[NEWS][6]

r
v
xique-xique

REINALDO "POVÃO"! A HISTÓRIA DA REVITALIZAÇÃO DO REISADO, A "FOLIA DE REIS" DE XIQUE-XIQUE BA .

Arquivos históricos: "Aqui fotos da II Semana da Arte de Xique-Xique no Reisado de 1984, Representados pelo Bumba meu Boi e a Mulinha de Ouro". 
Reinaldo Antunes Ferreira, mais conhecido como Reinaldo Povão, natural de Sento Sé Ba, residente em Xique-Xique a 50 anos, um dos precursores do Reisado e da Corrida de Argolinha em nossa cidade. A muitos anos atrás o São Gonçalo (Folia de Reis) é comum pelo interior do Brasil, o Reisado é uma tradição muito antiga, passada de pai pra filho. Em Xique-Xique o Reisado era muito aguardado no início de cada ano, de uns anos pra cá essa tradição estava esquecida em nossa cidade. Em 2007 um grupo formado por Reinaldo Povão, o jovem Flávio e Dona Maria Passú colocava em prática a busca pela Revitalização do Reisado de Xique-Xique, uma festa popular esquecida durante muitos anos que veio a tona pelo esforço e ajuda dos moradores do Bairro da Ponta da Ilha e o apoio Cultural da Prefeitura de Xique-Xique. As pesquisas do Reisado foram passadas através de Dona Mariazinha do Bairro de Ponta da Ilha, foi ela quem deu informações ao grupo quanto à história da Folia e Cultura de Reis, ela repassou ao grupo o nome dos personagens, as roupas, as músicas dos "bichos", coreografia e tudo que envolve o São Gonçalo, foi ai então o inicio, ressurgimento e Resgate de uma tradição de anos e anos que por algum tempo estava esquecida em nossa cidade .

O grupo começou a se apresentar nas escolas de nossa cidade, o resgate do Reisado foi criando força e em 2010 em reunião com Jorge Meira, o grupo resolveu se apresentar pelo interior, praças, ruas e em casas do nosso município. Segundo Reinado Povão, a inspiração veio do compositor e escritor Xiquexiquense Nizaldo Costa, nosso conterrâneo concedia entrevista ao Programa "Espaço Aberto" de Jorge Meira, o entrevistado falava dos tempos de Reisado em Xique-Xique, foi dai então que da Ilha do Miradouro Reinaldo Povão ligou para a Rádio e marcou uma reunião com Nizaldo Costa, e o grupo já existente, alem de outras pessoas interessadas em Resgatar a Cultura do Reisado de nossa cidade. A "Mulinha de Ouro", "Luis Caipora", "Catarina Negra", "Carocha", Babau", "Sabiás", "Guaxinins", "Nego mais a Nega", "Carochinha" e o "Boi" são personagens folclóricos da Folia de Reis. Este ano a Cultura Folclórica do São Gonçalo do Arco de nossa cidade também vem sendo resgatada pelo mesmo grupo, o projeto garante que todas as doações e ofertas serão destinadas para a recuperação da Igreja de Nossa Senhora de Santana na Ilha do Miradouro . 

No final dos anos 80, inicio dos anos 90, cheguei a presenciar apresentações da Folia de Reis na Fazenda Carnaúba, ficava muito ansioso para assistir tudo aquilo, nosso folclore é muito rico, ainda assim presenciei o Grupo do Reisado de Aidinha (Moradora da rua 24 de Outubro, próximo a famosa Banca) e também do Próprio Reinaldo Povão, também morador da Rua 24 de Outubro, corri muito do Boi viu gente. "Queria aqui agradecer de coração todas às pessoas envolvidas neste projeto. Valeu Reinaldo Povão, Flávio, Maria Passú, Jorge Meira, as cantadeiras e rezadeiras do Povoado de Passagem em Barra, aos Jovens que se encorporam nos personagens, a Nizaldo Costa pela cooperação, a Dona Mariazinha, Cincinato Oliveira, Édson Nogueira, Prefeitura Municipal de Xique-Xique e todas as pessoas envolvidas neste projeto de revitalização do reisado de nossa cidade, parabéns", Adriano Britto // Blog Xiquesampa .

Por Adriano Brito .
Edição: Edson Nogueira .
Fotos enviadas por Pedro Sampaio .

FONTE: XIQUESAMPA .

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Tenha responsabilidade em seus comentários, não nos responsabilizamos por conteúdos impróprios .

Start typing and press Enter to search