dos mais antigos templos da região do médio São Francisco, a capela, em estilo colonial, sendo a igreja reconhecida como patrimônio da Bahia pelo IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural. Nossa Senhora de Sant’Ana do Miradouro – guardiã de tantas histórias, estórias, memórias, lendas, casos e causos. Marki Oliveira, agente de Cultura de Xique-Xique, graduada em letras, especialista em estudos linguísticos e literários pela Uneb Xique-xique, proprietária do Blog Cultura - Xique-Xique e uma dos autores do Projeto " Voz, Presença e Imaginação" disse em seu Blog: "A capela de Nossa Senhora de Santana em Xique-Xique é o mair patrimônio cultural da cidade de Xique-Xique, bem como do seu território de identidade cultural. O objetivo do projeto Voz, Presença e Imaginação é meramente cultural, sem fins lucrativos. O intuito é sensibilizar a comunidade para a importância dessa construção do século XVIII ou XIX", disse Markileide Oliveira que é especialista em Cultura Popular-Oralidade. Acessem o Blog Cultura Xique-Xique de Makeleide Oliveira: http://culturaxiquexique.blogspot.com.br/ .

Colaboração: Nizaldo Costa e Adriano Brito .
Apoio Cultural: Bebeto Galvão e Sintepav Bahia .
Foto: Marki Oliveira .

FONTE: XIQUESAMPA .

VISITEM EM SÃO PAULO O BAR E LANCHONETE "MARRECA VELHA" DO XIQUEXIQUENSE VINICIUS GAMA .














O nome ainda é Bar e Lanchonete "Tigre da Glória" do Xiquexiquense Vinicius Gama, tive a ideia de batizar o point de Bar e Lanchonete "Marreca Velha", isso por que o proprietário Vinicius Gama é Marrequeiro. O Bar fica na Rua da Glória, 673 próximo ao Metro Liberdade em São Paulo. Ambiente familiar, comercializando bebidas, salgados, porções e uma variedade enorme de aperitivos. Visite e comprove, eu já fui e tomei aquela cerveja geladíssima rsrs. Valeu primo, sucessos guerreiro .

Contatos pelo WhatsApp: 11 98487-7764 .
Apoio Cultural: Bebeto Galvão .

FONTE: XIQUESAMPA .

21/11/2014

NATAL XIQUE FELIZ 2014 FOI SUCESSO TOTAL! A PARTIR DO DIA 22/12/14 SERÃO ENTREGUES OS MAIS DE 1000 BRINQUEDOS A 8 POVOADOS DE XIQUE-XIQUE E 2 POVOADOS EM ITAGUAÇU-BA .

Começo agradecendo primeiramente as Bandas Ismael Oliveira, Carlinhos Moura, Edu Moura e Forró Sabor de Cana e Gilvan e Forró Só Nois e também a Lucas Brasil que infelizmente se dispôs mas não pode comparecer! 

Agradecer também os apoios de Bebeto Galvão, Gleilma Rodrigues e Emerson do Sintepav Bahia por estar sempre nos apoiando, ainda mais em não medir esforços a realizar o natal de muitas crianças carentes de nossa terra, isso prova que vocês não lembra de nos somente em época de eleição e sim em colaborar nas grande causas de nosso povo. Agradecer o nosso amigo e empresario Xiquexiquense Paulo da Adega que dou R$ 1000,00 pra compra de brinquedos e que não mediu esforços a poder ajudar. Agradecer também a Nivaldo pela doação de 4 litros de Wiskys, agradecer nosso amigos amigos Jose Pereira e o grande locutor Adeildo Bonfim, também ao amigo Diney dono do Forró Sabor de Cana por tudo que o mesmo tem feito e colaborado pelo sucesso de nosso evento. Agradecer também ao empresário Joelmir Barreto que vai colaborar com 50 brinquedos, a Urania Alecrim que também fará sua doação e as outras que virão. 

Agradecer a luta de Selma da Odontoxique, Djalma Ribeiro Santos, Gilvânia Cunha, Kariny Cunha Carvalho, Aristides Novais Ari que doou bonecas e bolas, a Expresso Petrolina a Dental Mix que doou também um aparelho dentário que foi vendido e o dinheiro sendo revertido a mais compras de brinquedos, os conterrâneos de Jundiaí como Dika Xique Xique, Marcos Antonio, Luciano Santana e sua esposa Laurecy Pereira...a galera de Itu como Ion, Faísca, Vanilson, Eliene...essa galera vieram três Vans lotadas e principalmente agradecer a todos vocês conterrâneos em São Paulo e amigos que foram ao Evento Natal Feliz, por que Xique é ser Solidário. A partir do dia 22 de Dezembro crianças de 10 povoados terão um natal feliz graças a idealização de Odontoxique Luis Barbosa e a todos que colaboraram. O evento vem crescendo a cada ano, esse ano quase que dobramos nossa arrecadação, em consequência disso mais crianças e povoados receberão os voluntários da equipe da Odontoxique em Xique Xique e Itaguaçu da Bahia e conto também com a colaboração de Adãozinho e Juliano Carvalho. Obrigado a todos de coração, em 2015 tem mais. Valeuuu .

Apoio Cultural: Deputado Federal Bebeto Galvão e Sintepav-BA .

FONTE: XIQUESAMPA .

05/11/2014

PARABÉNS A SELEÇÃO DE FUTEBOL SUB-17 DE ITAGUAÇU DA BAHIA CAMPEÃO DA COPA DO SERTÃO 2014 .

Parabéns Garotada de Itaguaçu da Bahia que no último domingo venceu na final por 2X1 a forte Seleção de Morro do Chapéu e sagrou-se pela primeira vez campeão da Copa do Sertão Sub-17. "Parabenizo Kassio Beckham, Josa, Ze da Sucam, Valdir, Carlos Ney e nosso prefeito Adãozinho pela contribuição. Nossa torcida foi mais uma vez decisiva. Fico realmente emocionado quando vejo nossos jovens inseridos no meio esportivo, e longe de comportamentos errados. Entramos como convidados porque uma equipe desistiu e finalizamos nossa participação como campeão regional", disse Juliano Carvalho (Vice Prefeito de Itaguaçu da Bahia). Esse ano a Seleção de Itaguaçu da Bahia sagrou-se também pela primeira vez campeão da Copa do Sertão de Futsal. Parabéns a todos pela dedicação e o apoio da Prefeitura Municipal de Itaguaçu da Bahia .

Por Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA .

04/11/2014

NESTE DOMINGO DIA 09 DE NOVEMBRO TEM ARROCHA MAMÃE E ROBERTINHO E BANDA NO LAVA CAR XIQUE-XIQUE DE DIKA VARGAS EM JUNDIAÍ A PARTIR DAS 14:00 HS .



Neste domingo (09/11/14) conterrâneos e amigos de Jundiaí, Itu, São Paulo e de outras localidades estarão presentes no Lava Car Xique-Xique de Dika Xique Xique que promove um grande evento em Jundiaí! O evento começa a partir das 14:00 hs com shows de Arrocha Mamãe e Robertinho & Banda, sua presença será indispensável.

Endereço: Rua Ricardo César Favaro, 381, Bairro de Santa Gertrudes .
Informações: (9 7107-0303 VIVO) , falar com Dika .

APOIO CULTURAL: SINTEPAV E BEBETO GALVÃO .
FONTE: XIQUESAMPA .

01/11/2014

VARGAS CONTABILIDADE (VARCON) É REINAUGURADO EM NOVA LOCALIZAÇÃO E EXCELENTES INSTALAÇÕES EM XIQUE-XIQUE .







Faltou Mateus, mas ai esta toda equipe da Varcon (Vargas Contabilidade) .

Tudo que é feito, é digno de ser bem feito" com essa frase Tonho Vargas proprietário da Varcon (Vargas Contabilidade) que ao lado de sua esposa Ranúsia Falcão, familiares, funcionários e amigos reinauguraram recentemente seu escritório de contabilidade e prestando homenagem ao senhor Miguel Ramos . A muitos anos a Varcon ficou instalado próximo a rua da feira e da lotérica, um trecho bem movimentado principalmente nas sexta-feiras, pensando no conforto dos familiares, funcionários e clientes, Tonho Vargas investiu em um outro local e novas instalações. Localizado agora no final da Rua Silva Jardim bem próximo da Prefeitura e da Biblioteca a nova sede da Varcon possui uma excelente estrutura e conforto com móveis novos e bem projetados, ar condicionado, sala de espera e estrutura profissional pra atender muito bem seus clientes e visitantes. A Varcon Escritório de Contabilidade conta com contadores e técnicos de contabilidade prestando assessoria empresarial, consultoria & serviços, reaberto com o objetivo maior de prestar serviços aos seus clientes de maneira eficiente e com extrema responsabilidade, buscando sempre a diferenciação e inovação na área. A Varcon agradece a presença de clientes e amigos na reinauguração do seu mais novo espaço . 

FONTE: XIQUESAMPA .

COM AJUDA DO POVO FOI REINAUGURADO O NOVO AMBULATÓRIO DO HOSPITAL JULIETA VIANA EM XIQUE-XIQUE .

Ontem (Sexta-Feira) a população de Xique-Xique presenciou e comprovou a força da união de um povo em Pró do seu bem mais valioso, o Hospital Julieta Viana! 









"O novo ambulatório foi entregue ao seu povo. Toda população e todos Xiquexiquenses mundo afora devem sentir-se orgulhosos, pois o Hospital Julieta Viana (HJV) pertence a vocês, povo de Xique-Xique. Vocês são a força e o escudo do Hospital Julieta Viana. Pastor Roberto Rivelino, Guilherme Lapa, Dr. Renan Braga e Michell Oliveira e toda equipe Juntos Pelo Julieta são meros instrumentos e coadjuvantes nessa luta! Essa luta é de todos. Parabéns Povo de Xique-Xique. A luta continua", disse Dr. Michel Oliveira em seu Facebook. O Hospital Julieta Viana também recebeu uma importante doação de Dona Joselita Bessa (Viúva do saudoso Dr. Hélcio Bessa), a mesma fez uma doação de uma sala de parto completa ao HVJ . 

FONTE: XIQUESAMPA .

COM HISTÓRICO DE MILITÂNCIA BEBETO GALVÃO IRÁ APOIAR REFORMA POLÍTICA NA CÂMARA .

Adalberto Souza Galvão ( Bebeto Galvão) é militante "sempre da esquerda" no sul da Bahia há mais de 30 anos, mas talvez as pessoas não o conheçam pelo nome de batismo . 

Bebeto foi o deputado federal que teve mais votos na região, com 96.134 votos em toda a Bahia, graças ao seu histórico de luta sindical, que teve início em Ilhéus. “Eu iniciei a militância na década de 70, no movimento estudantil de Ilhéus. Fiz parte do PCdoB, que era clandestino na época, e também integrei o processo de construção da democracia brasileira durante a década de 80”, conta o parlamentar, que foi um dos líderes dos sindicatos dos trabalhadores das indústrias de cacau do município. Enquanto era um dos responsáveis pelas primeiras greves dos trabalhadores da região, Bebeto se graduava no curso de História da Universidade Estadual de Santo Cruz (Uesc). “Na época havia a necessidade de um sindicato de contestação contra o arrocho salarial”, lembra o parlamentar. Em 1992, Bebeto Galvão foi o vereador mais jovem a ser eleito vereador em Ilhéus, ainda pelo PCdoB, e participou da base do governo local até 1998. “Saí do governo por não concordar com a adesão do prefeito ao carlismo [à época, o extinto PFL detinha o governo do estado e da capital da Bahia, além das três cadeiras no Senado Federal] e voltei ao movimento sindical”, diz Bebeto, que deixou o PCdoB em 2000 para assumir a tarefa de administrar a força sindical. “Faço parte da executiva nacional da Central Sindical”, comentou o também presidente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada ( Sintepav Bahia).
FONTE: BLOG DO GUSMÃO .