29/04/2015

BEBETO GALVÃO PARTICIPA DE REUNIÃO COM O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL RODRIGO ROLLEMBERG .

Na oportunidade foram debatidos medidas provisórias em tramitação no Congresso Nacional, que propõem mudanças em benefícios trabalhistas e previdenciários, como seguro-desemprego, defeso (seguro para pescadores), pensão por morte e abono salarial. Estavam presentes na reunião os ministros da previdência social (Carlos Gabas), da secretaria-geral da presidência da república (Miguel Rossetto), o líder do PSB na Câmara o deputado federal Fernando Coelho Filho (PE), o governador Rodrigo Rollemberg, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o ministro do planejamento, orçamento e gestão, Nelson Barbosa.

Adaptação: Adriano Brito .

FONTE: REPRODUÇÃO FACEBOOK DE BEBETO GALVÃO .

28/04/2015

HÁ DEZ ANOS NO SALGUEIRO, O GOLEIRO XIQUEXIQUENSE LUCIANO QUER CONTINUAR FAZENDO HISTÓRIA NO CLUBE .

Luciano já disputou 123 partidas com a camisa do Carcará. Chegou ao clube junto com Sidny outro Xiquexiquense. No clube, conseguiu títulos, foi rebaixado, vibrou com acessos. Agora, vai jogar a final do Pernambucano .

Luciano, segundo em pé, da direita para esquerda, estava presente no título da Copa Pernambuco 2005 (Foto: Site oficial do Salgueiro ). Outro Xiquexiquense, o Sidny é o 4° agachado (Da esquerda). Luciano tem a chance de escrever mais uma vez seu nome na história do Salgueiro! Em 2005, ano de sua fundação, o Salgueiro conseguiu o título da Copa Pernambuco. Na foto dos campeões, um rosto que há uma década vem fazendo parte da vida do clube sertanejo. Com a chance de levar o título do Campeonato Pernambucano pela primeira vez, o goleiro Luciano quer estar presente em mais um pôster comemorativo e colocar de vez seu nome na história do Carcará. O baiano de Xique-Xique conta que chegou ao Salgueiro por intermédio do primeiro treinador do Clube, Adelson Rodrigues, com quem trabalhou no Vitória-PE. De lá para cá, saiu apenas em 2006, emprestado ao Náutico, e 2007, por empréstimo ao Central . 

Desde então, permanece firme no Salgueiro, onde ganhou títulos, foi rebaixado e conquistou acessos. Nas duas últimas vezes em que o Salgueiro chegou a semifinal do Pernambucano, 2012 contra o Santa e 2014 contra o Náutico, Luciano viu o time abrir vantagem no primeiro jogo e ser eliminado na partida de volta. Desta vez, o goleiro acreditava em um desfecho diferente. – A gente vem trabalhando forte atrás dessa final. Batemos na trave duas vezes, contra Santa e Náutico. Agora eu estava confiante, não tinha como deixar escapar - destaca Luciano, que comemorou muito a vaga conquistada após o empate de 1 a 1 com o Sport.Tendo trabalhado com vários treinadores ao longo desses dez anos, Luciano destaca uma qualidade do atual comandante do Carcará. Para o goleiro, o poder motivacional de Sérgio China vem ajudando muito o grupo ao longo da temporada. - China é experiente. Nos momentos difíceis, ele surpreende nas palestras, preleções para motivar e isso só tem ajudado a gente. Isso ajuda a equipe a chegar forte na final . 

Para o goleiro de 31 anos e 1,90m, o ponto forte do Salgueiro para chegar ao título inédito é a união do grupo. Reforçado nesta temporada com nomes como Lúcio e Anderson Lessa, a base do elenco joga junta há, pelo menos, três temporadas.- Nosso clima é bom. Esse é um grupo que se conhece há três, quatro anos e isso só tem ajudado dentro de campo. O Salgueiro é um grupo unido, não tem trairagem. Todo mundo é unido. Esse é nosso ponto forte – diz o goleiro. Essa união ficou mais evidente após a confirmação da doença do atacante Paulo Junior, diagnosticado com leucemia. De acordo com Luciano, o grupo está jogando pelo colega.- É difícil a situação do Paulo, nós estamos juntos com ele nessa briga e Deus vai ajudar. Cada jogo, estamos jogando por ele – ressalta o camisa 1. Com vários momentos marcantes com a camisa do Salgueiro, como o acesso à Série B em 2010, o título do primeiro turno do Pernambucano do ano passado e as boas campanhas na Copa do Brasil, Luciano também guarda na memória um episódio para lá de especial . 

Na Série C do ano passado, contra o Crac-GO, o Salgueiro perdia por 2 a 1, quando o goleiro foi para área do adversário, cabeceou e deu o passe para o gol de empate do Carcará. O detalhe, é que um dia antes da partida, ele tinha sido pai de gêmeas. E é com a experiência de quem já vestiu a camisa do Salgueiro por 123 vezes, que Luciano quer aumentar a coleção de boas lembranças que tem com o Carcará do Sertão. Conseguindo superar o Santa Cruz, o goleiro tem a chance de estar presente no pôster do primeiro time do interior campeão pernambucano. A batalha pelo título começa na quarta-feira e termina no domingo .

Por Emerson Rocha .

Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press).

FONTE: SITE OFICIAL DO SALGUEIRO AC .

SEM GOVERNADOR, FOI INAUGURADA A PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO BAIXIO DE XIQUE-XIQUE NO POVOADO DE BOA VISTA .

Em virtude das fortes chuvas que acontecem na capital Baiana, o governador Rui Costa cancelou a agenda oficial desta segunda-feira, 27 de abril, ao Baixio de Xique Xique no povoado de Boa Vista. 

Hoje o gestor de Xique-Xique (Ricardo Magalhães), secretariado, vereadores e munícipes se deslocaram para Boa Vista, onde estava prevista a cerimônia de Assinatura de Contratos de Cessão da Primeira Fase do Projeto do Baixio de Boa Vista. Na oportunidade o Projeto foi visitado pelos presentes e os agricultores assinaram os contratos como previsto.Uma n ova data para visita do Governador Rui Costa, será previamente marcada e divulgada a população. Nesta segunda-feira (27), os 49 agricultores familiares escolhidos por meio de seleção pública para ocupar os primeiros lotes do perímetro irrigado do Baixio de Irecê, cidade a 109 Km da sede do projeto no município de Xique-Xique, os mesmos assinaram os contratos da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) dos terrenos.Inaugurada primeira etapa do projeto Baixio de Xique-Xique (Por que Irecê?).

Agricultores familiares do semiárido baiano compareceram à Boa Vista, distrito de Xique-Xique, no Vale do Rio São Francisco, onde acompanharam a inauguração da primeira etapa do projeto Baixio de Irecê na manhã desta segunda-feira (27). A proposta, executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf), com apoio do Governo do Estado, é dar infraestrutura para os produtores. Os primeiros 49 agricultores familiares escolhidos por meio de seleção pública assinaram os contratos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) e já esperam os lotes de terras, que passam pelo processo de desmatamento e, posteriormente, vão receber tratamento do solo para o plantio. "É a realização de um sonho. Agora vou poder melhorar a renda familiar com o cultivo de bananas e gerar empregos", afirma a agricultora familiar Raildes Bastos. A partir da ocupação dos lotes, a expectativa é que sejam gerados 318 empregos diretos e 636 indiretos, com estimativa de uma safra de 20 toneladas de frutas.

Irrigação: Um canal de irrigação instalado em Boa Vista é a esperança de tempos melhores para a agricultura da região. Com 42 quilômetros de extensão, o equipamento vai ser utilizado para irrigar os lotes de terras entregues aos agricultores familiares. "Com as bombas de sucção, captamos a água no Rio São Francisco. As bombas jogam a água para o canal de irrigação e de lá é feita a distribuição da água", explica o diretor de infraestrutura da Codevasf, Sérgio Coelho. O objetivo é que as famílias consigam se manter e desenvolver os próprios lotes. "Para nós, agricultores familiares, é fantástico. O nosso grande problema sempre foi a falta de água, e agora temos a oportunidade de produzir. A água é um grande presente", comemora o agricultor Humberto Cavalcanti.

FONTE: SECOM (Comunicação Bahia) E ASCOM PM XIQUE-XIQUE .

27/04/2015

FRIGELAR, A MAIOR LOJA DE PEÇAS E AR CONDICIONADO, REFRIGERAÇÃO, GASES E COMPRESSORES DO BRASIL .

A Frigelar iniciou suas atividades em Porto Alegre/RS, no ano de 1966, atuando como prestadora de serviços de assistência técnica da marca Frigidaire. 

Na hora de comprar, instalar ou fazer a manutenção do seu ar condicionado procure quem realmente fornece os matérias que você precisa, procure a Frigelar, a maior loja de peças e ar condicionado, refrigeração, gases e compressores do Brasil. A Frigelar são comercializa cobres, isolamentos térmicos, bomba de vácuo, gases como: R-22, R-134A, R-407, R-141B, R-410A, compressores e toda variedades de peças pra sua instalação de ar condicionado e compressores. Com o crescimento de suas atividades, em 1971, a empresa também passou a comercializar peças, componentes e equipamentos para refrigeração e condicionadores de ar. A expansão dos negócios levou a Frigelar a dedicar-se exclusivamente à revenda de peças, câmaras frigoríficas e condicionadores de ar, a partir de 1983. A Frigelar vem cumprindo uma trajetória de sucesso alicerçada num atendimento de qualidade, combinado com grande e variado estoque de peças. A empresa tornou-se referência no setor de reposição de peças para refrigeração, constituindo-se numa das maiores distribuidoras nacionais do ramo. Cadastro sua empresa, fazemos faturamento parcelado mediante avaliação de crédito, converse com seu vendedor e consulte o valor do frete pra todo o Brasil  .

Estrutura: Uma fábrica e 21 pontos de venda e distribuição, localizados no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraíba, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará e Goiás, a Frigelar já soma uma área de 70 mil m² de estoque, oferecendo ao mercado larga oferta de produtos, excelentes preços e condições de pagamento. Quatro centros de distribuição, em Osasco/SP, Cachoeirinha/RS, João Pessoa/PB e Curitiba / PR, garantem atendimento e entrega em 24 h para todo o território brasileiro. O acompanhamento da evolução tecnológica do setor, assim como das ampliações do mercado, levaram a Frigelar a ingressar no segmento de condicionadores de ar domésticos e comerciais. Hoje a empresa já possui três lojas especializadas neste segmento, em São Paulo, Curitiba e uma em Porto Alegre. A mesma política de qualidade e competitividade que consagra sua relação com os clientes de setor de reposição, agora se amplia no segmento de condicionadores de ar. 

Gases refrigerantes: Além da venda de gases refrigerantes, a Frigelar iniciou em 2003 a divisão meio-ambiente, que faz a recuperação e reciclagem de fluídos refrigerantes, atendendo as necessidades ambientais e técnicas do mercado de refrigeração e ar-condicionado, preservando o meio para futuras gerações. É por isso que no Brasil, cada vez mais a Frigelar é sinônimo de qualidade em refrigeração .

Consultor de Vendas: "Brito" .
Informações: 11 3583-8980 .
Endereço: Av. Airton Pretini, 321, Bairro da Penha-São Paulo .
E-mail: adrianobrito@frigelar.com.br .
WathasApp: 11 95893-1376 .

FONTE: XIQUESAMPA .

26/04/2015

TIME DO XIQUEXIQUENSE LUCIANO (GOLEIRO DO SALGUEIRO), EMPATA COM SPORT E ENFRENTARA O SANTA CRUZ NA FINAL .


Mesmo jogando com o apoio de sua torcida, na Arena Pernambuco, o Sport não conseguiu vencer o Salgueiro e está eliminado do Campeonato Pernambucano. 

Luciano (Foto). O time rubro-negro até saiu na frente do marcador, com belo gol de falta de Diego Souza, ainda na primeira etapa. Mas já nos minutos finais do segundo tempo, em grande contra-ataque, Valdeir bateu cruzado e empatou a partida, colocando a 'zebra' na final do estadual. Por ter vencido o duelo de ida por 2 a 0, o Salgueiro podia até perder por um gol de diferença que, mesmo assim, estaria na grande decisão. 

O jogo - Precisando de um grande resultado para avançar às finais, o Sport entrou com uma equipe bastante ofensiva, mas não conseguiu traduzir esta escalação em boas jogadas no início da partida. O time rubro-negro só foi assustar o adversário aos 23 minutos, quando Neto Moura arriscou um chute de fora da área e Luciano teve que fazer grande defesa. Quatro minutos mais tarde, o Sport chegou bem novamente. Após cruzamento de Régis, Páscoa testou firme e Luciano (Nascido em Xique Xique) apareceu bem outra vez. O Salgueiro respondeu com Moreilândia, que arriscou de fora de área e a bola passou perto do gol de Magrão. Contudo, aos 32 minutos, em bela cobrança de falta, Diego Souza inaugurou o marcador para os donos da casa. Antes do término do primeiro tempo, Felipe Azevedo perdeu grande chance de aumentar a vantagem dos donos da casa. A bola sobrou para ele, sozinho, na pequena área, mas o atacante acabou chutando para fora. Após o intervalo, o Sport continuou pressionando, em busca do segundo gol, e por pouco, não conseguiu aos 11 minutos da segunda etapa. Diego Souza levantou a bola na área e Rithely, que tentou finalizar, mas acabou travado por Rodolfo na última hora. Dez minutos mais tarde, em jogada individual de Élber, Luciano foi obrigado a fazer grande defesa para impedir o segundo tento dos adversários. Porém, já aos 42 minutos, Valdeir puxou contra-ataque mortal pelo Salgueiro e bateu cruzado, sem chances para Magrão, empatando a partida e, garantindo a classificação à final do Campeonato Pernambucano.

Santa Cruz vence Central novamente e é finalista - Após golear o Central no Arruda, pela partida de ida da semifinal, por 4 a 0, o Santa Cruz podia até perder por três gols de diferença que, mesmo assim, estaria na decisão do Campeonato Pernambucano. Porém, os comandados de Ricardinho foram pra cima do rival e, logo aos cinco minutos de partida, abriram o marcador com Emerson Santos. Já nos minutos finais do segundo tempo, Anderson Aquino marcou o segundo do time tricolor e definiu a classificação dos visitantes.

FONTE: ESPN BRASIL .

25/04/2015

VAMOS VOTAR! BAR XIQUE-XIQUE EM SALVADOR CONCORRE COM A MELHOR RECEITA NO "PANELA DE BAIRRO" DA TV BAHIA .

Sandro Abreu à esquerda (Proprietário)! Votem quantas vezes quiserem neste link: http://g1.globo.com/…/qual-receita-do-panela-de-bairro-deu- .

Alô galera de Xique Xique e região, o Bar Xique Xique do nosso conterrâneo Sandro Rocha Abreu (Irmão de João Costurado) está concorrendo com a melhor receita no quadro "Panela de Bairro" da Tv Bahia onde ele mostra a receita de carne de sol de bode feita por ele mesmo. O Bar Xique Xique fica no Bairro dos Barris em Salvador. A Votação pra escolher a melhor receita ainda não começou, todos serão avisados aqui quando começar, todos podem votar. O Bar Xique Xique é o maior ponto de encontro de Xiquexiquenses em Salvador, oferecendo a todos um ambiente agradável, com tira gostos, cerveja bem gelada, um bom atendimento, e como seu prato de referencia a moqueca de surubim, funcionando de terça a domingo das 10:00 às 00:00. O Bar Xique Xique fica na Rua Rockfeller no Barris em Salvador, telefone: 071 3343-6098 .
Visite o site do Bar Xique-Xique: http://sandropolyxx.wix.com/xiquexiquebar .

FONTE: XIQUESAMPA .

GOVERNADOR RUI COSTA ENTREGA 500 MORADIAS EM IRECÊ NESTA SEGUNDA-FEIRA (27/04/15) .

Cerca de duas mil pessoas serão beneficiadas com a entrega, nesta segunda-feira (27), de mais um empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida no município de Irecê. 

A inauguração do Residencial Vila Bela Irecê acontecerá às 14h, na Estrada da Cal Sublime, bairro Vila Esperança, e contará com a presença do governador Rui Costa. Com investimento de R$ 30 milhões, provenientes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), as 500 unidades tipo casas geminadas possuem, cada uma, área privativa de 43m², divididos em dois quartos, circulação, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. Os imóveis estão avaliados em R$ 60 mil e 15 deles foram adaptadas para portadores de necessidades especiais (PNE), com área maior para possibilitar o giro de 360 graus da cadeira de rodas, além de portas e janelas adequadas. Com a inauguração do Residencial Vila Bela Irecê, já chega a 944 o número de unidades habitacionais entregues à população do município .

Visita escolar: E seguindo o objetivo de estabelecer uma maior aproximação com a comunidade escolar, o governador Rui Costa visita também em Irecê, às 15h, o Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, localizado no centro da cidade, e, às 16h, a Escola Parque Municipal Ineny Nunes Dourado, no bairro Lagoa do Tió .

FONTE: NOTÍCIA LIVRE .

BAHIA: ANDAMENTO DO METRÔ REPRESENTA A FORÇA DOS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO, AFIRMA DEPUTADO FEDERAL BEBETO GALVÃO .

Deputado Federal Bebeto Galvão esteve presente na solenidade de inauguração da estação Bom Juá do Metrô em Salvador .

O deputado federal Bebeto Galvão (PSB), que é presidente do sindicato responsável pelos trabalhadores da obra (Sintepav), fez questão de ressaltar que os operários do metrô são os que merecem as principais reverências pela conclusão da sexta estação do sistema metroviário. “Principalmente quando se refere ao metrô, que foi alvo de crise, atrasos, e com toda certeza quem tem total isenção de qualquer problema são os trabalhadores”, afirma. Na avaliação de Bebeto, “as inaugurações das obras representam a verdadeira expressão da força da mão-de-obra de milhares de trabalhadores, que deram tudo de si para executar as obras, mesmo diante de tantas adversidades vivenciadas pelos operários durante o curso das obras”. “Os governos federal, estadual e municipal, os empresários, merecem nossos elogios e nossas congratulações, mas são os milhares trabalhadores que merecem nossa total reverência. Principalmente se referindo ao metrô, que foi alvo de tantos problemas. Temos que reconhecer a vontade política de executar o equipamento e a habilidade empresarial para viabilizar os recursos, mas é das mãos dos trabalhadores que se garante a transformação do capital financeiro em produto útil para a sociedade”, conclui Bebeto Galvão .

FONTE: NOTÍCIA LIVRE .

CONHEÇA O DISTRITO DE COPIXABA! SERIE POVOADOS E DISTRITOS DE XIQUE-XIQUE E REGIÃO!

O distrito de Copixaba em Xique-Xique possui uma população de cerca de 4.200 pessoas, esta entre os cinco distrito mais populosos da Bahia .

O Povoado de Copixaba em Xique Xique-(BA), foi criado pela lei municipal de 28-04-1900, nessa época foram criados os distritos de Mata Fome e Tiririca e anexados ao município de Chique-Chique. Pelo decreto estadual nº 11089, de 30-11-1938, o distrito de Mata Fome, Pedras e Canabrava do São Gonçalo passaram a denominar-se, respectivamente, Ibiacema, Marrecas e Uibaí. Pela lei estadual nº 628, de 30-12-1953, o distrito de Ibiacema teve a denominação alterada para Copixaba. O padroeiro de Copixaba é São Sebastião, a igreja matriz se parece com a de Xique-Xique .

O povoado de Copixaba no município de Xique-Xique fica somente a 6 km da cidade de Morpará, bem nas margens do Rio São Francisco, banhado pela represa denominada de Ipueira (Nome também de um trecho em Xique-Xique), o distrito Copixaba possui uma população de pouco mais de 4.200 moradores e faz divisa com os povoados de Ilhota, Barro Branco, Barbeiro, Pajeú e Retiro da Picada. A principal via de acesso é a Rua São José que está localizada no Centro do povoado, o Cep é 47430-000. Um dos maiores eventos no povoado e região são a Vaquejada que acontece no Parque Dois Irmãos na Vila Santa Cruz , antigo Saco da Cruz , nas imediações entre Copixaba e Retiro da Picada, o Copixaba Fest e Paredão do Som realizados no mês de janeiro em Copixaba. Pra homenagear o povoado, o Copixabense Gilmerio Queiroz Amorim, mais conhecido como Mero residente em São Paulo a muitos anos, organiza sempre no final do mês de maio o Encontro dos Copixabenses de Xique-Xique e região na capital paulista .

FONTE: XIQUESAMPA .

24/04/2015

CIGANO ASSASSINADO EM IBOTIRAMA-BA TINHA REGISTRADO AMEAÇA DE MORTE EM 2014, DIZ POLÍCIA .

Cigano assassinado tinha registrado ameaça de morte em 2014, diz polícia. Adarlan Brito foi baleado em frente de casa em Ibotirama, no oeste da BA.Rixa entre facções é apontado como causa: 'acerto de contas', diz delegado. O cigano assassinado na manhã desta quarta-feira (22), na cidade de Ibotirama, região oeste da Bahia, pode ter sido morto por vingança. 

De acordo com o delegado Rosélio Marques, que investiga o caso, Adarlan Silva Brito, conhecido como Rogê Cigano, estava na frente da casa dele quando foi atingido por quatro homens."Ele estava em frente à casa quando quatro elementos, em uma caminhonete, desceram do carro atirando. A mãe do cigano, uma outra mulher e uma criança, filha dessa mulher, foram atingidos", relatou o delegado. Segundo Marques, o cigano já havia registrado queixa em 2014, quando disse estar sendo ameaçado. "Ele registrou ocorrência no final do ano passado, em que disse estar sendo ameaçado por um grupo de ciganos de uma cidade da região da Chapada, que o acusa de um homicídio. Tudo indica, também com informação da esposa da vítima, que isso foi um acerto de contas entre facções ciganas, uma de Ibotirama e outra da Chapada. Parece que foi vingança", relatou o delegado.Dos três feridos no atentado, a mãe do cigano e uma mulher estão internados em estado grave no Hospital Municipal de Ibotirama, informou o delegado. Já a criança foi atigida de raspão e teve alta médica. Ninguém foi preso. Mãe de vítima (entrou em óbito), criança e uma outra senhora foram atingidas pelos disparos. 

FONTE: GLOBO.COM .

FOTO HISTÓRICA! TIME DO ACADÊMICO DE FUTEBOL DE SALÃO, PENTA-CAMPEÃO XIQUEXIQUENSE .

Time do Acadêmico (Penta-campeão Xiquexiquense). Na década de 70 o futsal em Xique Xique era fortíssimo não só em nossa cidade ou micro-região, mas também pelo interior da Bahia. 

Um dos times mais temidos de nossa cidade se chama "Acadêmico", era um time idolatrado, até comentado e lembrado por quem vivência uma época em que o futsal de nossa terra era destemido. Segue a formação do time do Acadêmico Penta-Campeão Xiquexiquense: Em pé: Catroca (Era craque demais, nascido em Salvador, é filho de Mãe Xiquexiquense, jogou no time de futebol Júnior do Bahia), Jader, João de Samuel e meu primo Jairo de Tia Adalgisa e meu Tio Aroldo da Ponte da Suacica. Agachados: Maninho Carnicinha (Quase jogou profissionalmente pelo Fluminense de Feira e Serrano), meu eterno padrinho Flavinho (Também conhecido como Terneiro e Garrotão, jogou uma época no time do Galícia Esporte Clube) e Helder Hélder Carcará. Todos esse jogadores jogaram pela Seleção de Futebol de Campo e Salão Xiquexiquense .

Pesquisa: Xiquesampa Adriano Brito .
Cortesia: Helder Carcará .
Apoio Cultural: Bebeto Galvão e Sintepav-BA .

FONTE: XIQUESAMPA .

23/04/2015

DEPUTADO FEDERAL BEBETO GALVÃO PARTICIPA EM SALVADOR DE ASSEMBLÉIA EM PROL DOS TRABALHADORES .

Em assembleia do Sintepav na manhã desta quarta-feira (22/04/15) em Salvador com a presença do Deputado Federal Bebeto Galvão (PSB), foram debatidos os rumos da Campanha Salarial 2015, dos trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial. Na assembléia foram reivindicados reajuste salarial de 9% e cesta básica no valor de R$ 310,00; Horas extras de segunda a sexta a 70%, sábado a 120%, domingos e feriados a 150%; saúde e segurança no trabalho; redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais; assistência médica; PLR.

FONTE: XIQUESAMPA .

21/04/2015

TIME DO SALGUEIRO DO XIQUEXIQUENSE LUCIANO ENFRENTARÁ O FLAMENGO NESTA QUARTA-FEIRA PELA COPA DO BRASIL .

O Salgueiro não perde há três jogos e um dos responsáveis pelo bom momento do time sertanejo é o goleiro Xiquexiquense Luciano. Contra o Sport, ele esteve seguro e, sempre que foi acionado, apareceu bem. 

Essa postura do camisa 1 será fundamental para o Carcará na partida contra o Flamengo, pela segunda fase da Copa do Brasil. Afinal, nesta competição, não levar gol dentro de casa é um grande negócio. Para garantir o jogo de volta no Rio de Janeiro, o Salgueiro tem que vencer, empatar ou perder por menos de dois gols de diferença. Experiente, o goleiro sabe da qualidade do adversário e do trabalho que pode ter durante a partida. "Tem que ficar concentrado porque é um jogo difícil contra o Flamengo. Sabemos que é uma equipe muito perigosa, principalmente no ataque. Então, nós que jogamos lá atrás temos que ter tranquilidade, para não sermos surpreendidos porque nesse regulamento tomar gol dentro de casa complica. Temos que fazer de tudo para não tomar gol e, também, tentar fazer gol no time deles destaca o goleiro Luciano". Contra o Sport, no domingo, Luciano teve uma grande atuação. Há dez anos no Salgueiro, o goleiro sabe da força que torcida do Carcará tem dentro do estádio. Para quarta-feira, a expectativa de Luciano é contar mais uma vez com o apoio que vem das arquibancadas. Doze mil ingressos foram colocados a venda para o confronto. "Vai ser um jogo bom, com casa cheia e eu acredito que o torcedor vai ajudar a equipe do Salgueiro. Que nós possamos sair daqui com o resultado positivo", finalizou Luciano .

Matéria Reproduzida pelo Globo.com .

 FOTO: EMERSON ROCHA .
FONTE: XIQUESAMPA .

XIQUEXIQUENSE DONA "BELEZA" COMPLETOU 100 ANOS .

No dia 09 de março de 2015, Felisbela de Miranda Guedes, conhecida como Dona Beleza, completou 100 anos de vida! A data foi celebrada, no dia 07 de março de 2015, com missa na Igreja Matriz do Senhor do Bonfim, e com festa na Loja Maçônica Luz, Verdade & Justiça, na cidade de Xique-Xique, na Bahia.

Dona Beleza, católica com crença na doutrina espírita, devota de Santo Antônio, mulher de muita fé, nasceu em um barco atravessando a Ipueira, próximo à Xique-Xique, quando fugia de revoltas que estavam acontecendo nessa cidade. Suas origens também estão na Chapada Velha, no município de Gentio do Ouro, mais precisamente na vila de Gameleira do Assuruá, onde nasceram seus pais Joaquim Miranda e Hermínia Bessa. Felisbela de Miranda Guedes ganhou o apelido de Dona Beleza devido a sua pele rosa e a sua beleza que encantavam a todos. Seus pais eram donos do Hotel Bessa, em Xique-Xique, mas a vida não era fácil para a família Bessa e assim Dona Beleza com suas irmãs resolveram fazer doces para vender e colaborar com a renda familiar. Em 5 (cinco) de junho de 1936, Dona Beleza casou-se com o Sr. Osmar Guedes, que era escrivão do Civil. Juntos tiveram 10 filhos. Sete deles faleceram ainda muito pequenos. Ficaram três filhos: Oscar Armando de Miranda Guedes, Osmir Augusto de Miranda Guedes e Clélia de Miranda Guedes. Trabalhou como gerente da Loja Simpatia de Carlos Souza, em Xique-Xique. Depois se tornou proprietária da loja.

Entre 1959 e 1963, Dona Beleza foi auxiliar na administração do prefeito de Xique-Xique, Francisco Marçal da Silva. Trabalhou na secretaria municipal na gestão do prefeito de Xique-Xique, Joel Firmo Meira, conhecido como Maninho Meira, que a definia como “exímia datilógrafa, muito organizada, inteligente e criativa”. Depois de muita luta, resolveu se dedicar apenas à sua família, esposo e filhos. Por muitos anos exerceu a profissão de costureira, mas não com fins lucrativos e sim para ajudar as pessoas carentes, pois Dona Beleza passava o ano todo costurando lindas roupas e colchas para distribuir no mês de dezembro às famílias mais carentes do município. Quando não foi mais possível exercer as funções de costureira, não se contentou em ficar sem ajudar as pessoas e passou a estender a mão àqueles que lhe pediam na porta da sua casa, dando-lhes agasalhos, roupas e comida. Com um grupo de mulheres, Dona Beleza fundou o Clube Joir Brasileiro que mais tarde recebeu o nome de Clube da Fraternidade Zita Magalhães, e que, atualmente, tem o nome de Loja Maçônica Luz, Verdade e Justiça, local mais conhecido como "Maçonaria" e escolhido para a celebração do seus 90 anos, em 2005, e também para a celebração dos seus 100 anos, ocorrido no dia 07 de março de 2015.

Felisbela de Miranda Guedes é um exemplo de vida, uma mulher amorosa, simpática e confiante. Com muita fé conseguiu chegar ao seu centenário lúcida de tudo que ocorre a seu redor e com organização e inteligência administra a sua vida. Avó de seis netos (Kelly, Osmar, Káthia, Frederico, Oscar e Marcelo) e bisavó de seis netos (Ruan, Sabrine, Karine, Dayves, Kate e Sophia), ela aguarda a chegada de mais um bisneto, prevista para novembro deste ano. Nesses 100 anos, ela conseguiu vencer todas as dificuldades da vida e vem hoje aqui nos mostrar que é possível viver 100 anos e ser uma pessoa feliz, jovial, sincera e verdadeiramente apaixonada pela vida. Essa é Dona Beleza! 100 anos de vida! Dona Beleza, um século de amor à vida!

Por Oscar Guedes .

FONTE: XIQUESAMPA .

20/04/2015

CRISTIAN COSTA, É MUITA SOFRÊNCIA! CONHEÇAM A NOVA VOZ ROMÂNTICA DO BRASIL .

Cristian Costa com uma voz melódica e suave, lança seu primeiro CD carreira solo em ritmo de arrocha romântico e muita sofrência .

Cristian Costa começou a se destacar no programa do Raul Gil no SBT, depois formou a dupla Cristian Costa & Rafael, agora em carreira solo Cristian Costa tende a se destacar no mercado musical. O cantor já gravou com alguns artistas como Batista Lima (Ex-Limão com Mel), Edson Lima (Gatinha Manhosa) e já participou de diversos shows onde é sempre convidado por vários cantores como Cristiano Neves e Clayton Lacerda.  O novo CD de Cristian conta com algumas canções inéditas do artista, de parcerias importantes do cenário musical, alem de cantar canções de arrocha, sertanejo e muita sofrência . 

Ouça Cristian Costa no PalcoMp3: www.Palcomp3.com/cristiancostaoficial 
Baixe o CD completo : http://suamusica.com.br/Cristiancostaoficial

Shows: 71 9728-4807/ 77 9120-8160 e 77 9122-6375 LV Produções e Paulo Eventos .
Facebook: https://www.facebook.com/fillys.niorges

FONTE: XIQUESAMPA .

18/04/2015

XIQUEXIQUENSE NIZALDO COSTA E ROBERTO MENDES TEM MÚSICA GRAVADA POR VIRGINIA RODRIGUES .

Nizaldo Costa, nascido em Xique-Xique, é compositor, escritor, poeta e funcionário do TRE em Salvador onde reside a muitos anos .

Sete anos após extrapolar a fronteira da música afro-baiana em belíssimo álbum de clima camerístico, Recomeço (Biscoito Fino, 2008), Virgínia Rodrigues (se) volta para a matriz africana de seu canto sagrado com seu quinto álbum, Mama Kalunga.  Ainda dentro do miscigenado terreirão do samba, uma das canções do novo CD de Virgínia Rodrigues chama-se "Teus olhos em mim", belíssima canção em que os compositores Roberto Mendes e o Xiquexiquense Nivaldo Costa derramam poesia romântica, uma cantiga que aproxima os olhos da pessoa amada. O nosso conterrâneo Nizaldo Costa foi notícia, quando do lançamento dos CDs de Maria Bethânia, em todos os jornais do Brasil (do Acre ao Rio Grande do Sul) e também nos de Portugal . 

Os principais jornais brasileiros (Folha de São Paulo, O Globo, O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, Jornal do Comércio, A Tarde e tantos outros) fizeram menção especial à música "Saudade Dela" composta por Nizaldo Costa e Roberto Mendes que foi gravada por Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros renomados cantores das maiores expressões da música brasileira. Bom dizer que é um grande orgulho para a nossa querida Xique-Xique ter o nome de um dos seus filhos – de pai pescador e mãe lavadeira de roupa e tecedeira de rede, que vendeu doce, geladinho, picolé e arroz de leite pelas ruas da cidade – estampado nos principais jornais e revistas do Brasil e do mundo (Revista Veja, Bravo, Caras, Contigo etc) . 

FONTE: XIQUESAMPA .

16/04/2015

JANE DARC É EMPOSSADA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE TURISMO E JUVENTUDE DE XIQUE-XIQUE .

Prefeito Ricardo Magalhães empossa Jane Darc Francisco Alves como Secretária Municipal de Turismo e Juventude .

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (15/04/15) na Prefeitura de Xique-Xique, Jane Darc Francisco Alves foi empossada pelo Prefeito Ricardo Magalhães como titular da Secretária Municipal de Turismo e Juventude. Alem do público presente, estiveram presentes lideranças políticas, secretários e vereadores. O Prefeito Ricardo Magalhães afirmou que o objetivo da Secretaria é desenvolver ações voltadas para o público jovem objetivando a ampliação das oportunidades aos mesmos buscando integrá-los à sociedade. Já a secretária empossada Jane Darc destacou que a meta da pasta é incentivar intercâmbios com as demais secretarias, além de promover debates, estudos, campanhas de conscientização e programas educativos junto a instituições de ensino, veículos de comunicação e outras entidades sobre problemas, necessidades, direitos e deveres dos jovens, resgatando também o esporte e lazer como ferramentas que tirem os jovens da ociosidade, como também fomentar o turismo junto a Fundação Parque Aquático Ponta das Pedras que tem um planejamento de expansão do turismo náutico e regional. Parabéns Jane Darc (Secretária de Turismo e Juventude de Xique-Xique), boa sorte nessa nova etapa da sua vida .

FONTE: XIQUESAMPA .

14/04/2015

DU & ROZY DERAM MAIS UM SHOW DE ORGANIZAÇÃO! ENCONTRO DU´S INCUTIDOS DE XIQUE-XIQUE BOMBA EM SAMPA.

Cerca de 600 Xiquexiquenses compareceram no 6° Encontro Dù​´s Incutidus​ de Xique Xique​ e região superando expectativas e mais uma vez o evento bombou! 

Na foto Du homenageia o conterrâneo Robinson Monteiro (Im Memoria). Os Incutidos Alecio Alves​, Rogerio Nogueira​, Washington Macedo​ e Dêga Desidério​ vieram diretamente de Xique-Xique, já Jose Felix Junior​, Joviano Neto​, Tecinho Braga​, Edilson e Gleilma Rodrigues​ que representou o deputado federal Bebeto Galvão​ vieram diretamente de Salvador. Vários conterrâneos vieram de Vans de outras cidades como Dika Xique Xique​, Marcos Antonio e mais uma galera de Jundiaí, outros vieram de Itu como: Dika de Valdu, João Vargas​ (Faísca), o ex-jogador Rochinha, Guri e mais uma galera boa . 

Também foram eleitos os incutidos de 2015, no masculino, numa disputa acirrada Fernando Brito​ (Zoi) conquistou o bicampeonato ganhando de de Sergio Souza​ (Sergio do Balaio) que disse que só perdeu por que tava contudido (rsrsrs) e no feminino Cida Do Amazio-lolita​ sagrou-se campeã, a princesa du´s incutidos foi eleita Gê Nunes​ e como representante dos Xiquexiquenses fora de São Paulo foi eleita Gleilma Rodrigues. As Bandas Forró Konsiderado, Joab Morais​, Thyago Rybeiro​, Ismael Oliveira​ e Gege Lima​ arrebentaram, parabéns todos deram um show maravilhoso e surpreenderam o público presente, inclusive empresários que realizam eventos foram de São Paulo . 

O ponto emocionante do evento foi a grande homenagem ao nosso conterrâneo e grande Incutido Robinson Monteiro​ que hoje mora no céu, na oportunidade Rosy teceu lindas palavras ao nosso grande amigo, já Amazio Lolita​ pediu um minuto de silêncio e todos presentes oravam, o Cantor Ismael Oliveira cantou uma ave maria que fez o público choram, me emocionei bastante. O evento contou com muitos Xiquexiquenses conhecidos de nossa cidade, muitos foram pela primeira vez no evento como Mari Conceição Brito Sousa​, Gisleine Magalhães​ e muitos outros, foi uma confraternização linda, dona Aidinha mãe de Estherzinha Rodrigues​ estava com os livros a venda, a Barraca de Caipirinha de Rinaldo Santos Leitão​ (Nego Ninho) e Vanildo Honório Santos​, a barraca Xique-Xique de Lindacy Nunes​ e Pereira, o Bar de Sanção do Retiro, a Galinhada do Bahia e mais outras opções de Barracas com culinária nordestina, 15 seguranças particulares e mais duas viaturas policiais, além de uma ambulância e bombeiros protegeram os presentes. A apresentação do evento ficou por conta de Adriano Brito​ e Adeildo Bonfim​ e a participação de Mano Novo​ da dupla Mano Véio e Mano Novo​ (Grandes radialistas da Imprensa Fm e Nativa FM de São Paulo​) . 

Du e Rosy agradecem a todos presentes que abrilhantaram mais uma vez esse grande evento, o encontro du´s incutidos cresce a cada ano e graças ao povo que comparece mais a colaboração de Caverna, Adriano Brito do Blog e Facebook Xiquesampa Brito​, Página Xique-Xique​ de Rawan Machado​, a Jornalista Fernanda (Filha de Sanção) David Carvallio​, Gilmerio Amorim​, Bar do Divá, os radialistas Gilson Júnior​, Jotta Enne​, Antônio Melo e Francisco Paulo e Danton Gomes​, alem dos apoio do Deputado Federal Bebeto Galvão​, o Prefeito Ricardo Magalhães, Edilson Rocha de Salvador, Waldemar do Guarapirão Dance​ e Alécio Alves. Em 2016 tem mais, obrigado a toda galera Incutida de Xique-Xique e região .  

FONTE: XIQUESAMPA .

11/04/2015

UNIDOS DA USP F.C! TIME DE JOGADORES DE XIQUE-XIQUE EM SÃO PAULO ESTA NAS QUARTAS DE FINAIS DA COPA OI .

Time do Unidos da USP Futebol Clube formado por jogadores de Xique-Xique estão nas quartas de finais da Copa Oi. A semi-final da Copa Oi será nesta domingo (12/04/15). A Copa Oi é patrocinada pela Oi Telefonia .

A Copa Oi é patrocinada pela Oi Telefonia, o campeonato é realizado na comunidade de Heliópolis em São Paulo, o time do Unidos da USP F.c enfrentará na semifinal o Fúria F.c às 11:30 hs na Arena Oi em Heliópolis. O Time do Unidos USP F.C foi fundado por Xiquexiquenses, os jogadores são: O Goleiro é Jadilson, os zagueiros são Roberto e Diogo (Filho de Cuscuz), lateral-direito é Genilson, lateral-esquerdo é Negão, o volante é Jean Patrick e Adílio, meia-direita é Paulinho Tenente, o meia-esquerda é Anderson Marquito, os atacantes são Emerson (Filho de Cuscuz), Denis e Juninho. O técnico é Nelvinar, o único que não é de Xique-Xique. A diretoria é formada por Xiquexiquenses, são eles: Thiago Eristo (Apelido cachorrão) e Luis Calango (Filho de Cuscuz )

A sede do Time fica no Bar do Bida no Morro da Usp na Zona Sul de São Paulo. O Time participa de vários Campeonatos Amadores em São Paulo como a Copa Oi, Copa Festpan, Copa de Favelas e muitos outros Campeonatos em Sampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

09/04/2015

GOVERNADOR RUI COSTA INAUGURA NESTA SEXTA-FEIRA EM BARRA-BA UM CENTRO DE ENSINO, 150 CASAS DO MINHA CASA MINHA VIDA E UM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA .

O governador Rui Costa inaugura nesta sexta-feira (10), a partir das 09:00 hs em Barra-BA, 150 novas unidades habitacionais do Residencial Alto do Junco, que beneficiará mais de 600 moradores. Localizado na BA-161, em Barra, o empreendimento recebeu investimento de R$ 9 milhões do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Com as novas moradias já são 600 novas unidades habitacionais oferecidas no município .

A aula inaugural será realizada no Colégio Estadual Cristo Rei e transmitida através de videoconferência. Na ocasião, o governador vai fazer um pronunciamento para 17 mil estudantes que cursam o ensino médio em 665 salas de aula localizadas na zona rural de 150 municípios. O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) assegura o ensino médio à população baiana em áreas remotas do estado. O Cemit de Barra será responsável pela gestão administrativa, financeira e técnica do EMITec nos municípios de Barra, Ibotirama, Muquém de São Francisco e região circunvizinha, que, juntos, respondem pelo atendimento a, aproximadamente, 930 estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio.

Minha Casa, Minha Vida: Às 10h, Rui Costa entrega as 150 novas unidades habitacionais do Residencial Alto do Junco, que beneficiará mais de 600 moradores. Localizado na BA-161, em Barra, o empreendimento recebeu investimento de R$ 9 milhões do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Com as novas moradias já são 600 novas unidades habitacionais oferecidas no município .

Abastecimento: Ainda em Barra, Rui Costa entrega à população da zona rural, os Sistemas de Abastecimento de Água das localidades de Brejo do São Gonçalo e Mato Escuro. As obras beneficiarão 450 moradores que passam a receber água tratada e de qualidade.

Visita escolar: Às 11:30 HS, Rui Costa visita a Escola Municipal Hélcio Freitas de Andrade, onde se reúne com gestores, professores, estudantes e pais de alunos. O encontro visa aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem, por meio do Pacto pela Educação na Bahia.

FONTE: IRECÊ REPÓRTER .

TA CHEGANDO, DOMINGO É TUDO NOSSO! 6° ENCONTRO DU´S INCUTIDOS DE XIQUE-XIQUE E REGIÃO EM SAMPA .

É neste domingo galera, dia 12 de abril tem 6° Encontro Du´s Incutidus de Xique Xique e região em São Paulo a partir do meio-dia. Ingressos: R$ 25,00 antecipados ou não. Atrações: Ismael Oliveira, Gege Lima, Thyago Rybeiro, Joab Morais e Forró Konsiderado. Local: Cmtc Clube: Av. Cruzeiro do Sul, 808, a 5 minutos do Metrô Armênia .

Organização: Dù & Rosy Produções .

FONTE: XIQUESAMPA .

08/04/2015

"PL DA TERCEIRIZAÇÃO É UMA BARBÁRIE PARA A CLASSE TRABALHADORA", DISSE BEBETO GALVÃO.

O deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA) está apreensivo com uma possível aprovação todo Projeto de Lei 4330, que regulamenta a terceirização de trabalho de maneira generalizada. 

Na noite desta terça-feira (07) a Câmara aprovou o requerimento de urgência para que o projeto seja votado nesta quarta-feira (08) diretamente no plenário, ou seja, sem passar pelas discussões nas comissões da Casa. Na avaliação de Bebeto, que votou contra a urgência, a aprovação do projeto traria consequências negativas incalculáveis, pois ele provocará a precarização da relação do trabalho. Para que os danos não sejam generalizados, Bebeto exigiu junto com a bancada do PSB que o relator do projeto ao menos retire a ideia de terceirização irrestrita, distinguindo atividade-meio e atividade-fim, de modo que não descaracterize as categorias. “Esse PL é uma barbárie. Será um verdadeiro golpe contra a classe trabalhadora, que provocará uma lesão gravíssima nos direitos trabalhistas, sociais e previdenciários no país, pois poderá haver uma migração massiva de centenas de milhares de trabalhadores hoje enquadrados como efetivos para a condição de prestador de serviço terceirizado”, alerta o deputado baiano .

O socialista ainda prevê danos ainda mais catastróficos a médio e longo prazo. Para Bebeto, a aprovação esse projeto inoportuno, conforme ele denomina a matéria, naturalmente as empresas deixarão de contratar funcionários e é possível que um dia não haja mais empregados efetivos. Os empresários estão preocupados com o lucro e não querem se responsabilizar com os direitos trabalhistas. “É uma tendência natural. Muitas empresas já fogem das obrigações trabalhistas pois não gostam de pagar 13º, não gostam de cumprir piso salarial, dentre outras coisas. Então imagina-se que a empresa naturalmente contratará uma terceirizada, que contratará uma “quarteirizada”, e esta contratará um micro-empreendedor individual, simplesmente para não ter encargo trabalhista. E o pior: sem que isso seja considerado fraude, pois estaria amparado em lei. Absurdo, seria legalizar um crime”, desabafa Bebeto .

Por Facebook de Bebeto Galvão .

FONTE: XIQUESAMPA .

07/04/2015

MULTIRÃO DO PROJETO MARGARIDAS BENEFICIOU MULHERES DE XIQUE-XIQUE E ITAGUAÇU DA BAHIA .

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizaram o Projeto Margaridas, entre os dias 27 de março e 01 de abril em Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia .

Diversas atividades gratuitas foram oferecidas, dentre elas: emissão de documentos (carteiras de identidade e de trabalho, certidões de nascimento e casamento, Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP, entre outros) e Rodas de Diálogos, para tratar de temas como violência, a Lei Maria da Penha, os mecanismos de apoio às vitimas de violência e a conquista da autonomia da mulher. Os serviços disponibilizados beneficiaram trabalhadoras rurais dos municípios e povoados vizinhos . 

Dona Antônia Vieira, 75 anos, foi uma das mulheres que usufruiu das atividades. Moradora da cidade de Utinga, ela viajou até o local do mutirão para retirar a segunda via de sua carteira de identidade, 65 anos após emissão da primeira via. Para a Assessora Técnica da SPM-BA, Uiara Lopes, o projeto tem um papel muito importante para as comunidades, pois proporciona um espaço para tratar de questões sobre a autonomia econômica e social das mulheres .

FONTE: MUNDO LOCAL PT .

06/04/2015

LEVE O SHOW DE DUBIRAN ARAÚJO PRA SUA CIDADE! CONTATOS PRA SHOWS: 74 9991-7483 E 74 9131-0578 IRECÊ-BA .

Dubiran Araújo nasceu em Central-BA, na micro região de Irecê, cidade onde reside atualmente. Grande profissional, um músico excelente . 

Dubiran Araújo começou a tocar em São Paulo, depois morou em Xique-Xique (BA), e foi se apresentando nas casas de shows, barzinhos e eventos de Xique-Xique que sua fama e sucesso logo ficou estourado na micro-região de Irecê onde reside atualmente e onde sua carreira bombou muito mais ainda. Dubiran Araújo fez um mega show no Carna-Oeste em Barreiras e agora acabou de lança seu novo Cd, a agenda vive lotada em todas cidades do interior da Bahia. Parabéns Dubiran Araujo pelo novo CD que ta estourado na Bahia! Você é um cara iluminado, sou seu fã desde de quando o vi pela primeira vez no tocando no K-te-Espero de Lio e depois na Banda Kalumdú do saudoso Kleber de Mestre Hélio. Na época a formação era, Dubiran, Klebér (Im memoria), Alex (Sobrinho de Rubinho do Rio) e Cássio de Cassimiro. A região em peso curta o trabalho de vcs. E depois de muito batalhar vc vem tocando em várias cidades da Bahia e arrebentou aqui em Sampa em 2011 no Xique-Chopp. Espero vc e sua Banda aqui mais vezes. Sucessos. Ouça Dubiran Araújo: http://palcomp3.com/dubiranebanda/musicas.htm.

FONTE: XIQUESAMPA .

05/04/2015

BORA EMPURRAR O JIPE! BARRACA DO GALINHADA DO BAHIA ESTARÁ NO 6° ENCONTRO DU´S INCUTIDOS EM SAMPA .

Dú, Rosy, Sr. Raimundo da Galinhada do Bahia e Sanção do Retiro da Picada .

Alô galerinha de Xique Xique e região em Sampa, falta apenas uma semana pro 6° Encontro Du´s Incutidus em São Paulo dia 12 de abril a partir do meio-dia no Cmtc Clube na Av. Cruzeiro do Sul, 808, a 5 minutos do Metrô Armênia! Atrações: Ismael Oliveira, Thyago Rybeiro, Gege Lima, Joab Morais e Forró Konsiderado. Mais uma grande atração será a Galinhada do Bahia. A Galinhada do Bahia é uma casa que possui um charme todo especial, que com sua decoração cria um ambiente pitoresco cercado de peças típicas de vários estados; lembranças e fotos dos amigos e artistas que já nos visitaram e a recepção amistosa traz a frequência de gente de todos os lados. O que começou com uma brincadeira com as bandeiras do nordeste do país, hoje expõe bandeiras de todos os estados, devido a carinhosa cobrança dos clientes. Também reconhecido e frequentemente visitado pela mídia, já apresentou suas receitas nas principais publicações e programas de TV, como Ana Maria Braga e Olivier Anquier, no entanto para descobrir o segredo do tempero, convidamos você para conferir tudo isso e muito mais no Galinhada do Bahia.

O Cardápio é o melhor da culinária nordestina: Galinhada, Galinha Caipira, Galinha ao Molho Pardo ou Galinha Cabidela, Galinha com Arroz e Pequi, Carneiro, Buchada, Pirão de Galinha, Feijão Tropeiro, Quiabo Moqueca de Peixe, Robalo, Maxixe, Baião de Dois, Banana da Terra, Camarão na Moranga com Catupiry , Carne Seca na Moranga ou Jerimum com Carne Seca, Carne de Sol com Mandioca ou Frita na Manteiga de Garrafa, Muqueca de Pintado e uma infinidade de opções e uma grande variedade de cachaças, vinhos, cervejas e bebidas de vários gêneros.Faça  seu Evento conosco, o Galinhada do Bahia recebe reservas e oferece a casa para aniversários e confraternizações. Almoço, jantar ou happy hour. 

Galinhada do Bahia: Rua Azurita, 46 Canindé. 
Informações: 11 3315-8614 /11 97378-5519 e Nextel: 11 7828-4366 / ID – 122*96408.
Ingressos: antecipados ou no dia do evento apenas R$ 25,00 .

Organização: Dù & Rosy Produções .
Parceiro: San Pereira Produções .
Apoio Cultural: Xiquesampa de Adriano Brito .
Apoios: Deputado Federal Bebeto Galvão, Waldemar do Guarapirão Danças, Alécio Alves, Mano Velho & Mano Novo e Dr. Ricardo Magalhães (Prefeito de Xique-Xique) .

FONTE: XIQUESAMPA .

LINDO ESPETÁCULO! XIQUEXIQUENSES FAZEM SUCESSO COM A PEÇA TEATRAL "A PAIXÃO DE CRISTO" .

Quero aqui agradecer a ao professor Leone da Silva, a diretora do espetáculo Arilda Rufino e os mais de 50 atores de nossa terra da Companhia teatral Ribeir’arts que a cada ano vem apresentando tão bem o espetáculo "A paixão de Cristo", esse ano o tema foi A Paz. Sem dúvidas vocês nos orgulham e muito. Não é só em nossa querida Xique Xique que eles se apresentam, mas também em cidades da região como em Ipupiara, fiquei sabendo que o povo Ipupiarense amou a apresentação dos atores de nossa terra. Espero que vocês recebam apoio de nossa Prefeitura de Xique-Xique, empresários e comerciantes. Parabéns a todos por essa linda e brilhante iniciativa . 

Foto: Tv Espinha de Peixe .

FONTE: XIQUESAMPA .

04/04/2015

BLOG XIQUESAMPA DE ADRIANO BRITO COMPLETA 6 ANOS DE EXISTÊNCIA E INFORMAÇÃO DE XIQUE-XIQUE PARA O MUNDO .

É com muito prazer e honra que  neste dia 04/04/2015 (Sábado de Aleluia) o Blog Xiquesampa comemora 6 anos de criação. Criado no dia 04/04/2009, me inspirei e um pouco no Jornal A Voz e no Pagina Revista. O Jornal A Voz foi o primeiro a contar nossa história em fotos, como Blog, fomos o primeiro a mostrar uma Xique-Xique como ela é, não só em fotos, mas com postagens como da serie "Recordar é Viver" e postagens recentes e causos, contamos e mostramos suas belezas naturais e encantos, seu povo, sua história, as manifestações culturais, o velho chico e suas lendas, sua música, seus artistas...uma cidade que tem muitas histórias pra contar e que nos paixona a cada dia. O Blog Xiquesampa é direcionado pra todos em especial aos conterrâneos que vivem distante da terra de onde nascemos, crescemos e aprendemos a amar, e é por isso que nosso slogan é "Reaproximamos Xiquexiquenses", tenho o prazer de vivenciar isso aqui, somos literalmente uma família. 
Agradeço em especial as colaborações de Jorge Meira, Cassimiro Machado Neto e Juarez Moraes Chaves, bem como os apoios do Deputado Federal Bebeto Galvão e ao Sintepav-Ba por nos apoiar e ajudar manter viva nossa história também Rawan Machado e a Fan Page Xique Xique e todos que contribuem pra existência do nosso blog e também todos que contribuem pra existência do nosso blog XiquesampaMuito obrigado pela colaboração de todos amigos, leitos, parceiros e colaboradores por contribuírem com o sucesso não só do nosso Blog Xiquesampa, como também doo nossas outras redes sociais como Facebook, Youtube, Twitter, Google+ e Flickr. Nosso intuito é colaborar com a história e a divulgação de nossa cidade pelos quatros cantos do mundo. Muito obrigado conterrâneos, leitores, colaboradores e todos que nos acompanham nesses 6 anos de existência. Abração a todos meus amigos Xiquexiquenses pelo mundo, muitas recordações de nossa terrinha ainda serão postadas aqui, valeu .

Foto: Edson Nogueira .
Arte e Banner: Wagner Adesivos .

FONTE: XIQUESAMPA .

03/04/2015

AUTO-FLAGELO! OS PENITENTES DE XIQUE-XIQUE .

A matraca soa demoradamente num timbre exasperado e a lamentação segue a passos lentos pelas estações da Via Sacra a entoar benditos e padre-nossos. 

Os penitentes flagelam-se com as lâminas afiadas da “disciplina”, num suplício multifacetado de arrependimentos buscando redimir os próprios pecados e os alheios. Os rituais da lamentação praticados pelos penitentes de Xiquexique são dogmas que não podem ser por eles abandonados. Hão de cumprir a liturgia durante sete anos, lapso de tempo em que as almas rogam aos vivos, com maior intensidade, as suas orações. Assim, no período mínimo de sete anos, esses fervorosos pagadores de promessas devem flagelar-se anualmente na Semana Santa, sobretudo na Sexta-Feira. Se um penitente abandonar a autoflagelação, acredita-se que as almas santas benditas incumbirão, por si só, de aplicar-lhe a disciplina na região lombar, pois o cumprimento do voto penitencial é compulsório a partir da quarta-feira até a sexta-feira da quaresma. 

Após as trevas da madrugada de sexta-feira, surge, enfim, o Sábado de Aleluia e com ele o enforcamento de todos os judas que ainda insistem em perambular, portando trinta dinheiros, entre os cristãos beiradeiros. Serão malhados sem dó. Nos anos 1950, existiam em Xique-Xique, dois grupos de Penitentes um situado na parte norte da cidade e outro com sede na parte sul, no bairro das Pedrinhas. Na década de 1950 a Revista "O Cruzeiro" esteve em Xique-Xique para fazer uma reportagem sobre a atuação dos Penitentes na nossa cidade. Esta foto é daquela década e é flagrante de um momento em que os Penitentes, em plena atividade de autoflagelação, levantam a cabeça sem a proteção do pano que lhes garante o anonimato. Após o auto-flagelo, os penitentes seguem em direção ao Rio São Francisco, la eles se lavam, tomam banho e logo após tratam das feridas.

Por Nilson Machado e Juarez Chaves .

FONTE: XIQUESAMPA .

02/04/2015

SALGUEIRO DO GOLEIRO XIQUEXIQUENSE LUCIANO VENCE O PIAUÍ POR 5 X 1 E VAI ENFRENTAR O FLAMENGO-RJ .

O duelo entre Piauí e Salgueiro, no Estádio Albertão, válido pela primeira rodada da primeira fase da Copa do Brasil realizado ontem (31/03/15) em Teresina-PI terminou com o placar de 5 X 1 para o Salgueiro Atlético Clube. Com o placar de 5 a 1 para os visitantes, o clube de Salgueiro – de virada - eliminou o jogo de volta e consequentemente garantiu vaga para a próxima fase da competição. Com a vaga garantida, o Carcará vai enfrentar o Flamengo-RJ. A data do confronto contra os cariocas ainda não foi confirmada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

Luciano é filho de Luizão (Peito de Cobra) que é dono do time do Bragantino que disputa o Campeonato Municipal de Xique Xique (BA). Desde de 2004 no Salgueiro Atlético Clube, Luciano é o jogador que esta a mais tempo no clube .

FONTE: XIQUESAMPA .