07/09/2015

PARABÉNS RÁDIO CACTUS FM COMUNITÁRIA DE XIQUE-XIQUE QUE HOJE COMPLETA 13 ANOS NO AR.

Neste dia 07/09/15, dia da Independência do Brasil, a Rádio Cactus Fm da cidade de Xique Xique​ esta completando 13 anos de atividades em nossa cidade! 

A Rádio Comunitária é um tipo especial de emissora sonora em FM, sem fins lucrativos, com potência limitada a 25 watts criada para proporcionar informação. Nesse período no ar a Rádio Cactus FM Comunitária revelou grandes talentos profissionais na área de radiojornalismo, aparelhos de última geração, transmissões de jogos e eventos com uma esquipe de alta qualidade, alem de transmitir todas as quintas-feiras a seção da câmara de vereadores, o Jornal Para Todos vai ao ar do meio dia ás 14:00 hs interagindo com a população e com os milhares de ouvintes. Recentemente a Rádio Cactus Fm comprou dois novos aparelhos: Uma mesa de som profissional console no valor de R$ 12.000,00 e um aparelho display por R$ 270,00. O display são painéis de estúdio, chamados de On Air ou No Ar, é a forma mais fácil de evitar interrupções nas gravações do estúdio ou ruídos externos. São utilizadas em primeiro lugar para sinalizar o status em que o estúdio está: se está em gravação ou não. Ideal e imprescindíveis para rádios, estúdios de TV, rádio ou produtoras. O Studio recebeu o nome de Professor Carlos Santos que é um dos diretores da Rádio Cactus Fm e também ex-prefeito de nossa cidade. O professor Carlsos Santos foi que Batalhou pela concessão, a qual foi entregue em suas mãos pelo Deputado Félix Mendonça e em 07 de setembro de 2002 a Rádio Cactus Fm Comunitária entraria no ar na cidade de Xique-Xique. Lídice Santos​ é a diretora geral da ADcx.

História da Rádio Cactus Fm Comunitária: Em 1998, um grupo de interessados de implantar um serviço de radiodifusão, comprometido em livremente divulgar e defender os interesses da comunidade, resolveu constituir uma associação para manter e gerir uma rádio comunitária. A ADCX (Associação de Desenvolvimento Comunitário de Xique-Xique) tem seus estatutos devidamente registrados no cartório de registros, documentos imóveis e títulos de Xiquexique - BA com data de 09/06/1998 recebeu a inscrição de CNPJ 02.578.450/0001-91. Em 24.11.98 encaminhou para o Ministério das comunicações requerimento, para habilitação de RADCOM. É filiada da ABRARTC (Associação Brasileira de Rádios e TV”s Comunitárias) desde 19.11.1998 a qual viabilizou o projeto técnico para o Ministério das Comunicações que o aprovou. No dia 06/05/2002 recebe autorização definitiva (por 10 anos) para funcionamento no Canal 200 –Identificação: ZYS 512, Freqüência de 87,9 MHz Stério. Embora, anteriormente, com autorização precária fornecida pela Câmara dos Deputados a Cactus esteve no ar. O fato foi denunciado e a PF em diligência, apreendeu diversos equipamentos. Finalmente, desde, 07/09/2002 está prestando um serviço radiofônico aplaudido pelos ouvintes, dos quais tem recebido constante colaborações com sugestões, tanto na composição da grade de programação,(aprovada pelo Conselho de Programação) bem como, com algumas vinhetas, como por exemplo: “Pequena na potência, grande na audiência” “Cactus – qualidade que você ouve e entende” .

Ouça a Rádio Cactus Fm: www.cactusfm.com.br,

Por Adriano Brito​,
Colaboração: Jotta Enne​.

Fonte: Xiquesampa​ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.