27/02/2015

DEPUTADO BEBETO GALVÃO APRESENTA PROJETO PARA COMBATER O TRABALHO ESCRAVO .

O deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA) apresentou, nesta terça-feira (24), Projeto de Lei que veda a concessão de empréstimo ou financiamento em instituições financeiras da administração pública federal às pessoas físicas ou jurídicas que submeterem trabalhadores a condições análogas à de escravo. De acordo com o socialista, essas instituições devem atender o interesse público, o que implica compromisso institucional com princípios e garantias previstos na Constituição Federal. Ainda segundo o autor do projeto, é comum ver a imprensa divulgar graves violações de direitos humanos sob o abrigo do financiamento público. “Apesar da natureza predominantemente pública, os agentes financeiros de fomento ao desenvolvimento ainda não possuem mecanismos operacionais suficientes para a proteção dos direitos humanos”, destaca Bebeto.

Proteção ao trabalhador– O Cadastro de Empregados Infratores do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), conhecido como “lista suja” do trabalho escravo já é uma ferramenta para coibir esse tipo de ocorrência. Para o deputado, a lista do MTE vem somar-se a outros instrumentos de pesquisa cadastral prévia para concessão de crédito à pessoa física ou jurídica, merecendo tratamento de maior relevância, mormente por se tratar de instrumento de proteção da dignidade humana. “O cadastro também ampara as restrições comerciais de diversas empresas brasileiras que assinaram o Pacto Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, importante política pública decorrente do trabalho árduo da sociedade civil organizada”, explica o deputado. O socialista também faz um alerta sobre a recente suspensão da divulgação do Cadastro de Empregados Infratores do MTE, em decorrência de decisão liminar do Superior Tribunal Federal (STF). Segundo ele, esse fato representa um grande retrocesso para política de erradicação do trabalho escravo. “Não há mais o mecanismo de proteção ao financiamento público do trabalho escravo. Um verdadeiro desprestígio ao esforço empenhado pela sociedade e ao trabalho dos agentes do TEM, que arriscam a vida para erradicar a nefasta prática de escravidão moderna.”

Por Sérgio Francês .

FONTE: ASCOM PSDB .

24/02/2015

GUERREIRA! XIQUEXIQUENSE ESTHERZINHA RODRIGUES LANÇA LIVRO QUE CONTA SUA HISTORIA PELA VIDA .

A Xiquexiquense Esther Rodrigues lançou um livro, ela é uma guerreira, pois mostra no livro que mesmo com as dificuldades, ainda existe uma alegria e um sorriso lindo no rosto. O livro; “Diário de uma paciente com câncer” da Xiquexiquense Esther Rodrigues é um livro emocionante, que irá lhe envolver com uma linda história de dor, alegria, força e superação. Esther Rodrigues, 31 anos, nascida em 08/02/1983 em Xique-Xique, no interior da Bahia. Reside em São Paulo há 10 anos, graduada em Psicologia pela Universidade FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), foi diagnosticada com câncer ao término da graduação. Casada com Adriano Silva há 6 anos, não tem filhos. Atualmente continua seu tratamento no Icesp (Instituto do Câncer de São Paulo). Considera se uma pessoa que não espera o dia da morte e, sim, alguém cheia de sonhos e motivos viver. 

O Livro Diário de uma paciente com câncer de Esther Rodrigues custa R$ 49,00, é um livro emocionante, que irá lhe envolver com uma linda história de dor, alegria, força e superação. Paciente oncológica, diagnosticada com câncer aos 28 anos, Esther nunca deixou a dor e o sofrimento levar seu lindo sorriso. A cada caída, surgia um motivo a mais para seguir. Buscando refúgio em orações, além da sua fé, força de vontade e confiança nos médicos. Em suas meditações matinais sempre encontrava palavras que lhe faziam erguer a cabeça e, mais uma vez, dava a volta por cima, mesmo que os resultados dos exames fossem os piores possíveis. Essa obra tem como objetivo, levar o leitor a dar mais valor à vida. Nossa única vida, essa pedra preciosa, neste mundo cheio de angústia e sofrimento. Mundo passageiro, mundo de dor. Em meio a tanto sofrimento ainda assim é possível viver com alegria. É preciso termos um ponto de partida, um objetivo, sonhos e uma direção. No entanto o destino e a chegada estarão sempre ancorados em Deus.

Adquira o livro no site da editora baraúna neste site: http://www.editorabarauna.com.br/diario-de-uma-paciente-com-cancer.html ou via inbox pelo Facebook de Esther Rodrigues: www.facebook.com/estherzinha.rodrigues1 .

FONTE: XIQUESAMPA .

23/02/2015

CARNAVAL DE BARRA-BA 2015 FOI UM DOS MAIS SEGUROS DA REGIÃO .

O Carnaval 2015 em Barra-BA foi um dos mais seguros da região em quantitativo de ocorrências policiais. O evento que durou quatro dias, contou com reforço policial e câmeras de monitoramento no Circuito Oscar Queiroz, além de um centro integrado de segurança entre as policias Civil e Militar montado no Colégio Cristo Rei. Foram registradas somente pequenas ocorrências e nenhum crime grave, com um detido por "porte de arma branca". A Revista Barra Magazine recebeu o Balanço Oficial de ocorrências registradas no carnaval 2015 pela Polícia Militar em Barra, no período compreendido de 14 a 17 de Fevereiro de 2015, fornecidas pelo 4º Pelotão de Policia Militar, através do Comandante do Pelotão, o Sr. Francisco Carlos Alves de Oliveira - Capitão da Policia Militar:

Sábado (14/02/15): Foram registradas quatro ocorrências, sendo as quatro “vias de fato” ( termo normalmente utilizado para brigas sem lesão corporal, discussões, empurrões, lançamento de objetos contra outra pessoa, etc...) .
Domingo (15/02/15): Não foi registrada nenhuma ocorrência policial .
Segunda (16/02/15):Foi realizada uma ocorrência, sendo de “porte de arma branca” ( arma branca é o termo utilizado para facas, canivetes,, etc... ) .
Terça (17/02/15): Foram registradas três ocorrências, sendo duas “vias de fato” e uma “agressão física” .

Esse é um balanço positivo do trabalho da Policia Militar no Carnaval 2015 de Barra-BA, onde foram registradas somente “oito” ocorrências policiais no Circuito de Carnaval. De acordo com informações da Delegacia de Policia Civil prestadas pelo Sr. Ari, o Carnaval teve poucas ocorrências no circuito, e somente uma pessoa foi conduzida para a cadeia municipal por "porte de arma branca" e que foi liberada no domingo dia 22 de Fevereiro. segundo informações, após o carnaval algumas pessoas compareceram à Delegacia de Policia para registrar queixa de furtos de aparelhos celulares. Durante o período do carnaval, uma Lan House foi arrobada e teve objetos furtados no Calçadão da Rua Silva Jardim. O município que é um dos mais extensos da região oeste da Bahia, conta com grandes eventos como Carnaval, Festa do Divino, São João, Expobarra e Reveillon e necessita de maior efetivo permanente das Policias Civil e Militar, além de mais viaturas para continuar promovendo a segurança pública do município.  É esperado que com o novo Governo da Bahia, principalmente na figura do ilustre Vice-Governador João Leão que a Barra receba maior atenção da Secretaria de Segurança Pública do Estado .

Por Juan Felix, Revista Barra Magazine .

FONTE: REVISTA BARRA MAGAZINE .

O LIMITE DA MENTIRA E ARRELIA POLÍTICA, POR GERVÁSIO LIMA .

Que as pessoas mentem, isso todo mundo sabe, mas existem algumas que mentem muito mais e muito melhor do que outras. Quando o assunto é enganar, falsear e fraudar, as primeiras figuras que vêm à mente são as dos políticos, principalmente àqueles que estão mais próximos, vereadores e prefeitos. Artimanha de todos os malfeitores, a prática da mentira tornou-se cotidiana na vida de boa parte dos que foram confiados o voto. Com ações e comportamentos de bom samaritano, assim como os estelionatários, políticos travestidos de cordeiros utilizam da cordialidade e inocência da população de algumas cidades para aplicar seus golpes e se locupletar com o erário . 

Normalmente, os somente reconhecidos bandidos após suas passagens por cargos eletivos, chegam às povoações atuando geralmente em áreas de contato direto com os seus futuros lesados, os moradores. Chegam pregando a moralidade, a mudança e o desenvolvimento. Agindo como um autêntico Odorico Paraguaçu, o prefeito corrupto da fictícia Sucupira de O Bem-Amado, que representa a classe dominante, inescrupulosa e corrupta da política, com sua voz plurissignificativa, representa o discurso vazio e retórico dos políticos que buscam manter o poder e a legitimação, a qualquer custo. Ao chegar ao poder, como representante legal, ao ser eleito democraticamente através do voto popular, se torna exacerbadamente um cínico e falsário, não cumprindo o que prometeu e, o que é pior, surrupiando o que deveria ser aplicado em benefício da população . 

Para serem eleitos pregam a seriedade e a celeridade, portando-se como um verdadeiro paladino da moralidade, mas assim que conseguem seus feitos, como se fosse um Rei (e com sentimento de dever cumprido), se despede como um japonês: ‘sayonara’ (adeus). Ficando a cidade e o povaréu a ver navios, enganado, ludibriado e desiludido, com suas expectativas frustradas e seus brios feridos. A revista Scientific American mencionou recentemente o trabalho de uma equipe de pesquisadores liderados pelo psicólogo holandês Aldert Vrij, da Universidade de Portsmouth, que listou características típicas de mentirosos convincentes para ajudar a identificá-los. Muitas delas se identificam com os sujeitos que se refere o texto. Entre eles estão:

1- São manipuladores. Segundo o artigo, manipuladores mentem frequentemente e não têm escrúpulos morais – por isso, sentem menos culpa. Eles também não têm medo de que as pessoas desconfiem e não precisam de muito esforço cognitivo para fazer isso. A coisa meio que acontece naturalmente.

2 - São bons atores. Quem sabe atuar tem mais facilidade em mentir e se sente confiante ao fazer isso, pois sabe que é capaz de fingir muito bem. (Antes que comece a polêmica, não estamos dizendo aqui que bons atores são necessariamente mentirosos. A lógica é oposta: bons mentirosos é que são, geralmente, bons atores)

3 - Conseguem se expressar bem. “Pessoas expressivas geralmente são benquistas”, dizem os pesquisadores.  Elas dão uma impressão de honestidade porque seu comportamento sedutor desarma suspeitas logo de início, além de conseguirem distrair os outros facilmente.

4 - Imitam pessoas honestas. Mentirosos procuram imitar o comportamento que, no imaginário das pessoas em geral, são típicos de quem só diz a verdade – e evitam se parecer com a imagem que se tem dos mentirosos. Qualquer semelhança com alguma história vivida ou presenciada em alguma cidade é uma mera coincidência.

Por Gervásio Lima, Jornalista, Historiador e Colaborador do Blog Xiquesampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

21/02/2015

ESTALEIRO DO PARAGUAÇU! BEBETO GALVÃO DIZ QUE A BAHIA PODE PERDER 20 BILHÕES EM MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS .

A construção do Estaleiro Enseada do Paraguaçu ocorre em Maragojipe e a área da obra abrange 1,6 milhão de m², chegou a empregar, em fevereiro de 2014, 7,2 mil pessoas, 70% delas baianas.

A demissão de mais de 2 mil trabalhadores na Enseada Indústria Naval, proprietária do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, foi tema da reportagem de capa do caderno A Tarde Municípios que contou, também, com uma entrevista do deputado federal pelo PSB da Bahia, Bebeto Galvão. O parlamentar, que é presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial Sintepav Bahia, disse que o Estado pode perder R$ 20 bilhões em movimentação financeira projetados até 2020, período previsto para entrega dos seis navios-sonda encomendados. Em dezembro de 2014, o PSB, em nota, conclamou empenho do governo do Estado na resolução do impasse que, inclusive, foi tema de discurso da senadora Lídice da Mata no Senado Federal.

Em entrevista publicada no dia 10/12/14 no Jornal A Tarde o Deputado Federal Bebeto Galvão dizia que cobraria do governo estadual e das prefeituras do recôncavo baiano uma tomada de posição. “Precisamos também que a Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) se pronuncie, pois podemos ter uma perda de R$ 20 bilhões em investimentos”, disse Bebeto Galvão. "Se o Barusco está envolvido nestas irregularidades, não são os trabalhadores que devem pagar”, protestou Bebeto Galvão. O ex-diretor de operações da Sete Brasil, Pedro Barusco, fez um acordo de delação premiada no qual se comprometeu a devolver R$ 100 milhões aos cofres públicos. Pedro Barusco foi também gerente-executivo da diretoria de serviços da Petrobras e é apontado pela Polícia Federal como um dos principais operadores do PT na petroleira estatal.

Por Sintepav-BA e Jornal A Tarde .

FONTE: XIQUESAMPA .

IBIRABA (ICATU) EM BARRA-BA! SÉRIE POVOADOS E DISTRITOS DE NOSSA REGIÃO .

O distrito de Ibiraba, mais conhecido como Brejo do Icatu pertence ao município de Barra (BA), sua localização esta mais próxima ao município de Xique Xique . 

Ibiraba foi cenário do filme "Abril Despedaçado" que teve Rodrigo Santoro como protagonista e a direção de Walter Salles. Ibiraba possui uma grande extensão de dunas sobre o Rio São Francisco, tornando o local um dos mais visitados do oeste baiano. Ibiraba possui alambiques que produzem uma das melhores cachaças do interior baiano, popularmente chamada de "catuzeira", o distrito também produz uma das mais saborosas rapaduras do Brasil, também conhecida como rapadura cerenta. O Distrito de Ibiraba ganhou quase 7 mil metros quadrados de calçamento no dia 6 de setembro de 2014. A obra de aproximadamente 360 mil reais foi fruto de um convênio entre a Prefeitura de Barra e o Ministério das cidades, foram pavimentados uma área de 6.734,61m². Para o Prefeito da Barra Artur Silva(PP) uma conquista como essa significa bem mais que trechos de areia cobertos com paralelos, significa um importante avanço na melhoria da saúde e da qualidade de vida da população de Ibiraba.

Por Adriano Pereira de Brito .
Apoio Cultural: Xiquesampa Adriano Brito, Bebeto Galvão e Sintepav-BA .

FONTE: XIQUESAMPA .

O CEMI AVISA QUE JÁ REALIZA CONSULTAS DE COLONOSCOPIA, ENDOSCOPIA E CONSULTAS PRÉ-CIRÚRGICAS EM XIQUE-XIQUE .

Atenção Xique-Xique, Itaguaçu da Bahia, Morpará, Gentio Do Ouro, Barra e cidades vizinhas, você agora não precisa ir mais em outras cidades para realizar exames como: Colonoscopia, Endoscopia e Consultas Pré-Cirúrgicas, ligue 74 3661-1422 e agende uma consulta no Cemi (Centro Médico Integrado) que esta localizado na Rua Monsenhor Costa, 216 no Centro de Xique-Xique. Faça uma visita ao CEMI e marque sua consulta, médico cirurgião responsável Dr. Amauri Lucena. CEMI, valorizando a vida e sempre em busca de novos serviços e profissionais para melhor lhe atender.

Por Adriano Brito .
Apoio Cultural: Blog Xiquesampa Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA .

PORTO DE XIQUE-XIQUE SOBRE O RIO SÃO FRANCISCO, UM DOS MAIS MOVIMENTADOS DA BAHIA .

Porto na Beira do Rio em Xique-Xique-BA, um dos mais movimentados da bahia .

Com a extinção dos vapores que faziam a linha Juazeiro (BA) a Pirapora (MG) transportando gente e mercadorias, as grandes barcas movidas a motor diesel assumiram a tarefas e hoje dominam o transporte de passageiros, de cargas e o mercado ambulante entre as cidades ribeirinhas. Xique-Xique(BA), uma das principais cidade na margem do "Velho Chico" possui um dos melhores portos fluviais que, diariamente, se apresenta sempre cheio de grandes barcas ancoradas. "Em 2010 o ministério das cidades anunciou que construiria uma orla em cidades como Xique Xique, Ibotirama, Bom Jesus da Lapa, Barra e mais 3 cidades, seria pra revitalizar o entorno do cais, revitalizar o centro histórico...etc. Mas ai " Necas de Petibiribas", anunciou, mas o que aconteceu com esse anúncio ninguém sabe e ninguém viu, uma pena pois precisamos revitalizar nosso porto, nossa margem, nosso centro histórico. Também gostaria de ver uma ação dos nossos políticos " Copa do Mundo", caçadores de votos que só aparecem de 4 em 4 anos. Uma pena", Adriano Brito .

Por Juarez Chaves e Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA .

19/02/2015

CARNA-XIQUE 2015! CARNAVAL DE XIQUE-XIQUE TERMINA COM SUCESSOS TOTAL .

A Banda Xiquexiquense "A Resposta" agitou a galera no Carna-Xique 2015 .

Carna-Xique 2015! Os foliões em Xique-Xique (BA) no oeste baiano, encerraram o carnaval na madrugada de quarta-feira (18) reunindo uma multidão no último dia, com shows das bandas Mesa Virada, Cássio André, A Resposta e Boca Som Brasileiro que abrilhantaram e animaram com repertório diversificado e envolvente. 


A prefeitura do município realizou o carnaval pelo 2° ano com segurança e tranquilidade, destacando os apoios da Polícia Militar e Cipe/ Semiárido. O Bloco da secretaria municipal da saúde distribuiu durante todo o evento preservativos masculinos e femininos visando a prevenção e conscientização para o sexo seguro. A organização do evento não poupou esforços para proporcionar um evento que aqueceu a economia do comércio. Foram priorizadas as bandas locais e regionais, alem da grande cantora Márcia Freire (Ex-Banda Cheiro de Amor) que que lotou o circuíto da folia no palco montado entre o colégio senhor do bonfim e a praça da bíblia, a cantora levou o público ao delírio que resgatou antigos sucessos do axé. Passaram pelo palco do Carna-Xique 2015 as seguintes atrações: Marcia Freire, Kybalanço, Morena Sertaneja, No Break, Mesa Virada, ArtZapp, A Resposta, Patricia Molhada, Flor do Ketu, Banda Relaxxe, Boca Som Brasileiro, Agnaldo Feitosa e Cássio André. 
O Bloco Lá Vem Elas, completando 28 anos, ganhou a premiação como o mais animado em 2015. Parabéns à todos os blocos que animaram os 04 dias de folia! Os Xiquexiquenses se despediram da folia 2015, deixando a certeza de que um carnaval bom com paz e segurança, quem faz somos nós. A Prefeitura Municipal de Xique-Xique agradece ao povo que se divertiu ordeiramente durante todo o evento. O Carnaval de Xique-Xique 2015 foi um sucesso total com a realização da Prefeitura Municipal e os apoios do Governo do Estado da Bahia, Bahiatursa e Skol.

FOTOS: PABLO PORTUGAL .
FONTE: ASCOM/PMXX .

BARRA-BA: BATUCADAS FIZERAM O CARNAVAL DE TRADIÇÃO E ALEGRIA NA CIDADE .

Todos os anos o desfile das Batucadas no carnaval da cidade de Barra no Oeste da Bahia é aguardado por todos os foliões, que lotam o Circuito Oscar Queiroz para ver passar sua agremiação pela avenida. Todos uniformizados e com muita empolgação, desfilam pelas ruas da cidade e por fim passam pelo Circuito do Carnaval. As agremiações contam ainda com carros enfeitados com princesas e rainhas da Batucada, vestidas à caráter e com samba no pé. Em Barra a tradição continua, e em 2015 se apresentaram as Batucadas do Alto, Papagaio e Santa Clara com apoio da Prefeitura Municipal.

Por Juan Felix, Revista Barra Magazine .
Foto: Jerry Souza .

FONTE: REVISTA BARRA MAGAZINE .

16/02/2015

CARNA-XIQUE 2015! MÁRCIA FREIRE (EX-CHEIRO DE AMOR) COMANDA O 3° E PENÚLTIMO DIA DO CARNAVAL DE XIQUE-XIQUE.

Márcia Freire(Ex-cantora da Banda Cheiro de Amor) comanda o 3° e penúltimo dia do Carna-Xique 2015! Além da experiente cantora do axé a Prefeitura de Xique-Xique preparou mais três atrações: Kybalanço, Banda Relaxxe e Agnaldo Feitosa .

Márcia Freire nasceu em Salvador no dia 20 de dezembro de 1969, é uma cantora brasileira considerada um dos maiores ícones do gênero musical conhecido por Axé Music.Márcia Freire iniciou sua carreira cantando em barzinhos de Salvador cantando junto com grandes ícones da música baiana como Daniela Mercury, Sarajane e Netinho. Ela foi a primeira mulher a puxar um bloco de carnaval sozinha, o "Free-lance". Em seguida foi convidada para assumir o comando da "Banda Pimenta De Cheiro" que viria a ser chamada de "Banda Cheiro De Amor". Logo no primeiro disco a banda se tornou febre em todo o nordeste com os hits "Baiana Merengueira", "Tema do Cheiro de Amor", "Que Arerê", "Dançar Merengue", "Rock do Super Herói", "Boca da Noite" e a partir daí foi um sucesso atrás do outro. Márcia Freire tornou-se a principal figura feminina do Carnaval de Salvador entre os anos de 1985 e 1995 e a "Banda Cheiro De Amor" uma das maiores bandas do Brasil.

Márcia se destacou no começo da axé music por ser a primeira mulher a assumir um estilo muito parecido com Bell Marques e Durval Lelys seguindo o axé mais pop e mais comercial, isso fez com que o sucesso chegasse de uma forma explosiva no sudeste do país nos eixo Rio-São Paulo. A Cheiro de Amor começou a participar dos principais programas de televisão do Brasil como Chacrinha, Xuxa e Faustão. Com o sucesso da banda, o bloco Cheiro de Amor também foi por muito tempo o mais caro e disputado do carnaval junto com o Camaleão, puxado pela banda Chiclete com Banana. Na voz de "Márcia Freire", músicas como "Baiana Merengueira", "Tema do Cheiro de Amor", "Que Arerê", "Dançar Merengue", "Rock do Super Herói", "Boca da Noite", "Roda Baiana", "Salassiê", "Pra Acabar com a Solidão", "Auê", "Cheiro de Amor no Ar", "Rebentão", "É o Ouro", "Canto ao Pescador", "Mente e Corpo", "Doce Obsessão", "Lero Lero", "Adrenalina", "Pureza da Paixão", "Fantasia", "Macarena", "Pega no Balanço", "Pegando Fogo", "Amor me leva", "Dançaê", "Te Querer" e muitas outras tornaram-se grandes sucessos, celebrados até hoje por artistas e admiradores do gênero. Juntos esses hits venderam mais de 4 milhões de discos.

Márcia Freire e Ivete Sangalo são as duas artistas que colecionam mais prêmios de melhor cantora do carnaval, além de estatuetas de melhor música e melhor bloco. Durante cinco anos consecutivos, entre 1992 a 1996, Márcia Freire foi eleita a “Melhor Cantora do Carnaval de Salvador”. Em 2001 venceu o prêmio Dodô e Osmar de “Destaque Feminino no Carnaval”, e em 2002 o prêmio de Cantora hors-concours do Carnaval de Salvador. Devido a sua energia contagiante nos palcos e trios elétricos, Márcia foi apelidada de "Furacão Loiro". Em carreira solo, "Márcia Freire" gravou quatro discos, conquistando um disco de ouro e emplacou nacionalmente o sucesso "Vermelho" que, de acordo com a "Folha De São Paulo", foi a música mais executada nas rádios do Brasil no ano de 1995. A composição se tornou parte dos bens imateriais do patrimônio cultural do estado do "Amazonas" e na voz de "Márcia Freire" virou sensação do "Festival De Parintins" e do "Festival Do Avante" em Portugal. Márcia Freire já teve música incluída em trilha sonora de novela da "Rede Globo De Televisão" e foi duas vezes convidada do prestigiado projeto fonográfico "Casa De Samba". No "Casa De Samba Volume 02", "Márcia Freire" cantou ao lado do saudoso "Noite Ilustrada" o clássico "Volta Por Cima". No quarto volume da série ela interpreta ao lado do cantor "Bebeto" "O Meu Amor Chorou".

FONTE: XIQUESAMPA .

VEM AE 6° ENCONTRO DU´S INCUTIDOS DE XIQUE-XIQUE E REGIÃO NO CMTC DIA 12 DE ABRIL EM SÃO PAULO .

Esse encontro Du´s Incutidos Xiquexiquenses e região dia 12 de Abril a partir do meio-dia será lotação máxima no Cmtc Clube em Sampa .

Alô galera de Xique-Xique em São Paulo e de outras cidades, convido todos vocês para participarem do 6° Encontro Du´s Incutidos de Xique-Xique e região em São Paulo dia 12 de Abril ao meio-dia no CMTC Clube na Avenida Cruzeiro do Sul, 808 com as seguintes Atrações: Ismael Oliveira, Gege Lima, Thyago Rybeiro, Joab Morais e Forró Konsiderado. Garanta Já seu ingresso antecipado por apenas por apenas R$ 25,00 . 

Organização: Dù & Rosy Produções . 
Apoios: Danton Gomes e Blog Xiquesampa de Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA .

14/02/2015

CARNA-XIQUE 2015! CONFIRA AS ATRAÇÕES DO CARNAVAL DE XIQUE-XIQUE DE 14 A 17 DE FEVEREIRO .

A cantora Marcia Freire comando o carnaval de Xique-Xique! O show da cantora será no dia 16 de fevereiro. Confira as atrações do Carna-Xique 2015: Marcia Freire, Kybalanço, Morena Sertaneja, No Break, Mesa Virada, ArtZapp, A Resposta, Patricia Molhada, Flor do Ketu, Banda Relaxxe, Boca Som Brasileiro, Agnaldo Feitosa e Cássio André .

FONTE: XIQUESAMPA .

COMPRE O DVD DO CANTOR XIQUEXIQUENSE PEDRO SAMPAIO POR APENAS R$ 30,00 JÁ INCLUSO FRETE PRA TODO O BRASIL .


"Gritos da Terra", essa música faz parte do DVD Minha História, do cantador Pedro Sampaio, gravado em Setembro de 2014, no Largo Pedro Arcanjo, Pelourinho em Salvador-Ba.

Adquira o DVD do cantor Xiquexiquense Pedro Sampaio por apenas R$ 30,00 já incluso o frete pra todo o Brasil. O fenômeno regional baiano Pedro Sampaio nasceu em Xique-Xique e tem parcerias com Xangai, Elomar, Tato Lemos, Vital Farias, Eugênio Cirqueira e muitos outros artistas do cenário brasileiro. Depois de passar por 02 LP, 06 CD e participações em coletâneas, chegamos ao ponto mais alto e desejado de um músico, o DVD. Dessa forma, poderemos ser ouvido e assistido ao mesmo tempo. Com apenas R$ 30,00 em depósito na Caixa Econômica, AG 1018, OP 13, C/Poupança 74691-9, você receberá em seu endereço por meio dos correios e poderá conhecer nossa história musical em áudio e vídeo na melhor qualidade full HD. Chega pra somar, meu povo. As canções do artista retratam o cotidiano das coisas do sertanejo, ribeirinho, além de temas regionais como folia de reis. Adquira o DVD com preço popular e leve pra casa o show do nosso conterrâneo Pedro Sampaio. Curta ai a musica Gritos da Terra no DVD .

Apoio Cultural: Xiquesampa de Adriano Brito, Bebeto Galvão e Sintepav-BA .

FONTE: XIQUESAMPA .

10/02/2015

BEBETO GALVÃO REALIZA PRONUNCIAMENTO NA CÂMARA EM DEFESA DOS TRABALHADORES DA INDUSTRIA NAVAL .

Na tarde desta terça-feira (10), o Presidente do Sintepav BA e Deputado Federal, Bebeto Galvão, realizou pronunciamento na Câmara dos Deputados em defesa dos trabalhadores da Indústria Naval. 

Bebeto destacou o papel dos investimentos realizados pela Petrobrás, a estruturação da indústria naval no Brasil e os empregos no Recôncavo Baiano. De acordo com Bebeto Galvão, a Bahia mobilizou-se através das suas lideranças políticas, econômicas e sociais com a crença de que o investimento na ordem de R$ 6,5 bilhões, além da sua importância econômica, estruturaria uma nova matriz no estado. “Esta decisão transformou a Bahia em importante pólo de produção deste setor e a geração de emprego alterou a dinâmica regional. O Estaleiro é o maior investimento do estado, gerando milhares de empregos na Bahia e, sobretudo no Recôncavo baiano. 

Ali se estruturou cadeia de serviços como pousadas, restaurantes comércios, entre outras atividades. Lamentavelmente, a expectativa da Bahia e a região se frustram pelas traquinagens de alguns, a Sete por inadequação financeira não pagou aos seus contratados resultando, portanto na interrupção do investimento”, afirma Galvão. A obra encontra-se com 80% do seu avanço físico, restando 20%, o que daria mais um ano de atividade. “No pico da obra tivemos 7 mil trabalhadores e com a crise em outubro nós tínhamos 5.500 trabalhadores e de outubro até o presente momento senhor presidente, senhores deputados, inclusive no dia de ontem 500 trabalhadores foram demitidos, totalizando entre dezembro e o dia de ontem 5.500 trabalhadores, interrompendo um ciclo produtivo importante e portanto gerando um desalento econômico a Bahia e a região do recôncavo”, destaca o deputado.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO SINTEPAV-BA .

07/02/2015

PREFEITURA DE XIQUE-XIQUE ENTREGA CRECHE PRÓ-INFANTIL NO BAIRRO DE SANTA MARTA .

A Prefeitura Municipal de Xique-Xique-Ba, entregou nesta sexta-feira (06/02) para a população, a Creche Pró-Infância Maria Alcione Malaquias Barreto, construída no Bairro de Santa Marta. 

A unidade terá capacidade para atender 280 alunos de pré-escola e creche na faixa etária de 06 a 05 anos em dois turnos. A estrutura conta com oito (8) salas, brinquedoteca, sala de informática a ser equipada nessa gestão, área de lazer com modernos brinquedos, cozinha totalmente equipada, refeitório e instalação de ar condicionado em todas as salas apresentando um espaço amplo, alegre e acolhedor que tem o objetivo cuidar e educar as crianças estimulando o seu desenvolvimento humano total. A creche foi concluída e equipada na atual gestão que sensível à necessidade da população, realizou o grande sonho de entregar o espaço, obedecendo aos parâmetros técnicos de implantação e pré-definidos pela autarquia, em consonância com as diretrizes da Secretaria de Educação Básica do MEC.

O gestor disse em seu discurso, que a entrega da creche irá proporcionar o acompanhamento e evolução das crianças, além de respeitar todas as exigências legais e funcionais, a unidade possui uma área de lazer com brinquedos que estimulam a criatividade, a vivência lúdica, a sociabilização, promovendo assim o bem estar das crianças. O Secretário de Educação e Cultura salientou que a qualidade na educação infantil é primordial para o processo evolutivo das crianças. “Trabalhamos com um plano estratégico de equipamentos educativos, numa perspectiva integrada e pautada, na disciplina e no conhecimento”, disse ele. Na oportunidade estiveram presentes a genitora de Maria Alcione Malaquias Barreto(em memória),os secretários municipais, vereadores, pais, funcionários, diretores e a população em geral, que atenciosamente acompanharam os diversos discursos que ressaltaram a importância deste empreendimento educacional.

FONTE: ASCOM / PMXX .

DINHO Z! GRANDE COMPOSITOR, FEZ PARTE DA BANDA XIQUEXIQUENSE THE-JETSONS, AMIGO DE PENINHA, JUAN SODRÉ, TEM CANÇÕES GRAVADAS POR GRANDES CANTORES .

Rafael Barreto (Vencedor do Ídolos da Tv Record), Dinho Z, o grande amigo Peninha que tem várias musicas de Dinho Z gravadas e Leandro Natal em um encontro em São Paulo .

Dinho Z é natural de Mundo Novo (BA), mais logo sua família mudou para Xique-Xique no oeste baiano. Raimundo Nonato de Oliveira Filho (Dinho Z) começou a sua carreira, aos 16 anos como cantor e guitarrista da sua própria Banda Musical "The-Jetsons" na cidade de Xique-Xique, eram quase todos cabeludos (Estilo Black Power) foi ai que Dinho Z percebeu a afinidade em compor. A Banda Xiquexiquense The-Jetsons foi uma das melhores bandas de baile da bahia, formada praticamente por toda família: Dinho Z (Guitarra e Vôz), Pastel ( Bateria), PastorRomário Rodrigues (Teclado e Voz) e Senhor Raimundo (Pai e Proprietário), a Banda ainda tinha João (Contra-Baixo), Daniel (Cantor) e Buíu (Percussão), alem de várias outras formações. Nas suas primeiras composições, as letras das músicas, eram inspiradas em temas sociais como valores, ética e cidadania. Apreciava as músicas de cantores como Raul Seixas, Rita Lee, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Legião Urbana, Bob Marley, Bob Dylan. A sua carreira musical, a partir de 2005, em São Paulo, foi compartilhada com o cantor e compositor Peninha. "Conheci Peninha nos anos 70 quando percorria os corredores da gravadora RCA Victor em SP. Jovens talentosos e sonhadores em busca do sucesso, de um lugar ao sol, no povoado e concorrido mundo musical", disse Dinho Z .

O nome, Dinho Classe Z, foi denominado por Peninha que achou interessante e relevante para a época. Em 2006 a cantora e compositora Renata Arruda, e também, Peninha gravam a música "Fique à Vontade". Em Outubro de 2010 Rodrigo Rios (vencedor no Programa Raul Gil) grava a música, "Destino", que também é o título do seu novo álbum sendo o segundo cd da carreira do jovem cantor . No dia 13/01/2011, o mais novo sucesso da música sertaneja, Rodrigo Rios, gravou seu DVD promo de seu novo álbum "Destino" Música do Baiano Dinho z, com a participação especial de Marcos e Belutti, na canção "Me libertei de você". Dinho Z que tem músicas gravadas por Peninha, a exemplo de "Fique à Vontade", como também Rafael Barreto que foi o primeiro ganhador do Ídolos da Tv Record em 2008 que gravou a musica "Destino', letra de Dinho Z, a música, "Destino", faz parte de um repertório de mais de cem músicas de autoria de Dinho Z. As suas composições estão à disposição na Gravadora e Editora Peer Music, com locação em São Paulo para aqueles que apreciam música de qualidade. O estilo musical de Dinho Z é diversificado, vai do Pop rock ao Pop sertanejo, balada, axé music e tantos outros estilos .

"Saber que em nossa cidade existe um homem com tanta importancia musical, cultural, inteligência, generosidade...chamado de família de "gigantes" por serem pessoas altas, conheço todos...pessoas maravilhosas. Parabéns, Dinho (Mercadinho São Francisco), eramos vizinhos na Rua 2, bairro Polivalente. Foi em sua casa que ouvi pela 1º vêz a música de Juan Sodré (Apocalipse) gravada pela Banda The-Jetsons, foi la também que nos idos de 1988/89 fiquei surpreso ao ver o grande Cantor e Compositor Peninha em sua Residência, cheguei a ouvir suas músicas, um cara simples, inteligente, gente da melhor qualidade".

Contatos de Dinho Z: dinhoz@hotmail.com . 
Acessem o site de Dinho Z: /www.dinhoz.com

Por Adriano Pereira de Brito .
Apoio Cultural: Bebeto Galvão, Gleilma Rodrigues e Sintepav-BA.

FONTE: XIQUESAMPA .

SINTEPAV-BA REALIZA ASSEMBLEIA SOBRE RECESSO DE CARNAVAL PARA TRABALHADORES DO PARQUE EÓLICO .

O dirigente do Sintepav BA, Neilton Ferreira da Subsede de Xique-Xique com os trabalhadores do Parque Eólico . 

Os dirigentes da Subsede de Xique-Xique do Sintepav BA realizaram ontem (05), assembleia com os trabalhadores da obra do Parque Eólico, localizado em Gentio do Ouro, sobre o recesso do carnaval. Durante votação a categoria aprovou o recesso e compensação para o período de carnaval. “A unidade da categoria trouxe mais uma vez benefícios para os trabalhadores que aprovaram durante assembleia realizada ontem o processo para o recesso de carnaval, momento em que poderão ficar mais próximo das suas famílias”, explica o dirigente do Sintepav BA, Neilton Ferreira.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SINTEPA-BA .

05/02/2015

NO EMPATE CONTRA O NÁUTICO O GOLEIRO XIQUEXIQUENSE LUCIANO DO SALGUEIRO MANDA ABRAÇO A CONTERRÂNEOS.

Luciano da Rocha Nascimento nasceu em Xique-Xique (BA) no dia 08.07.1983, tem 1,90m de altura e pesa 85Kg! 

O jogador é filho de Luizão Peito de Cobra do Bnh e dono do time do Bragantino. O Jogador Xiquexiquense chegou ao Salgueiro em 2004, é o jogador mais antigo da equipe, antes Luciano jogou no Petrolina e teve uma rápida passagem de 6 meses na equipe do Náutico em 2006 ao lado de outro Xiquexiquense, o lateral-direita Sidny. Hoje a equipe dele (Salgueiro) empatou com o time do Náutico por 2 X 2 na Arena Pernambuco pela Copa do Nordeste. No final da partida em entrevista ao repórter da Tv Esporte Interativo o craque mandou um abraço a todos de Xique-Xique em especial a seu pai Luizão e família e também um abraço a Miguelzinho em Barreiras. Valeu conterrâneo, parabéns pelo profissional que você é. Abração .

FONTE: XIQUESAMPA .

CARNALAPÃO 2015: COMEÇOU NESTA QUINTA-FEIRA O TRADICIONAL CARNAVAL DA CIDADE LAPÃO-BA .

Começou nesta quinta-feira (05/02/15) o Carnaval da cidade de Lapão-BA (Carnalapão) na micro-região de Irecê. A Prefeitura de Lapão divulgou a programação oficial do tradicional Carnalapão, que ocorrerá no período 05 a 08 de fevereiro. Os foliões terão várias atrações de qualidade, tornando assim um dos melhores carnavais da Bahia. Atrações como: Aviões do Forró, Saulo Fernandes, Psirico, além de KartLove, Duas Medidas, Neto LX, Aline Rosa, Babado Novo e Guig Gueto. Vale lembrar que na sexta-feira, as três primeira atrações se apresentarão em circuito fechado, na sexta-feira, organizado pela Med Folia .

Apoio Cultural aqui no Blog: Bebeto Galvão e Sintepav-BA .

FONTE: XIQUESAMPA .

04/02/2015

DEPUTADO FEDERAL BEBETO GALVÃO PARTICIPA DA REFORMA POLÍTICA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS EM BRASÍLIA .

Nesta terça-feira (03/02/15) a Câmara dos Deputados deu um importante passo para atender o grande clamor da sociedade brasileira, que é a tão sonhada Reforma Política. 

O Deputado Federal Bebeto Galvão participa na Câmara dos Deputados da tão sonhada Reforma Política! "Na sessão desta terça-feira aprovamos a admissibilidade do texto da PEC 352/13, e com isso será criada agora uma Comissão Especial para começar a tratar da chamada Mãe das Reformas. Entre as mudanças contidas na PEC estão o fim da reeleição do presidente da República, dos governadores e prefeitos e o fim do voto obrigatório. A proposta altera ainda a forma de coligação nas eleições proporcionais e determina a unificação das eleições municipais, estaduais e federal. Outra importante conquista nossa foi a aprovação da PEC 197/12, que fixa novas regras para incidência do ICMS nas vendas de produtos pela internet ou por telefone. Na prática, isso quer dizer que será dividida de forma gradual a arrecadação referente ao produto vendido entre o estado de origem e o de destino. Na minha opinião a legislação sobre esse assunto precisa ser alterada logo, pois o comércio eletrônico tem crescido muito em todo o Brasil, inclusive na Bahia, mas do jeito que está apenas os estados sulistas são beneficiados com a arrecadação. Mas com a aprovação desta proposta, as coisas vão mudar. A pauta segue agora para aprovação no Senado", disse Bebeto Galvão.

Por Assessoria de Comunicação de Bebeto Galvão .

FONTE: XIQUESAMPA .

03/02/2015

DANTON GOMES, A VOZ GRAVE DE XIQUE-XIQUE NO RÁDIO SERÁ CANDIDATO A VEREADOR EM 2016 .

Danton Gustavo Gomes Sampaio nasceu em Xique-Xique no dia 25 de Julho de 1986 no Hospital Julieta Viana em nossa cidade! Único filho homem da professora Jailina Gomes Sampaio. Danton sempre foi um bom filho e rodeado de amigos. Em 2004 descobriu sua vocação no Rádio, o primeiro contato com a comunicação aconteceu na Gincana da primavera, nesse ano Danton Gomes dublou o repórter Esso, a dublagem lhe rendeu o primeiro lugar na prova de dublagem, não demorou muito e logo Danton Gomes foi convidado a fazer um "teste" na Rádio Cactus FM, uma semana depois já integrava a equipe de Esportes da Rádio comunitária, junto com Jotta Enne, Junior Oliveira e João Luis onde comandava o programa Resenha Esportiva. 

Vendo o talento e o "dom" para tal vocação, o diretor da Rádio Cactusfm De Xiquexique o professor Carlos Santos o levou para apresentar o Jornal Para Todos ao meio-dia junto com Beto, Verinha Melo e Valdiná. Meses depois já como âncora do Jornal Para Todos a equipe era comandado por Danton Gomes, Jotta Enne, Lídice Santos e o saudoso Carlos Oliveira. Danton Gomes também comandou os programas Bom dia Novo dia e o Musical Especial na Rádio Cactus Fm Comunitária. Em 2008 Danton Gomes resolveu se afastar do Rádio e foi tentar cursar jornalismo Salvador, onde passou em três vestibulares, mas devido aos autos custos o mesmo resolveu retornar pra Xique-Xique onde retornou pra Rádio Cactus Fm tendo como âncora Jotta Enne. Em 2010 a convite de Reinaldo Braga Filho, Danton Gomes foi trabalhar no Jornal da Tribuna das Rádios Fmxique Xique e Tribuna do Vale (Am) ao lado de Antonio Melo e Marlon Brandoo. Na Fm Xique-Xique Danton Gomes apresentou também o Sábado Especial um Programa que começava após o programa Espaço Aberto de Jorge Meira. Danton Gomes fez curso em Salvador de Rádio na Etec em Salvador onde tirou seu DRT (Registro Profissional), por esse período trabalhou na Rádio Sociedade da Bahia Am . 

Danton Gomes é gerente em uma loja de presentes em Salvador, amante e membro da escola marcial de Xique-Xique, alem de possuir seu estúdio profissional de gravações onde a anos grava comerciais e vinhetas pra toda micro-região de Irecê e Vale São Francisco e alguns lugares do Brasil como para o Blog Xiquesampa, Encontro dos Xiquexiquenses e Festa Du´s Incutidos em São Paulo é também um dos maiores promotores de eventos e divulgadores de nossa região. Incentivado por conterrâneos em Salvador, a juventude e mais velhos, amigos como o apresentador Adelson Carvalho e admiradores em nossa terra e vendo os problemas que muitas cidades vem enfrentando, inclusive sua cidade natal, Danton Gomes resolveu se candidatar a futuro vereador em 2016, onde o mesmo defenderá a bandeira da saúde, esporte, lazer e cultura. "Eu amo Xique-Xique, dou a vida por essa cidade, nossa cidade precisa de pessoas que a amam, que lutem pelos direitos de nosso povo e que defendam nossos interesses, nos livrando de corruptos e corruptores, quero lutar com todas as minhas forças pelo bem de Xique-Xique", disse Danton Gomes aos Portais Xiquesampa. Danton Gomes é um dos radialistas mais respeitados na Bahia, construiu sua carreira graças a seu talento e sua voz linda e grave. Danton Gomes, a voz grave de Xique-Xique no Rádio, futuro candidato a vereador por Xique-Xique em 2016 .

Por Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA .

02/02/2015

DEPUTADO FEDERAL BEBETO GALVÃO É EMPOSSADO EM BRASÍLIA !

O Deputado Federal Bebeto Galvão foi empossado para o mandato de 2015 a 2019 neste domingo (01/02/15) durante cerimônia realizada Câmara dos Deputados em Brasília. Familiares e amigos como Emerson, Alisson e Gazo do Sintepav-BA, dentre outros estiverem presentes no evento. "Com muita satisfação fui empossado para exercer uma função que foi designada por cerca de 97 mil eleitores, dos quatro cantos da Bahia. São novos desafios a partir de agora, mas o compromisso é sempre o mesmo. Chego à Câmara dos Deputados com uma agenda importantíssima em luta por mais justiça social. Podem ter certeza de que a cadeira de deputado que assumo hoje será honrada durante os quatro anos de mandato que a Bahia me concedeu. Valeu a luta", disse o Deputado Federal Bebeto Galvão .

FONTE: XIQUESAMPA .