[NEWS][6]

r
v
xique-xique

RECORDAR É VIVER: LEMBRANÇAS DOS BAILES DANÇANTES AO SOM DA SUPER BANDA XIQUEXIQUENSE PRECES .

Antes com o nome de Os Bravos, a Banda Preces de Bibi Sampaio foi sucesso em nossa região e em outros Estados Brasileiros, teve seu início em Xique-Xique, Irecê, mas teve também seu sucesso residindo em Feira de Santana. 

Nessa foto o Início do Conjunto Preces, antes e por pouco tempo formavam o Conjunto Os Bravos. Na foto uma Festa na Sociedade Beneficente de Operários de Xique Xique-Ba em 1974, Componentes: Renilton (In memoriam) (Bateria) Pedro Sampaio ( Também foi Bateria, aqui ele ta atrás de Renilton), Paulo de Rosa (In Memoriam), João Carlos (Cantor), Carlinhos Gomes (In memoriam na guitarra base), Tales (dava uma de empresário), Bibi (Guitarra solo) e João da Praia (In memoriam no Conta-Baixo). A Banda Preces, Conjunto de Baile, teve inicio entre 1973 e 1974 na cidade de Xique-Xique, tendo Bibi Sampaio como o líder, transferindo-se mais tarde pra Irecê e depois pra Feira de Santana, na Bahia, existindo por quase 30 anos. A Banda Preces foi uma das melhores Bandas de baile dos anos 80 junto com outras três Bandas Xiquexiquense, a The-Jetsons que tinha se mudado de nossa terra pra Jacobina, a Banda Apolo de Nelson e o Conjunto do sanfoneiro Zé Molhado, todas essas bandas infelizmente foram extintas . 

Quando vinham cantores do sul pra região eramos solicitados pra acompanha-los nos seus shows, entre eles, Fernando Mendes, José Augusto, Sérgio Reis, Reginaldo Rossi, José Roberto, Paulo Sérgio e tantos outros. "Bons tempos viu Xiquesampa Adriano Brito, tenho muitas saudades e tenho certeza que muitos sentirão também muitas saudades desses velhos e bons tempos que não voltam mais", relatou o cantor Xiquexiquense Pedro Sampaio que foi baterista baixista, guitarrista e cantor na Banda Preces do seu irmão Bibi Sampaio. De nossa micro-região as Bandas que mais faziam sucessos eram: Preces, The-Jetsons, Apolo e Zé Molhado de Xique-Xique, além da Flor de Cactus, Astro, Faces e Cristal Grafit (Irecê), Kleber Som Five (Barra) e Terremoto (Bom Jesus da Lapa) e Dubiran (Já nos anos 90 com o Grupo Kalundú em Xique-Xique) . 

A Banda Preces deixou muitas saudades, a voz inconfundível de Tânia Vieira traz boas recordações dessa super banda. Quantos casais se formaram dançando coladinhos e amaram ao som desse conjunto, cidades como Xique-Xique, Irecê, Central, Lapão, Canarana, Utinga, Barra, Pilão Arcado, Ibipeba, Gentio do Ouro, São Gabriel, Uibaí, Presidente Dutra, Jussara e mais tarde Salvador, cidades de Sergipe, Tocantins, Goias e tantas outras comemoravam suas datas festivas ao nosso som. "Vamos resgatar a história e fatos de Bandas que marcaram época em nossa cidade e região, bem como as que permanecem até hoje na luta pelas estradas da vida", Adriano Brito .

Texto e Pesquisa: Adriano Brito .
Colaboração e Foto: Pedro Sampaio .
Apoio Cultural: Bebeto Galvão e Sintepav-BA .

FONTE: XIQUESAMPA .

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Tenha responsabilidade em seus comentários, não nos responsabilizamos por conteúdos impróprios .

Start typing and press Enter to search