[NEWS][6]

r
v
xique-xique

TRISTE! O RIO SÃO FRANCISCO TA NA "UTI" ESPERANDO POR UM ATENDIMENTO QUE NUNCA CHEGA .

Em Xique-Xique poucas canoas conseguem passar pelo canal do guaxinim (Foto) onde as águas do velho chico são capitadas pelo SAAE pra abastecer a cidade .

Menos transposição e mais revitalização! A situação do nosso Rio São Francisco ta a cada ano pior, em Xique Xique ate o momento as águas em volume de água ta ate maior do que em 2014 nesse momento, fruto também de uma nova "Draga" que esta acontecendo nos últimos dias no local, mesmo assim segundo o funcionário da Sucam Sebastião Gama essa Draga só andou uns 200 metros, o canal do guaxinim é aonde as barcas tem acesso ao rio São Francisco e onde são captadas a água através do SAAE pra abastecer cidade. Nesse local estão tirando areia pra reutilização na construção de calçamentos. "O nível do canal tá com mais ou menos uns 40 cm, essa draga nesse período todo só andou uns 200 metros, mais que o ano passado nesse mesmo período", disse Sebastião Gama ao Portal Xiquesampa. No canal do guaxinim são poucas as canoas que conseguem passar pelo local, já a barragem de Sobradinho, tá operando só com 19% da sua capacidade total .

Em Barra, tem pescador trocando de profissão, não da mais pra praticar a pesca, os peixes estão sumindo e na maioria muitos peixes pequenos sendo pescado e consumidos, não deixando se proliferar, bascos de areia em grande parte do rio que eram navegáveis. Essa semana o Prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eudes Ribeiro (PV), esta muito preocupado com a seca do velho chico, ele vê a situação como a pior enfrentada pelo rio na história. Segundo o gestor, se a revitalização não for feita no prazo de quatro anos, o "Velho Chico" sucumbe, vira riacho. Em entrevista à Coluna Tempo Presente, do A Tarde, Ribeiro afirmou que mesmo com o R$ 1 Bilhão para transposição e R$ 100 milhões para recuperação, o rio não recebeu nenhuma obra que interrompa o curso da degradação. Eudes disse que a navegabilidade na Lapa, na Barra e em outros municípios banhados pelo rio, é praticamente nula e em alguns trechos dá para atravessar de pé. Ele informa também que a vazão que era de 1,5 mil metros cúbicos no ano passado, já baixou de 1 mil m³ e agora é de 900 m³. A época de seca, que chega em setembro, preocupa ainda mais o gestor. Uma espécie de caravana com vários prefeitos da região, junto com o bispo dom Luiz Cappio, de Barra, irá a Brasília para chamar a atenção do Congresso para o dilema do Velho Chico.

Por Adriano Brito .

Fotos: Sebastião Gama .
Apoio Cultural: Deputado Bebeto Galvão e Sintepav Ba .

FONTE: XIQUESAMPA .

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Tenha responsabilidade em seus comentários, não nos responsabilizamos por conteúdos impróprios .

Start typing and press Enter to search